Escola boa

SÃO PAULO (aprende na marra) – Paulo Gomes foi um dos maiores pilotos brasileiros. Isso ninguém nega. Aí o blogueiro Leandro Sanco foi procurar a origem de tamanho talento.

Encontrou.

Estavas lá, Joaquim?

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Taranto
Wilson Taranto
9 anos atrás

Décadas de 1960/1970 ,tempo maravilhoso,época de ouro das corridas de rua em Brasília,1000 Km que largava zero hora de 21 de abril ou dia próximo da data de inauguração da cidade,onde tivemos oportunidades de ver além de José Roberto Nasser,Alex,Marco Emilio,José carlos catanhede(castanha) entre tantos outros.
Me ficou bem marcado 1000km de 1969,eu era consultor técnico da Brasal e vários carros de outros estados eram aproados logisticamente pela Brasal inclusive o Fitposche que tinha dois motores 1600 acoplados e eram pilotados pela dupla Wilsinho e Emerson Fitipalde sendo o Wilsinho o primeiro piloto,esse às 22,00 h estava ainda dentro da oficina reparando embreagem para largar em duas horas e eu louco para fechar a oficina e ir para a pista e chegamos para largada quinze minutos antes.
Nesse ano também foram criados para equipe Brasal o Elgar sendo o 11 pilotados por Paulo Guaraciaba e Waldir Lomazi e o 12 por Antônio martins(toninho do cartório) e o Criador do Elgar que era Enio Lourenço Garcia que em 1973 já como gerente técnico Brasal,cortou um Furgão volkswagem que era carro de apoio da oficina da Brasal ,ligou a parte dianteira com a traseira descartando a parte central criando o Migao que todas as corridas estava presente e já no autódromo era sempre visto fazendo
apresentações.

valério
valério
13 anos atrás

caro Paulo Gomes , lembro de ter visto numa propaganda de jornal ( se não me engano do Estadão ) informe e fotos de uma série especial da Belcar . Se não me engano chamada de ‘ fuorisérie ‘ . Tinha o vidro menor e ovalado na traseira além de uma cobertura de vinil sobre o teto .Não encontrei nada sobre o assinto . Vc teria alguma informação ?
abraço em 2 tempos… hehehe
Valério

carretera
17 anos atrás

GTX, Joaquim e demais testemunhas oculares da história: o Brasinca do Bundinha realmente existiu e até onde vai minha memória era bege. A carroceria do Malzoni, a original do Fúria # 69 e uma frente de AC se perderam por aqui. O Malzoni e o Fúria foram literalmente por água abaixo e se o Jacques Cousteau desse um mergulho pelo Meia-Ponte talves as encontrasse. Já a frente do AC ainda pode estar inteira. Já o Puma # 35 liderou uma 512 S nas 1000 Milhas de 1970, ganhas pela GTA # 25.

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

pessoal, grato pelos encômios. aqui, o menor dos pequeninos agradece penhorado.
joaquim, cometi algumas participações. 500 km de brasília, 1 967, com dkw 1959. allah me salvou, corremos de pneus diagonais. acertei um meio fio a 90 graus, angulo que se transferiu para o eixo traseiro. um petiz incômodo, um certo nelson piquet, pai, registrou em foto. foi a corrida que o patinho feio apareceu. e o greco correu com um r8.
depois, gordini, fusca, dkw – o antigo 11 da vemag – em inhumas !!!; karmann ghia tc em inhumas !!!. coisa a sério, dodge 1.800 com um tiger two amansado e miando fino na inauguração do autódromo de brasília; alfa 2300 nos 1.ooo km de brasília 1 975 e logo depois uma prova em goiânia – dizia o fernando campos o alfa era o carro mais rápido no miolo.
o lc é meu irmão desde pequenininho.
quando ao 96, falei com o dezinho recentemente. não se lembra da carroceria. mas eu a vi, em 1 970, nos fundos da revenda vw que o patrocinava. o chassi foi trocado por outro, original, sem os furos de aliviamento de peso, e sediou a misturada de motor / câmbio vemag na dianteira e grupo moto-propulsor vw 1.600 na traseira.
brasinca branco, interessante. veja se descobre mais alguma coisa para o meu livro no tema.
me convidaram para um evento aí no autódromo no dia 18 de dezembro: 1.ooo anos de automobilismo. querem somar as idades de quem correu por aí. moleza, em que pese minha modesta contribuição numérica.
nos vemos aí.

jovino
jovino
17 anos atrás

Joaquim, se não me engano, o Roberto Nasser correu uma prova dos mil kms ou 500 kms com uma alfa lá por esta época de 75/76, mas ele próprio poderá confirmar ou não isto.

Jovino

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Veloz HP:
Tio Gomes já postou este anúncio da Deka, uns posts atrás. Mas, pelo jeito, nem ele lembra…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Veloz, recebi tudo, sim, falta é tempo para escanear e colocar, mas aos poucos vou fazendo, deixa comigo!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mestre Nasser, não posso me furtar , a curiosidade é maior:
por acaso não o vi corer nos 1000 Km de Brasilia, versões 68, 74 e 75?
Algo me soa como Fusca 1600 e Alfa 2300B…
Por acaso, algum parentesco com Luis Cláudio Nasser, o Trulha, que mandava ver no outro Elgar GT-104, parceria com o Paulo Guaraciaba?
Mas posso estar errado…simples curiosidade.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Vixe Maria, Dr. Sr. Ilmo. Excelência Roberto Nasser por aqui.
Barbaridade heim Gomes, quem diria isso a 2 anos atráz ?
E a propósito dessa versão especial SM 1000 GT feita pela Serv-Motor aqui de São Paulo que ele mencionou, creio que eu te mandei via correio de papel uma propaganda da época onde aparecia um lindo Belcar todo equipado por ela na descrição que o Sr. Dr. Nasser fêz.
Se não estou viajando na memória posso te mandar ela via correio de papel.
Por falar nisso você recebeu as fotos antigas da minha família para o “Álbum Sobre Rodas” que te mandei um pouco antes do GP Brasil de F1 ?
Forte abraço.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Desculpe, Mestre Nasser, na empolgação acabei esquecendo: havia um Brasinca branco também, não sei se do Nei. Quanto ao saudoso 96, que andava nas mãos do Neuder Motta, acabou-se nos 500 km de Salvador de 1969, ao ser fechado pela Alfa P-33 do Marivaldo Fernandes, ali no final da Av. Centenário e caindo num canal, acabando com o carro. Não sei que fim levou a carroceria, deve ter ficado por Salvador. Eu estava lá (coluna O Caboclo Americano, do Retrovisor) e vi o estado lastimável do carro. Os restos mortais da mecânica o Dezinho aproveitou naquele estranho protótipo DKW em que posteriormente instalou um motor VW na dianteira. Abs.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Santo Graal, quanta honra!!
Mestre Jedi Nasser se dirigindo a este humilde blogueiro…mas vamos lá. Só me recordo do Brasinca (ou Uirapuru?) do Minho, via-o com certa constãncia naquelas provas de kart na Praça Cívica. o tal xxx bundinha não me lembro, talvez com outro nome ou mais detalhes. Quanto à BMW 1600 TI, era o Paulão e o Antonio Castro Prado? Eu jurava que era o Max Weiser e o Emerson Maluf, numa 2002 TI, num duelo épico com o Fusca da Brasal/Cascão do Ênio Garcia/Toninho Martins. Ou estarei errando de ano? Desculpe não ter maiores informações. Abs.

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

também me lembro. o carro era uma versão especial chamada SM 1000 GT fuoriserie, construído pela revenda Serv-Motor em SP. tudo isto que o joaquim descreveu, e mais painel revestido em lâmina de jacarandá e volante esportivo walrod.
vi-o em frente a um hotel que ficava próximo do posto do automóvel clube.
ano seguinte o paulão e o castro prado foram de bmw 1600 ti. um arraso.
joaquim quantos brasinca uirapuru houveram em goiânia ? o cinza depois vermelho do minho é 1. houve outros ?
o neif da motornei teve um ? e um tal de xxx bundinha, também ? conte.
e diga também onde foi parar a carroceria do idolatrado 96 que desapareceu por aí. nasser

vitão
vitão
17 anos atrás

Pois é Fg, a esperança é a última que morre, quem sabe você chega lá…afinal o começo foi o mesmo, né?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Blogueiros intrépidos.
Vai acontecer hoje a seletiva para o primeiro Desafio Lada-Mug de Kart.
Instruções, na Confraria!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro FG,
Teu blog cada dia me deixa mais espantado!!
Acredite se quiser, vi este carro estacionado na Av. Anhanguera (antigo centro da cidade) em frente ao Hotel Central na manhã da corrida. Se a memória não me falha, era ali perto do Cine Goiânia, próximo da Av. Araguaia. Dou detalhes do interior: em couro, bancos individuais, câmbio embaixo, santo antonio de três pontos, placa de Ribeirão Preto. Não sabia que era do Paulão, até então um ilustre desconhecido, mas me dei conta do número quando ele estreou dois anos depois, 1970, aquele Puma prata, preparação Marinho, em dupla com Sérgio Louzada no mesmo circuito, ou seja, o da Av. Assis Chateaubriand naquela prova relatada na coluna “Corridas de Rua”.
Desculpem, rapazes, mas como diz o Brandão, sou cheio de sub-textos.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Esse deixa muita saudade na Stock…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Paulão! Em minha modestíssima opinião, o melhor piloto de Turismo que esse país já teve de 1975 para cá (comecei a ver corridas nessa época, aos 4, 5 anos, portanto não posso dar opiniões a respeito dos grandes nomes dos anos 60), o Ingo teve mais títulos, mas em termos de domínio da máquina, não tem para ninguém. Simpaticésimo, encontrei-o no Salão de 2004, aluguei-o por uns minutos relembrando o Maverick da Catalbiano, os Opalas da Gledson/ Coca-Cola, depois HG, Koga, etc. e ainda foi extremamente solícito quado pedí-lhe um autógrafo. Um piloto grande, um grande piloto, merece todas as homenagens possíveis.

jovino
jovino
17 anos atrás

O Paulo Gomes venceu muitas corridas aqui em Brasília e chegou a se inscrever pela Federação Brasiliense, acho que como forma de agradecimento e para atrair público, pois todos querem torcer para um piloto da casa.
Acompanhei sua carreira desde o início, quando correu várias vezes nos circuitos de rua da cidade, mas não sabia que já tinha corrido de DKW.

Jovino

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Sem falar o imenso carisma que tem o Paulão.
Lembro no inicio da stock car o opala do Paulão com seu tradicional #22 com patrocinio Cledson e Coca-Cola.
A rivalidade com o Ingo durou mais de uma decada, sem cair no ridiculo de de alguns rivais de hoje em dia.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Grande Paulão Gomes!
Só poderia ter começado assim mesmo.
Pilotando Deca, e treinando nas ruas do Sumaré.
Deu no que deu.
Vencedor nas diversas categorias de que participou.
Como dizia minha avó: É de pequeno que se torce o pepino…
O Joaquim abriu as primeiras picadas no mato dos morros do Sumaré, para a chegada do asfalto…
E o Paulão “endireitou” algumas curvas à bordo da Deca 35…

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Grande Paulão Gomes. Moleque do automobilismo nacional.