Il Fissore
SÃO PAULO (ou: a maior cristaleira do século) – O Vemag Fissore é uma obra-prima de design e estilo, embora seja pesado demais para ser carregado pelo motorzinho 1000 dos DKW. Diz uma das lendas a respeito do carro que a idéia era adotar nele o V6 dois tempos feito pelo engenheiro Müller, da Auto Union, mas não deu tempo. A VW comprou tudo e tirou os dois tempos de linha.
Foram feitos cerca de 2.800 carros. O projeto foi encomendado pela Vemag ao carroziere Fissore, da Itália. Apresentado em 1962, só foi ser vendido em 1964. Até lá a Vemag reduziu a espessura das chapas e até dos vidros para tirar peso.
Um desses está lá em casa. Foi encontrado em Chapecó. É a coisa mais linda. As fotos foram feitas pelo pai de Cláudio Morgenthal, que as enviou para o Ma2Tos, que as enviou para mim, que eu envio a vocês.
E eu até hoje acho que a traseira do primeiro Siena da Fiat foi copiada do Fissore.
Como toda unanimidade é burra…pelo menos eu descobri onde a VW foi buscar inspiração para o Zé do Caixão…
Martins, seu GM Belair é lindo.
Até pendurei…
Argentino tem Fissore?
Tinha conversível?
Esse motor é original?
Pendurei essas duvidas, na Confraria…
Belo automóvel. Apesar de ser pesado como o amigo disse , acho uma delicia de guiar.
Olha Flávio, sei que você é entusiasta da escola tedesca mas, carro para ser bonito (bem entendido, bonito), tem que passar pelas mãos da italianada. O Fissore é um passo a frente em comparação ao “tanque de guerra” mais conhecido da mesma fabrica.
Veloz-HP: Conheço e bem esses desapontamentos de mãe…
O carrinho tem seu charme…
Moacyr desse jeito você vai matar os Chevroletsmaníacos do coração.
Você chamou os carros de FORD Bel Air…
Os desenhos em 3D do Dan Palatinik são perfeitos.
Meu pai que teve várias DKW era apaixonado pelo Fissore.Eu também acho o carro lindo e só tive a sorte de andar uma vez.
OOOPPPS!
Esqueci da URL do site com desenhos do Belair
http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=17344
nos site anexo você encontrará desenhos em 3D do Ford Belair
Beleza Pura
Brandão, grande lebrança a do Patury. Ótima comida e um motelzinho “no jeito” . Bons jantares, belas noites, etc. etc. etc . A gente podia organizar um raid até lá , um farnel remoto (tá bom FG, você começa a viagem uma semana antes ).
Bem amigos da Rede Gomes, boa noite.
O Fissore era mais bonito ainda na sua época do que hoje.
As mulheres nos anos 60 o adoravam.
Minha mãe tinha um Belcar 1001 branco que era muito bonito. Um dia, lá por 1965 ou 66, fomos com meu pai até uma concessionária no bairro da Penha onde morávamos para trocar a Deca por um Fissore.
Eu só falava em Sinca, meu pai tinha um Itamaraty 3000 que adorava, minha mãe achava o Sinca muito grande e queria o lindo Fissore.
A côr tinha de ser o bordô, ( vinho, para os mais jovens ) e lá fomos nós na Deca branca e reluzente.
Ao chegarmos lá o primeiro carro em exposição é justamente um bordô.
Minha mãe, radiante e feliz com a sua provavel futura “máquina”, pede para experimentá-la antes de adquirí-la.
Lá fomos nós então junto ao vendedor testando o Fissore, mas nas íngremes ladeiras do bairro a caranga mostrou seu calcanhar de Aquiles, a potência insuficiente.
Com quatro pessoas no carro ele se arrastava nas ladeiras em comparação ao Belcar Rio 1001.
O sorriso da face da minha mãe foi sumindo, sumindo, até ela parar numa rua e pedir para o vendedor dirigir o carro de volta.
Foi a primeira vêz que ví uma demonstração de desapontamento tão marcante na minha mãe.
Ao voltarmos para casa no Belcar a diferença era enorme, muito mais agil e rápido.
Foi o fim do assunto Fissore em casa e a continuação da ladainha Sinca de minha parte.
A segunda vêz que ví essa expressão de desapontamento no rosto da minha mãe foi quando terminei o segundo dos meus 3 noivados, mas essa é uma outra história….
Realmente esse carro é um dos mais lindo já feitos abaixo da linha do Equador! Infelizmente, só conheço por fotos, nunca tive o prazer de ver um ao vivo e em cores. Meu chefe conta que quando era mais novo teve um como táxi, e que o carro era muito bom mesmo. Como nossa cidade é bastante plana, o peso da carroceria não devia atrapalhar tanto assim… Feliz de vc, FG, por ter um!
Concordo com você, Gomes. Acho o carrinho uma obra de arte e aqui em Brasília tem um lindo, azul marinho impecável, que circula por aqui já faz muito tempo. Não sei se é o de um ex-ministro, mas parece que zero de perfeito que é.
Jovino
Um amigo meu la em Erechim-RS tem um Fissore (além de um Belcar, Landau, lambretta…) e um dia entrei nele… muito bom mesmo! confortabilíssimo. Gostei do carro, que quando eu era pequeno achava que era uma versao anterior do Corcel I. hehehe
Me lembro bem deste carro.
Meu pai usou toda sua influência para tirar um dos primeiros para meu Tio, lá do Rio.
Aí me convidou para levar o carro com ele. Era bege, mais para café com leite.
Daqui até o Rio, o motor ferveu 4 vezes. Do Patury, na Dutra, meu pai telefonou para a Vemag.
Quando chegamos ao Rio, já havia um mecânico de uma concessionária carioca para levar a jóia para a oficina.
Sábado, à tarde, o carro finalmente chegou a seu destino, funcionando perfeitamente.
Saí com meu Tio, pelo Rio de Janeiro a fora, só para nos exibirmos.
Todo mundo olhava o carro.
A VW alem de tirar as dekas da rua assim como fez com os dodges ainda se deu o desfrute de copiar literalmente o painel do Fissore e botar na Brasilia. Já imaginou esse bixo com um V6? Não ia ter pra ninguem!!
Meu pai foi um dos pioneiros no ramo de Locação de Veículos e alem dos VW a frota contava com 2 Fissores . Me lembro que comentavam a mesma coisa sobre o motor , mas esbanjava charme e elegância .