Dúvida cruel
SÃO PAULO (mas que era bonito, era) – Petrônius Geraldus Portiglius achou uma fonte inesgotável de fotos antigas de F-1, que aos poucos vão pingando na caixa postal deste que vos fala. Selecionei esta do Emerson com cara de “será que essa bagaça vai andar?”, em pista que, confesso, não consegui identificar. Identifiquei, sim, o Divila no cantinho esquerdo da imagem, de costas para o carro.
Veloz,
100% correto, 100% preciso, perfeita análise.
Abs.
Prezados,
Estive (inclusive nos Box) na corrida de 1978 aqui no Rio. Se não estou enganado, o patrocinador já era a SKOL e não mais a COPERSUCAR. O modelo é o F5A, Aparentemente, trata-se de um teste na pré-temporada ainda com o patrocinador antigo realizado, sem dúvida em uma pista inglesa.
Linda foto…
Qual pista? acho q é Brands Hatch.
Nao sei pq o pessoal ta comentando sobre o wilsinho…
Mais.. vamos…
o EMMO… era e é UM super piloto..
O Wilsinho? é o irmao..
Para. .falar que ele é bom é burrice… Se deu bem em corridas no Brasil pq tinha um super carro. Fusca de 2 motores… Porsche…
Nada contra o cara… mas poderiamos falar de
BOB Sharp , Bird Clemente
Luis pereiria bueno, Bino entre outros…
O mais belo carro de formula 1 fabricado até nossos dias….! e tenho dito.
█▓▒░ NãO é, NãO é, NãO é,
█▓▒░ NãO é, NãO é & E NãO é!
NãO é NeNhUmA dAs PiStAs AqUi MeNcIoNaDaS, iNcLuSiVe BrAnDs HaTcH!
EsTãO cEgOs?
FG,
Esta bagaça andava e muito. Este carro foi um desenvolvimento feito pelo Fly Studio, do Giacomo Calliri, um dos grandes projetistas da F1 na época. Foi uma pena o malho da imprensa que nem a este carro perdoou, mesmo com seus bons resultados, os melhores da Copersucar-Fittipaldi.
Toty,
Lí seu post abaixo sobre o Wilson. É isso aí. Muitos bons pilotos passaram pela F1 sem resultados à altura de seus talentos, entre eles Wilsinho. A tal história do lugar errado na hora errada.
Abraços.
Eu assino em baixo de tudo que se falou BEM do emerson, do Copersucar e do Wilson Fittipaldi.
Mas não tenho essa lembrança de ironias e desrespeito.
Os humoristas (outro bom produto de exportação brasileiro) fizeram seu trabalho, mas Emerson sempre foi herói e teve seu valor reconhecido, tanto quanto a própria equipe Fittipaldi.
Para mim, Rio-1978 (Emerson no pódio, como sequei o Reutemann!!!!!) e Long Beach 1980 (Piquet primeiro, emerson terceiro) foram os grandes momentos da equipe Fittipaldi.
Nossa, só agora li o que o VELOZ escreveu. Parabéns !
Pessoal, Brands Hatch na cabeça!
Pelo tipo de muro interno dos boxes consig identificar isso.
Ano? 1978.
Queridos,
a pista e Brands Hatch mesmo.
Gomes parabens pelo blog, vc tem um monte de coisas em comum comigo, menos a predileção politica, mas isso eu respeito.
abraços
Até hj qdo me lembro do segundo lugar aqui no Rio fico emocionado. Agora mesmo tô com os olhos cheios d´agua! Estava lá cobrindo para a falecida revista em que trabalhava, em plena Lua-de-Mel (casei numa quarta-feira e os treinos começaram na quinta), do meu primeiro casamento. A vibração das arquibancadas, dos boxes… Nem na vitória do Senna em Interlagos!
Não sou tão crítico qto o Veloz HP, qto aos deboches, porque acho que o Emerson nos acostumou mal às vitórias, mas confesso que uma das coisas que mais me deprimiu foi ver o Emerson andando em Sampa num Landau velho, depois do final da equipe (o cara era e é meu ídolo). Mas eram outros tempos, né? Pra vcs terem uma idéia, no fim do fim, uma das alternativas do Emerson seria intermediar a compra de um navio de petróleo para a Petrobrás. Isso renderia US$ 7 milhões, dinheiro suficiente para bancar toda a temporada na época. O negócio não deu certo e a equipe fechou. Depois vieram o Superkart, onde ele dava um baile na concorrência e as temporadas americanas
Veloz gastando.
Mestre Joa seguindo-o.
Patrão recusando.
Pronto.
Com a devida dica, tudo reagrupado.
O Gustavo mandou um link sensacional sobre fotos antigas.
Pendurei.
O Rizzo achou Brands Hatch hoje.
Pendurei também.
Lá na Confraria!
Veloz,
Como disse o Petrus, abaixo, o seu belo texto deveria ir para o Retrovisor.
Mas, por outro lado, você quase aleijou completamente uma nova coluna minha que estava escrita e na fase de retoques de correção, sobre a euipe Fittipaldi de F1, onde peço perdão por ter feito parte da ignóbil massa de torcedores que hostilizou a idéia de Émerson.
Mais maduro, fui me dando conta do quão importante ela foi e teria sido, não fosse nosso complexo de vira-latas que quer ser sempre campeão.
A Ferrari utilizaria, anos depois, uma quase réplica do F6 (o Concorde), que foi o primeiro projeto a utilizar o bico do carro para o down force.
De qualquer forma, por se tratar de uma redenção particular vou enviar a coluna para o FG e ele decide se põe no ar ou não.
Novamente, belo texto Veloz.
E, espero que aminha coluna fique tão boa quanto ele.
Pois é Veloz, e essa mentalidade continua. A prova foi a “brincadeira” que fizeram com o Barrichello na entrevista do GP Brasil deste ano.
Caríssimos:
Esta foto dá uma saudade danada dos bons tempos da F1….Nunca esqueço q ouvi aquele 2º lugar do Emerson em 1978 pela Jovem Pan no meio de uma viagem entre Porto Alegre Rs e Pres. Prudente SP…era jovem, tinha 13 anos…maravilhoso carro, este F5 fez história dentro da temporada 78 da F1…deixando muita gente boa pra trás. Pena os Fittipaldi não conseguirem mais grana pra seguir em sua tragetória de construtores. Este carro é lindo, mas meu preferido ainda é FD-01, prata, todo carenado e com um bico q até hoje não vi nada igual…abraços e atodos e fica a saudade do tempo q tínhamos, realmente, orgulho de ver o Brasil bem representado da F1.
Blogueiros intrépidos.
Vai acontecer hoje a seletiva para o primeiro Desafio Lada-Mug de Kart.
Instruções, na Confraria!
Veloz -HP, caramba meu caro, esse seu comentario deveria ir para o Retrovisor, ficou fantastico, perfeito, limpo, claro, verdadeiro, parabens meu caro, o Emerson deveria receber um comunicado convidando-o para nosso ultimo Farnel do ano, e junto com o convite esse seu port, de mais! Abraço
Ps. Brands Hatch é a pista !!!!
O Toty e Veloz-hp têm razão. Viva os Fittipadi.
_Zé Geraldo, não vai sujar o chortinho (Arghhhh).
Não sei se o pessoal aki já conhece, mas um bom site de fotos antigas e atuais de f1 é o http://www.schlegelmilch.com é só fazer um cadastro que vc tem a disposição um arquivo gigantesco de quase todas as temporadas da f1, vale a pena e é grátis.
abraço
Não sei de onde é a foto, linda diga-se de passagem.
Mas ela já valeu a pena pelos comentários do blogueiro VELOZ-HP sobre o magistral Emerson Fittipaldi.
Certamente, o Emerson é ídolo da maioria de todos nós que acessamos o blog do Gomes.
Problema da pista resolvido. Então, concordo com VELOZ-HP em gênero, número e grau. Até fiz um levantamento dos pilotos que perderam oportunidades de serem campões por diversos motivos (morte inclusive…). Falei que para Gilles e Pironi, 82 seria o ano, mas depois vi que a Ferrari foi competitiva em 83 também. Já Peterson jamais seria campeão, até por estar na equipe certa na hora errada (sempre…). E Emmo seria campeão cinco vezes, no seu estilo… Sem dúvidas! E será que em 78 ele também não seria? Desenvolveu o F-5 muito bem, tanto que este carro deu um banho em Williams, Ligier, Ferrari e outros em 78… E como é lindo? Putz, 78 foi O ANO dos mais belos F1. Seguem 79, 82, 81, 83, 80 e 77. É para quem perguntou sobre réplicas, dê uma olhada sempre no MercadoLivre. Deixei de comprar uma em escala 1/43 porque ofereceram HORRORES por ela. Acho que o vendedor faz em resina e coloca pra vender na medida do possível (e espertamente abusando da exclusividade). Abraços a todos e parabéns pela linda foto…
Quem falou Brads Hatch acertou. Veja uma foto atual dos pits: http://www.340r.net/articles/bhgp/pit.jpg
Saudações lusitanas.
Rizzzo
Que fantástico o Emerson montar uma equipe de F1. Como éramos ignorantes , preconceituosos e não sabíamos. Com a Proibição das importações, ficamos também isolados culturalmente do primeiro mundo. Neste grande sítio que era o Brasil, não entendíamos o que realmente era um campeonato de construtures, apenas entendíamos a F1 como uma espécie de circo.
Não esqueçam que o F5A também foi usado em alguns GPs de 1979 ,quando o revolucionario e belo F6 não vingou, e até o F6A ficar pronto ,foi usado o velho e bom F5A.
Carlos, você é irmão da Patrícia?
Quanto a pista, continuo achando que é na Áustria – Osterreichring.
Até que alguém prove o contrário.
Que tal ligar pro Emerson e perguntar?
Parece Brands Hatch.
VELOZ-HP
Parabéns pelas boas verdades.
Brands Hatch sem dúvida
Olhando bem a foto nota-se que o semblante do Emerson indica claramente que as coisas já não iam muito bem por lá.
Apesar desse carro ter sido o melhor da linhagem Fittipaldi F1, os problemas de fim do patrocínio, falta de estrutura técnica, conceito do efeito-asa desenvolvido pelas grandes equipes, enfim, um monte de coisas que corroeram lentamente o maior empreendimento pessoal da história do automobilismo brasileiro.
O sacrifício pessoal do Emerson em nome disso foi imenso e desprezado pela maioria dos aborígenes brasileiros.
Tanto no aspecto financeiro como, principalmente no currículum de vitórias e títulos, foi quase um suicídio.
No aspecto carreira na F1 se levarmos em conta que ele saiu da McLaren no fim de 1975 e o James Hunt, que como piloto não valia o pé esquerdo do Emerson, foi campeão no ano seguinte com o mesmo carro e usando as mesmas regulagens que o Emerson desenvolvera, aí já seria um tri campeonato para o Emmo.
No ano de 1977 a Ferrari contrataria o Emerson de qualquer jeito, pois não acreditava mais no Lauda após o acidente, e já tinha feito várias propostas e ele.
Pois bem, a Ferrari foi campeã nesse ano e então o Emerson seria tetra campeão e não sairia mais de lá.
Como Jody Sheckter (deve estar escrito errado) que como piloto não valia o cotovelo esquerdo do Emerson foi campeão com a Ferrari em 1979, teríamos aí o quinto título do Rato, igualando o recorde de campeonatos do seu ídolo Fangio.
Tenho certeza que as coisas teriam acontecido assim se o Emerson tivesse pensado apenas na sua carreira pessoal.
Na época a plebe ignorante sequer percebeu a dimensão desse sacrifício feito por ele, preferindo ficar fazendo piadas xulas e medíocres a respeito de algo técnico que não entendiam, e como se eles fossem mais competentes e vencedores na vida do que a Equipe Fittipaldi de F1.
Como sempre ocorre em lugares habitados por gente primitiva, os raros expoentes de sucesso que por milagre nascem alí, são devidamente reconhecidos bem longe desse inferno e o Emerson forjou uma nova e sólida carreira nos EUA, desbravando novamente um novo caminho para muitos pilotos que vieram depois.
Até nisso o Emerson foi fantástico pois no esporte ele chegou ao ceu e desceu ao inferno num lugar estrangeiro e desconhecido e fêz tudo de novo com mais sucesso ainda em outro lugar estrangeiro e mais, fazendo a mesma coisa.
Aonde existe outro exemplo igual a esse na história esportiva mundial ?
Grande Emerson, meu ídolo eterno, que não mereceu o país e o povo em que nasceu.
Vale chutar? Não sou do time dos “matuzas” (ainda), não sei o modelo do Copersucar nem o ano, mas pela posição dos boxes, os pinheiros ao fundo e o jeitão dos loirinhos em volta, aí vai : Zeltweg, Aústria.
Ótima idéia do blogueiro Toty: um filme sobre a família Fittipaldi!!! Não sei se é possível resumir toda uma vida (uma não, várias, pq é uma famíla) voltada ao automobilismo, com dedicação, paixão, pioneirismo. Ou então uma série de no mínimo, uns 10 capítulos. Passem esta idéia p frente..junto c o livro de fotos de carros antigos de corrida que o FG está intimado a lançar!!!
essa pista é watkins glen
Que legal Flavio , fotos dos f1 antigos é muito legal,principalmente relembrando a história dos Fittipadi.
Esse carro com certeza foi o melhor dos carros , mais o f6 era o mais bonito de todos , um carro revolucionário para a época. Mais uma vez parabéns . A braços a todos.
Notei as árvores ao fundo, e a direção da curva parece ser da esquerda para a direita(e rápida). Só tenho 2 alternativas: Áustria ou Zandvoort(Holanda). O carro é fantástico. O F5-A andou bem…
Rio 78.
Jacarepaguá antes do louco-retardado alcaide mandar pro saco.
Xô satanás.
_Zé Geraldo, não vai sujar o chortinho (Arghhhh).
Esses palpites para a pista me parecem todos furados.
Silverstone, Monza, Hockenhein, Osterreichring e Brands Hatch são topograficamente impossíveis (não tem lugar para a pista, onde deveria haver, como disse o Gomes, é um barranquinho!).
Donington Park, Oulton Park e Thruxton nunca tiveram a felicidade de receber um Fittipadi F1.
SOS Matuzas: Alguém se lembra, tem detalhes e/ou fotos daquela corrida maluca em Brands Hatch onde correram juntos F-1, F-5000, protótipos do Mundial de Marcas e sei lá mais o que? Minha falha memória me diz que a TV transmitiu e eu vi (ah esclerose… isola, toc-toc-toc).
Então, pena que tiraram os videos do Youtube, tinham 3 videos lá do Stewart pilotando em 89, uma Benetton ’87, uma Lotus ’88 e uma March ’88 tambem, e lembro que um dos circuitos no qual ele testou era muito parecido com o estilo dessa imagem, um era Oulton Park e o outro era Thruxton
Brands Hatch?
Palpite para a pista : Ou eh silverstone (mais provavel) ou eh monza !!
Seria Oulton Park ? Lembro de um video com o Stewart pilotando uns F1 da década de 80, num cenário muito parecido com este
%!@$&@#carro lindo!!!!!!!! Alguém conhece miniaturas dessas maravilhas da Copersucar?
Todos os carros dos Fittipaldi eram lindos. Eu era muleke e torcia feito louco pra esse negócio andar. Acho que só eu acreditava. Muita gente acha que o Emerson teria feito melhor não indo para a equipe, pois ganharia mais um ou dois títulos. Eu não acho. Ser bi ou tetra não faz muita diferença. Ter participado de uma história de pioneirismo e luta como foi essa é muito melhor.
Box menor que um trailler? Donington?
O Carro era bonito. A DANA podia trazer o que está na Europa para se juntar ao FD 04 e ao FD 01.
Silverstone, Monza? Ô xente, mas como pode pista naquele barranco. Nem prá jegue.
O Fitti F5A era uma graça mesmo!
Flávio Gomes: considere o nível dos comentários. Corações e Mentes.
Sábios Malucos, isso é a sua tal Blogaiada. Apenas detectei isso neste post e, para falar a verdade, não é nenhuma novidade.
Guarda pro livro virtual.
A princípio achei que fosse Monza, mas confio no que foi dito sobre ser GP da Áustria! =P