Endurance (ou dureza) em Curitiba

SÃO PAULO (mais uma obra da atuante CBA) – Reproduzo na íntegra o e-mail que recebi de Mateus Longo, de Curitiba. Um bom retrato do automobilismo nacional. E dizem que sou chato…

Quero fazer um relato das minhas impessões relativas ao dia que tive hoje no Autódromo Internacional de Curitiba, que sedia neste fim de semana as 5ª etapas tanto do campeonato brasileiro de Endurance (3 Horas de Curitiba) quanto do brasileiro de Marcas & Pilotos.

Fui lá hoje para fazer o credenciamento de imprensa para o evento, uma vez que não foi possível contato até então com os organizadores por e-mail ou telefone (eu tentei por e-mail e um fotógrafo amigo meu por telefone). O sítio (site???) do evento está deveras desatualizado (não lembro agora do endereço, mando mais tarde) e não há e-mail para credenciamento de imprensa, apenas um “e-mail de contato” da empresa “promotora” do evento e que até agora ninguém me respondeu.

Bem, vamos ao autódromo. Cheguei lá e não há sequer uma sala de imprensa, ou pior, não há sequer um assessor de imprensa (!) para receber jornalistas, fotógrafos e tudo o mais. Uns caras da CBA me falaram para procurar um cidadão que é o promotor do evento e teria informações sobre credenciamento. Não tendo achado numa procurada rápida, fui fotografar pois havia atividade em pista (2º treino livre do Marcas & Pilotos).

Não contei nem 15 carros diferentes no Marcas & Pilotos. A maioria dos carros são Gol, e deve ter uns Corsa (deve ser em sua homenagem).

Na Endurance, também não deve haver mais do que uns 15 carros. A maioria são protótipos “open top”, e tem uma Alfa 156 que correu pilotada pelo Lucas Molo no WTCC aqui em Curitiba mesmo, e uma Ferrari 550 Maranello que é pilotada pelo próprio Molo.

Esse é o panorama de duas categorias que teriam tudo para atrair público, pois são bastante emocionantes, mas temos isso: uma não-assessoria de imprensa, grids minguados, “organização” duvidosa e pilotos para correr para uma meia dúzia de apaixonados que por acaso ficam sabendo do evento e vão lá apreciar. Note que o ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

O lado bom disso tudo é que revi depois de um bom tempo o fotógrafo meu grande amigo Carlos (do site www.velocidadebrasil.com.br) e conheci o Bruno, grande fotógrafo também e muito gente boa. E rolou uma boa conversa em que um ponto que nos deixou chocados é que as fotos que possuem maior números de acessos são aquelas em que aparecem uma gostosa quase pelada, ou com roupas em que parece estar pelada (coisas que você viu no Salão do Automóvel), e não aquelas fotos que o cara consegue por um incrível lance de sorte pegar uma rodada ou uma batida e congela para a eternidade esse momento. Mas paciência, esse é o mundo em que vivemos e que você muito bem retratou naquela coluna sobre o tuning.

É isso aí.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Se não me engano a Lei Pelé permite a criação de ligas independentes dos comitês, federações, associações e outras entidades representativas… não entendo como FG que possui um carisma sem tamanho e uma capacidade de mobilização incrível não propõe a criação de uma nova entidade para organizar as corridas em São Paulo. Tudo bem, pode-se argumentar que o cara já é piloto, jornalista, pai, torcedor da portuguesa e sei lá quantas atividades mais… mesmo assim, não acho que seja muito complicado organizar eventos só um pouco melhores que os administrados pela FASP, só para citar 1 exemplo.

Dinodos Santos Junio
Dinodos Santos Junio
17 anos atrás

O tempo é curto e caro então direto ao assunto. O”gordinho “esta la simplesmemte por estatus dinheiro e tesão pelo poder assim como a maioria dos dirijentes onde ja se viu fazer isto com o automobilismo. o povo só deseja oque se conhece em Campinas (terra do Netinho, Xandy pai Xande filho e Marinélli )tem gente que acha que corrida de carro é so a Stock dos Buenos e procissão de F1. COMO?? CORRIDA DE GRAÇA, CAMPEONATO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO????? Com a palavra o professor RC Ouvi dizer que a stock compra os 50 min. da ditadora Globo que compra os direitos do futebol por mais de 80 milhões.Se brasileiro não gostasse de carros não ia pagar um absurdo para ver a procissão do seu BERNIE só faz porque a globo mostra pensou se eles soubesem que existem corridas de GRAÇA e muito mais EMOCIONANTE durante um fim de semana INTEIRO. no mesmo AUTÓDROMO .não é seu RC cade a divulgação.

Mateus
Mateus
17 anos atrás

No sábado, estava no autódromo o Neco Fornari, filho do GRANDE Breno Fornari. Conversei com ele e com o pessoal que estava com ele e logo trarei notícias do que eles estavam mostrando. Dica: saiu numa revista Racing, nao sei se não é a mesma que saiu o #96.

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

MONOPOSTOS PEDEM SOCORRO…….
ENDURANCE PEDE SOCORRO…..
MARCAS PEDEM SOCORRO…..
AUTODROMOS PEDE SOCORRO….

Será que esse pais poderia dar um Bolsa Carro, ou Bolsa Piloto Estreante, ou Bolsa AUtomobilismo, por que é só disso que esse pais tá vivendo.

SOCORRO AUTOMOBILISMO, FORA GENTALHA QUE SÓ QUER LEVAR VANTAGEM

Marcos Brasil
Marcos Brasil
17 anos atrás

Isso tudo é culpa dos patrocinadores …

Broskinha
Broskinha
17 anos atrás

Infelizmente, não é de hoje que essa faltra de consideração para com aqueles que ajudam a divulgar o evento acontece. É um tal de nariz empinado prá lá e nariz empinado prá cá que é de dar raiva. Tem muita gente que, porque é assessor de imprensa desta ou daquela categoria, se acha o “todo-poderoso”. A Copa Clio e F-Renault é um exemplo disso. Nem sempre os pequenos jornais das regiões onde acontecem as corridas tem acesso às corridas. É necessário mudar a mentalidade desse povo e fazê-los entender que sem aqueles que divulgam as suas provas, estes pseudo-promotores não são nada…

Mateus
17 anos atrás

Obrigado Flávio por ter publicado meu email. Logo as fotos do evento estarão no ar. E apesar disso tudo que falei no email, da falta de organizaçao, os carros são show de bola! Tem muita foto boa lá.
Abraços a todos!

HEHE
HEHE
17 anos atrás

LUSA FOI SALVA NO GONGO!!!

Miksê
Miksê
17 anos atrás

Peço desculpas pelo comentário em local inadequado. Apenas não consegui localizar o e-mail do FG na página do bligdogomes. Enfim, peço que apenas desconsiderem meu comentário e, assim, encerremos essa discussão tola. Grato.

Lusa
Lusa
17 anos atrás

E comentar sobre a Lusa, pode?

LUUUUUSAAAAA! LUUSAAAAA!LUUUUUSAAAAA!LUUUSAAAAA!LUUUUUSAAAAA!LUUUUSAAAAA!

hahahahaha… Dá-lhes, Lusa!

Caio Henrique
Caio Henrique
17 anos atrás

Parabéns pela Lusinha!

João Lemos
João Lemos
17 anos atrás

Marcos, foi exatamente o que notei.
Não chegaria ao ponto de chamar de burrice, mas atrapalha aqueles interessados na questão levantada ou assunto do post publicado pelo FG.

Carlos E.
Carlos E.
17 anos atrás

Pois é. Uma tristeza essa falta de consideração pelo público e interessados.
E pode ser burrice, mas que essa história do Tucker é impressionante e intrigante, isso é!

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Fiquei sabendo do “evento” por puro acaso. Acho realmente que esse pessoal, o da organização, não tem interesse nenhum em público durante estas corridas.
Só mais uma coisa. Opinião pessoal. Mas acho uma burrice trementa enviar comentários não relacionados aos assuntos em questão.
Abs

Miksê
Miksê
17 anos atrás

FG, Não sei se vc conhece a história do Tucker Torpedo. Eu a conheci apenas recentemente, ao assistir um filme a esse respeito. Nesse site há maiores informações a respeito: http://www.afraudedoseculo.com.br/tucker.htm . Será que realmente houve uma conspiração da indústria automobilística estadunidense contra o lançamento desse carro? Será que o Tucker Torpedo era tão evoluído assim? Confesso que ainda não encontrei respostas… Quem sabe os famosos Srs. Matuzas, de suas catacumbas de sabedoria, podem me ajudar. Abraço!

Sam
Sam
17 anos atrás

Tô de malas prontas.
Vou pro Paraguay correr no rally.

Se no asfalto estamos perdendo pros argentinos, na terra perdemos pros paraguas!

Hasta la vista!!

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Lusaaaaaaaaaa, Lusaaaaaaaaaa! Viva!!!

João Lemos
João Lemos
17 anos atrás

Uau! Quem diria, o Brasil virando uma Suíça…

Logo não teremos mais corridas de carro. CBA não ajuda, fabricantes não se interessam muito por competições por aqui, a não ser para fornecer uma forma para bolha de plástico para a stock car, organizadores picaretas…

Sei não, mas o futuro não me anima muito. Fórmula já morreu, e uma categoria de turismo, que se a Globo perder o interesse nela, morre com as montadoras levando suas bolhas debaixo do braço rapidinho.

Resta torcer para que o Brasil não vire uma Suíça…..

1GT
1GT
17 anos atrás

O maior drama é que os promotores esquecem do público, basta citar Interlagos na época do GP em que li alguns dos vários problemas e destratos com o público, não anunciarem nada já é corriqueiro e normal.
O que mais assusta são os custos, li por aí gastos em torno de 3 mil dólares por hora só em pneus!
a CBA não apóia, não regularizae nem anuncia com brevidade preços de ingressos e datas…essa balbúrdia pelo jeito vai continuar.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Stock não é corrida!!!

Se duvidar o DKW do Gomes tem um motor mais espertinho, os V-8 pra subir o giro é naquela lentidão de dar sono.

Se querem uma coisa que dê mais emoção, já que eles tem grana, que montem um motor v-6 turbo que a coisa melhora nesse aspecto.

Aquela fila indiana dá sono e quando eles tentam na freiada, sempre vira aquele bate bate sem graça…

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Aí, quando aparece uma Stock com injeção de grana (e duvidosa promoção, porem há uma promoção..) o FG vem detonar…

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

SOCORRO!!!!!!!!!

cruz
17 anos atrás

cruz credo. e eu q sou de curitiba só tenho uma coisa a dizer: socorro!!! – apesar de q no RJ eles destróem pistas – aqui a gente destrói o interesse do público com gente amadora fazendo esses eventos, não sei qual é pior.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não sabia de evento nenhum. Teria ido, agora tenho outros compromissos.
Uma pena.