Gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (toda hora é hora) – Posto (“posto”, do verbo “postar”, um horror) direto do estúdio da ESPN Brasil, enquanto não chega minha vez de entrar no ar.

Vim escutando o rádio, que só fala dos aeroportos, do caos aéreo, o escambau a quatro.

Escolhi o melhor ano do século para viajar menos. A crise da Varig, a queda do Boeing da Gol, os problemas dos controladores de vôo, as ameaças de atentados, as frescuras para embarcar… Adorei passar longe dos aeroportos este ano. Viajei umas quatro ou cinco vezes, no más. E não tive problema em nenhuma delas. Sorte danada.

Aos que estão sofrendo nos aeroportos, uma dica: peguem ônibus. O bom-senso indica, por estes dias, que viagens até 600 ou 700 km devem ser feitas de ônibus, ou de carro. Acaba sendo mais rápido, e é certamente mais barato.

Para que pegar a Ponte Aérea, por exemplo, de é possível ir de SP ao Rio em cinco horas por muito menos, e ainda olhando a paisagem? Para que pegar um avião de SP a São José do Rio Preto?

Os atrasos e o estresse aeroportuário não compensam. É preciso saber se adaptar às diversas situações. Está ruim de avião? Vai de ônibus, meu filho. Depois as coisas se normalizam.

Aliás, pelo que ouvi no rádio, está tudo tranquilo hoje. Mas a tendência é de uma zona sem precedentes no domingo, volta do feriado. E não adianta xingar as lindas e doces atendentes das companhias aéreas nos aeroportos. Elas não têm culpa nenhuma. O festival de grosserias que tenho visto na TV nos últimos dias é deprimente.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

flavião
em 95 eu fui para o litoral e do meu lado veio um controlador de vôo, de congonhas, e já naquela época os caras estavam no sufoco, e ganhando em média 1.700 reais, valores de hoje.
se investe tanto em aeronaves e pagamos tantas taxas de embarque e impostos diversos e não vemos o retorno ou aplicação.
a infraero, aeronáutica que se expliquem.
ou teremos que ver mais gente inocente morrer para se por a tranca na porta arrombada???

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

As lindas agentes não tem nenhuma culpa mesmo…

Foi bom tocar nesse assunto, como existem pessoas idiotas nesse mundo, xingando quem não tem nada a ver…

É REALMENTE LAMENTÁVEL…

Lg
Lg
17 anos atrás

Ao Tubemem

Veja bem, pelo que você diz o problema todo é por causa do acidente com o Boeing da Gol correto ? Então os responsáveis pela área não previam que poderia acontecer algum acidente ? Se acontecer outro acidente como vai ficar a situação ? Vamos ter que importar contoladores da China ou vamos racionar os vôos ? Não tente tapar o Sol com peneira, a culpa é única e exclusiva do governo que não tem planejamento algum, pensou apenas em se reeleger. E se prepare para defender o Lula porque isso é apenas a ponta do iceberg, vem coisa muito pior pela frente.

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Pessoal, nem todo mundo que viaja de avião neste pais é cheio de grana. Muita gente se aperta todo e divide a passagem em várias vezes no cartão e vai. Ir de ônibus de SP para o Piaui é um suplicio, quase 3 dias e ir de avião não sai tão mais caro assim. O rico numa situação dessa vai para um hotel, almoça e janta no restaurante do aeroporto e o que tem menos vai ter que passar a pão de queijo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Concordo, civis. Funciona no mundo inteiro, funcionaria aqui.
E o salário desses caras, devia ser muuuito alto, afinal eles são responsáveis diretos por fortunas em patrimônio e vidas.
Um cara desses ganhar soldo é piada.

wellington elias
wellington elias
17 anos atrás

até que foi divertido ver gente cheia da grana passando apuros. imagina se é notícia um hospital cheio de gente pelos corredores?
O Xico Sá escreve sobre isso nsite http://ponteaerearjnominimo.ig.com.br/?1323.

abraços

Lg
Lg
17 anos atrás

Tubomem:

O desencadeou a crise foi o afastamento destes controladores, mas veja que o problema já estava no limite e iria explodir mais cedo ou mais tarde, provavelmente no final do ano. O acidente da Gol apenas antecipou. Foi falha do governo atual sim, que não viu como de costume que nos últimos 3 anos aumentaram um muito as viagens de avião em nosso pais. Eu não decorei a porcentagem mas foi mais de 30 %, se você mantém a mesma estrutura a coisa vai pegar. Se não tivessem privatizado as telecomunicações hoje estariamos usando sinais de fumaça. Se o Lula adora dizer que NUNCA NA HISTÓRIA REPUBLICANA ESTE PAIS ESTEVE EM MELHORES CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO, das 2 uma ou ele não sabe história ou não esta dizendo a verdade.

A uns meses o Gomes reclamou em uma postagem que os EUA estavam se preocupando com a sucessão em Cuba e que eles não deveriam fazer isso. Ai que esta o erro pois um governo sério deve se preocupar com tudo, tentar prever os problemas antes que aconteçam e não ficar criando concurso por medida provisória. O número de controladores de vôo deveria ter acompanhado o aumento das viagens áereas, se não aumentou vai dar problema, é simples.

O grande problema do nosso governo seja ele do PT ou de outro partido é os cargos de confiança que servem apenas para empregar os afilhados, e coloca pessoas incompetentes para exercerem funcões importantes e o povo paga o pato. Lembra do recadastramento dos velhinhos do Berzoine ? Pra que serve o ministério das cidades do Olivio Dutra ? Lula partidorizou a máquina como nenhum governante tinha feito ate hoje, além dos ministérios criou por medida provisória mais cargos de confiança para sua turma, por isso este governo não anda, fica fazendo apenas propaganda dos 10 % que funcionam.

Falta aos nossos governantes pensar a longo prazo, querem fazer apenas aquilo que traz benefícios imediatos, ninguém começa uma obra que vai ser inaugurada por outro governante, e com isso os problemas vão sendo apenas adiados.

Roberto
Roberto
17 anos atrás

O controle do tráfego aéreo tem de permanecer com os militares. Já pensou sindicalistas companheiros promovendo um caos desses a cada seis meses?

Nos Estados Unidos, houve algo semelhante no governo Reagan. Sabem o que o presidente fez? Bateu o pau na mesa e mandou os 11 mil (11mil!) controladores de vôo para o olho da rua. Autoridade é isso. Já o “nosso guia” preferiu desfilar de sunga na praia……….

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Bianchini,

Entendo sua exposição e ela faz sentido de certa maneira, mas acho que poderíamos ser como o resto do Mundo Desenvolvido: Civis. É verdade o que você escreveu sobre os controladores que hoje ainda estão Civis, mas este é mais um problema, pois se derem aumento para eles, os Militares com a mesma função e responsabilidade vão sifu, além disso, pela responsabilidade que o cargo exige, o salário pago é uma esmola. Se eu fosse um desses, eu estaria participando da Operação Padrão.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Pedrão,

Acho que normal e pertinente, seria que a função de Controlador de Vôo viesse a ser exercida por Civis, o que não acontece por ser isso um resquício do período dos Miliatares, que usam como razão o fato de se tratar da Segurança do Espaço Aéreo Nacional, e eu me pergunto: Para a segurança Nacional não bastaria que os Controladores fossem Brasileiros? Precisa ser Militar?

Abraços.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

A respeito do problema de tráfego aéreo, hoje ouví na rádio Bandeirantes, no programa do Milton Parron, um a das maiores sandices dos últimos tempos: um projeto para tornar os controladores de vôo civis. Parece-me que cerca de 1/5 dos controladores hoje é civil, e foram eles que iniciaram a operação padrão. Ora, num país sem lei nem ordem como o Brasil, em que o direito de greve geralmente é utilizado com abuso e sem discernimento nem responsabilidade, esse é o caminho perfeito para o CAOS. A única maneira de moralizar a coisa é militarizar completamente o serviço. Mas será possível que esse país ao invés de evoluir involui???????????

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Entre dormir no chão de um saguão de aeroporto e andar de ônibus, prefiro ir para casa ou para um hotel.
Não sou cachorro e nem gado.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Caíque, e se todos virarem tenentes?

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Se esse ministro da defesa fosse meu funcionário levava um belo dum pé no meio da b,,,,,,

Outro que não viu nada, não sabia de nada.

Fala sério.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

À todos:

Controlador de Vôo no Brasil é Militar Aeronáutica, Patente: Sargento, Salário: Igual ao de todos os sargentos das Forças Armadas (ISONOMIA), Quando são Civis e querem fazer Concurso e passam no exame, tornam-se, por força da Lei Militares e ninguém é obrigado a ser controlador de Vôo só se fizer o Concurso. Como são Militares, não podem fazer GREVE, mas podem fazer Operação Padrão, que é o que estão fazendo. Para terem aumento de Salário precisam não serem Militartes, pois se ganharem mais todas as Forças Armadas precisarão ter aumento, já que um Sargento não pode ganhar mais que um Tenete e assim por diante.
Esta é a solicitação deles a partir de cada vez mais estar ficando claro que o acidente da Gol aconteceu por falha dos Controladores, como publicaram ontem a Folha e o Estadão, culpando a Torre de São josé dos Campos. Em entrevista a CBN ante-ontem, no Programa da Tarde, um Engenheiro de uma Empresa de Consultoria de São Paulo, especializada em problemas de Automoveis e Aeroportos, foi muito claro, quandfo perguntado pelo Carlos Sarderberg, que todos os equipamento utilizados para o Controle de Vôos no Brasil são confiáveis e são dentro do Padrão Mundial, excetuando-se alguns aeroportos Americanos cujo transito é mais de 5 vezes maior que SP no horário de Pico e que o sistema de radares foi colocado pelo governo FHC ( SIVAM), logo o problema era de GRANA.

Acho que dá para todos entenderem e concluirem o que bem quiserem.

Abraços.

FG,
infelizmente, por problemas particulares não estarei aí amanhã. Boa Prova e abraço em todos.

Tubomenm
Tubomenm
17 anos atrás

Lg;

Se você começar a ler e ver jornais vai deparar-se com uma notícia de que um certo avião da Gol foi derrubado por um outro avião de passageiros, que, supostamente estava viajando em condições erradas. Por causa disso uma equipe inteira de controladores tiveram que se afastar de suas funções do controle aéreo de Brasília, daí surgiu toda esta confusão, se isto não tivesse acontecido, você nem estaria falando de caos nos aeroportos do Brasil neste momento.
Digo e repito o APAGÃO foi a maior mostra de ingerência que um governo pôde dar até hoje.

Lg
Lg
17 anos atrás

Tubomenm;

Quem controla os aeroportos ? É você ou eu ? Não, quem controla os aeroportos e a Infrero. E quem é o dono da Infraero ? Ela é uma estatal e portanto é do povo e quem manda nela é o governo. Pelo que me consta o Lula assumiu a mais de 1.400 dias. Será que todo este tempo não foi suficiente para fazer alguma coisa ? Poxa neste mesmo periodo não foi ele que conseguiu fazer a Petrobras ser auto-suficiente em petróleo ? Quando é uma coisa boa foi obra do governo atual, quando é ruim é herança de FHC. Nossos governantes só se preocupam em fazer obras que aparecem como pontes e viadutos, aquilo que ninguém ou apenas poucas pessoas sabem eles deixam para depois. É como construir rede de esgotos, vai ficar debaixo da terra e não rende votos.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Caio..vou ver sim…mas é o video de 2004 quando o Gomes fez 2º com a Deka ainda #6 na então “Classic”……..

Tubomenm
Tubomenm
17 anos atrás

Eu sabia que ia aparecer alguém pra meter o pau no governo. Tudo bem, pode até ser culpa “dos governos” e não somente deste. O apagão por exemplo, foi muito pior e atingiu o Brasil inteiro, já este dos aerortos.
A população pobre do país está perdendo noites de sono de tanta preocupação.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

já que é pra culpar alguém, isso tudo é culpa dos pilotos americanos do Legacy. nosso ,inistério da defesa é perfeito e não erra.

Paulo - band
Paulo - band
17 anos atrás

Mais um problema causado pelo mal investiment dos recursos que o o seu governo FG rouba dos contibuintes. Pois pagar 19.42 de taxa de embarque pra infraero e a mesma nao ter dinheiro p dar aumento para os controladores é um exemplo da ma administraçao desse país. E dai vem um como você fala, ô vai de onibus, porque você entao no proximo gp dos EUA não vai de onibus até la?? hein. Há me esqueci, agora você trabalha na tv traço, ninguem mais paga nada pra você ir até la, o pé na bunda da radio bandeirantes foi lindo e agora voce vem com esse papo que deixou de viajar heheheh, para de ser mentiroso, é que ninguem mais paga pra vc ir como nos velhos tempos.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

viajar de onibus leito então é uma delicia, muito mais confortável que avião. o problema é que essa galera estava com pacote comprado..

Christian S
17 anos atrás

Vai de MOTO!

Caio, o de Santos
17 anos atrás

6 horas por dia,
4 dias por semana
por R$ 1.500,00.
Mudando de turno a cada mês.

Alguém aí topa?

Ah,
tomar conta de aeronaves,
que não podem mudar de trajetória,
de altitude,
de velocidade,
autorizar idas e vindas
junto com outros
e quando estão a tantos metros um dos outros,
ou de pontos de referência,
sirene de alerta.

É, molesinha…

Caio, o de Santos
17 anos atrás

Discordo Jason.
Acho sim que foi um basta, deles.
Já fui empregado e na minha época, sair no horário, ou seja, não ficar um pouco mais, sentia o nariz torcido de certos ‘chefes’.

Caio, o de Santos
17 anos atrás

Tarsis.
Reveja seu Youtube ou me explique.
Aqui, ‘faiô’.

Jason
Jason
17 anos atrás

Essa greve dos controladores parece menos uma ação reivindicatória e mais uma forma de pressionar o governo para livrar a cara dos pobres colegas que podem ter colaborado para o maior acidente de aviação da História do Brasil. Será que ninguém percebe isso?

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

bons são os onibus na Argentina e Chile. Tem até rodomoça.

Aqui é mais caro e desconfortável.
Mas muito melhor que qualquer poltrona da BRA.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Estava comentando exatamente o mesmo tipo de solução – ônibus no caso – com um funcionário esta manhã….”e as viagens de negócios?”….previsão antecipada, ora bolas!

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Gomes, vou dar uma de mala, antigamente as pessoas iam em um lugar chamado Correio e “postavam” cartas para seus familiares e amigos. O verbo “postar” é anterior aos blogs.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Gomes, na verdade não é preciso uma crise como a que se instalou no sistema aereoportuário para que as viagens de avião, pelo menos no Brasil, sejam estressantes. Ano passado participei de um um projeto em Curitiba (moro no Rio). Ia pra lá toda semana e voltava nos fins de semana pro Rio. Isso durante 3 meses. As voltas nas sextas-feiras eram tristes. A conexão em Congonhas é algo de chorar. Aquele aeroporto já não suporta mais a demanda de tanta conexão (acho que todos os voos pro sul passam por Congonhas).

Só pra citar um exemplo, numa dessas voltas, sai de Curitiba numa sexta às 19 hs. Cheguei em minha casa às 03 hs do sábado. Claro que com tanto atraso em Congonhas, a segunda perna da conexão (SP, RJ) saiu de Guarulhos. Congonhas já estava fechado por causa do horário.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Tô contigo! As atendentes não têm a menor culpa!
(Alguém aí tem o telefone do Waldir Pires???)

Dot
Dot
17 anos atrás

Culpar o governo anterior que acabou a 3 anos e 10 meses é piada. É claro que a culpa e deste governo que desde o 1º dia da posse não fez outra coisa que não fosse pensar em reeleição e como controladores de vôo são poucos ele deixou de lado. Preferiu aumentar o Bolsa Família que dava muito mais votos e agora o problema explodiu. Ainda vão aparecer outros no decorrer do 2º mandato e vem coisa pior por ai. A solução seria privatizar os aeroportos, com certeza a coisa funcionaria melhor. Já sei, Lula não privatiza, mas que ele deve achar ótimo terem vendido aquele monte de estatais deficitárias pois assim sobra mais dinheiro para as areas prioritárias como saúde, segurança, educação e transporte.

Quanto a reclamar com os funcionários das empresad de aviação realmente é chato porque eles não tem culpa alguma, mas é uma maneira de chamar a tenção para o problema pois neste pais quem pode mais chora menos.

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
17 anos atrás

Agora a classe média sabe o que é lutar (fisicamente) pela garantia dos seus direitos…

Renato
Renato
17 anos atrás

Boa Sucrilhos!
e ainda seria motivo para instalação de uma CPI.

e eu que moro aqui em moema e não tenho nada a ver com isso daí, preciso aguentar os aviões até a madrugada. Mas enfim, paciencia.

abs

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Fico pensando nas críticas que soltaria o nosso ilustre presidente, caso isso tivesse acontecido na época em que ele era oposição. Diria que é uma vergonha, que é culpa do FHC que só fica viajando de avião mas não se importa com a população, que os direitos dos controladores de vôo devem ser respeitados e bla bla bla. Apagão aéreo, diria ele. Mas não estou dizendo que a culpa é dele, só estou supondo o que seria dito caso ele fosse oposição.

jota
jota
17 anos atrás

mas o erro foi desse governo tambem, de não ter agido, já era sabido a anos que os controladores trabalham no limite, uma hora eles iam aprontar alguma e mostrar a importancia deles

jota
jota
17 anos atrás

a culpa passa em parte sim, por tudo de errado deixado no rastro do governo anterior, desde a precarização e terceirização de certos servicos, passando pelos radares superfaturados dos escandalos daquela época, até a falta de investimentos daquele governo

mas o erro foi esse tambem não ter notado isso, já era sabido a anos que os controladores trabalham no limite, uma hora eles iam aprontar alguma e mostrar a importancia deles

jota
jota
17 anos atrás

festival de grosserias que acaba revelando a ignorancia da classe média alta e alta, quando agridem funcionarios e destroem balcoes de check in, mesmo sabendo que a culpa nao é integralmente das companhias

jpena
jpena
17 anos atrás

Caro Gomes concordo com vc. A garotas que estão atendendo não tem nada que aguentar aqueles desvairados que não sabem ou não querem se programar.Eles podem fazer o que bem entendam ,nas não podem dixar o respeito de lado . Afinal não são suas filhas,mulheres uo mães. Por lalar em respeito , como sofreram as meninas do salão do automovel com aqueles malas querendo uma foto ao lado delas. algumas já estavam com caimbras no rosto de tanto manter o sorriso

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Para ir ao GP do Brasil, saí de Porto Alegre na sexta feira dia 20, ou melhor, sábado dia 21 de outubro, pois meu vôo estava marcado para 19:30 de sexta e saí depois da meia noite….parece que só agora a mídia descobriu a bagunça nos aeroportos brsileiros, mas já faz algum tempo que isso está ocorrendo…
A cena que presenciei é a mesma que está aparecendo nos jornais….gente amontoada pelo aeroporto, espalhadas pelo chão, ou deitadas e dormindo ou sentadas com seus Laptops (assim que se escreve?), muita irritação e muita grosseria com os funcionários…eu tava bem tranquilo, só um pouco cansado, afinal, ia assistir a um Grande Prêmio de F1 pela 1° vez…(depois daquela corrida sensacional nem lembrei do atraso no aeroporto, hehe…)

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Corroendo-me por ñ poder ir a Interlagos neste FDS…mas mato minha vontade e saudade…abração Gomes….boas azuis….http://www.youtube.com/watch?v=zp Y1oxCYE58ço

Viva la France!
Viva la France!
17 anos atrás

– Não tem pão? Que comam brioches!
Agora só falta a turma do dizerem que a crise da aviação é culpa do governo anterior… ops, agora a compararão deles é com eles mesmo!