Goiânia de volta

SÃO PAULO (e como estará?) – Nos informa o blogueiro Helvio Bertolucci que neste fim de semana, depois de quatro anos, o autódromo de Goiânia voltará a receber uma prova de caráter nacional, do Trofeo Maserati.

Aos goianienses, fica a pergunta: a pista está legal? Lembro-me com carinho nos idos dos anos 80 das coberturas que fazíamos, na “Folha”, da etapa goiana do Mundial de Motovelocidade. Quem assistiu a uma dessas corridas que conte aqui…

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
F.C.
F.C.
17 anos atrás

Fui lá hoje e foi muito massa…
… o ruim é que parece que está cancelada a corrida!!!

ROGÉRIO BORGES
ROGÉRIO BORGES
17 anos atrás

ENTRA ANO, SAI ANO, ENTRA POLÍTICO E SAI POLÍTICO, É SEMPRE ASSIM, PROMESSAS DE MAIS E VONTADE DE MENOS. FLÁVIO, DERAM UMA PERFUMADA
DE PROCARIA NO AUTÓDROMO, METADE DOS BOXES NÃO TEM CONDIÇÃO DE USO, BANHEIROS NÃO EXISTEM, MAS COMO SOU APAIXONADO POR CORRIDAS ESTAREI LÁ VENDO O NOSSO ULTIMO “MOICANO” ALENCAR JR.

Maurício Morais
17 anos atrás

Flávio, fico feliz de saber que o autódromo de minha cidade será reaberto. Como estou morando em João Pessoa não sei o estado do mesmo.
Sobre as corridas da motovelocidade, tive o desprazer de entrevistar o Kevin Shwuantz (Sei que está errado. Eu trabalhava na Organização Jaime Câmara (Globo) na área de publicidade, e quando cheguei pra mais um dia de trabalho sobre a minha mesa estava a pauta de uma entrevista com os pilotos da Suzuki Pepsi Team, era o Kevin e outro, que não me lembro o nome, bem gordo pra ser piloto de moto.
O Kevin ainda não era campeão mundial, lembro que ele gostou da pista, mas disse que ela podia ser menos ondulada, blá, blá, blá.
O piloto gordão não falou nada, só sorriu o tempo todo. Um típico coadjuvante.
Foi um desprazer porque como eu não conhecia nada de motogp, nem quem seriam os entrevistados tive que fazer o trabalho no improviso, coisa que detesto.

Fabrício
Fabrício
17 anos atrás
Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
17 anos atrás

Adoraria que tudo isso fosse verdade…
Mas duvido que venha pra 2008… reformas grandes… todos os anos vem gente falar disso… veremo…
Hoje por lá só dá esse povim que gosta é de tunning, arrancada, bagunça… essas coisas mundanas… Automobilismo mesmo… sei não… mas assim está o Pais todo.
Olha, o Acesso ao Autodromo nunca foi melhor, hoje ele está cercado de condominios horizontais, pertinho de tudo…
Todo mundo vai ser bem vindo por aqui!

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Bom, vamos por partes. O autódromo de Goiânia passou por uma reforma superficial, apenas para voltar ao circuito do automobilismo brasileiro. A pista foi gradeada e recebeu uma nova camada asfáltica (não foi feito o recapeamento, apenas tiveram a intenção de eliminar as ondulações mais fortes e tapar os buracos).

Os boxes foram pintados e receberam reformas na parte elétrica, com troca da fiação e colocação de lâmpadas. A parte hidráulica também foi revista.

Limparam o mato e repintaram as zebras. O próximo passo é a reforma dos sanitários e dos bares, para essa prova foram instalados banheiros químicos.

A boa notícia é que o Trofeo Maserati vem para Goiânia através de um empenho pessoal do piloto Alencar Jr e do novo superintendente do autódromo, o Câmara. O governo do estado já anunciou a criação de um fundo de manutenção do autódromo, que utilizará as taxas pagas para a realização de eventos, e um repasse de verbas do governo para sua reforma, que pretende ser bem mais ampla no ano que vem, incluisve com recapeamento total da pista e obras estruturais, como reforma total dos boxes, dos quartos existentes em cima dos boxes, torre de cronometragem e equipamentos.

Para nós é uma ótima notícia, principalmente porque o Câmara, que é ex-piloto, é apaixonado pelo automobilismo, um dos maiores defensores da manutenção do autódromo, e tem apoio do governo. A tendência é só melhorar.

Em relação às etapas do Mundial de Motovelocidade, tive o prazer de assistir a toas as três, em 87, 88 e 89. Na época o autórdromo estava impecável, e realmente mereceu receber as etapas. De lá para cá muita coisa mudou, o acesso ao autódromo melhorou muito, a infra estrutura da cidade também melhorou muito. O governador eleito deu uma declaração essa semana que a meta é trazer de volta o mundial de motos para Goiânia, já para o ano de 2008. Vamos torcer para que seja verdade.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Carlos,
Dias depois nada!
Foi no mesmo final de semana… a mídia só esperou os gringos embarcarem para divulgar a desgraça…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Fui ao primeiro GP do mundial de motociclismo no Brasil, em 1.987. Acampei no estacionamento junto com meu irmão. Fomos até lá de ônibus, uma verdadeira aventura! De lá guardo na lembrança a beleza da cidade e da pista, a simpatia do pessoal e o calor, que calor!!
Dias depois aconteceu aquele triste acidente com o césio.

914 GT
914 GT
17 anos atrás

Por coincidência e ossos do ofício, teclo estas de um hotel aquI em Goiânia hoje (confort inn, não o tradicional Castro’s). Vim a um Moto GP, de Sampa até aqui, e de volta, fazendo um ‘frila’ para a “Folha Veículos” (o FG deve lembrar desse veículo de comunicação), testando a então recém-lançada CBR 450SR. Acho que foi 1989. Bons tempos. A cidade continua ótima. Mas agora tem trânsito.

Galvão
Galvão
17 anos atrás

Fui. Fiquei no mesmo Hotel, Castro, se não me engano dos pilotos.A Gretchen dançou com o Eddie lawson e eoutros a noite inteira depois da corrida.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Aliás, um detalhe… na minha humilde opinião, todas as pistas deveriam ser projetadas para corridas de motos; aonde uma moto corre em segurança, um piloto de automóvel estará ainda mais seguro.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

A minha maior lembrança de Goiânia – além do peixe na telha com piquí, do calor e da bagunça da praça Tamandaré – foi que, da primeira vez, estávamos perdidos e paramos emum posto para pedir informações… não é que na segunda feira me aparece o dito cujo na televisão pois ficava ao lado do “famoso” ferro-velho do Cesio 137????

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Veloz, caro amigo, desculpe contestá-lo. O autor do projeto da pista foi o saudoso Marcos Jardim e ela foi pensada para os dois tipos de modalidade, tanto no circuito principal como no club-circuit . O Carvalho e o Edmar não tiveram nada com isso, embora reconheço que foram grande incentivadores do motociclismo goiano – o Carvalho até bancando a temporada internacional do Edmar na Europa. Sds.

Miguel D. Gusmão
Miguel D. Gusmão
17 anos atrás

Flávio, vou te contar .. na verdade e triste! e o pior e que os antigos campeões (Edmar Ferreira, Cairo Fontes, Alencar Junior , Roberto Boetcher, entre outros) não estão nem aí para a situação do Autodromo, simplesmente acabou! Quem administra o autodromo , passa a nitida e clara realidade que não precisa fazer nada ( Talvez seja um cabide de emprego? quem sabe?)!. Estou torcendo muito para que no futuro apareça alguem que de fato goste de automobilismo e faça alguma coisa!.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Eu fui……..e fui multado 3 vezes na ida. Cada putta retão até lá.

Calaça
Calaça
17 anos atrás

Deve ter uns 3 anos que fui pela primeira vez no autódromo de Goiânia, mas por incrível que parece não foi para ver corridas e sim pra olhar um lote de carros velhos que iriam a leilão, lembro que fiquei triste quando entrei no autódromo, estava todo feio, muito mato e sem nenhum pingo de conservação. Depois de olhar os carros junto com meu pai resolvermos andar em volta do autódromo pra ver como era o traçado, minha tristeza só aumentou quando vi o estado do asfalto. Depois disso nunca mais ouvi falar de nenhum evento que foi realizado la, na verdade minto, foram realizados alguns carnavais fora de época. Belo fim pra um autódromo que ja recebeu etapas da Motovelocidade.

Pra encerrar, imagino que fizeram algumas reformas bem porcas, pintaram os muros, cortam o mato e recapiaram alguns pontos da pista, e não vai ser isso que vai salvar o autódromo, como sou pessimista e como ja vi isso antes, daqui 1 ano os mesmos problemas irão aparecer e vão esquecer daquela histórica pista novamente, depois, quando estiver perto das eleições para governador ele é “reformado” novamente.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Grande notícia, a melhor do dia por aqui.
A pista de Goiânia é linda, aliás é um motódromo e não autódromo como muitos pensam.
Ela foi criada pensando em corridas de motos pelo Edmar Ferreira e o Carvalho, empresário de lá.
Assisti a grandes corridas lá de carros e motos.
Foi lá que ví o Tucano dar páu no Ron Haslam num teste que a Honda fez com as motos oficiais.
O Tucano enfiou tempo no inglês com a moto velha e pneus gastos.
Grande Goiânia, bela cidade, lindo circúito e magníficas lembranças de lá.
E lindas goianas também.

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
17 anos atrás

Aqui em Goiânia todos estamos contentes com a volta da ativa do autodromo. Sobre a pista… o que se pode dizer que vai dar pro gasto, os jornais já noticiaram recapeamento “leve” para a corrida. O traçado é maravilhoso, a cidade idem.
O pecado vai ser a estrutura do mesmo, pois tanto tempo sem corrida, todos vão comprovar o quanto está abandonado. O Piquet quiz cuidar dele há uns 4 anos atrás… não deixaram e já viram… é lamentável!!!
A cidade de hoje é outra comparando com os tempos dos anos 80, digo isso, pois está muito melhor… sem falar das farras que só melhoraram, somos hospitaleiros sim e adorariamos que nossa pista e todo o conjunto fosse a altura!

Só lembrando… o Mamola está mesmo na memória daqui!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ora, alvíssaras…
Espero que tenham recuperado aquele belissimo circuito. Estava lá na inauguração em 74 (corridas de Div-4 (vitória de Antonio Castro Prado, com Avallone-Ford), Super vê (Chico Lameirão), motos (vitória do Jacaré, com TZ-350) e as 12 Horas (Div-1, vitória Paulão/A.C. Prado com Maverick V-8).

Dinho Amaral
17 anos atrás

Eu fui de õnibus daqui do Rio foi ótimo varios malucos…só tem maluco…

jovino
jovino
17 anos atrás

Flávio,
Fui algumas vezes a Goiânia com o intuito de assistir uma das etapas do mundial de motovelocidade, mas nunca assisti.
Acontece que a cidade ficava uma loucura com gente do Brasil inteiro e acabava que a gente ficava mais curtindo as aprontações e as farras pela cidade, principalmente, você deve lembrar, porque deve ter ido por lá, que é a praça tamandaré que reunia um monte de barzinhos e era o point do pessoal que acelerava as motos possantes. Me lembro de uma certa vez o Rand Mamola (não sei se escreve assim) que era o piloto show, também era show fora das pistas e uma vez ele subiu na mesa de um dos bares e fez um Streap, ficando apenas de cueca.
Que bom que o autódromo de Goiânia está voltando a ativa, pois fica a 200 km de Brasília e sempre ia assistir as provas automobilísticas de lá.

Jovino