J-Files

SÃO PAULO (chove, e lavei meu Fissore hoje, argh!) – Reativando os arquivos de Joaquim Lopes, conhecidos mundialmente como J-Files. Ele mandou as legendas todas, mas não tem graça contar tudo aqui.

Digo apenas, e mais não digo, que se é para ter corrida de bate-bate, como será a Stock domingo, melhor fazê-la com carros bonitos.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Olá Ibsen!!

O Moco começou na Ferrari em 1972 nos 1000 km da Austria em Osterreichring e chegou em Segundo com a Ferrari 312 . Nesta mesma corrida o Luiz Pereira Bueno e o Tite catapani coreram com o Porsche da Hollywood que voltava de uma revisao na Fabrica da Porsche. Infelizmente tomaram um “toto” da Ferrari do Schenken(se nao me engano) e bateram o carro.

O Pace correu tb naquele ano uma prova da Can Am com um Shadow.

Um abraçao!

vitão
vitão
17 anos atrás

se você quiser ver esses carros acesse
http://www.gunnarracing.com
vista um babador e divirta-se .
O carro da Martini foi a um leilão em 2.004 e o preço mínimo éra US$ 3.2 milhas. Foi retirado porque “no futuro pode valer mais “

Ibsen
Ibsen
17 anos atrás

Porsche 917 #1 Gulf – chassis 014
Porsche 917 #2 Gulf – chassis 016
Porsche 917 #32 Salzburg – chassis 020
Porsche 917 #35 Martini – chassis 021
Ferrai 512S #91 – Chassis 1010
Ferrai 512S #91 – Chassis 1042

Ibsen
Ibsen
17 anos atrás

O espelho retrovisor das Ferraris 512S está no arco do parabrisas. As duas são na versão spyder. Os 917 Gulf e Salzburg (azul e branco) não tinham retrovisor no lado externo para não atrapalhar a aerodinâmica. O 917 psicodélico tinha-o no teto, com uma pequena janelinha para o piloto enxergar. O Pace só correu pela Ferrari em 1973 na Ferrari 312PB.

ricardobifulco
ricardobifulco
17 anos atrás

Oi Allan!!,
Varios deles ainda estao vivos Como o Jack Ickx, Jonatan Willians(que foi um dos que dirigiu o porsche camera car azul escuro com bigode branco que aparece as vezes no filme). Tem tb o Paul Blancpain que eh o tal do Piero Belgetti que morre no inicio do filme quanod o Steve lembra do acidente do ano anterior. Inclusive, o Paul vive no Brasil e tem um hotel chamado Fazendinha Blancpain em Buzios. Ele vive lá com a esposa e eh muito gente boa. Conversei com ele uma vez. TEm gent p caramba anda viva.

Um abração!!!

ALLAN
ALLAN
17 anos atrás

Joaquim, o David Pipen perdeu um pé ou a perna? Restou a dúvida… Vi sites falando do pé! E ele continuou a correr depois disso! E mais! Dos pilotos e atores do filme, pelo que vi, ele é um dos poucos, senão o único, a estar vivo! Impressionante, né…

jovino
jovino
17 anos atrás

Joaquim, mas ele pilotou um 908 nas tomadas das filmagens do filme 24 horas Le mans, pois vi uma foto deste carro com uma câmera na frente do carro.
Dos Porsches mais bonitos e o que mais gosto é o de calda longa, que no filme, começa liderando a prova.

Jovino

Tuta
Tuta
17 anos atrás

Este post do Miguelito tem meu voto para melhor post de 2006. Carros lindos, bastidores de um filme clássico, galera informada. muito legal, essa porcaria desse teu Blig até que deu um quilo, Gomes!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

O detalhe do espelho na capota da Ferrari é demais.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

A quem interessar possa:
o Porsche 917K que Steve McQueen usou nas filmagens das 24 Horas de Le Mans, era o chassis 013 da John Wyer Automotive, carro este que havia feito um quarto lugar nas 12 Horas de Sebring de 1970, com a dupla Jo Siffert/Brian Redman. Curiosidade: neste mesmo carro o inglês David Piper sofreria depois um acidente, perdendo uma das pernas.
Sim, é verdade que foram usadas duas Lolas T-70 travestidas de Porsche 917 e Ferrari 512S nas cenas do acidente. Tenho o número dos chassis das duas Lolas arquivados em algum lugar, logo que encontrar informo.

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Os carros são lindos, a corrida é maravilhosa, o filme é sensacional, os comentários aqui são ótimos, os historiadores (gostaram matuzas?) são de primeira.
Nem tudo na vida um cartão de crédito compra.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

quem tem fotos do Pace, qdo parceiro do Arturo Merzario, na Ferrari ?
não é meio nessa epoca ai ?

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oba,
Desculpe
Retificando: Watkins Glen. Desculpe. Escrevi errado…

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi pessoal!!!!

Tem um fato tb curioso nestas 6 horas de Watkins Glein de 1970. Varios destes carros da foto, correram tambem na prova da Can am no mesmo circuito devido a já estarem por lá para as 6hrs e os premios $$$$ serem bem atraentes aos participantes. No livro Speed Merchants do Micheal Keyser tem uma boa reportagem a respeito disto. É muito legal ver estes carros do Mundial de Marcas junto com Lolas 220, Mclarens, BRMs, etc.

um abraço!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Vamos lá, moçada!
Briga de cachorro grande. Nos Porsches 917 (4.907 cc, 600 Hp):
# 1 – Jo Siffert/Brian Redman
# 2 – Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen
#32- Vic Elford/Kurt Ahrens
#35- Gerard Larrousse/ Van Lennep
Nas Ferrari 512 S (V-12, 560 Hp)
#91- Jacky Ickx/Peter Schetty
#92- Mário Andretti/Nino Vaccarella.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Para mim, as 512 S e os GT 40 foram os carros de corrida mais bonitos da categoria.
Mas tem também a Lola T-70, O Ford mark I e as próprias Ferraris 312. Mas as 512, os Gt 40 Lola T-70 e Porsche 917, foram lindos!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Jovino,
Você provavelmente está se referindo às 12 Horas de Sebring de 1970 onde Steve McQueen pilotou um Porsche 908 com o pé esquerdo quebrado e perdeu a corrida na última volta para um endiabrado Mário Andretti ao volante de uma Ferrari 512S. Sds.

Artur
Artur
17 anos atrás

Pra mim é o ricardo c seu bianco na super classic!!!!!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Rapazes, existiram três grandes períodos dos sport-protótipos: de 63 a 66 (Ford x Ferrari); 67 a 72 (Porsche x Ferrari) e de 73 a 75 (Ferrari x Matra), gerando os mais belos carros: Ford Mark I, II, GT-40 MIrage, Ford J. Ferrari P/3 e P/4, 512S e 512M, Porsches 904, 906, 907, 910, 908, 917K e LH. Matra-Simca 630, 640, 650.
Correndo por fora, Lolas Mk-I e II, T-70 Mk2 e T-70 MK3, Chaparral, etc.
E isso só pra ficarmos na categoria motores até 5 litros. (ok, há uns big-bangers aí no meio)
Caras,uma vida inteira não dá pra contar.

jovino
jovino
17 anos atrás

Para mim, os Porsches 917 e as Ferraris 512 são os carros de esporte protótipos mais bonitos que já existiram.
Por coincidência, esta noite, assisti mais uma vez o filme 24 horas de Le man e o carro em que o Steve Mcqueem pilota é realmente um Porche 917, e você comprova isto quando ele reduz as marchas para entrar nos boxes, pois o som dos Porsche são completamente diferentes dos das Lolas, ou seja, muito mais bonitos e chegavam a zunir. O que eu acho mais provável é, como já dito abaixo, que nos acidentes eles possam ter maquiados os carros. Agora o Steve participou sim das 24 horas de 70 a bordo de um Porsche aberto.
Joaquim, você deve saber bem melhor estas histórias.

Jovino

Allan
Allan
17 anos atrás

Bom, Valerio, acho que o Epíscopo (???) cuidou de eliminar a dúvida. Pra não me extender demais, acabei pecando pela sucintez! Mas é isso aí, como eu disse, há no filme carros reais, mas nas batidas usaram carros maquiados. Maiores informações, vide http://www.porsche917.com.ar/ – o melhor site sobre um carro que já vi.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Realmente no filme foram usados carros reais, porém nas duas cenas de acidente (uma da Ferrari e outra da Porsche do McQueen) foram usadas Lolas com carenagens imitando os carros a serem acidentados.
O grande “crime” do filme (se é que o comentário que li uma vez é verdadeiro) foi que para conseguir um carro rápido para levar as cameras durante as cenas de corrida (as cenas de ficção, com a câmera entre os carros, não as tomadas da corrida real daquele ano), foi cortado o teto de um Ford GT40 para acomodar a câmera e o cameraman . Cheguei a ver uma foto deste carro, mas não sei se era montagem…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Justiça seja feita: esta Ferrari 512B é linda demais, embora eu também ache o 917 um dos mais belos da história, junto com a Lotus 72D.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Esse foi o verdadeiro Campeonato Mundial de automobilismo: Carros com as rodas cobertas, parecendo carros, muito, mas muito mais bonitos que essa F1 de hoje.

BLOG-DO-SALOMA
BLOG-DO-SALOMA
17 anos atrás

6 HORAS DE WATKINS GLEN
As Ferrari 512S, de numeral 91 (chassis 1010) e de numeral 92 (chassis 1042) lado a lado com os JWA Gulf Porsches 917K e tb com o Porsche 917K, de numeral 35 da Martini, mais o Porsche 917K, de numeral 32 da casa de KG Salzburg. A 512S (chassis 1042) chegou ao final em terceiro lugar nas mãos de Mario Andretti e Nino Vaccarella…
É isso…
LS

Valerio Paiva
Valerio Paiva
17 anos atrás

Não intendi, Allan, Lolas maquiados???
vou pesquisar isso, mas acho que não, pois a Gulf de fato “patrocinou” o filme (com uma quantia irrisória pra hoje), então porque não colocar os 917 lá??? E outra, nessa época, os Lolas usados nas corridas eram os T70, fechado, e o T212, aberto. Que eu lembre, eles tinham farois de uma lampada, enquanto o Porsche 917 tem farois de duas lampadas, assim como na foto publicada e no filme. Mas valeu pela preocupação.
Para terminar, o filme quase não tem dialogo, mas mesmo assim gosto muito dele…

André Buriti
17 anos atrás

Pô Flávio, lavando carro hj? Tirei as cracas do Fusca hj também, pelo menos fez um sol por aqui de tarde, que deve ter animado os pilotos de bate-bate. Mas agora já tá chovendo de novo.

Uma correção, eu acho, no filme do Mcquenn ele pilota realmente uma 917 mas não é durante a corrida, é nos treinos, acho que só nos acidentes é que usaram os “dublês” que inclusive tinham apelidos, “Porschola” e “Lolari”.
O que acho mais incrível no filme é a abertura, quando a cidade deserta no comecinho da manhã (verão europeu, mas de 12 horas de sol), as barracas de camping, as pessoas dormindo largadas, aí começa a invasão milhares e milhares de pessoas, um trânzito infernal, trens despejando um mar de gente na estação, vc começa a realmente entrar no clima do filme ali.
Como diz um amigo meu, vc não assiste a um filme, vc vive uma história, aliás a história é a corrida nada mais.
Realmente esses são os carros mais lindos da história do automobilismo, como eram os carros da 1 pré-aerofólios, lindos, puros e rápidos.
Quem sabe o futuro seja abandonarem os túneis de vento e resgatarem essas formas, combinadas com a segurança e a eficiência dos avanços tecnológicos nessa embalagem nostálgica e bela?
Acho que viajei… mas vale a pena sonhar…

Allan
Allan
17 anos atrás

Gabriel: o Porsche 917, especialmente na pintura Gulf nº 1, É o mais lindo carro de corridas que já existiu.

Rodrigo Ribeiro: Na foto, somente aquele roxo e verde (n. 35) é um longtail…

Déius Balburdius: CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU! Além do que, transformaram os protótipos em cópias dos F1, que já estão horrendos…

Valerio Paiva: Corrigindo: Os Gulf-Porsche do filme Le Mans, na verdade, eram Lolas maquiados. E o Steve McQueen foi impedido de participar pela produtora. Mas há, no filme, imagens reais dos carros que participaram em 70.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
17 anos atrás

O Bestcars tem uma bela reportagem sobre esses Porsches, e esse ainda é o Long Tail, o mais bonito…

Déius Balburdius
Déius Balburdius
17 anos atrás

Saudade dessa época!Alem das corridas serem fantásticas,disputadíssimas,os carros eram realmente lindos.Hoje é tudo igual…

marco aurélio pereir
marco aurélio pereir
17 anos atrás

estes carros sao os mais bonitos e marcaram época,ainda hoje sao considerados rápidos pelos tempos que conseguiam naquela época,já ouvi pilotos como Emerson Fittipaldi dizer que o PORCHE 917 é carro Protótipo mais rápido que já pilotou.

Valerio Paiva
Valerio Paiva
17 anos atrás

Esse numero 1 e o de tras são Porsches 917K da Team Gulf, correram em Daytona, Le Mans e outras provas de londa duração no começo dos anos 70 com essa pintura. Se não me engano, é o carro que aparece no filme “Le Mans”, de Steve Mcquen. Ele mesmo correu pela equipe, junto com outro pilotos que não lembro agora. Agora, essa pista não parece Le Mans…

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

Porsche 917, um dos mais lindos carros de corridas que já existiu.