No comments


Em amarelo, o traçado que será usado pela Stock na “reabertura” de Jacarepaguá…


…e uma imagem aérea do pouco que sobrou do autódromo, por conta das obras do Pan.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

André e TODOS cariocas de plantão,

Temos quie prestigiar em peso a próxima corrida no que nos restou de autódromo do Rio. Correr em São Paulo sai caro “pacacete”, para começar estamos longe de casa onde todos os custos são maiores, a inscrição que para os paulistas fica ao redor de R$ 500,00, para quem é “de fora” custa por volta de R$ 700,00 e por aí vai. Estive ontem à noite na Lagoa com o Alfredão Amaral, pai do Dinho, que está pensando em colocar o Speed para dar umas voltas lá no fim de semana, num treino autorizado pela FAERJ com o intuito de emborrachar a pista, já que não temos a menor garantia de continuidade do Campeonato Carioca de 2006 após a prova da Stock.

O Alcaide-Mor não respondeu à minha réplica. Seria bom se alguém levasse para o autódromo um mega-fone para incitar o público a fazer:

1) De 1 a meio minutode silêncio pela morte do belo traçado

2) 1 minuto de vaia para Cesar Maia

Suricata
Suricata
17 anos atrás

É de Chorar …
Lembro em 1988, quando vi o Senna (na Lotus Amarela) e o Piquet voando pela pista, nos F1 turbo ( som do motor inconfundível) na grande reta de Jacarepaguá, que agora foi amputada em nome da política carioca dos esportes. Lembro também do velho Fangio, que pisou a bota com o seu inesquecível Mercedes Flecha-de- Prata, alcançando na reta quase a mesma velocidade dos turbos, numa cena que ficou gravada em minhas retinas ( e também em filme fotográfico, pois não sou besta !) … tudo um dia acaba, e o automobilismo carioca já terminou… uma pena…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

André,

Só mesmo um louco poderia imaginar que aquela esquina (junção do oval com o miolo Sul)pode ser feita com carros velozes após um trecho de alta. Nem com VW da Speed 1600. Vai haver muita colisão ali, se não ocorrer coisa pior.

Conversamos mais hoje à noite no encontro semanal na Lagoa.

André Buriti
17 anos atrás

Vicente, muito boa a sua réplica, mas será que haverá tréplica do prefeito diante de suas argumentações?
ë iddo, ele diz a opinião dele e depois se recusar a discutir o problema, é assim que vem sendo há dois e parece que não vai mudar.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

Andre,
Segue abaixo a correspondência a que me referi:

1) MENSAGEM QUE ENVIEI ao Prefeito (e-mail [email protected]) no dia 08 de Novembro de 2006.

Prezado Sr. Cesar Maia,

Como automobilista e cidadão do Rio de Janeiro, solicito explicações quanto às razões que levaram a prefeitura a mutilar o maravilhoso circuito da nossa cidade, construindo prédios poli-esportivos, os quais poderiam ser construídos
em outros lugares, ou até mesmo nas cercanias da pista sem os estragos irreparáveis causados à prática de um esporte que tantas glórias trouxe ao Brasil.

Atenciosamente,
Luiz Vicente Miranda

2) Resposta do Prefeito

LUIZ;
Com o aval da Federação Internacional de do sr. Bernie Eclestone que entendem que são assim os autodromos modernos.
CM

3) MINHA RÉPLICA

Caro Prefeito,

Sinto discordar do Sr., mas não é o que consta da vasta rede de discussões sobre o tema, consenso entre pilotos e automobilistas em geral. Consta também que houve ação judicial movida pela Confederação Brasileira de Automobilismo contra a Prefeitura quanto a isso que chamamos de mutilação. E quanto à aludida
autorização da FIA e de Bernie Ecclestone, acerca de cujo teor paira desconfiança, seria de bom alvitre que o Sr., como homem público que é, participasse de uma discussão aberta sobre o assunto em qualquer um dos diversos blogs de
automobilismo.

É inacreditável que não exista outra área na Cidade do Rio de Janeiro onde pudessem ser construídos o Parque Aquático, a Arena e o Velódromo sem que a área do melhor traçado do Brasil fosse sacrificada. Mas se mesmo assim
a Prefeitura quisesse, como realmente quis, a construção de tal complexo poliesportivo no terreno do autódromo, bastaria que utilizasse a Curva 1 do Oval Indy (acabasse com essa curva) e colocasse lá a tal Arena. O traçado original ficaria preservado e a nossa cidade poderia voltar a sediar provas
de campeonatos mundiais, tanto de motociclismo quanto de automobilismo.

Pois é Sr. Prefeito, no próximo Domingo teremos a velocíssima categoria Stock car V8, uma das cinco melhores categorias de carros de turismo no mundo, correndo em algo que por pouco não é um kartódromo, simplesmente porque ninguém descobriu na nossa cidade outro lugar onde pudessem ser construídos os tres prédios supracitados.

Atenciosamente,

Luiz Vicente Miranda

André Buriti
17 anos atrás

Vicente, a primeira coisa que fiz há dois anos foi escrever pra esse calhorda do prefeito, e ele me deu a mesmíssima resposta… que estava fazendo uma coisa que tinha o aval do Bernie.
Primeiro que ele NUNCA falou com o Bernie sobre o assunto, o Bernie recusou a recebe-lo e inclusive a foto que na época foi divulgada foi contra a vontade do Bernie, pois ele disse que não tinha nada a com isso.
O que o prefeito quer é palco, se vocês ficarem escrevendo pra ele, amanhã ele vai sair dizendo nos jornais que os automoblistas estão conversando com ele, que está praticando um ato democrático ouvindo as pessoas e respondendo, mas isso não quer dizer que ele faça algo que a gente quer, então façam uma coisa produtiva, exijam que a pista fique aberta, pois o que está rolando nos bastidores e que já foi confirmado pela FAERJ, é que neste domingo só haverá treino, de portões fechados ao público, para que os carros da Turismo emborrachem a pista e eventualmente se esborrachem no guard-rail, tipo um crash-test prático, mas não existe nenhuma garantia que no dia 26, final de semana seguinte à Stock a pista abra para o Regional.
Ou seja, a pista só está reabrindo para o Sr. Carlos Col e a emissora do Pan terem seus interesses econômicos atendidos, e se torna conveniente para a prefeitura abrir o autódromo em condições precárias de segurança pois se um acidente acontecer ela tem argumentos para não autorizar mais nenhuma prova lá dentro sem que se façam modificações para aumentar a segurança da pista, aí veremos a dizer que só fará alterações no traçado depois do Pan, a famigerada Variante A, que aliás, duvido que saia do papel, a menos que recussitem a RSP e eles consigam arrancar dinheiro do BNDES como tentaram antes.
Em relação ao projeto original o velódromo foi para o lugar do hotel, o que não quer dizer nada, pois toda a área frontal junto às arquibancadas está reservada para os prédios, até mesmo a saída da Arena está prevista para ser na rua de trás e não pela Abelardo Bueno, o que seria mais lógico.
Estamos assistindo de novo, um joguinho de empurra, pois enquanto eles procrastinan as decisões vão fazendo o querem querem e entendem sem dar satisfação a ninguém.
Os culpados disso são todos, tanto os que fazem quantos os que concedem que façam.
Há dois anos eu avisei, e não falo mais, tudo o que falei aconteceu, podíamos ter evitado, mas quando leio no fórum dos pilotos cariocas que “Temos plena confiança no Sr, Djalma que tudo vai ser feito conforme combinado” vejo que estou lutando para nada, pois se os pilotos aceitam que seja assim porque um reles entusiasta tem que achar que pode ser diferente?

Pedro Pessoa
17 anos atrás

O cheirinho e nonato… nada né…
triste…..

Cláudio Orestes.
Cláudio Orestes.
17 anos atrás

EU ODEIO olimpíadas !!!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
17 anos atrás

AMIGOS DE BLOG,

FAÇAM COMO EU FIZ. ENVIEM E-MAIL AO PREFEITO RECLAMANDO DA AÇÃO DA PREFEITURA MUTILANDO NOSSO AUTÓDROMO. COISA QUE PILOTOS DE RENOME DEVERIAM TER FEITO.

E-mail do prefeito: [email protected]

Nota: com E entre o “cesar” e o “maia”

EU ESCREVI, ELE RESPONDEU DIZENDO QUE TEVE O AVAL DA FIA E DO BERNIE ECCLESTONE. EU RETRUQUEI.

FAÇAM O MESMO, ESCREVAM PARA O CESAR MAIA…RECLAMEM, ESBRAVEJEM…. VAMOS SAIR DO BLOG PARA A AÇÃO.

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Para coisas tristes e irresponsáveis, eu prefiro, NO COMENTS

Magliocco
Magliocco
17 anos atrás

Fora protestos de pilotos do Rio de Janeiro, houve alguma manifestação de qualquer dimensão, por menor que seja, de qualquer outro piloto no Brasil? Corrijam-me se estiver errado, mas não vi um se quer fazer um pronunciamento, reclamar em público e tal. Acho que faltou uma ajudinha de nossos pilotos mais renomados como Piquet e Emerson que dão nome ao autódromo e à pista oval. Mais uma vez peço que me corrijam se eu estiver sendo injusto.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

André,
o que me deixa mais P… da vida e com mais raiva desse demente que é o Prefeito, é que bastaria que ele utilizasse a Curva 1 do Oval (acabasse com essa curva) e colocasse lá esta arena de mer.da. Não tocaria em nada da pista se fizesse isso, mas esse p..o quer é lotear e ganhar comissão das imobiliárias.
Pessoal,

Basta olhar a plantaque o Andr´[e postou em Verde e colocar a Arena na curva 1 do Oval…pronto, estaria tudo resolvido.

André Buriti
17 anos atrás

Pessoal, parece que a pista está muito pior que imaginávamos, se não recuarem a barreira na saída do Oval pro misto não sei o que poderá acontecer se alguém sair da pista, se chover então será uma rampa de lançamento, o carro vai parar lá na ponte.
Caíque, como nos falamos ontem, eu acho que essa história do grampo no final da reta, é aquele projeto da RSP, que aliás, previa na remodelação da pista um espaço enorme dentro do traçado para outra arena, ou estádio de futebol, se fizerem o grampo é capaz de matarem a Sul de vez, porque aqui no Brasil se tem a mentalidade idiota de só se usar um traçado em cada pista, raras são as pistas que tem dois e que são usados, em Rio e SP poderia-se tranquilamente fazer dois ou três traçados operacionais sem nenhum problema, mas a inércia e cegueira dos dirigentes do esporte não permite que isso aconteça.
Ainda estou aguardando a confirmação oficial da prova da turismo, nem precisam me ligar lá da FAERJ, basta colocar o anúncio no site da Federação e tentar colocar uma notinha no jornal confirmando o evento que acho que todos ficarão satisfeitos.
Realmente, concordo que Jacarepaguá ficou menos mutilado que Interlagos, até porque tinha menos pista pra matar, mas de qualquer forma isso não pode ser vir de alento para que se deixem as coisas seguir um rumo mas do que claro que é a destruição permanente dessas duas pistas.
Enquanto os organizadores de eventos não pararem de pensar em termos e números de F1 e passarem a se preocupar com as categorias de base dos monopostos e dos carros de turismo, o automobilismo nacional estará fadado à estagnação, e as nossas pistas, pelo menos as próximas das grandes cidades, correm o risco de desaparecer.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Com traçado ruim ou sem traçado eu vou estar lá!!!

Celso
Celso
17 anos atrás

Bem, acho que a maioria dos comentários refletem bem o que eu penso. Mas queria comentar que, não é por nada não, mas o Jacarépaguá, original, foi menos detonado que o Interlagos original.

Valerio Paiva
Valerio Paiva
17 anos atrás

Pessoal, se preparem pois Interlagos é o proximo da lista de demolição, por pura especulação imobiliaria

Caique
Caique
17 anos atrás

Thiago,
Me esqueci de escrever no outro post:
O Carlos Col está utilizando este arremedo de traçado porque o Retão, usando a Curva 1 do Oval, continuará com cerca de 900m, a maior do Brasil, logo aqueles Tanques chegarão ao final do Retão babando porque a Curva é bem inclinada porque é do Oval e uma panca ali vai destruir legal.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Para aqueles que não são aqui do Rio e por algum motivo gostam do Autódromo de Jacarepaguá e queiram ver o que o Cesar Lexotam Maia está propondo como traçado do Autódromo após o PAN e que nós ainda não acreditamos (Amigos, sou contra o PAN, Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, a gente precisa de coisas mais importantes neste País) acessem o site http://www.rio.rj.gov.br/smel/ e cliquem no Parque Esportivo do Autódromo à esquerda da tela, aí aparecerá o que este Maluco está propondo. A unica coisa de que gosto é o grampo no final do Retão.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Deus te ouça Caíque, deus te ouça !

Tomara que o que vc disse a respeito das modificações que podem dar certo se concretize.

abs

John Player Special
John Player Special
17 anos atrás

O que dizer de um autódromo que já teve Lauda,Prost,Piquet,Senna e Mansel na F1 e agora tem meia-pista onde correm o filho do Chtão e sua de Trupe de ex-Futuros do Brasil nas Pista,organizados por um Débil mental chamado Carlos Col(vide Buenos Ayres)e sua categoria multi-Bolha(isso é coisa de de autorama…) ??? Para assistir isso só tomando Anti-depressivo ao invés de refrigerante ou Cerveja…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Thiago,

O traçado feito pelo Carlos Col é uma porcaria. Se fosse eu utilizaria o Circuito Club de 3.180m, que sempre esteve notraçado original e já recebeu umas provas do Carioca.
Ao amigo que falou do grampo após a reta de largada, a curva não é um grampo e sim oma curva de 180°, o grampo está no novo traçado, porque prevê dois traçados na parte sul do Circuito, uma como está hoje e outro com o retão estendido em mais 100m e ao invés da sul, temos um grampo idêntico ao de Spa (aquilo é um Grampo).

Para todos que estão preocupados com as porradas que acontecerão em Jacarepaguá, gostaria de lembrar à todos que não é problema de nenhum circuito e sim dos pilotos, que vivem se estranhando, além disso a pista é larga e terá, no circuito escolhido (3.350m), um tamanho superior a Tarumã, Cascavel, Oval (sic) de Brasília, Buenos Aires e Londrina, só perdendo para Curitiba e Interlagos. O problema é dos pilotos que deveriam ser Punidos pelas lambanças.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Flavio! Oi pessoal!!

Dá dó de ver isto. nosso país nao tem memoria mesmo..

Gente, vamos nos mexer, pois Interlagos já está na mira das “alcaidices” e nao queremos “Guarulhosring”.

Sabe o que vai acontecer???
1-Os alcaides paulistas vao acabar com Interlagos sob o pretexto de “vamos erguer um circuito melhor, mais moderno, mas a pqp em Guarulhos. Todos os que nao conhecem a historia de Interlagos no nosso automobilismo vao achar a ideia “magnifica”.

2-Os alcaides dão inicio a parte 2 do plano: Pegam a porcaria de verba que eles disseram que é possivel para erguer o guarulhosring(ô nome horrivel) , desmatam um pedaço de area verde, desenham uma b…parecida com o traçado. E os tontos paulistas falam: -Bem, olhem, eles estao demolindo Interlagos mas estão já construindo o novo autodromo em outro local…o “guaru..arghh”.

3-Quando os alcaides jah tiverem terminado de enterrar Interlagos, sabe o que vao fazer com “Guar…arghh”???????
***N-A-D-A.****

Nao precisa nem terminar o autodromo, pois jah destruiram Interlagos, e desviaram a atencao de todo o mundo para o “arghhh” do GuarulhosAlcaideRing e agora é tarde demais. Interlagos jah vai ter virado sambodromo, shopping, condominio, ou nao sei mais o que.

Viu como é facil enganar nós Brasileiros? é assim que a coisa funciona nesta terra.

Vamos fazer alguma coisa!!!!!!!

Bruno
Bruno
17 anos atrás

ae “é nois” o sentido da pista sempre foi anti-horário, acredito que permaneça assim.

a respeito da pista “amarela” da stock. poxa, pistinha de 3100 metros? nem pra usarem aquela parte do oval.. alias, é bom nem usarem mesmo.. vai que alguem bate naqueles pneus da indy que nao usam desde, sei la… 1999. vai levantá um enxame de mosquito da dengue. hauhuahuah.

evanclaudio
evanclaudio
17 anos atrás

Nao me levem a mal nao pessoal nao estou defendendo niguem. mais so estou vendo todo mundo malhar o judas e gostaria de saber uma coisa. a parte esquerda ta toda estrupiada e ja perto dessa junçao nova tem obras ai eu pergunto daria para fazer algo melhor do que foi feito? a prefeitura nao vai gastar um puto para fazer nada entao eu gostaria que alguem me desse uma soluçao e nao ficar falando um monte de coisas.em tempo so nao entendi pk vao encurtar mais ainda fazendo por dentro. e nao usando a parte do oval.

é nóis...
é nóis...
17 anos atrás

Alguém sabe me dizer em qual sentido se roda nessa pista.. horário ou anti-horário??

Filipe Borges
Filipe Borges
17 anos atrás

Mas que “maravilha” ficou o traçado!

Malditos

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Malditos sejam César Maia e a CBA (omissa) pelo crime que estão comentendo!

André Buriti
17 anos atrás

Post novo no blog com novas fotos. Flávio, te mandei pelo email vê se dá pra aproveitar algo.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Sinceramente, deveriam é acabar logo com tudo. Para fazer esse traçado horroroso, seria melhor colocar tudo a baixo. Poupariam os poucos neurônios de quem fez essa adaptação

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Um lixo.
só isso….
grampo apos a reta dos boxes é hediondo….
estavamos acostumados a ver os F-1 rasgando a reta nos anos 80, agora vamos ver os stock-bubbles entrando ali a 70, 80km/h e buscando aceleração praticamente no meio do retão….PQP…

Bizarro, pra não dizer otra coisa.

Bruno
Bruno
17 anos atrás

RIDÍCULO! só consigo dizer isso!
tudo o que aconteceu com esse autodromo é RIDÍCULO!
esse prefeito do rio é um belo FDP, a CBA provou de vez que não tem voz ativa pra %!$&#NENHUMA, e por fim, certeza, tem o dedão cagado da globo ae no meio. simplesmente inacreditável.

Doug
Doug
17 anos atrás

Olhando a foto logo abaixo, pq o infeliz não fez esta arena naquela faixa desocupa e livre do outro lado da água?
Acabaram com a pista. Muita safadeza isto viu!

Valério Paiva
Valério Paiva
17 anos atrás

!!! O que é isso!!! Que tristeza!!! Na boa, 42 carros V8 ali??? Metade do grid ficará com meio carro. É um traçado medonho. Horrível. Quem desenhou parece querer forçar uma mistura de Herman Tilke com umas batidas do tipo “Paul Tracy bêbado na Nascar”. Seria melhor mandar a Stock correr em Fortaleza ou em Caruaru, já que tão fora do calendário. Soma-se a isso o prejuizo ao automobilismo no pais e do Rio de Janeiro, a destruição dumas das melhores pistas para se assitir numa arquibancada e a lavagem de dinheiro que será o Pan, poderiamos entrar na justiça e pedir a prisão do Cesar Mala???

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

3.180 metros divididos por 42 carros na Stock……vamos fazer uma vaquinha e mandar o Rodrigo pro RJ para fotografar 40 minutos ininterruptos de Demolition Car….

emerson
emerson
17 anos atrás

o fenomeno vai se repetir aqui em sampa.
espere prá ver a escola dentro do retão…………………
é preciso fazer alguma coisa.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Me esqueci de escrever: Muitos acham que este circuito menor foi feito agora, mas ele sempre existiu e tem 3.180m, o circuito que a outra Anta chamado Carlos Col vai utilizar mistura a Curva 1 do Oval e terá se não estou enganado 3.300m aproximadamente. Eles estão utilizando este traçado para manter a Reta de quase 1 Km , que é a maior dentro do Brasil.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Estive reunido hoje com alguns amigos da Secretaria Muniocipal de Obras e eles me falaram que o Autódromo será refeito com uma mudança muito pequena, ou seja, as Curvas Nonato e Cheirinho deixarão de existir e a parte do Oval que chega a Curva 4 será levemente modificada e ao final do Retão será feito o Cotovelo que está previsto no Projeto do Cesar Maia. Se isso for feito o Autódromo terá, quando re-entregue 4.890m e sua média de velocidade subirá. A Passarela deverá ficar sobre a reta que antecede a curva de entrada do Retão. Acho que o Autódromo poderá ficar legal, se aquela Anta que é Prefeito deixar.

francis
francis
17 anos atrás

REALLY, IT`S NO COMMENTS.

vitão
vitão
17 anos atrás

parece aquela piada de português. A mulher entrou na loja e perguntou : o sr. tem meia-calça ? E ele : por que ? a sera. tem meia-bunda ?
A pista do rio ficou assim.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Quero só ver como vai ser a corrida de “stock-bate-bate-car” com esse grampo rídiculo que une a reta dos boxes com a oposta…

Mateus
Mateus
17 anos atrás

eu estava curioso esses dias pra saber o traçado que utilizarão. Até ia postar algo aqui, mas não havia tópico condizente com o Assunto.
Lamentável o que fizeram. Mas pelo menos (ou nao) terá corrida lá.
Vejam o lado bom… esse traçado tá lembrando a F1 em Indy. com uma parte do oval embutido no misto.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Que tristeza……

Silvio Zamprogna
Silvio Zamprogna
17 anos atrás

Quem for assistir pagará meia entrada???

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Certo, a prefeitura descumpriu acordo feito perante um juiz. Mentiu para a justiça.
Pergunta que não quer calar: Quem foi preso?

vitão
vitão
17 anos atrás

Taí CC, gostei da idéia de fazer uma prova de Super Speed. O Cesar Mala vai adorar ter vc como piloto; já que terraplanagem é o seu negócio, como provou em Itu, vc pode empurrar o aterro da curva sul uns 3 km e recosntruir a pista todinha pra ele . Nem grama vai faltar !! rsrsrsrs

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

Ficou do tamanho de um circuito de autorama. :/

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

isso aí virou circuito de rally. Corrida individual contra o relógio.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Deviam cancelar a Stock Car e fazer uma de Formula Speed no lugar…
Olha só que belo kartódromo com 3.000 o Alcaide do Rio construiu em Jacarepaguá !!!!
Conseguiu transformar um belo e histórico circuito num kartodromo sem sal…
Incompetencia, misturada com safadeza e má fé dá nisso: A cara do Brasil, esse país sem rumo.

vitão
vitão
17 anos atrás

já imaginaram a largada, com 40 doidos com 400 cavalos empurrando e fazendo a curvinha pós reta do box ? Só se fizerem a largada no retão, senão vai ter neguinho (sem conotaçào racista, por favor) indo parar no pasto do CC em Itu !

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

que sirva de lição para os acéfalos que votaram neste pilantra do Cesar Maia. Cada povo tem o governo que merece, agora aguentem.