Enigma do Petrus (3)

SÃO PAULO (quem é o mecânico e quem é o piloto?) – Finalizando a microssérie do Petrus Perfídius, blogueiro-voyeur que descolou imagens raras e amadoras da F-1 de 1967.

Nas duas primeiras fotos, ontem e anteontem, a maioria foi bem ao descobrir quem eram os personagens. Vamos ver nessa aqui…

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurano
Maurano
17 anos atrás

De frente : Jim Clarck, de costas me parece Jô Siffert…

Abraço,

Maurano

Toty
Toty
17 anos atrás

Faço coro com alguns colegas: discutir qual o melhor… tô fora!
Nunca irá existir uma formula no mímimorazoavel para comparar estes talentos e ninguém ao menos esteve vivo em todas as épocas para sacramentar.
Bem lrmbrada por Pedro Jungbluth a fantástica e histórica volta mágica do Senna. Eu assisti pela TV e me afundei na poltrona na certeza de que aquela McLaren iria sobrar no vasto gramado.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Afirmar quem é o melhor de todos os tempos realmente me parece impossível. Mas, sem dúvida, dá para eleger os melhores.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

tudo bem, tudo bem. Depois da corrida em Donigton, em 1993, pouca duvida ficou, até mesmo dos piores rivais, sobre as qualidades do Senna.
Mas agora, 13 anos depois, muitos fingem que não lembram, ou tentam diminuir as capacidades.

Pois faço a pergunta aos Matuzas: Qual piloto, em toda a história do automobilismo, fez uma volta tão brilhante?

jovino
jovino
17 anos atrás

Para mim, por época, Nuvolari, Fângio, clark, Emerson, Piquet, Prost, Mansel e o maior de todos, Senna.

Jovino

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

DIscussão sobre os maiores de todos os tempos? Tô fora…

Adoro ver essas fotos dos tempos clássicos da F1. Imagine… carros sendo montados em um ambiente tosco para os padrões atuais da F1, sobre a grama, aquele ar de “amadorismo” (para hoje, claro). Um barato.

Alessandro
Alessandro
17 anos atrás

Com licença, senhores. Não sou Matuza. Não sou expert em F1, pois acompanho as corridas, apenas, de 82 pra cá (ano ruim devido a morte do Gilles). Mas acho que se discutir quem foi o melhor de todos os tempos, no caso de corridas de carro, é meio descabido. Por exemplo, a maneira como morreu o grande Jim Clark. Correndo de Fórmula 2 ?!?! Alguém consegue imaginar o Schumascher andando de GP2 no auge de sua carreira? Será que os patrocinadores deixariam? Penso que deveríamos sim classificar os melhores. Mas não de todos os tempos e sim de “seus” tempos. A F1 teve tantas mudanças no decorrer de sua história, que fica difícil mensurar quem foi o melhor. Me lembro que alguns anos atrás, o Mika HakKinen andou com a Mercêdes que fora pilotada pelo Stirling Moss, e quando saiu do carro disse não entender como os pilotos tinha coragem de encarar carros como aquele. Ou como mostra a própria foto postada do Jim Clark. Alguém consegue imaginar algo parecido nos dias de hoje? Acho que a F1 teve na sua história grandes nomes, grandes figuras. Campeões ou não.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Prezados blogueiros,

Peço licença para entrar na discussão e dar a minha opinião: os maiores são Clark, Fangio, Senna e Schummy, todos no mesmo nível. Penso assim porque, com excessão de Fangio, acompanhei através da mídia e com as limitações inerentes a cada época, suas carreiras e cheguei a conclusão que estes quatro nomes foram os únicos que insistentemente extrapolaram todos os limites. Eram muito rápidos e exerceram um domínio incontestável enquanto estiveram nas pistas. Venceram seus adversários de forma sistemática e, quando não o fizeram, raras vezes deveu-se às suas falhas pessoais. Estes tinham algo a mais que outros monstros sagrados como Stewart, Prost, Lauda, Moss, Peterson e Gilles não tiveram. Talvez uma fome maior de vitórias, a receita ideal da mistura de arrojo e técnica, a busca da perfeição a um patamar superior ao de outros. Alguma coisa eles tiveram a mais.
Abraços.

Claudio
Claudio
17 anos atrás

De frente o melhor de todos os tempos Jim Clark,(olha que ja passou boa por lá)Senna,Piquet,Prost,Schumacher,Fangio e tantos outros gênios,mas nenhum como o grande Jim Clark,quem fã de pilotos arrojados e com talento fora do cumum sabem o que nenhum outro consegui a união tão perfeita de:talento,arrojo,coragem e técnica como o grande Clark.
Na minha modesta opinião o melhor de todos os tempos até agora.

Engate
Engate
17 anos atrás

Pelo calor que faz não deve ser na Europa. No fundo tem um cara com chapéu de cowboy, mas não deve ser nos EUA. Deve ser a Tasman Cup.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Ainda não vi a resposta da Blogaiada, mas claro que o piloto é o Jim e me parece que o denominado mecânico é o Graham.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caro João Valin, por favor vá sim! e claro, leve sua revista!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Nada a acrescentar ao que já foi dito. Na minha lista pessoal de grandes pilotos: Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Emerson, Peterson, Niki Lauda, Piquet, Prost e Senna nesta ordem. Correndo por fora, Jean Pierre Beltoise, le petit terrible, o melhor piloto francês de todos os tempos. Esqueçam Prost, Arnoux, Pironi, Depailler, Lafitte, essas obviedades, o baixinho era disparado o melhor. Pescarolo não chegava nem perto (sei que comprei uma briga, mas fazer o quê?).

rapidinho
rapidinho
17 anos atrás

Caro Flavio, o cara de frente era o Jimmy, o outro diante do seu vasto currículo em prol da cultural, desta vez vou ficar atrás de vc. igual a um jegue ???

Flavio Costa
Flavio Costa
17 anos atrás

Jim Clark e Bruce Mclaren.

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Com relação à morte do Jim Clark, tenho uma edição da F1Racing (não lembro qual) que conta com detalhes (oriundos do depoimento do primeiro fiscal de pista a chegar perto do carro de Jim Clark) o ocorrido, inclusive mencionando, salvo engano, que Clark ainda estava vivo depois do acidente, e veio a morrer instantes depois. O relato é bem fiel e interessante. É curioso como nos interessamos por todos os detalhes de eventos que levaram embora nossos ídolos… como se a explicação exata do que ocorreu pudesse mudar alguma coisa… acho que a sensação de saber que foi um mísero detalhe que mudou tuda uma história nos traz alguma espécie de conforto… sei lá. Se eu for no farnel levo a revista para os que se interessarem.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Grande MAtuza CC ; correto, mas limitei, arbitrariamente ao início do campeonato de F-1, daí a ausência de Nuvolari, Landi, Caracciola, Rosemayer, assim como o pessoal de GT/ SP, como Siffert, Rodriguez, nosso amigo do Rio Pescarolo, Sidney Cardoso, Gurney, Redman, e outros grandes da história. Bom tema para sábado, não ?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Vitão:
Na sua lista faltou Tazio Nuvolari, minha encarnação anterior.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Talvez não seja mecânico, e sim o Mike Spence.

fred
fred
17 anos atrás

Graham Hill, de costas?

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Oscarito de frente e

Dedé Santana de costas.

acertei ?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

MEstre gro matuza Brandão , o texto é reprodução do GPTOTAL, não é de minha autoria. Concordo com o seu comentário ; Os maiores campeões, na minha nada humilde opinião (opinião é como bunda, cada um tem a sua, pra viuvada não encher o meu saco) Ascari, Fangio (que admirava Ascari), Clark (que admirava Fangio),Hill (o cara ganhou Le Mans, F-1 e Indy; precisa dizer mais?) Emerson (introduziu o estilo moderno de pilotagem), Lauda, Schumacher.
Os “botas”, campeões ou não : Moss, Stewart, Peterson, Gilles, Pace, Piquet, Senna, Hakinnen.
Completamos a lista no farnel.
Cumprimentos matuzalenicos

lucpeq
lucpeq
17 anos atrás

Concordo plenamente com o Brandão.

João
João
17 anos atrás

Ao amigo Vitão , muito obrigado pela informação , sabia que Clark era um dos maiores , sabia da sua morte , mas não sabia quais as causas. Mais uma vez obrigado e abraços.

Joao Niemeyer
Joao Niemeyer
17 anos atrás

De frente Jim Clark

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Vitão,
Apenas um reparo em sua narrativa sobre a Majestade : Senna não faria parte daquele grupo e não está no mesmo nível de Clark.
Clark, para mim, o maior de todos. Incomparável!

roger
roger
17 anos atrás

Jim, FraNK wILLIAMS

vitão
vitão
17 anos atrás

Reproduzindo texto do GPTOTAL: Chovia sobre Hockenheim na tarde de 7 de abril de 1968 quando foi dada a largada para mais uma etapa do campeonato europeu de Fórmula 2. Aquele que muitos consideram o maior piloto de todos os tempos estava disputando a prova mas não ia nada bem. Seu carro, um Lotus 48B pintado de vermelho, branco e dourado, tivera problemas durante todo o final de semana. O motor falhava e os pneus Firestone não rendiam bem sob a chuva.

Na 7a volta da corrida, o Lotus teve algum problema, muito provavelmente um pneu furado, e saiu da pista a despeito dos esforços de seu piloto para controla-lo.

Hockenheim, todos sabem, foi construído em meio a uma floresta. Ainda assim, naqueles tempos distantes, onde qualquer proteção para pilotos era confundida com falta de coragem, ninguém se preocupou em cercar a pista com guard rails de forma que o piloto viu-se em meio às árvores e acabou por atingir em cheio uma delas. O choque foi terrível. O carro despedaçou-se, o piloto teve morte instantânea.

Chegava ao fim, trinta e cinco anos atrás, de forma terrivelmente simples e cruel a vida e a carreira de Jim Clark, um piloto que só pode ser comparado a Fangio e Senna.

João
João
17 anos atrás

Gostaria de saber ,se alguem puder
como morreu Jim Clark. Desculpem
a minha ignorância. Obrigado e abraços.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

chutando longe : Peter Warr ?

vitão
vitão
17 anos atrás

um anjinho me soprou que pode ser o Bob Dance, mas ainda aposto no outro nome (será Cris Miles?).

Vitão
Vitão
17 anos atrás

De frente é sua MAJESTADE , Jim Clark.
De costas, fazendo a clássica pose de açucareiro é o Clodovil (brincadeira, é o primeiro mecanico da Lotus, não me lembro do nome dele, acho que Miles).

Thomas Visani
Thomas Visani
17 anos atrás

O de costas lembra Bruce McLaren…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

O Genial Jim Clark com certeza …
o mecanico….que sabe Jo Ramirez ?????

Cleber
Cleber
17 anos atrás

Po**a, o Veloz-HP manja, hein! Ou faz que manja. O piloto só pode ser Jim Clark. Mas o mecânico é difícil dizer…

anselmo
anselmo
17 anos atrás

clark, de frente

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

É o Jim Clarck.

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Agora sim…esse é o Clark

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Um Lotus Fórmula 2 no meio do Jim Clark e Piers Courage e arrisco dizer que a pista é Brands Hatch no gramado aos fundos dos boxes.

Juncker
Juncker
17 anos atrás

O melhor de todos os tempos Clark.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

FG,
Moleza, Jim Clark de frente.
O outro, que você diz ser o mecânico, garanto que não é o Crispim.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Certo, é o Clark!

3=6
3=6
17 anos atrás

clark