Lusa!

SÃO PAULO (ufa!) – Eu nunca falo na primeira pessoa do plural quando se trata de esporte. Jamais falei “nossa seleção”, ou “nosso time de vôlei”, ou “nossos pilotos”, simplesmente porque a seleção não é minha, nem o time de vôlei, muito menos os pilotos.

Mas quando se trata da Portuguesa, digo, sim, “nós”, porque trata-se do meu time, de parte da minha vida, do time do meu pai, do time dos meus filhos, porque vou aos jogos, porque grito, vibro, torço feito um doido.

Então, a Portuguesa é um pouco minha, sim, e ponto final.

E não caímos, e jogamos bem, e lutamos, e honramos nossa camisa, nosso escudo e nossa história. Os meninos chegaram em casa gritando “um, dois, três/quatro, cinco, mil/terceira divisão é a …” e não preciso terminar a rima, que isso eles fizeram muito bem.

E quase morri do coração hoje, jogaço, duro, emocionante, dramático! Um fado…

Grande, Lusinha! E não adianta tentar explicar, os fariseus jamais vão entender o que é torcer para um time como o meu.

A propósito, quando a Portuguesa caiu, em 2002, escrevi umas linhas na coluna Warm Up. Coitados dos meus jornais, que são obrigados a aguentar um doido como eu…

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo Albergaria
17 anos atrás

“E não adianta tentar explicar, os fariseus jamais vão entender o que é torcer para um time como o meu.”

Faço minhas essas palavras. Torço pra Ponte Preta.

Snif, snif.

André Eduardo de Oli
André Eduardo de Oli
17 anos atrás

Parabéns Flávio!
Impossível não se emocionar com a Lusa, time do meu pai.
Parabéns Portuguesa!

OsKART 13
OsKART 13
17 anos atrás

Flávio,

Além da SPEED temos a LUSA em nossos corações….!!!

Como sofri sábado, estava na casa de uma parente da noiva, ninguém entendendo direito o que é que aquele cara tava fazendo ajoelhado olhando pra tv com uma camisa da LUSA ??? E com sua noiva de camisa da LUSA tb tentando acalmar o alucinado portuga….

Só quem torce pra LUSA sabe o que é isso… torcer por corintias, palmeiras, são paulo é fácil estão sempre tirando títulos, mas torcer pra LUSA é diferente é um verdadeiro caso de amor e loucura em uma intensidade nunca vista.

PARABÉNS LUSA, PARABÉNS AOS POUCOS QUE AINDA ACREDITAVAM…!!!!

EM 2007 só penso em duas coisas: 1 andar de SPEED em Itú, 2 comer bolinho de bacalhau na tri-fita depois dos jogos da LUSA…!!!!

“…Vamos à luta, ó campeões
Hão de Vibrar os nossos corações
Na tua glória, toda Certeza
Que tu és grande, ó Portuguesa

Vamos à luta, ó Campeões
Há de brilhar a Cruz dos teus brasões
E tua bandeira verde-encarnada
Que é a luz da tua jornada

Vitória é a Certeza da tua força e tradição
Em campo, a Portuguesa
Prá nós és sempre um time campeão …”

VALEO….

Alexandre Faria Abel
Alexandre Faria Abel
17 anos atrás

Flávio, parabéns novamente. Em cada crônica sua sobre a nossa Lusa, percebo que você traduz em palavras tudo aquilo que eu e vários torcedores lusitanos gostaríamos de gritar ao mundo. Que bom que a sua competência te faz estar presente nos principais veículos de comunicação e os use para lembrar a todos como é torcer por esse clube, mesmo não sendo o futebol o esporte que vc seja pago para comentar. Muito obrigado.

Maximo
Maximo
17 anos atrás

Apesar de já nao acompanhar futebol felicito os torcedores da LUSA.
Perdeu a graça depois que. meu time (Santos) resolveu levantar um título a cada 2 anos… eu gostava era da fila…

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

1. ok, parabéns

2. infelizmente, o futebol não atingiu seu ápice porque não o tratam como recreação, integração social… no Brasil virou esculhambação e reunião de pessoas de índole duvidosa – favor comparar com o volei.

3. infelizmente, por mais simpatia que tenho, tanto pela Portuguesa paulistana como a Portuguesa Santista e Jabaquara, o problema normalmente é interno, em que as próprias colônias não se entendem entre eles, daí fica difícil as coisas acontecerem.

4. e eu que achava o cúmulo da malandragem a torcida da portuguesa comemorar aquele campeonato paulista que o armando marques errou na contagem dos penaltis, vejo que a honra e auto-estima de vocês ficou ainda pior, comemorando escapar do rebaixamento para 3a. divisão…
esse o o retrato do futebol brasileiro mesmo.

5. enquanto isso, os esportes olímpicos quase não tem apoio e nas Olimpíadas todo mundo exige medalhas, idem para os pára-olímpicos e pessoas que trabalham o esporte como inclusão social.

6. torcer para o futebol profissional virou bestialidade, ou por ser conivente com a bandalheira ou com as brigas em bares, ruas e estádios. Enquanto isso, como diz um amigo meu, o São Paulo nada de braçada graças a incompetência dos demais clubes. Durma com um barulho desses.

Serralha
Serralha
17 anos atrás

Valeu Flavio, ninguém vai entender nunca o que é torcer para a nossa Lusa ou o Ameriquinha do Zé Trajano, é coisa de alma, de amor e isto não se explica..a sua agonia, no jogo com o Ituano (estava logo abaixo de vc na arquibancada), foi a minha, como será em outros jogos futuros, seja nas vitórias ou derrotas..um grande abraço e parabéns pelo blog..Serralha.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
17 anos atrás

Como dizia minha vó “Quem pode pode, quem não pode se sacode”, sou torcedor do Guarani (outra porcaria de time), mas a Lusa estava perdendo o jogo e só virou com um pênalti aos 45 do segundo tempo. Duvidoso? Sei lá, mas fico com o ditado da minha vó.

ricardo queiroz
ricardo queiroz
17 anos atrás

Flavio,

eu tava uns degraus acima de vc e dos seus filhos no jogo contra Ceará, assim como estou ha anos ali no Canindé (tenho 40, 34 de Lusa) não caímos, mas estamos caídos em termos de mentalidade, mudanças o mais rapido possivel.

MAURICIO RICARDO
MAURICIO RICARDO
17 anos atrás

Flavio
Parabéns para a Portuguesa. Ate ano que vem no Canindé.

Ferrão
Ferrão
17 anos atrás

FG
Após 12 anos ralando na serie B, meu Náutico volta a 1ª divisão… comemorei bastante a vitória da Lusa em cima do sport, que é mais conhecido no Recife como a COÍSA….

Boa sorte, parabéns!!!

Pri
Pri
17 anos atrás

Parabéns pela luzinha!
Um abração!

Bonilha
17 anos atrás

A Lusa é responsável pela minha terceira maior decepção no futebol!
Espero que no ano que vem ela retorne gloriosa às duas séries principais: do paulista e do brasileiro.
Vida longa à Lusa e fora oportunistas que sugam do clube e o largam à míngua.
LUSA!!!!!!!!!

dy
dy
17 anos atrás

foi por pouco, a Lusa brigava diretamente com o MEU time CRB de Alagoas que tanto amo! foi duro ta la no estadio, ver meu time comecar perdendo, depois virar heroicamente, e ainda escutar os outros resultados no radio, foi complicado, assim como deve ter sido com vc Flavio.. mas enfim, os dois nao cairam.. hehehe.. e serie C que va pra pqp!!!
=D

Gustavo Castro
Gustavo Castro
17 anos atrás

Parabéns Flávio, vi todo o jogo ontem, torci bastante pra Lusa.

Dale Lusa de um torcedor do Inter.

Guzz
Guzz
17 anos atrás

Só tinha torcido pra Lusa assim na final do Brasileiro de 95 (ou 96?). Aquele gol do Gremio aos 36 do segundo tempo só nao doeu mais em mim do que o 1 x 0 Manchester no meu Verdão. :-(

Tomara que no Paulista a Lusa não faça feio .. e que vença os gambás de novo no Pacaembu! :P

Carlos Alberto Mende
Carlos Alberto Mende
17 anos atrás

Caro Flávio,

Sou seu fã e acompanho você na programação dos canais da ESPN. Devo dizer que ontem comemorei como se fosse um título, pois a nossa Lusa estava no corredor da 3a Divisão do Futebol Brasileiro, e numa tarde de glória, os nossos jogadores foram Homens na acepção pura da palavra, e conseguiram uma virada histórica na Ilha do Retiro, em Recife. Tenho 52 anos e já acompanhei muita coisa da nossa querida LUSA. Tenho dois filhos e graças a Deus, são mais fanáticos que eu. Viva a Lusa. Que Deus nos dê um ano de 2007 cheio de alegrias e que possamos ver de novo a Lusa, na Série A do Paulistão e na Série A do Brasileirão.

Um abraço,

Carlos Alberto Mendes Júlio
Santo André – São Paulo

Nestor
Nestor
17 anos atrás

Caro Gomes,
Confesso que fiquei dividido neste último jogo. Meu Glorioso Sport já classificado, contra a sua Lusinha. Quando morei em Sampa, era um time simpático. Ainda mais pela sua campanha. Perdemos, mas foi por uma causa nobre. Parabéns e um abraço.

Antonio Sérgio Pinto
Antonio Sérgio Pinto
17 anos atrás

Flávio, escutei uma frase a tempos, e acho cada dia mais que ela é perfeita.
” Torcer para a PORTUGUESA é um estado de espirito, privilégio de poucos”.
Abraços e muito obrigado, temos orgulho de você!!!

Sidonio Camacho
Sidonio Camacho
17 anos atrás

Parabéns e obrigado, Flavio Gomes.

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Prezado Flávio. Podemos perceber, por meio de inúmeros modos, quando uma pessoa realmente torce por um time. Lendo seu blog, senti algo de muito especial e que expressam muito de minhas palavras tb. Parabéns pela paixão e profissionalismo!
Sou obrigado a discordar de uma coisa somente: “Lusinha” nãoooooooooooo!
Abraços

otavio lage
otavio lage
17 anos atrás

obrigado por espelhar a alma lusa através dessa imprensa.muitas vezes traiçoeira e preocupada em se manter bem com a maioria,que nossos corações lusos possam agora,buscar caminhos novos e que nossa felicidade seja pelas conquistas e não mais ,por evitar novos vexames,obrigado por estar conosco nessa batalha…..

Ricardo Veras
Ricardo Veras
17 anos atrás

Oi.
Já escrevi pra você algumas poucas vezes e vc respondeu. Grato.

A sogra do Julio é minha cliente em Higienópolis.
Falamos sempre sobre a Lusa e o trabalho jornalistico de vcs 2.

Só nós entendemos o que sentimos.
Não dá pra torcedores de outros times entender.

Hoje pela segunda vez não tive coragem de ver um penalti ser batido.
O outro foi o do Caio no Mineirao em 96.

Até penalti em final de copa é mais facil de assistir…….rs.

abraço

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

E mais importante ainda: a Ferroviária foi campeã da Copa Federação Paulista de Futebol.
Mesmo com o juiz, depois de ter marcado um penalti a favor da Ferroviária, voltar atrás após uns 5 minutos, seguindo a orientação da bandeira e do Sr. Abi Chedi!
Ferroviária rumo a Tóquio!

Tri Bambi
Tri Bambi
17 anos atrás

e foi em 85 – rs…

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Adoro a Lusa… time simpático… aliás o que seria de nós Gremistas sem ela e o resto dos torcedores secadores em 96?

Tri Bambi
Tri Bambi
17 anos atrás

o são paulino ae de baixo esqueceu q o time dele já jogou na segundona?
aliás por causa do protesto dos torcedores do time dele, lá na Av. Paulista, foi que surgiu a parada gay de SP

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Essa passou perto, heim ?

Por via das dúvidas acho que vale uma reza pr’á santa. Não?

Meu pai e meu primo Milton estão felizes.

É verdade, também, que a Lusa sempre foi um time simpático.

Mas na boa, e claro sem generalizar. Uma parte grande da torcida tem a fama de ser das mais violentas do futebol.
Foi protagonista de alguns dos maiores quebra-quebras entre torcidas uniformizadas já vistos.
E não estou falando dos dias de hoje, mas de meados dos anos 80.
Já vi cena de na falta de torcida rival, brigarem entre eles mesmos.

E como voce disse que atualmente purtuguezinhos desocupados criam casos no clube. Acho que a coisa não mudou muito, isto se não piorou.

Marcelo Amaro
Marcelo Amaro
17 anos atrás

Valeu Flavio….sei o qto vc gosta e torçe para a Portuguesa…desde a época de Leões e Força Jovem….é de torcrdores como vc q precisamos…Valeu LUSA….abraços

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Acompanhei pelo rádio. Parabéns. Eu sou América e sei o que é sofrer. (na última decisão, além de perder roubado e de virada, pegar chuva, ainda me arrombaram o carro)

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Gomes, sou são-paulino, portanto não sei muito bem o que é sofrer por um time (afinal, que outro time pode se dar ao luxo de ostentar em sua camisa estrelas que representam apenas seus títulos mundiais? Até os da Libertadores ficam de fora!!!). Mas gosto da Lusinha e fiquei aliviado quando soube que ela escapou da terceira divisão (o que o Guarani não conseguiu, infelizmente). Lembro que no campeonato de 96 todos os paulistas viraram torcedores da Lusinha, era o segundo time de todos, uma baita unanimidade…

Rogerio Santos
Rogerio Santos
17 anos atrás

Grande Flávinho… A Lusa é um caso de amor, que últimamente tem se tornado masoquista demais… Mas nós criamos casca, cara… E ainda vamos voltar a incomodar os “intocáveis”… Faz um favor prá mim… diga para o Juca Kfouri que eu tenho uma profecia que se realizará… A Lusa ainda vai levantar uma Libertadores antes do Corinthians… Assim ele seca mais a gente, e óbviamente, nos dá mais sorte ainda…

Saudações Rubrovedes
Rogerio Santos

Thiago
Thiago
17 anos atrás

FG, a Lusa é um time bacana de torcer, pela fidelidade dos torcedores que não abandonam o barco ( ou seria a nau)…

Tbm sou atleticano, eo GLORIOSO voltou ao seu lugar de origem…….

Parabéns pela lusa também não descer ao buraco-negro do futebol brasileiro.

Carlos Alberto Augus
Carlos Alberto Augus
17 anos atrás

Fabio,

Tenho esse mesmo sentimento, só quem torce para a Lusa como nós sabe o que somos e passamos, nenhuma outra torcida tem um tira gosto exclusivo nosso querido tremoço. Sinto saudades das idas ao Canindé, hoje morando em Fortaleza não tenha tantas oportunidades, mas sei que toda a nossa torcida que enche uma Kombi (Será dai sua paixão) deve estar comemorando com muito tremoço e vinho.

Abraços.

Carlos A Augusto
Fortaleza CE

Magliocco
Magliocco
17 anos atrás

E não é que escapou?

=)

Guilherme Faria
Guilherme Faria
17 anos atrás

Eu sou Atleticano (MG), mas gosto muito da Lusa, tendo-a como segundo time.Parabéns por defender a Lusa e falar bem do meu Galo na ESPN Brasil.

William Mochel
William Mochel
17 anos atrás

Felicidades pelo seu time Flávio sei como é esse desespero …Ao ver meu Sampaio Corrêa campeão invicto da Série C e chegar à Série B e poucos anos depois vê-lo cair melancolicamente para novamente…mas como vc mesmo já frisou…a paixão move o homem e o torcedor!!!

Luis Antonio S. Sant
Luis Antonio S. Sant
17 anos atrás

Olá Flávio, fui hoje no EVA, vi o 96 de perto levou o boné do MUG mas você não estava lá.
Quando voltei aquele toro na marginal, o rádio do meu carro não pegava o jogo só fiquei sabendo do resultado do jogo quando entrei em casa e vi o brilho nos olhos do meu filho eu já sabia GANHAMOS!!!!
Abraço Flávio !!!

RICARDO F. SOARES
RICARDO F. SOARES
17 anos atrás

Olá flavio Gomes, vc realmente é um grande torcedor da Lusa e um grande jornalista!!

Vi vc no jogo entre Lusa e ceará, saindo cabisbaixo, como eu também sai, mas o sofrimento acabou e ano que vem só vai dar LUSA, GRANDE ABRAÇO!!!

Virgilio
Virgilio
17 anos atrás

Simplesmente demais, Flavio.
Melhor ainda saber que você vai aos jogos da Lusa. No quebra-pau do Parque Antártica, na derrota contra o ceará, etc. Seu e-mail é [email protected]?
Aguardo um retorno.
Hj e segunda feira todo mundo com a camisa da Lusa e que seus filhos continuem nesse caminho também

jpena
jpena
17 anos atrás

Caro amigoFlávio. Parabens pela Lusa. Eu como torcedor do Jabaquara de Santos sei o que sofrer. Não interessa o importante e ser feliz. A afinal moro no bairro do Jabaquara. Coincidência ? Claro.
Mais uma vez,Parabens.

Igor Fonseca
Igor Fonseca
17 anos atrás

Da-lhé Lusa!
Ano que vem temos dois campeonatos pra subir!

Portuguesa sempre!

Ricardo PORTUGA!®³
Ricardo PORTUGA!®³
17 anos atrás

LUSAAAAAA!!! – Mesmo se caisse pra terceira, vestiria a camisa com o mesmo amor de Sempre!!!

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Puxa, que ano… mas em 2007 tem mais Canindé e agora é luta por acesso!!

BigHead
BigHead
17 anos atrás

Valeu FG… como torcedor do São Bento de Sorocaba entendo o quê é brigar contra o rebaixamento…

NIPO-LUSO
NIPO-LUSO
17 anos atrás

Dá-lhe LUSAAAA!!!!!!!!!
E fora CAMBADA DE DIRETORIA INCOMPETENTE!!!!!!!!!!