Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (já choveu, garoou, fez sol, desabou o mundo, e está um baita trânsito lá fora) – Hoje é véspera de feriado. Feriado é quando vou trabalhar sem trânsito, como digo sempre.

E hoje soube que Congonhas vai ampliar seu horário de funcionamento. Depois das 11 da noite ninguém subia e ninguém descia. Agora, vale até uma e meia da madrugada.

Verei os aviões pela janela, nunca durmo antes disso, mesmo.

Falando em aviões, a TAM avisa: seus Fokker-100 deixarão de fazer parte da frota até 2008, substituídos por A319 e A320.

Loucura da semana: uma maluca, ontem, ateou fogo numa senhora aposentada na porta do banco porque não depositaram sua pensão. Prenderam a doida hoje. Foi no Rio, em São Gonçalo.

Saiu a tabela do IPVA em SP para 2007. Aumento de 6,5%. Veremos mais Corollas com placas de Curitiba e de Palmas pelas ruas. SP é a cidade que mais recebe turistas do Paraná e de Tocantins em todo o Brasil. Incrível como eles gostam de vir para cá com seus Corollas insufilmados e com engate. E nem têm sotaque, parecem todos paulistas, incrível, isso.

Fechando: ia me calar sobre esse cara, mas considero uma missão cívica chamar a atenção de todos. O nome dele é Reinaldo Azevedo, é colunista da “Veja” e tem esse blog aí.

Hoje, conversando com uma amiga, descobri que fomos contemporâneos na “Folha”. Mais uma coisa na vida para me envergonhar, ter trabalhado com um beócio desses (gostei do termo: beócio, beócio, beócio!).

Não sabia que trabalhava na “Veja”, porque não leio essa merda, mas recebi, nos últimos meses, e-mails de alguns de seus admiradores. Achava que eram apenas mais spams como aquele da ONG de Plutão, em que tanta gente acreditou (os mesmos que dizem que o presidente é que é ignorante).

Olha, tenho 24 anos de estrada nisso que se chama jornalismo. Nunca tinha me deparado com um sujeito capaz de dizer tanta merda com tamanha eloquência. Olhando a foto no blog, lembrei de sua cara. Não sei se chegamos a nos falar, faz tempo que saí do jornal.

Gostaria de encontrá-lo qualquer dia desses na rua. Diria: você é o maior filho da puta vivo no país.

Não se trata de qualificar ninguém por pensar diferente de mim. A maioria das pessoas que conheço pensa diferente de mim. Trata-se de qualificar um sujeito que dissemina o ódio, o preconceito, a discriminação (quem tiver paciência, que leia seu post do dia da eleição, no qual ele fala sobre “o povo”), a mentira. Tudo isso sob o guarda-chuva de um termo que ele adora: liberdade de expressão.

Também adoro liberdade de expressão. Maior exemplo disso é este blog, no qual sou malhado diariamente, apagando de vez em quando uma ou outra mensagem não à guisa de censura, apenas para não estimular trocas de ofensas e discursos que ferem princípios primários da boa educação. Censuro apenas quem fala mal de Lada e de DKW. Mesmo assim, às vezes escapam alguns.

Sabe o que é mais triste? Esse palhaço tem mais ou menos minha idade. Ele é o símbolo mais bem-acabado da derrota da minha geração.

E dá-lhe “Veja”. Uma vez por mês me ligam para saber se quero reativar minha assinatura, cancelada há mais de cinco anos. Pobres meninas. Quando perguntam por que cancelei, são obrigadas a ouvir a resposta.

Subscribe
Notify of
guest

208 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Engraçado o pessoal vir aqui chamar o FG de ditador. Vão comentar lá no blog do Reinaldo. Aquele mongo prega liberdade de expressão e censura os coments dele. Hipócrita

Gabriel RS
Gabriel RS
17 anos atrás

Grande FG! Motorista do apedeuta…só pode! Tem mais é que ficar divagando sobre DKW, levando Tarso Genro e MAG para passear em alguma fubica reformada. To falando assim pra ver se a mensagem chega aos teus miolinhos enferrujados. Se não querias pessoas nada afetadas por gramsci, fechasse a matraca! Outra coisa: cada macaco no seu galho. É um ditado antigo, e aparentemente, de coisa antiga tu parece ter uma vaga idéia, então, fica brincando de carrinho que é tua praia.

Toty
Toty
17 anos atrás

Mas que o cara é afetado, isso é!

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Galera, esse assunto já esgotou, não acham? Todo mundo ja expôs sua opinião. Deu cabeçada, ofendeu, defendeu, atacou, e o mundo continua girando…

Tá na hora de esquecer esse assunto e simplesmente esperar o próximo post.

Toty
Toty
17 anos atrás

Que coisa mais afetada as respostas do Gomes aos blogueiros. Crinça mimada é assim.

bruno
bruno
17 anos atrás

A única coisa que áulico FG sabe fazer é recorrer a ironias baratas, não tem argumentos pra justificar sua sabujice. Tenta desmerecer os textos bons ou ruins. Fico lisongeado com seu “elogio” e ressalto q não preciso recorrer a corretor ortográfico, isso é coisa de jornalista medíocre oriundo de faculdade vagabunda. Ah, a minha turma não é a sua mesmo FG, podem continuar mamando na teta do Estado…

ROGERIO RINO
ROGERIO RINO
17 anos atrás

É isso aí Flávio ! Essa Veja é uma lástima. Acho que eles pensam que ainda estão no tempo em que a Abril vendia livros por kg e que brasileiro é burro e desinformado. Pra desespero deles e dos PP(poderosos e preconceituosos) hoje existe a internet, onde se pode falar livremente e escolher o que ler sem ser maquiado pelos espertalhões.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Veja bem, Gomes, concordo com a grosseria do cara, mas não vejo nenhuma má intenção.
Quem argumenta como ele perde sim um parte da razão, mas não sejamos radicais. Por mais que ele ofenda o PT, e os petistas, não é reofendendo que se resolve alguma coisa.
É como a questão da pena de morte lá de cima: Não devemos matar um assassino pois igualar o erro não resolve nada.
Bem, está a minha opinião!
Abraços!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Nossa, que texto lindo! Quanto tempo você levou para elaborar argumentos tão fortes? Passou em algum revisor ortográfico? Eles falham, não esqueça. E me deixe em paz, vá procurar sua turma, que certamente não é a mesma que a minha.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Tudo que posso fazer é sugerir que fique por lá.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

A Fanta, prefiro guaraná.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Lamento por você.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Fámilia??? E já disse: são 16 automóveis clássicos, fora as motos.

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

Blog é legal,pois separa os homens dos meninos…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Esse cara não é meu colega. E se você o admira tanto, fique no blog dele. Mas prepare-se. Nenhum comentário lá é publicado antes de ser avaliado. Aqui, pelo menos, deixo a turba falar suas bobagens. Apago apenas aquilo que fere as regras da boa educação, do meu senso estético e aquilo que considero ofensivo. E quem não goste que se pirulite, do verbo pirulitar, que significa cair fora, se mandar, procurar outra praia.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Poxa, cara, é mesmo?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor, Olavo de Carvalho etc etc etc. O que me espanta nessa malta é que estudaram em bons colégios, tiveram formação intelectual que a maioria não teve e, no entanto, usam isso prá que? Além das supostas polêmicas que provocam adoram mesmo estar sob as luzes de holofotes. Podiam simplesmente aparecerem vestidos de Carmem Miranda…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não, não vou apagar. É uma forma de outros fazerem o mesmo que você, vão para o site do Teo (mandem um abraço a ele), vão para o inferno, mas não voltem, please.

NORONHA
NORONHA
17 anos atrás

Vai uma dica para todo pessoal que o DITADOR FLAVIO GOMES adora humilhar, frequentem o site teojose.com.br e seu blog, neste site super completo de informação e seu blog do mesmo tem-se liberdade de expressão sem que um ditador fique controlando e tentando humilhar nós leitores, muito provável meu comentário seja apagado ou seja respondido pelo próprio ditador Gomes com desprezo, humilhe e despreze todos nós mas um dia sua crista vai baixar.

carlos
carlos
17 anos atrás

Poxa cara,se você encontra-se com ele na rua, pela baixeza de sua comentário, você iria é tomar um cacete intelectual sem tamanho, isso se ele estivesse disposto a perder tempo com você. Aprenda a argumentar minimamente.

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Flavio Gomes

Não vejo nenhuma vantagem para voce criticar um colega desse jeito em seu blog, Ale’m de passar uma imagem anti-ética. Você apaga alguns comentários, muitos meus inclusive. Nesse gira mundo você está passando uma imagem de invejoso de graça. Isso não foi uma atitude inteligente.

Cabral
Cabral
17 anos atrás

Especialista em disseminar o ódio e o preconceito sempre foram os socialistas, que forjaram o protocolo do sábio sião espalhando o anti-semitismo pelo mundo.

PG
PG
17 anos atrás

é engraçado ver esse filinho de papai que guarda mais de 10 paus velhos na garagem do prédio do papai (comprados com o $$ do bolsa fámilia com certeza), ficar ainda corrigindo os erros de português de seus leitores…
porque voce não da aulas da lingua para seu querido lulinha???
babaca !!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Gomes, estou lendo os tópicos antigos aqui de alguns companheiros de blog, e vi uma questão interessante: você podia fundamentar melhor o fato alegado do cara ser um FDP.
Nada de provocação, de desafio, nem bobagens assim. Peço isso por curiosidade mesmo. Li o que você indicou, mas não vi nada tão grave.

Ferrão
Ferrão
17 anos atrás

FG

É uma pena, que os meios de comunicações, alguns “FORMADORES DE OPINIÕES”, não tenham adotado essa prática de caça as bruxas há mais tempo… Se o fizessem a contribuição seria outra, talvez o desserviço seja explicado porque na historia política brasileira, nunca existiu “JOGO DE INTERESSES”, corrupção, trafico de influências, compra de votos, superfaturamentos, excelentes negociatas em privatizações, êpa e meus 10%, 20%… Deixando a hipocrisia de lado…
Queixar-se agora de repressão ou censura, só se for de quatro anos pra trás, até nisso o momento atual é diferente…
Gostaria de lembrar daquele correspondente Larry Rohter (NYT), quando chamou o presidente de alcoólatra, fazendo referências deselegantes à figura publica do presidente do Brasil, esse se eu encontrasse na rua com certeza não o chamava de FDP, e sim mandava para P u t a q u e p a r i u !!!

Afinal sou Brasileiro, gosto de cachaça, futebol e mulher e não desisto nunca!!!

Danilo Albergaria
17 anos atrás

Eu só queria dizer que se o Flávio já tinha a minha audiência e simpatia, agora tem minha admiração: chamar o Reinaldo Azevedo de %!$&#foi histórico, um clássico da blogosfera.

Valeu FG!!! Demais!

joli
joli
17 anos atrás

Quem se lembra da coluna do Mainardi sobre o iG?

Francis
Francis
17 anos atrás

Sicofanta.
Taí uma boa definição do FG.

Diego Rufino
Diego Rufino
17 anos atrás

Esse tipo de opinião, na minha visão, é lamentável. Desqualificar a opinião alheia usando termos como filho disso ou daquilo são de uma infantilidade tremenda.
Mas o debate no Brasil sempre foi pautado pela pobreza de idéias – as últimas eleições estão ai pra provar.
Sempre leio o blog do Reinaldo Azevedo, e admiro o trabalho dele a um bom tempo. Também considero você um bom jornalista e respeito sua opiniões.
Eu concordo com o texto em questão do Reinaldo, e de certa forma me senti ofendido por você. Já que por tabela você deve me considerar um fdp preconceituoso.
Só acho uma pena que você desrespeite um grande número de pessoas que sempre respeitaram o seu trabalho, mesmo não concordando com muitas das suas opiniões.

bruno
bruno
17 anos atrás

Sugeri ao FG que voltasse a trabalhar em Cartilha Capital e ele teve um chilique, aliás faniquitos são típicos dos petistas q, confrontados com fatos, apelam pra tergiversações, sofismas e agressões. Gostaria de informar ao Sr FG que leio Cartilha Capital sim, quer dizer, até sentir engulhos diante de tanto cinismo e servilismo descarado. Basta dar uma foleada nesse lixo q vc só vai encontrar Petrobrás, CEF, Banco do Brasil e por aí vai. Noves fora o destempero e despreparo, mais uma vez FG revela seu lado intolerante, truculento e tirano, faz vistas grossas pro mar de lama q tragou o petismo e o lulismo, silencia constrangedoramente quando, vira e mexe, pulula alguma falcatrua petista. Mas como um bom petralha militante da imprensa vendida ele vai continuar falando mal da Globo, da Veja, do Estadão e de tudo mais q contrariar suas convicções (?!) e ferir suas susceptibilidades, em bom português, vai dar vazão a seu despeito puro. Ah, revista boa e isenta pra ele é Carta Capital, ora essa… Mas calma FG, você tá trilhando o mesmo caminho da Cartilha oficial, logo logo vai ser (ou já foi?!) agraciado com o “financiamento” estatal com o q o lulismo despudoradamente “patrocina” pra domesticar e “democratizar” os meios de comunicação. Vai podar de novo?Repito o desafio FG: Publique e responda se tiver argumentos, coragem e caráter.

Zuleika
Zuleika
17 anos atrás

Grandes jornalistas são Elio Gaspari, Dora Kramer, Clóvis Rossi e por aí vai…

Zuleika
Zuleika
17 anos atrás

A Folha tem um grande jornalista cobrindo automobilismo. É o Fábio Seixas, que, aliás, também tem um blog bacana.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Pauta? Eu não chamei ele de filho da pauta. Chamei de outra coisa.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Se quiser a lista dos outros lugares onde trabalho, escrevo ou falo, para boicotar também, me avise.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não tenho nada a aprender com esse escroto, e se adoraria se você não usasse esse termo ridículo, petralha, para se referir a quem quer que seja.

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

Galera, é verdade que o Flávio Gomes é um excelente jornalista. Já disse e repito: considero-o o melhor jornalista que cobre automobilismo no Brasil. Já sabia que ele era petralha e comunista, isso faz tempo.
Tenho a impressão (apenas impressão) que essas posturas políticas extremistas dele até prejudicaram sua carreira como jornalista, que, mesmo assim, é um sucesso. Não gosto de ficar falando “se”, mas “se” ele escondesse um pouco essas posições extremistas, talvez estivesse comentando na Globo (nem sei se ele quer, ou queria).

O fato é que eu leio o Flávio Gomes desde o tempo que ele escrevia na Folha de São Paulo. E depois que ele saiu de lá, nunca mais o automobilismo na FSP teve um jornalista do nível dele, então a cobertura ficou muito ruim.

O fato curioso é que ele é extremamente lúcido quando faz análise do ambiente da F-1, principalmente o ambiente político da F-1, conseguindo não ser TORCEDOR de ninguém, apesar de demonstrar claramente sua preferência – fundamentada em fatos públicos e notórios, claro – pelo Schumacher, e não demonstra a mesma lucidez quando se trata de analisar o ambiente político brasileiro e internacional.

Eu continuarei lendo-o. E continuarei recomendando-o. Suas colunas Warmp-Up são excelentes. Mas continuarei discordando de suas concepções políticas.

Democracia é assim. Aprendemos com o Flávio Gomes (como escrever bem, sobre F-1, automobilismo, e etc). O Flávio Gomes, por outro lado, talvez possa aprender um pouco com outras pessoas igualmente competentes como ele, como o RA, por exemplo.

É isso. Um abraço.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Caro Alexandre,

Falou pouco e disse tudo! É muito difícil fazer uma análise quando se tem uma afinidade com determinado partido político (nunca me deixei levar por esse papo de esquerda e direita, pois, como estamos vendo, ambos cometem os mesmos erros). Mas quanto à afirmação de que R.A. defende a liberdade de opinião e expressão, infelizmente não posso concordar. Há um comentário meu aqui onde explico o porquê.

Cordial abraço,

Rafael

NORONHA
NORONHA
17 anos atrás

Fiz um comentário ontem e cuidei para não ter ofensa nenhuma contra sua pessoa, mas vç me respondeu com toda ofensa possível dizendo quem não gosta como conduz que vá a outro blog, deixo todo o meu protesto e convoque que todos boícotem este blog, o gomes pensa que o mundo gira em torno dele se o site grandepremio tem grande audiência é por causa de nós leitores portanto um pouco de respeito é muito bom. Leitores todos boícotem este blog, o grandepremio e programas com FG na ESPN.

alexandre
alexandre
17 anos atrás

Temos que conviver com as diferenças, até porque os dois jornalistas têm seus pontos fortes e fracos. FG é excelente ao falar de automobilismo, mas infelizmente é lulista. Já Reinaldo Aze(ve)do me parece ser uma pessoa desagradável (pelo menos quando participava do Roda Viva), mas procura defender a liberdade de expressão.

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Nenhum esquerdista é a favor da liberdade de imprensa. Sindicalistas então, nem pensar!
Reinaldo só apresentou fatos, mas a verdade dói, às vezes…
Deve ser triste para muitas pessoas que acreditaram no Lula por anos, constatarem no que ele se transformou. Na verdade é triste para todos. Não posso olhar para os meus filhos e dizer que concordo com a corrupção. De qualquer governo.

Velhinha de Taubaté
Velhinha de Taubaté
17 anos atrás

Nem só de anúncios vivem jornais e revistas, companheiros (sic). Há dívidas a perdoar, por exemplo. Ou generosos financiamentos a juros camaradas. Durante o regime militar, o então superministro Delfim Neto, agora guru do Lula, salvou um jornalão paulista com uma canetada. Collor fez o mesmo com um jornalão carioca. No rádio e na TV, a moeda de troca são as concessões. Não é preciso dar bandeira com anúncios de estatais, não.

Acordem!
Acordem!
17 anos atrás

Reinaldo Azevedo é tão bom no que faz,que ultrapassou os limites de seu próprio BLog ,sendo própria a pauta de terceiros!
Vamos irmãos estudem,pensem!
E se puderem superem REINALDO AZEVEDO!
Vocês conseguirão,acreditem em vocês,não duvidem de outros!

Amaral
Amaral
17 anos atrás

Querem automobilismo sem papo furado? Visitem o blog do Fábio Seixas.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Obrigado pelas palavras. Mas o Reinaldo Azevedo continua sendo exatamente o que eu escrevi acima.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Não seja bobo, rapaz. Compre a CartaCapital, conte quantos anúncios estatais tem a revista e depois, se for honesto o bastante, volte aqui e diga o que encontrou.

bruno
bruno
17 anos atrás

Sugiro q o Flávio Gomes volte a ser repórter de Carta Capital definitivamente, esse sim um veículo sem rabo preso, aliás ele já confessou ter feito uma porcaria de reportagem e mesmo assim o “companheiro” Mino Carta publicou. Não é de se admirar, é o “padrão Cartilha Capital de qualidade”, a revista(?) coalhada de anúncio de estatais, ô imprensa isenta….Volta pra lá Flávio, sem pudores…

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

Rapidinho,

Primeiro obrigado pela menção, mas devo dizer que não pretendo dar lição em ninguém, muito menos em um jornalista do quilate do Flávio Gomes.

Entretanto, acho que os petistas não entendem direito o que seja “liberdade de expressão”. Liberdade de expressão é algo que está determinado em nossa Constituição, e pressupõe responsabilidade, tendo em vista que existem disposições penais que regem a “liberdade de expressão”, a fim de assegurar que a liberdade de um seja limitada pela liberdade do outro. Por exemplo, o Flávio Gomes tem a liberdade de expressar a opinião dele sobre o Reinaldo Azevedo, desde que não pratique injúria, calúnia ou difamação, que são os crimes tipificados.

Os petistas, enquanto oposição, se beneficiaram muito de determinados excessos da imprensa. Cansaram de publicar e vazar para a imprensa inverdades e mentiras. Dizem até hoje que as privatizações foram feitas a “preço de banana”, mesmo sabendo que o sistema Telebrás, por exemplo, foi vendido por US$ 40 bilhões de dólares. Os casos são múltiplos: as mentiras da tal da Pasta Rosa, o tal do dossiê Cayman, o próprio dossiê contra o Serra. Enfim, os petistas sabem muito bem insinuar, mas não gostam, e muitos não sabem trabalhar com FATOS. O próprio Lula disse na entrevista do Roda Viva que estava “insinuando”. O lance dos petistas é insinuar.

Entretanto, o petismo no poder não convive muito bem com a liberdade de expressão alheia. Não gostam que suas trapalhadas sejam veiculadas na mídia, porque não sabem como combater, dado que se acostumaram a INSINUAR, e não a provar, investigar e a argumentar com FATOS e com LÓGICA. O fato é que para fazer isso é preciso competência, o que, em geral, falta ao petismo.

Acho que a democracia brasileira vai sobreviver ao PT, sobretudo a liberdade de imprensa, mas tenho certeza que o PT vai tentar colocar algum tipo de controle sobre a imprensa, assim como já tentaram no primeiro mandato do Lula com o tal do Conselho Federal de Jornalismo. E eles tentarão fazer isso com o título de “democratização dos meios de comunicação”. Me engana que eu gosto. Poder Executivo não é para se meter com a imprensa. Existe a tipificação penal. Se o Poder Executivo está incomodado com o que se veicula, ou se considera injúria, calúnia ou difamação, que acione a AGU para entrar com processos no Judiciário. Isso é Estado de Direito, que parece não muito compreendido pelo petismo. Mas acho que eles estão aprendendo.

rapidinho
rapidinho
17 anos atrás

Parabéns Sinistro pela lição no flavio.

Ró
17 anos atrás

Flavio Gomes, cara vc tá com ódio de tudo que não é petista, lulista, dirceusista, respeite as opiniões alheias, sua profissão agradece a liberdade de imprensa, tá muito feio vc atacar seus próprios leitores de maneira vulgar e grosseira, vc que é viajado e culto tem que se acalmar pois tem um bocado de jegue atrás de vc esperando a vez.

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

Flávio Gomes,

Primeiro quero dizer que o considero um dos melhores, senão o melhor, jornalista que cobre a F-1 do Brasil. O seu texto é realmente impecável. Leio todas suas colunas WARM-UP.

Não concordo com suas opções políticas e sou obrigado a dizer que você está errado em relação ao Reinaldo Azevedo. O Reinaldo Azevedo é um jornalista muito bom também, um excelente analista político, sobretudo porque faz suas críticas com fundamentos em teoria política. O Reinaldo Azevedo já foi esquerdista da tal da Libelu, do PT. Revolucionário e etc e tal.

Você pode discordar das opiniões dele, mas o fato que as opiniões dele, sobre política, sobre o PT e sobre a esquerda em geral, são fundamentadas EM FATOS. As suas concepções sobre política são fundamentadas em PAIXÃO. Você confunde torcida com opção política. Você TORCE para o PT e para o Lula, da mesma forma que TORCE para o Schumacher e para a Portuguesa. Não há racionalidade nisso. No Schumacher e na Portuguesa é natural, mas em política, não é. Torcer em política é infantilidade.

Você quer contradizer o Reinaldo Azevedo? Então use as mesmas armas que ele: fatos, fundamentos e lógica. Apenas dizer que o cara é um %!$&# não condiz nem um pouquinho com a inteligência que você demonstra ter. Acredito, inclusive, que se você continuar a freqüentar o blog do Reinaldo Azevedo, talvez verificará que sua concepção política, e seu apoio ao PT e ao Lula, podem ser equivocados, quando colocados à luz dos fatos e da lógica.

Um abraço.