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helio
helio
14 anos atrás

bom dia ! gostaria de saber qual motor fica legal no chevett sem muita adaptação

ARAL
ARAL
14 anos atrás

Ola Amigos, tenho um cheve 89 e gostaria de saber o que tenho que fazer para usar rodas 5 furos, obrigado ARAL

Arthur
Arthur
15 anos atrás

Blz Ricar. Adorei o seu post. Tenho um chevette hatch 84 e sou muito afim de equipalo com um vortec v6 da Blazer, mas sem muita frescura de nitro, turbo e etc… Quero um carro beeeeem original mas que tenha bastante saúde tb. Por isso gostaria de saber se vc poderia me enviar umas fotos da sua caranga para eu me deslumbrar com a sua obra-prima. Em questão, quanto foi o investimento???? Algo em torno de uns 25 mil? Abraços. Arthur

Ricar
Ricar
15 anos atrás

Pietro,
Comparado aos motores mais atuais, é pesado sim. São 2 cabeçotes de ferro fundido, num motor com 4.3l. O detalhe é que eu usei nesse Chevette um motor 4cil do Opala e não gostei – além de pesado, sem a pontência desejada – só algum torque. O vortec tem o mesmo comprimento deste do Opala e é pouca coisa mais pesado. Muito melhor e mais compacto que o 6cil em linha do Opala. No meu carro, montei ele carburado, não tem dir. hidraulica nem ar. Os coletores de escape são de tubo. O volante foi MUITO aliviado. Com tudo isto, o carro não parece gangorra não, tem um equilibro bem interessante, mesmo em curvas ou freadas mais fortes. Como troquei o diferencial por outro bem mais “parrudo”, até a traseira ficou mais acentada, tracionando bem – a suspensão ajuda. Detalhe: Como o motor é em V, ele é bem baixo, ajudando no centro de gravidade, além de bem distribuido na frente, não ficando o peso concentrado apenas no centro do carro.
Na sua receita, vale verificar um carro que arrancava em Interlagos. Pelo que consta, uma SS ou Sonoma, com 2 turbinas e nitro. Muita potência (800 cv – não sei se era lenda), mas o carro sumiu. E há algo similar no EUA, equipando originalmente a GMC Syclone.

Abraços, Ricar!

Pietro
Pietro
15 anos atrás

Ricar,
A distribuição de peso tá legal? Estou pesquisando bastante sobre esse 4.3 V6 Vortec na verdade pra preparar um Dodge Polara usando 2 turbinas à 0,8kg para alcançar uns 330cv (através de uma receitinha bem estudada) fora as preparações restante de praxe, como suspensão, freios e etc. Mas descobri através de muita discussão aí nos fóruns que o motor é pesado… Procede essa informação? O carro vai virar gangorra?

Abraços aí pessoal e desculpe me intrometer nos assuntos de Chevetteiros… Rsrsrs!

Ricar
Ricar
15 anos atrás

Tenho um Chevette 78, na familia desde zero. Foi restaurado e hoje tem um V6 4.3 Vortec da Sonoma. Alimentado por bomba elétrica e uma quadrijet Holley 600 cfm (preferi sumir com a parafernária eletrônica). Escape todo feito (German), incluindo coletores. Câmbio de opala 5M, cardã idem. Diferencial Dana 44 – Blazer, com relação alongada. Freio a disco nas 4 rodas. Rodas agora com 5 furos. Uso as rodas do Opala SS. Suspensão ajustada, molas idem. Tudo com base no original. Detalhe: O carro não tem 1 corte. A estrutura foi toda preservada. Estou terminando a tapeçaria. Este é o passo final. Se quiserem tirar alguma dúvida, estou a disposição. Ricardo Fernandes.

jhonathan
jhonathan
15 anos atrás

comprei um chevette 77, estou afim de colocar um motor de opala 4 cilindros, o que vc acha, e o qual a dica vc me da? um abraço parceiro…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bela propaganda, informativa. Não temos nada assim hoje no mundo do automóvel.

Felipe Bitu
Felipe Bitu
17 anos atrás

2 motivos que me fazem odiar o GM 250 no Chevette:

1- Má distribuição de peso, mesmo com o motor recuado, como em um stock car. Teoricamente, fica bom pra andar só em linha reta.

2- Pra poder andar em linha reta é preciso ter uma estrutura bem rígida. A original do Chevette já sofre um pouco com torção, recortada pra acomodar GM 250, fica ainda pior.

Ou seja, não fica bom pra andar em pista, nem em rua, nem em linha reta, nem em lugar nenhum. Vira uma trapizonga.

Burgão
Burgão
17 anos atrás

Eu tive um chevéio com motor de opala 4 álcool com diferencialzinho curto, fica decente para andar na cidade.

1GT
1GT
17 anos atrás

Obrigado Sérgios Barros pelas informações.

sérgio barros
sérgio barros
17 anos atrás

1. recebi ano passado fotos de um chevette cinza escuro com o vortec 4.3: o que precisou ser adaptado foi o servo-freio atravessado, sobre o pára-lamas direito e 2 carburadores porque a injeção era mais alta que o vão do capô, apesar dos calços na suspensão;
2. Numa revista Oficina Mecânica, idos +- 92-93, tinha uma reportagem do Ricardo Martins, com seu kit para levar o 2.500 cc para 3.000 cc, que incluía além de bielas-pistões, virabrequim com novas medidas e balanceado. A avaliação foi entusiasmada, porque testaram um opala 4.1 e outro 4 cilindros com esta receita, o qual demonstrou melhor comportamento dinâmico.
3. Quem acompanha aquela revista Power Plus, especializada em arrancadas e preparação forte, já deve ter visto uma Chevy 500 branca com esse Vortec 4.3.
4. No interior de MG, vi muita gente colocar motores de Kadett e Vectra nos Chevettinhos, e os Gol-maníacos nem viam por onde vieram e para onde iam os capetinhas…. simples mas uma mudança brutal.
abraço a todos

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

Chevette é um ótimo carro, só fakta um motor decente, fui “criado” em um Chevette SL 1980, branco de motor 1.4(motor azul), câmbio 4 marchas, interior monocromático,(marron) painel imitando madeira, o número do chassi dele era 5E11AKC148320, a placa de 1980 até 1982 era AM1694, de 1982 até 1994, era VA 1434, de 1994 até a data do seu roubo em 18/03/2005 era KCC1024,.
Meu pai ficou com esse carro do dia 09/05/1987, até o dia 05/01/2001, fui procurar o carrinho pelo sistema da polícia (queria comprar ele de volta), e descobri que ele tinha sido furtado em 18/03/2005, confesso que chorei ao ver na ficha que ele tinha sido furtado, senti como se um pedaço da minha história tivesse morrido.

1GT
1GT
17 anos atrás

Felipe Bitu..
Nem sabia do peso extra do v6 vortec, deveria aos menos ter considerando na questão, quanto aos 4 cilindros do opala fica bom mesmo. Uma coisa, houve algum kit para o 2,5 litros ficar com 3 litros?Já li alguma coisa a respeito , mas foi muitos anos atrás.

macarrão
macarrão
17 anos atrás

O pessoal comprava o Chevette sonhando com o Opalão 4100.

Felipe Bitu
Felipe Bitu
17 anos atrás

Minoru, esse V6 de 2500cc é bem compacto. Creio que seja bem leve também, ficaria perfeito no Chevette.

Quando eu tinha meus 15 anos de idade eu só sabia falar em V8 e big-block. Não gostava de nada que tivesse menos de 8000cc, até o dia em que fui apresentado a todas as obras de Colin Chapman: as Lotus.

Daquele dia em diante eu peguei raiva de qualquer carro pesado. V8 hoje em dia eu gosto apenas do som e olhe lá.

Eu lembro aqui em São Bernardo, quando vi um Chepala 4 cilindros 151 dando um verdadeiro cacete em outro Chepala 250… Naquele dia (então com 17 anos) que eu percebi que carro não é só motor e sim conjunto, pra colocar o 250 no Chevette é preciso cortar a parede de fogo, acabando com a rigidez torcional do monobloco do Chevette, que já não é das melhores. E o carro fica uma gangorra, perde pro Chepala 151 em comportamento dinâmico em qualquer situação.

O Donizeti Costalonga (construtor de Hots) aqui de São Bernardo chegou a contruir uma picapinha Chevy 500 com o motor 4.3 da Blazer… Ficou interessante, mas de Chevy mesmo não sobrou nada, precisou reforçar tudo, virou praticamente uma excentricidade, tanto pelo dinheiro que foi investido como pela jaca que se tornou (ficou pesada)… A ùltima vez que fui pra Curitiba tinha uma Chevy 500 com essa receitinha, virabrequim do 153 com pistões de 4 polegadas do 151, fica perfeita para andar na rua, torque de sobra, sem criar um frankenstein mecânico.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Apenas complementando, me lembro que na extinta Motor 3 tinha a receita para se fazer um “Chepala” e me lembro que havia um comentário que nos USA existia um Chevette com V6 2.5 litros feito pela engenharia deles… lembro-me que certa vez estava em um auto-elétrico em Pinheiros e lá estava um perua do consulado americano que tinha esse motor e sinceramente, ficaria perfeito num Chevette.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Concordo com o Felipe, a fama de lerdo que ele tinha era que o curso do acelerador era longo (para economizar, diziam… assim como nos VW tinham duas molas p/ficar mais pesado).

Se não me engano a versão GP tinha sido cogitada para usar o 151S mas com a crise do petróleo a coisa não deslanchou… pena, pois seria o papa-TS.

Felipe Bitu
Felipe Bitu
17 anos atrás

Poxa, o Chevette sempre foi um bom carro. Quem fala mal do Chevette é porque não sabe apreciar o pequeno carrinho, terceira geração do Opel Kadett alemão.

Esse pessoal aqui que fica falando de adaptar motor GM 250 em Chevette, motor Vortec 4.3 V6 de Blazer, que me descupem, mas viajam um pouco na maionese. O carro fica um chumbo (no caso do linguiça GM 250, fica parecendo uma gangorra, todo desequilibrado).

Chevette fica bom com 4 cilindros: o 151 do Opala a partir de 1975 ou a sua variante de 2700cc (pistões de 4 polegadas com o virabrequim de curso longo do GM 153 até 1975).

Pra quem gosta de coisa mais moderna, os motores GM OHC da linha Monza/Kadett/Vectra. Tem até quem coloque motor VW AP em Chevette, mas apesar dos bons resultados eu acho heresia.

Veja este comercial de 1974, tem trechos da estrada velha de Santos e até mesmo a balsa que vai pra Ilhabela

http://www.youtube.com/watch?v=AIsTr9a9bHI

Abraços!!!

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

O carrinho não era ruim não. Pequeno, ótimo porta-malas e o cambio era ótimo.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

O modelo mais bonito dos Chevette, na cor mais bonita… Não seria nada mal ter um igual a este na garagem.

1GT
1GT
17 anos atrás

Grande Veloz!
Desde que coloquei o olho num desses v6 lembrei do chevette…
Essa da Isetta rocket…ueheuhe só quero ver o que vai dar. Navegando no youtube encontrei um vídeo de um Smart com motor da gsxr acho eu…
Primeiro vs uma ferrari:
http://www.youtube.com/
watch?v=5860ulYwvC4
E aqui da construção do danado:
http://www.youtube.com/
watch?v=wIkwdv1kvmo
Está aí um carrinho urbano que gostaria de ter…
Abraços!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá 1GT, boa noite.
Pois então prepare-se pois o meu amigo Rogério, o Força da Mecânica Allen que disputa campeonatos de Arrancada com seu Opala, já está montando um.
Ele montou um Opala com a mecânica do Omega que ficou sensacional, inclusive foi capa da revista Opalas e Cia. de 2 meses atrás e também foi testado por várias outras.
Ele se animou com o resultado e partiu para esse novo engenho.
Outro amigo “professor Pardal” e meio “demente” que tenho é o Zézé da Recar, a maior loja e oficina de restauração de motos dos anos 70 do Brasil, que se animou com umas fotos que tirei em Daytona nas 200 Milhas onde cliquei no estacionamento atrás das arquibancadas uma Romi-Iseta preta com mecânica de Honda CB-750 Turbo !!!!
Detalhe : esse kit turbo era fabricado pela Rickmann nos anos 70 para as Hondas 750 e Kawasakis 900.
O Zézé tem um desses guardado na caixa e já está serrando uma Romi-Iseta detonada que ele tinha para servir de doadora de peças para as outras duas originais.
He, he, he, em breve teremos novidades velozes e pitorescas por aqui.
Abraços.

1GT
1GT
17 anos atrás

Chevette aguenta um tranco inimaginavel…na mão dos “zoadores de plantão” ou de que usa pra carga…como meu pai fazia com o 79 dele carregando uns 400 quilos de ração dentro do carro sem o banco traseiro e no portamalas…e olha que ele era volks maniaco…achou tão bom o carrinho que pegou um chevette 91 dl coisa mais linda desse mundo…pelo menos essas estripulias não vi ele fazer ainda com este…
Veloz…ainda pretendo nesta encarnação montar um chevette com o v6 4.3 da blazer…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O melhor teste que vi do Chevette foi na Divisão 1 logo após seu lançamento.
Atila Sippos, Paternostro, Vinícios Losacco, Sidney Alves & Cia. debulhavam esses carros em disputas prá lá de radicais com saidas de traseira e longas derrapagens controladas que só a tração traseira permite.
Pena que o motor 1.4 não empurrava a caranga ao limite do chassis e foi uma pena a demora da GM em lançar o 1.6.
Se alguém aí viu ou se lembra dos Chevettes do Campeonato Brasileiro de Marcas em meados dos anos 80 com motor 1.6 e cabeçote do Monza, sabe bem do que estou falando.
Uma vêz quase comprei um com motor 6 cil. do Opala bravo e câmbio do Dodge. Era um demônio, um convite ao hospital ou IML.
Pena que quebrava mais que o Fusca 2 motores dos Fittipaldis, por isso não comprei.
Mas os 2 dias que fiquei com ele “testando” o engenho foram inesquecíveis.

vitào
vitào
17 anos atrás

sem contar o motor de alumínio, injetado pela Brastemp, mesmo conceito do Vega americano ( by De Lorean, antes dele ir trabalhar em uliudi), com cilindro sem camisa. Quase mata o carro. Depois veio o bloco de ferro, muito pesado, mas resistente.

Eu
Eu
17 anos atrás

Quem fala mal do espaço traseiro do Gol quadrado é porque nunca andou de C3… esse sim, patético.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Bela propaganda! De uma época em que o mais importante em um carro não era o sistema de som. Uma propaganda ensinando aos caboclos tupiniquins como se aprecia um carro pequeno, de motor dianteiro, tração traseira e uma estabilidade que era referência na época (falavam muito da estabilidade do Passat, mas este usava pneus melhores que o Chevette, que ainda tinha os diagonais). Meu tio teve um, coitado do carrinho, por anos ajudou na construção da casa nos fins de semana e foi e voltou do trabalho nos dias úteis. Essas encrencas 1.0 feitas de plástico não teriam aguentado um ano nesse ritmo, e o Chevette aguentou uns 10. Só não gostava do ridículo espaço no banco traseiro do Chevette, mas ainda assim tinha mais espaço que no Gol quadrado, que tem banco traseiro para crianças menores de 10 anos ou anões.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Ô carrinho safado FG.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Isso é muito ruim… chevette só presta para zuar…