Gira mondo, gira (quinta)

SÃO PAULO (não ferveu) – Do mundo automotivo vem a primeira: querem chipar (chipar?) todos os carros do Brasil. Chips, chips em todos eles, para saber por onde andam, quando, em qual velocidade. Big Brother total. Programas clandestinos, só de bicicleta, agora.

O que eu acho? Não sei. Tem um monte de coisa acontecendo no mundo sobre as quais não tenho opinião formada. Chip para pegar carro roubado? Ótimo. Chip para acabar com a privacidade do motorista? Péssimo. Chip para multar quem fura o rodízio ou excede a velocidade? Vá lá. Chip que a gente paga? Nem pensar. Já pago IPVA, licenciamento, multas. Eles que me dêem esse chip de graça. Aliás, para mim serão vários. Darei prejuízo ao Estado.

Do mundo automotivo, ainda, a segunda. O Estado de SP vai multar os espertinhos que circulam pela cidade com placas de Palmas e Curitiba. Já disse antes: SP é uma cidade que tem mais curitibanos e palmenses (palmianos?) do que Curitiba e Palmas. Isso acontece por que: 1) multas para carros de outros Estados chegam junto com o coelhinho da Páscoa; 2) o IPVA nesses Estados é mais baixo.

Assim, o sujeito anda com a placa de Palmas para pagar menos IPVA, mas seu carro nunca passou por uma rua sequer de Palmas, atravanca o trânsito é daqui mesmo, e paga lá. Picaretas, preparem-se para licenciar seus carros direitinho. Ou mudem-se para Curitiba, ou Palmas.

Nossa, tem mais um monte de coisa hoje. A Varig vai vender obras de arte para pagar dívidas, a Justiça no interior de SP concedeu a adoção de uma menina a um casal homossexual masculino, fizeram um recall da boneca Polly porque umas crianças americanas engoliram ímãs, o Colégio São José vai fechar depois de 126 anos, menina de 13 anos morta com o professor de piano num motel em Porto Alegre e a Nasa perdeu a Mars Global Surveyor, a sonda mais antiga na órbita de Marte.

Quem será que achou?

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mr Big
15 anos atrás

heheheheheh
eu sei aonde esta a Mars Global Surveyor
mais ….. posso te garantir q em Cidade Leste nau esta,,,,
jejejeje
gostei do seu Blog…
saludos

Raquel del Valle
Raquel del Valle
15 anos atrás

Me mudei para Campinas há pouco tempo e estou chocada com o excesso de multas que levei em tão pouco tempo.
Na estrada da Rhodia, meu caminho diário, levei 4 multas em 1 ano.

Não entendo como uma via onde não tem pedestre pode ter multa por velocidade a 60 km/h.

Estou indignada!

Fui procurar o assunto na internet, e descobri outros vários moradores reclamando da mesma situação.

Raquel

Mario Galhardo
Mario Galhardo
17 anos atrás

Nossa, querido Allan,

Enterraste a carapuça até o joelho! Ou és obtuso, ou não entendeu. Existe uma quadrilha que forja endereços em outros estados para carros utilizados por pessoas que sempre moraram em SP. Não entendo o que isso tem a ver com preconceito. E, sim, pessoas que que se utilizam dessas quadrilhas estão à margem da lei. Se vc acha tudo muito normal, problema seu, continue votando no Maluf. E, já que muito educadamente, quis saber sobre minha vida pessoal, informo que um bate papo com sua progenitora responderá suas dúvidas.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Galera,
Lembram do Extintor vencido?
E do Kit de Primeiros Socorros?
Então esperem para ver se vai acontecer.
Agora, como securitário, lanço o vocês sabiam???
Vocês sabiam que menos de 30% dos carros da Cidade de São Paulo não tem seguro, principalmente para terceiros?
Vocês sabiam que mais de 30% dos carros não estão com os documentos em dia? Sem licenciamento, IPVA e seguro obrigatório…
Ah, e mais importante.
Sendo a PPP devidamente homologada, não vamos pagar os benditos TAGs.
ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ…
A LoJack, Car Sistem e Positrom, além do Sem Parar, muito se interessaram.
Ou seja, quem tiver o TAG de um desses, não pagará pelo TAG oficial.
Sinceramente, é coisa de primeiro mundo e deixando as discussões legais (como diria o comediante, do verbo juridiqueis e não do divertido) abaixo, dos causídicos, se funcionar, vai ser muito BOM!
E claro, pra não perder a piada, como já escrevi abaixo, também, achei uma ‘falha’ no TAG, na enciclopédia virtual, para guardarmos na manga.
Pendurei na Confraria.

Allan
Allan
17 anos atrás

Ah! Esqueci de perguntar, Sr. Mario, se o v. está em dias com o Imposto de Renda, e com os deveres familiares de fidelidade, alimentação, moradia, diversão, vestuário, pois a acusação de à margem da lei é muito séria. Eu estou tranquilo. Não ando à margem da lei e, diferentemente de Vossa Senhoria, conheço minha paternidade.

Allan
Allan
17 anos atrás

Mais uma coisa, Sr. Mario. Faça uma viagem pelo País. Veja como funciona cada administração. Eu conheço o Brasil inteiro, e posso garantir que há lugares em que as normas são cumpridas a risca. Vim morar aqui porque as mulheres são mais bonitas, o povo mais educado e da praia para as montanhas, a distância é menor que 200km. Claro, sempre há exceções…

Sr. Allan Advogado
Sr. Allan Advogado
17 anos atrás

Sr. Mario Galhardo, não entendi suas colocações. Como advogado, sou objetivo e cumpro e faço cumprir as leis – desde que sejam morais. E não existe norma que me obrigue transferir meu carro para São Paulo. Se existe algum absurdo, este está na capacidade de cada Estado em elaborar e cobrar seu IPVA. Como não há previsão legal proibindo tráfego de carros de outros Estados aqui (é o que o senhor deseja?), estou no meu direito adquirido de ir e vir com meus bens. E, de fato, meu carro tem placa de Rondônia (vim de lá), mas não uso reboque, luzes irregulares ou qualquer outro artifício ilegal. Mas sou obrigado a usá-los só porque vim de outro Estado? Aliás, se você for mais observador, saberá que as fábricas dos reboques se localizam em São Paulo. O maior número absoluto de carros com reboque também está aqui. E talvez o maior número de carros usando reboque x aqueles que não usam também… Qual o preconceito, então? Qual o seu medo, rapaz?
Quanto as duvidas sobre adulteração de registro de um veículo, usar identidade falsa, abrir uma conta-fantasma, roubar R$ 50 reais da carteira de outra pessoa… São infrações penais, previstas em Normas. Você comparou-as com usar veículo em um local com placa de outro? Onde você enxergou isso???

Mario Galhardo
Mario Galhardo
17 anos atrás

Desculpe sr. Allan Advogado, gostaria de saber a diferença entre adulterar um registro de um carro, usar uma identidade falsa, abrir uma conta fantasma, roubar 50 reais da carteira de outra pessoa…

Mario Galhardo
Mario Galhardo
17 anos atrás

O que realmente me incomoda são esses espertinhos com placas de outros estados. São os mesmos que colocam o gancho para reboque na traseira do carro “para evitar que os outros amassem o MEU carro”. Se o gancho deles detona a MINHA placa, bom, isso não é problema deles. É óbvio que pegar aqueles à margem da Lei, com placas de Rondônia e Tocantins, dá muito trabalho. Mais fácil é investigar o Detran de lá, ou será que tem mais do que 30 pessoas responsáveis por esses registros nessas mostruosas cidades?

Pedro
Pedro
17 anos atrás

Tudo bem que essas placas de fora sao prejudiciais na arrecadacao do IPVA do estado e no cumprimento do rodizio, mas multar qualquer placa de Curitiba só por passar em Sao Paulo já é demais. Isso é uma interferencia no direito de ir e vir do cidadao (o FG defensor ferrenho da democracia deveria pensar melhor ao ser a favor de uma lei dessas). E se um cara realmente for de Curitiba e estiver a Sao Paulo só a passeio? Vai ter que levar uma conta de luz dentro do carro como comprovante de residencia?

Allan, o advogado
Allan, o advogado
17 anos atrás

1) Sobre o chip, talvez seja a CarSystem quem esteja por trás (juntamente com alguns políticos que aumentarão o número da cueca…). Mas, certamente – e eu conheço isso por dentro – estão fazendo pra alguém levar algo a mais…
2) Quero saber COMO eles vão fiscalizar carros de fora. Minha placa é de Rondônia. E daí? Vão PEDIR COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM UMA BLITZ? Ou vão quebrar sigilo de informações junto às Seguradoras? O problema é comprovar que os carros de fora que tem donos que moram aqui…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

O Beto, lá embaixo, sugeriu que fossemos a enciclopédia virtual entender sobre TAG.
Eu fui.
Entendi como se pode sacanear e já vi que vai dar problema.
Pendurei na Confraria, então!

aguia
aguia
17 anos atrás

Mais uma maneira de arrancar dinheiro do pobre coitado que tem carro para trabalhar. Porque para passear só alguns, aqueles mesmos de sempre….
Vejamos:
Com a implantação de radares em Campinas você passou a receber multas toda hora. Os radares são colocados em pontos onde você não os vê, em descidas, curvas, etc. , limites de velocidade são fixados sem nenhum critério – por exemplo, rodovia Campinas a Barão Geraldo a 80 km/h com 3 pistas, plana e de boa visibilidade (ressalto que o problema dos acidentes com vitimas não é a velocidade e sim a vala do canteiro central que catapulta os veiculos quando perdem o controle pela falta de uma simples barreira de proteção) – onde você é multado por estar a 0,6 km/h acima da velocidade regulamentada quando o velocimetro do veiculo tem divisões de 10 em 10 km/h (10% de 80, 60, 40(!) é muitooooo). Na estrada da Rhodia colocaram um que rendeu mais de 4000 multas em uma semana! Estava bem escondido atrás de uma arvore fiscalizando 60 Km/h onde não há nada, nem pedestres ou movimento de pessoas.
O que estes caras vão fazer com esta nova arma que querem implantar? Multar, Multar e Multar sem nenhum critério….seus picaretas!!!!! E tem mais, numa estrada qual é o limite de velocidade para um caminhão de 15 ton fiscalizado pelo radar? Certamente o mesmo de um automóvel que tem freios suficientes para parar em um menor espaço, se é que um caminhão pára…..

Quanto ao IPVA trata-se de imposto cobrado diversas vezes (bi, tri, tetra…..tributação) sobre alguma coisa que foi taxada em todos os momentos de sua fabricação desde a usina até a concessionária, que você adquiriu com dinheiro já bem taxado no mínimo em 27% (desde que proveniente de coisa lícita), até o sucateamento do bem. É muitoooooo.
A pergunta que não quer calar: Até quando estes “filhos da luta” vão dilapidar o contribuinte exaurido???
O que a população ganha com isso???
É melhor localizar carros do que inibir a ação de ladrões e assaltantes que cada vez mais estão por aí?
E os motoristas infratores que com o uso da seta se acham donos da rua? E aqueles que não respeitam a preferencial?
Quanto às novas “invenções”, daqui a pouco estarão cobrando pelo ar que respiramos a título de instalar filtros anti-poluição na cidades.

É, caro FG, se fossemos colocar tudo que está errado não sobraria espaço no seu blig. Desculpe o desabafo.

Sds.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Muito criativo!!!! Aplausos!!!!
Coisa de 1 Mundo….

Porque não existe criatividade quando falamos de:

Saúde Pública?
Cultura e Educação?
Segurança Pública?
Sistema Prisional?
Etc, etc,etc,

Palhaçada, somente mais uma palhaçada…

Cabral
Cabral
17 anos atrás

Só chipo meus carros se chiparem o rabo dos politicos

bebeto
bebeto
17 anos atrás

pera lá ! como é que vão multar os carros de curitiba sem saber se o carro é de lá mesmo ? Isso é só ameaça. Ou então estão fechando a cidade para os curitibanos e palmenses (?)

bebeto
bebeto
17 anos atrás

a primeira coisa que o bandido vai fazer quando roubar o carro é arrancar este chip. tá brincando que isso vai combater roubo de carro. isso serve pra multar o carro sem precisar tirar foto da placa. no mais não serve pra mais nada.

jovino
17 anos atrás

Não gostei. Mais uma despesa para nós contribuintes pagarmos, já que este chip terá que ser instalado pelo proprietário do veículo. Acho um absurdo, com tantas taxas que eles inventam, agora temos mais esta!!!

Jovino

Bugre
Bugre
17 anos atrás

Flavio, minha placa era de Goiás para não levar multa (a diferença do IPVA é de 0,5%, nem compensaria o trabalho). Agora essa festa acabou. As minhas abusadas começaram a chegar. Já transferí de volta para SP, já que não me serve mais pra nada ter placa de outro estado.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Sobre o chip penso o seguinte:

1 – Se é o governo que está impondo, ele que arque com o prejuizo. Eu não tenho que comprar.

2 – Daqui a uns cinco anos (se muito), possivelmente, vamos ouvir falar do escândalo do chip. Aquela velha história de superfeturamento na licitação que sempre acaba em pizza.

3 – Quem vai gostar muito disso, além do governo – pois vai aumentar a arrecadação, são as seguradoras. Vai aumentar, e muito, o número de recuperação de carros roubados.

4 – Quem não vai gostar muito é a Car System. Empresa que hoje tem um produto quase que exclusivo, imagino. Depois do chip, o localizador vai se tornar algo banal. Todo mundo terá.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Saber aonde eu ando, tags RFID, eles podem, mas eu saber aonde eu ando, GPS, eu não posso?

Para quem saber um pouco mais sobre a identificação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/RFID

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
17 anos atrás

Como é que uma menina de 13 anos entra no motel?

Aqui em SP um amigo meu saiu com uma mulher, maior, sem o RG, nada feito, não conseguiu se hospedar em nenhum motel.

Só posso dizer Ave Maria para tanta bobagem escrita em um comentário só.
Parece que só nós paulistas é que trabalhamos, o que não é verdade.

No jornal de hoje tinha uma matéria em que o alcaíde paulistano quer dar de graça o chip em troca de uma PPP (pobre povo paulista), em que a empresa vencedora receberia uma % das multas do município.
Contudo para este comentarista isto não passa de uma medida para enriquecer algum amigo de politico, claro sendo este fornecedor dos tais chips. Lembram do selinho do licenciamento de 97. Ué só teve em 97 e os de 98, 99… 2006? Também como já lembrado aqui dos kits de primeiros socorros que não servem para nada.
Aliás P.P.P. = V.V.P.M.C.P.I. (Você vai pagar mais caro por isso)

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Ah, não acho legal correr numa pista só, não. Ano que vem vou levar meu carro para correr em outras pistas.

Gabriel Vargas
Gabriel Vargas
17 anos atrás

Privacidade do motorista? Sabe pra que serve a privacidade do motorista? Para andar bem acima da velocidade e assassinar pessoas que nada têm a ver com isso.

ave maria
ave maria
17 anos atrás

faltou vocÊ dizer que além de carregar o resto do brasil nas costas, o povo de são paulo é o quem ai spaga imposto no brasil, consequentemente, no mundo. isso mesmo, vamos chipar os carros, vamos pagar quase tudo o que ganhamos em impostos, perdendo horas da vida que não voltam mais trabalhando pro seu lula querido distribuir bolsas-esmolas pos pobres. muito bom. bom mesmo é correr o ano todo em uma única pista, com um carro mais velho que matusalém.
legal. flavio, você é uma piada!

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Se mudar pra Curitiba, nem a pau, JÁ ESTAMOS SATURADOS…

Olha, Curitiba é horrível para se viver, para todos os efeitos, NÃO VENHAM…

kinho
kinho
17 anos atrás

Acabou de passar no jornal da RG que o custo será do estado em São Paulo e no Rio.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

FG,
Faltou você comentar o problema do vôo da Gol, quanto ao depoimento dos controladores que colocam os pilotos americanos que vc tanto critica em situação melhor que o sistema aéreo “destepaiz” .

Mário
Mário
17 anos atrás

voces lembram do estojo de primeiros socorros? depois que todos nós compramos revogaram a obrigação a custa do enriquecimento da industria, bando de ladões!!!!! é isso que penso dos nossos governantes!!!! pau neles

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

em relação ao sumiço da sonda, por acaso o último contato foi por Brasília?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Hoje eu li (será que só eu?) que:
Advogado bem-sucedido, Juvenil Alves resolveu tentar a sorte na política.
Elegeu-se deputado federal pelo PT de Minas.
Será diplomado no próximo mês.
E toma posse em fevereiro.
Mas, desde logo, dá mostras de que não chega ao Congresso para atuar nas divisões de base.
Juvenil não é juvenil.
Para a Polícia Federal, é profissional.

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

1. o chip é igual ao do Sem Parar – em maio meu carro foi furtado, e o sem parar me cobrou R$ 99,00 pelo aparelho – portanto não acredito em custar apenas R$ 55,00.

2. querem fiscalizar a evasão de renda via ipva? querem fiscalizar tudo via chip? Tudo bem, mas vou ser um dos chatos de plantão porque pagamos tanto para ter carros “populares” equivalentes a esportivos na europa, e somos obrigados a rezar para não sermos acertados por tantos caminhões e ônibus sem freios, luzes, pneus em condição de uso, e, como nas lotações, pessoas sem capacitação para condizir, quando não são ex-presidirários revoltados ou assissinos que acham que coletivos são carros de fórmula ou fórmula truck.

3. a propósito: porque ninguém fiscaliza a poluição absurda dos ônibus e caminhões? por que temos que ter injeção eletrônica, canister, catalisador etc etc etc e ônibus – caminhôes e MOTOS podem poluir o quanto quiserem???? com a palavra as autoridades, que pelo visto só estão preocupadas em ver quem tem placas de outro lugar…..

4. com esse tal chip, o atendimento no detran vai melhorar? na CET também?

5. com o tal chip e mais despesas, finalmente o detran e órgãos envolvidos vão começar a procurar carros roubados e clonados, ou ainda vamos ter que achar os carros, os clones, fazer os processos, provarmos que estamos certos e ainda correr o risco de dizerem pra nós no balcão que “ainda falta uma coisinha…..”???? e perdermos mais dias de trabalho e aborrecimentos…. e ainda ver entrevistas na TV que que o Detran faz e acontece…..

6. a indústria das multas vai puxar o crescimento da economia que tanto o governo sonha…. bem que o lula disse que íamos ver o “espetáculo do crescimento” ….. e eu pensava que era outra coisa….

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
17 anos atrás

Flavio, tudobem ?????

Quer saber o preço deste absurdo ?

Prepare-se para pagar R$55,00 por veiculo para colocar o chip , e no futuro proximo mais R$55,00 para efetuar o licenciamento com a inspeção veicular.

Herik
Herik
17 anos atrás

É isso aí, pau neles! Tem que acabar com esse jeitinho brasiliero que orgulha tanta gente.
Quanto ao companheiro que diz que não transfere o carro de jeito maneira, está cometendo, no mínimo, uma infração de trânsito: Não transferir a propriedade de veículo em 30 dias.
Mas o que me aborrece nessas notícias é outra coisa. Por que não são ficalizadas TAMBÉM esse monte de jabiracas caindo aos pedaços, carros com pneus carecas, tunados com esses malditos farois modificados e etc?
Gostaria de ver fiscalização atuante não só para aqueles que burlam ou não pagam IPVA, mas também para quem não respeita TODAS as regras de trânsito.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

A questão não é usar ou não o tal chip. A questão é qual será a empresa beneficiada por essa mamata, além das seguradoras, é claro! (Deve ser o mesmo lobby que vai fazer todo mundo ter que trocar o extintor pelo tal que deve durar cinco anos). Do que adianta recuperar o carro se ele acaba sendo depenado no pátio da Delegacia?
A questão não é o cara ser ou não esperto em emplacar o carro em outro Estado. A questão é por que o IPVA de Rio e São Paulo é tão caro? (Este ano paguei mais de R$ 500,00 no IPVA de uma Parati 1991)
Aliás, vai multar baseado em que? Ao que me consta o direito de ir e vir ainda não foi revogado.

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

Chip: um aburdo!!!!

Emplacamento..
Trabalho em uma grupo que tem revenda multimarcas e uma locadora de veículos.

Imagine uma locadora pagando 4% de IPVA numa frota? Porque o imposto em SP tem que ser 4% contra metade em Curitiba e Palmas?
Ainda mais. Para locadoras o imposto cai mais ainda, sendo de 1% nestes estados.
Calcularam a economia? Um carro de R$ 25 mil paga R$ 1 mil em São Paulo e R$ 250 em Palmas. Se multiplicar isso por 300.
R$ 300 mil contra R$ 75 mil.
Essa é a explicação. Como hoje acompenho os custos e sei o quanto custa um carro emplacado aqui, não acho errado o que está acontecendo.
Se SP está perdendo, que diminua o imposto aqui então. Isso sim seria justo. Paga-se uma fortuna e não tem nenhum benefício por isso…
Meu carro era de locadora. Não transferi pro me nome e nem vou transferir. 1% de IPVA é tudo de bom….

99% dos carros que rodam com essas placas são de locadora e não de pessoas físicas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Espero que não venham aqui para Curitiba não. Nem que aumentem o IPVA aqui.