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Foto enviada pelo colaborador-mor da seção, Jonny Ô Que Lôco Sô, em semana
de Stock Car: um legítimo Hudson Hornet, Daytona/1951, de Herb Thomas.
Foto enviada pelo colaborador-mor da seção, Jonny Ô Que Lôco Sô, em semana
de Stock Car: um legítimo Hudson Hornet, Daytona/1951, de Herb Thomas.
Quem sou eu para discutir com Felipe Bidu, HRD Vincent e Veloz-HP, mas creio que a supremacia dos BMW no WTCC se deve sim à tração traseira. Acompanhei quase toda a temporada e fica nítido que em pistas menos técnicas (Monza, por exemplo) os tração dianteira vão muito bem, obrigado. Quando a pista fica mais travada, com reacelerações fortes, como Orschesleben ou a própria pista de Macau, aí a batata assa. Discordo que, como escreveu um colega lá atrás, o sistema de lastro tenha prejudicado o Farfus. O Farfus foi prejudicado pela decisão política do Grupo Fiat, quando comprou a alfa Romeo, de compartilhar as plataformas com base em tração dianteira da Fiat. Ou, melhor dizendo, se a prova final fosse em Monza ou no Ricardo Torno (Valência), o Farfus teria sido campeão. Macau favorece a tração traseira, e a única marca que a usa é a BMW.
Quanto ao Hudson Hornet: Belíssimo carro, um dos projetos norte-americanos mais inspirados do início da década de 50. comprei o DVD Carros, assistí com áudio e legendas em inglês, maravilhoso. A parte em que a Ferrari Michael Schumacher fala em italiano com o Guido (empilhadeira com visual de Isetta) tem legenda em italiano mesmo. Uma das melhores animações que já ví.
Hudson Hornet… isso é que era design…
Meus amigos HRD Vincent e Felipe Bidu, bom dia.
Essa questão da tração nos carros é realmente interessante.
Semanas atrás comprei um livro que conta a história da família Unser desde o avô do Unser Jr. e nos anos 30 ele montou uma equipe para correr em Indianápolis com protótipos equipados com motor 8 cil. em linha (vou procurar a marca dele) e tração dianteira porém, com o eixo completo + o DIFERENCIAL na frente. As rodas que curvavam eram as TRASEIRAS.
Imaginem como deveria ser pilotar isso ?
Como se vê, esse assunto é eterno e, como o Vicente citou, paradigmático. Principalmente hoje em dia com a evolução das carangas.
Realmente aos mais “veteranos” como nós a tração dianteira não agrada em nada porque o comportamento dinâmico é muito “manso” e previsivel, sem as emoções das derrapadas de traseira controladas com o motor, que essa modalidade “drifting” bem exemplifica.
O Felipe lembrou muito bem, aquele “causo” da Audi com seus fenomenais 4×4 que mesmo lastreados atropelavam todo mundo foi exemplar, e provocaram essa “patriotada” no regulamento em favor dos “sem 4×4”.
Essa discução vai longe e é bom que seja assim, variações técnicas em disputa constante é sempre uma delícia de se ver e trocar figurinhas.
E vocês já devem saber que a BMW faturou outro campeonato no WTCC.
Tração traseira….
Um enorme abraço 4×4 a vocês.
Felipe Bitu falou e disse. Eu assino embaixo.
Aqui na California tem alguns ainda rodando em corridas de carros antigos.
http://img138.imageshack.us/my.php?image=classiccarracing017qx0.jpg
Caro amigo Veloz HP
Lembra da Super Touren Wagen alemã, quando a BMW pra não levar pau dos Audi A4 forçou a barra e obrigou a organização e colocar lastros nos Audis?
Mesmo com lastro a Audi deu um cacete em todo mundo. E aí baniram a tração integral dos Audi A4, só podia se fosse traseira, aquele baita narizão com o motor pendurado na frente do eixo (igual o DKW, mal de família, tenho 3 Santanas…) e as BMW com o motor quase central…
Assim fica fácil pra BMW. Pega aí a TC2000 argentina, não ficavam muito atrás da Stock Light com V8 e tração traseira.
Belissima a Foto do Fabulodo Hudson Hornet, Hoje a Unica Stok Car Verdadeira é a Stock Paulista, que utiliza Omega e Opalas dos Antigos Campeonatos Brasileiros, mas eu diria que a Stock tomou o Rumo certo em adquirir os tubulares, pois qual carros teriamos andando???
O motor Chrysler Hemi, V8, foi lançado no início dos anos 50. O ano certo não lembro.
O Hudson Hornet, apesar de ter sido fabricado especialmente para os mercadores de bebidas ilegais nos EUA (mesmo com o fim da lei seca, ainda sonegavam!), acabou servindo para acabar com a zona dos carregadores, pois quem mais o comprou foi a polícia, daí a coisa complicou.
Tinha centro de gravidade muito baixo, e o motor 6 cilindros de maior cilindrada da história.
Caro VELOZ-HP,
1) Apresso-me em me manifestar de acordo com o nobre blogueiro quanto aos campeonatos citados. Porém no que tange à tração dianteira ou traseira, estamos numa sinuca paradigmática ou um dilema de Tostines: a BMW ganha porque tem tração traseira OU a tração traseira ganha porque o carro é BMW? O companheiro de Távola Redonda há de convir que existe um certo preconceito quanto à tração dianteira, devido talvez ao pífio comportamento dinâmico dos primeiros exemplares.
2) Leu o que Dick Petty escreveu sobre os Hudson Straight 6? Straight 8 só até 1949.
Bela imagem do Hudson Hornet.
Uma dica interessante.Acessem o Youtube e procurem por “Largest Crash in NASCAR History”,e verão um espetacular acidente ocorrido em Daytona 1960,onde largaram 68(!) carros e 37 se acidentaram.Vale a pena o vídeo,pois os carros na época eram deste mesmo estilo.
Abraços.
Os jovens mancebos sabiam que já tivemos um brasileiro correndo em priscas eras na Stock Car americana? Trata-se do piloto paulista Marcelo Audrá que, lá por 70/71 andou acelerando naqueles ovais (alguns de terra) da Carolina do Sul, do Norte, Georgia e arredores. Isso quando a Stock americana ainda era uma categoria eminentemente dos estados sulistas.
Thiago caçula, particularmente acho o WTCC muito bom. Uma pena que seja disputado quase que só por carros de tração dianteira, ficando só a BMW tracionando atrás e ganhando quase todas.
O melhor campeonato desse tipo para mim ainda foi o inglês do início dos anos 90 onde a mistura de carros, tipos e marcas era maior.
Hoje o melhor de todos para mim é o australiano, onde correm os Honden e Falcon, todos V8 e 5 litros.
Para quem não sabe o Holden é o “nosso” Omega e lá é fabricada a versão GT com 2 portas e motor 350 pol., o mesmo do Corvete.
Isso tudo que falei refere-se a carros tipo Divisão 1, com poucas modificações. Agora, bom mesmo em carros bravíssimos e multimarcas é o campeonato argentino TC-2000. Mesmo com carros só de tração dianteira é espetacular com pegas absurdos, tudo embolado e voando junto.
Quanto aos lastros que você mencionou eu os acho válidos na medida em que sempre promovem a busca de paridade nos desempenhos. Ninguem dispara na frente o campeonato inteiro e ninguem competente fica para trás o tempo inteiro, a pesquisa por desempenho é constante até o fim, junto com as chances de vitória.
Esses campeonatos de turismo multimarca são muito mais proveitosos para as fábricas desenvolverem seus carros de rua do que qualquer F1 da vida.
Nas motos também, vale mais um Campeonato de Superbike para desenvolvimento de nossas motos do que qualquer Moto GP.
F1 e Moto GP é só mídia e propaganda.
Abraços.
Tbm achei que eram limpa trilhos, hehehe
Bom mesmo para a stock Brasil.
Kd o patrão? Dia inteiro sem posts…
UAUUUUUU
Tarsis, vi hj nas lojas Americanas por 44.90 … mas sei que tem no http://www.submarino.com.br Meu chefe pediu no site e chegou pra ele ontem.
Alguém sabe o que os carros estão “carregando” em frente ao pára-choque? Parece um limpa-trilho. Se form seria um acessório muito bem vindo para os batedores da Stock Car Brasil.
Tarsis,
Que tal o justo contrário: derreter 4 DKWs e 1 Gordini para fazer um Hudson Hornet Nascar Spec.
Nossa antiga Divisão 3 era muito mais “Stock Car” do que temos hoje.
A Divisão 1 então, nem se fala.
Essa nossa categoria atual de “Carro de Estoque” não tem nada.
Não cabe esse nome a essa categoria, nada a ver.
Se derretesse um Hudson desses dava pra montar 4 DKW e 1 Gordini……Já saiu o Cars em DVD sem ser pirata…??onde…cade quando…como???
Um Hudson é um dos protagonistas do excelente filme “conduzindo miss Dayse” estrelado por Morgan Freeman e Jessica Tandy, quando um motorista negro é contratado para ser o motorista de uma velhinha judia.
Jovino
Matuzas, me digam uma coisa.
Já que todos aqui não são muito fãs da nossa Stock Car, e defendem muito os carros de passeio correndo em pistas, gostaria de saber qual a opinição de vocês sobre o WTCC.
Assisti as 3 etapas esse ano e gostei muito da categoria, bem equilibrada e com carros de rua, pouco adaptados para corridas.
Só não gostei muito do sistema de lastro para nivelar os piltos, fato que prejudicou o brasileiro Augusto Farfus Jr. na disputa do título.
Abraços
bonito pakas hein!
Tinha um Buick 8 cilindros em linha no estaleiro do Romano, largado no meio dos barcos. O pessoal lá chamava o carro de “batatão”. Sumiu tão rápido quanto apareceu.
Flávio. Nada a acrescentar aos comentários abaixo, exceto que estou para lá de FELIZ (acho que você sabe o quâo eu aprecio a categoria norte-americana… e não é de hoje: a paixão iniciou em 1981, quando meu pai comprou no aeroporto de POA uma revista importada com bela matéria sobre a Stock. Coincidência, dois ou três meses depois, a TV2 Guaíba — emissora local — apresentou filme com a história da Família Petty. Carrões como a da foto foram retratados. Nâo bastasse isto, a Globo passou filme aonde Elvis Presley era piloto de… Stock Car (por sinal, ele acelerava Dodge e no filme, grande parte dos integrantes também usavam veículos da citada montadora. Mas nada forçado em termos de marketing).
Ainda sobre o assunto: Stock no real sentido da palavra.
Por fim, que tal você resgatar –e postar por aqui — a crônica na qual você comenta leitura de texto by Tom Wolfe (O último herói americano)? Se nâo me engano, foi a fotógrafa Dulce Lee que te enviou cópia do citado artigo publicado em 1960 na revista Esquire.
With kind regards,
Paulo Lava
(Modéstia a parte, o fã #1 da NASCAR NEXTEL no RGS)
Clap, Clap, Clap, Clap!
Aplausos, Roberto Hackmann, assino em baixo.
Isso era Stock Car.
A melhor coisa de uma corrida, é ver os carros normais de rua competindo.
Ou alguem já viu algum carro na rua em que o motorista senta no banco traseiro, para dirigir?
Isso é só um pequeno detalhe da diferença entre a Stock de hoje e um carro “normal”…
Assisti ao “Carros” dublado no cinema. Hoje está sendo lançado o DVD. Quero assistir para ouvir com as vozes de de Paul Newman (o hudson da foto) e de Sssssssschummy (como diria o Galvão), no papel da Ferrari.
Acho que Flávio Gomes vai deixar esta parte no ‘repeat’ o dia todo….. :)
Caro VELOZ-HP,
Um carioca que anda de carros europeus, mas já andou muito de Oldsmobile me informou que no ano de 1949 a Hudson lançou no modelo Commodore o novo motor de 6 cilindros muito mais forte que o lendário 8 em linha. O Hornet já saiu da prancheta com o “straight 6”.
http://www.legendsofnascar.com/Hudson.htm
esse bicho pelo jeito andava na terra
Também pudera, com um motorzão de macho desses… De série esses bichos saíam com 308 polegadas cúbicas de deslocamento, ou seja, mais de 5 litros, com potência de 145 HP a 210 HP na versão mais braba “de rua”. Imaginem então esse 6 canecões brabo.. Devia enrugar asfalto.
Devia ser uma batalha bonita, os Hudson contra os Oldsmobile com seus lendários motores Rocket V8.
Nessa época Chevrolet e Ford era coisa de garotada, macho que era macho andava de Hudson (straight 6), Olds V8 e Buick (straight 8). Depois, bem mais tarde, surgiu o antológico Chrysler Hemi V8.
E assum Nietzche falou pelas palavras de Zaratustra.
Galera, se eu não estiver enganado os Hudson tinham nessa época motor 8 cilindros em linha.
Já imaginaram o som da fera ?
Eu tenho um livro sobre as carangas de Boneville (deve estar escrito errado) onde aparece um protótipo de velocidade com um motor desses com 8, sim 8 carburadores Stromberg, 1 para cada cilindro.
E esse motor tinha “cabeça chata”, “ou seja”, as válvulas eram laterais, no bloco, e não no cabeçote.
Quem disse que modernidade é o “máximo” não sabe o “mínimo”.
Os Opaleiros que gostam um bocado, pois o Hudson Hornet espancava muito V8 com o seis cilindros em linha.
Era esse que aparece no filme “Carros”, como chefe de equipe do Lightning McQueen! :P
Isso era Stock Car na expressão da palavra !
Não estas bolhas que andam por aí em cima de chassi X, com motor Z, transmissão Y etc.
Nesta época quem podia mais chorava menos e para mim corrida é assim que deveria ser. Mecanica, Gasolina, Coragem e Homem atrás do volante e não este bando de prima-dona a bordo de seus computadores com asa de avião móveis.
pelo jeito o pessoal andou asssitindo desenho no cinema. eu confesso que assisti. e gostei. mas pelo menos eu tenho a desculpa de levar o sobrinho de três anos, que aliás agora é fanático pelo Relâmpago McQueen.
essa abelha era braba, verdadeiro ZANGÃO!
se s stock aqui andasse com esses carros ia sser bem mais divertido……….
isso me lembrou o Hudson Hornet do filme “Carros”, que inclusive, é exatamente esse.