J-Files
SÃO PAULO (tá bravo, o Siffert?) – Mais uma da última remessa do arquivista Joaquim Lopes, primo do dono da Lopes Consultoria de Imóveis e proprietário dos J-Files. Como se vê, piloto mandar o outro tomar banho não é coisa nova.
SÃO PAULO (tá bravo, o Siffert?) – Mais uma da última remessa do arquivista Joaquim Lopes, primo do dono da Lopes Consultoria de Imóveis e proprietário dos J-Files. Como se vê, piloto mandar o outro tomar banho não é coisa nova.
Eu vi a Ferrari do GianPiero Moreti e era realmente linda, mas daquele tempo (anos 70 começando), a melhor lembrança é a Lola T70 amarela do Wilsinho.
Tudo bem, é heresia, mas afinal eu torcia contra os europeus e a favor dos Fittipaldi do Brasil.
Pena não ter podido ver mais disso: é realmente sen-sa-cio-nal!
Walter:
Nas Mil Milhas de 70 fiquei acampado ali na Curva Um tb. Chuva e frio danados.
Mundinho muito pequeno este…
Walter,
Como alguns que aqui frequentam, tive a oportunidade de ouvir o ronco de uma 512S dessas, em 1970, mil Milhas. Era a do Giampiero Moretti/Corrado Manfredini e o ronco do V-12 ao reduzir e entrar na Um era de arrepiar. Outros tiveram mais sorte e viram a 512M de Herbert Muller (e também a 512 do Corrado) nos 500 Km de Interlagos de 72, junto ao 908/3 do Reinhold Joest e 908/2 do Luisinho, Alfa T-33 do Carlo Facetti e Cia. Não tive toda essa sorte. Abs.
Bem lembrado Joquim,
O Merzario foi uma promessa que não vingou.
Mas é aquele negocio né, quando teve sua grande chance em 73 na Ferrari , foi justamente o pior ano da fabrica italiana na F1.
Mas dizem que o estilo do italiano era imprecionante ,andava de lado.
Lembro de uma entrevista do Moco em uma revista do inicio da decada de 70 que um dos fatores que atrapalharam sua temporada no mundial de prototipos na Ferrari ,foi o fato de que seu estilo de pilotagem não batia com ao do Merzario,então era aquele problema, se a regulagem era feita pelo italiano o moco não ia bem ,e vice e versa.
To catatonico desde ontem, quando vi o ‘post’: falar o que?
Mas lendo os comentários fui me refazendo e realmente essa foto vale um poster: Flavio, pensa aí num ‘link’ onde você poderia colocar fotos com alta definição, onde os aficcionados pudessem usar a imagem para impressões de alta qualidade.
Além disso: esses JFiles são realmente um tesouro! Cada foto…
Não lembro de esporte protótipos em Clermont Ferrand e Spa é mais aberta nas laterais: prá mim só pode ser Nurburgring.
Vocês já imaginaram “escutar” essa foto? Sentado no barranco, a floresta em volta, ouvindo o ronco chegando, mais de 3000 HP de pura arte automobilística e vem essa galeria de maravilhas, com o Siffert reclamando. E o ronco vai indo embora.
Outra coisa: entre os especialistas em protótipos, duas feras de F1: um campeão, ítimo da Ferrari (Surtees) e outro que não teve tempo para disputar um título, o Siffert.
Tem entrevista no youtube, em que o emerson vai contar do acidente do Siffert e pára porque se emociona, mostrando que eles eram bem próximos mesmo.
Belo post!
O gozado deste embate Porsche x Ferrari é que o Surtees não acompanhava o ritmo da molecada. O Nino Vaccarella era um professor siciliano cuja especialidade era a Targa Florio. Ignazio Giunti morreria em janeiro de 71 nos 1000 Km de Buenos Aires. Arturo Merzario nunca passou de promessa embora com algumas performances memoráveis nos esporte-protótipos.
Essa Ferrari 512S quando esteve em interlagos, quando aquele circuito ainda era um belo circuito, fez um sucessao com aquele ronco de motor de verdade!!!Bons tempos, Lolas T70, 210…saudades!!!!
SÓ CARRÃO !!!
Claro, Nurburgring e seus 1000 Km.
Como não reconheci este santuário ?
O Parkinson avança….
Ibsen, vc tem razão!
Confundi com o motor 2.2, 6 cilindros, de 275 hp do Bergspyder.
Abs.
Nürburgring 1000 Km 1970
Ferrari 512S #57 – chassis 1010
Ignazio Giunti/Arturo Merzario – DNF
Porsche 908-3 #20 Gulf – chassis 010
Jo Siffert/Brian Redman – DNF
Ferrari 512S #55 – chassis 1042
John Surtees/Nino Vaccarella – 3º
Porsche 908-3 #22 Salzburg – chassis 008
Vic Elford/Kurt Ahrens – Vencedor
O 908-3 tinha motor 8 cilindros boxer 3.0 e o câmbio ficava entre o motor e o diferencial. O mais interessante é que a distância entre eixos era a mesma dos 908-1 e 908-2 que tinham cambio em balanço. Com isso, no 908-3, o piloto sentava mais sobre o eixo dianteiro que nos modelos anteriores.
Acertou, Bifulco!!
Nuruburgring, 1000 km, 1970.
Na Ferrari 512S, Ignazio Giunti/Arturo Merzario. Na # 55, John Surtees/Nino Vaccarella. Lá no fundo, uma Alfa P-33. Este 908/3 do Siffert, motor 3.0, 6 cilindros boxer, 350 HP, não é uma sequencia dos 908/1 ou 908/2. Deriva diretamente do 909 Bergspyder que disputava o Campeonato Europeu de Subida de Montanha. Fez furor e nome em circuitos como Nurburgring e Targa Florio, onde era muito superior aos monstros de 5 litros Porsche 917 e Ferrari 512S.
Oi Pessoal,
Eh Nurburgring 1970!
Bons tempos
A foto é linda e os carros também.
E, apesar de eu gostar muito do Siffert, é muita ousadia reclamar de uma 512, um dos mais belos carros de corrida de todos os tempos.
Carros como este andam na frente e pronto. Não intressa se devagar. como dizia um comercial antigo:
É Una Ferrari!!
amigos, que categoria é essa ?? e qual o ano também ???
abraços
Ah tá louco que foto bem linda!É a mais bonita que já apareceu nesse Blig, dentre todas as preciosidades que já apareceram.
Este cara da Ferrari 512 deveria ser um roda presa, pois para o piloto reclamar do jeito que reclamou o cara deveria acelerar pouco ou tinha algum problema.
Jovino
Hei amigos, tem santo-antônio sim, ele está encoberto pelo cabacete.
Na versão anterior do 908 ele era maior, percorrendo toda a trazeira da cabine, nessa ele ficou só atrás da cabeça do piloto.
Tinha notado a mesma coisa que o Speed Arosi; nada de santo antônio!!!
Grande Siffert, ele foi o responsavel direto pelo desenvolvimento do 917.
A melhor que eu ví dele foi em SPA quando entrou lado a lado tocando carenagem com ninguém menos que Pedro Rodrigues, outro fera, no fim da descida dos boxes até a entrada da subida da Eau Rouge.
Essa foi prá macho nenhum botar defeito.
O Jo foi o primeiro grande amigo do Emerson na F1 e era muito querido por todos.
Quanto à pista concordo com o 1GT, creio que é Clermont Ferrand que só tinha curvas, uma depois da outra e uma retinha dos boxes de 500 m.
Só para completar:
Cadê o santo antonio???, capotou, já era!!!!!
Esse é dos meus, segue um velho ditado que eu mesmo criei., para o Sir Arosi (eu eheheh)
– Para mim, pilotar é sentar a bota, por isso, sai da frente –
E com esses carros, devia ser fantástico.
Meu Deus do céu, como eram lindos esses carros.
que filinha é essa, hem? Só maquinas lindas.
No chute..mas bem chutado..diria Clermont Ferrand…ou Zandvoort…
Já vi fotos in action..mas nada do tipo sai da frente ô roda presa…
Qual o circuito??? Alguem saberia dizer?!
Tributo a Gilles Villeneuve: http://www.youtube.com/watch?v=Ft706Y5O0VM
E olha que esta 908 do Siffert botava as Ferrari no bolso.
Tudo que um simples mortal podia querer!!! Mandar uma Ferrari sair da frente!!! E não era das pequenas não!!