Simuladores

SÃO PAULO (será que dava para aprender?) – Wellerson Santana foi quem encontrou esta preciosidade, uma reportagem numa dessas revistas adolescentes sobre videogames. O personagem é por demais conhecido. O ano? 1991, creio.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio
Caio
17 anos atrás

A equipe que imitava a Ligier era Linden, e o nome do “clone” do Piquet era A. Picos… sem falar no G. Ceara que era o Senna… rs

francis
francis
17 anos atrás

qq é isso? foi e achou que ainda estava no joguinho.

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Essa Revista foi publicada a partir de 1990,e se chamava “a semana em Ação”,e era voltada ao publico jovem,com matérias sobre esportes radicais,danceterias.shows,bem ao estilo “armação ilimitada”.A cobertura de automobilismo era amplamuitas vezes superior a da 4 rodas,com matérias muito boas sobre Kart,F-Ford,F-1,pilotos brasileiros no exterior,etc.Entretanto,a seção que de longe mais fazia sucesso era a dos Games,já que vivíamos tempos de nintendo,Master system,mega-drive etc.no final do ano,a revista Ação passou ter uma edição só sobre games,a Ação Games,e a revista original ,infelizmente,parou de ser publicada.

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

25% não estaria na F1

Kako
Kako
17 anos atrás

E nem assim aprendeu a mexer com os botões?

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Pela escala de porcentagem que o nosso amigo fez abaixo, o Rubinho é 25%.

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Equipes do Jogo:
Madonna(Mc Laren) Millions ( williams) Firenze (Ferrari) Bestowall( Benneton) Blanche ( Brabham) Tyrant(Tyrrel) Losel (Lotus,nos tempos da Camel) MAY (Leyton House) Dardan(Dallara-Scuderia Italia)Bullets(Arrows)Minarae(Minardi), uma que era a Ligier que eu não lembro o nome,outra que imitava a Rial,a Orchis (Osella) Zeroforce (Zackspeed) e Comet (Coloni)

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Bela cabeleira

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

Mega-Drive. Joguei muito isso aos 11 anos.

Gabriel
Gabriel
17 anos atrás

Pilotos medianos são 50%, pilotos muito bons são 100%, o rubinho é 65%, o massa é 70%, o Senna é 100%!
O kubica é 85% e o Ralph Schumacher é 50%.

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

No GPTOTAL (www.gptotal.com.br) tem uma excelente reportagem (ou coluna, como preferirem) que fala sobre simuladores, em computadores, recomendo a leitura antes da esculambação… sobre o Rubinho se ele fosse ruim tava na Stock Car… se ele fosse ótimo teria sido campeão da F-1… ele é um piloto mediano, normal… como muitos dos mais de 700 que já correram de F-1. (aliás… só 700, que é pouco perto dos 1,5 bilhão de humanos na Terra).

Link da coluna do GPTotal (http://www.gptotal.com.br/2005/Colunas/LuisFernando/20060705.asp).

P.S. Serei avacalhado aqui? Provavelmente, mas fui obrigado a compreender esta atutide quando se defende um ponto de vista com argumentos.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Recordar é viver…

Meu Deus, como eu joguei esse jogo…
A equipe top era a Madonna (hahahahaha…) e a Ferrari tinha o nome de “Firenze”…
Na Benetton, tinha um piloto com a cara do Piquet, só não lembro o nome.

Bons tempos.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Super Monaco GP desenvolvido em 1989 para fliperama e em 1990 para o Sega Genesis (Mega Drive). Eu li esta matéria na época. O jogo era um show de modernidade para a época. Todo mundo queria ter. Naquela época videogame de ultima geração era vendido por preços “populares” graças a Tec Toy. Hoje em dia só importando e pagando os olhos da cara. Para quem gosta do jogo tem a comunidade no orkut sobre ele. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1125192
A legião de fãs é grande.

Aldo Ramos
Aldo Ramos
17 anos atrás

Eu tenho a revista, Acao Games, e de 1990. Eu tinha o jogo e era o Super Monaco GP 1. O 2, com o Senna foi lancado mais tarde, mas nao tinha grandes diferencas de grafico e “jogabilidade”.

O jogo era muito bom sim, so que as pistas nao eram exatamente iguais porque nao era um produto licenciado, mas eram bem parecidas, tanto que as equipes tambem tinham nomes parecidos (mas nao iguais), os pilotos idem (mas as fotos de “alta resolucao” entregavam).

Os carros nao tinham tanto realismo porque era quase sempre com o acelerador apertado o tempo todo, soltando nas curvas. Nem precisava tocar no freio.

Quanto aos comentarios do Barrichelo, deixa o rapaz quieto. Isso era uma forma dele se promover, ele era garoto (um pouco mais velho do que eu). Eu achava o jogo o maximo porque era o mais proximo que tinha para andar em um F1.

Ah, e foi a ultima vez que pude ‘andar’ com um carro de Formula 1 em…Jacarepagua!!! A paisagem de fundo era identica (meio fora de angulo as vezes, mas identica para o padrao de definicao da epoca).

“Keep it up!!!”

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Bonitaço esse fórmula 3 que ele disputou as últimas três etapas do sul-americano de 1990. Na etapa de Tarumã, dizem que ele era o único que fazia a curva 1 flat. E esse carro, se não estou enganado, foi o que o Gianni Morbidelli diputou o campeonato italiano de F3 daquele ano, que foi alugado pro jovem Barrica disputar o sul-americano.

Felipe Bitu
Felipe Bitu
17 anos atrás

Coitado do Rubinho… A culpa é da Sega, se ele tivesse aprendido a dirigir em um Super Nintendo, hoje seria no mínimo campeão.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

A insistência em desvalorizar o Rubens Barrichello é coisa que deveria passar por avaliação psicológica dos seus autores.
Menos, Blogaiada.
Menos, Gomes. Você não é vesgo nem silvio falso. Tem responsabilidade, angaria amigos por onde passa ou é visto.
Divulgar é se responsabilizar.
Como tudo nesta vida.
Não é Veloz-HP e Jovino?
Quem fala a verdade? Quem os está manipulando para se trombarem frontalmente ?
O Gomes? Não creio, mas…
– coisa doida, sô!

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Pois é Enrico, ele já chega em segundo lugar …

Beren
Beren
17 anos atrás

Ah, os simuladores de verdadae da época já usavam gráficos poligonais, embora claro que se comparados com os de hoje estejam bem ultrapassados.

Beren
Beren
17 anos atrás

Opa, videogames são a minha área!

Rubens não está em um “simulador”: Está em um Mega Drive, aparelho de videogame da Sega lançado em 1989. O jogo em questão (Super Monaco GP) saiu primeiro em fliperama e depois teve a conversão que Rubens está jogando aí: Inclusive, num resumo dele sobre a temporada de 1993 publicado na época na Quatro Rodas, cita o jogo na hora de descrever a pista de Suzuka “excitante como no jogo que tanto joguei”.

Vale lembrar que a sequência do jogo, também para Mega Drive, se chama Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2, com fotos e voz digitalizadas do tricampeão, com direito a dicas em circuitos e versão virtual do kartódromo dele, além de 2 outros circuitos desenhados pelo Ayrton. O jogo foi feito pela Sega japonesa após sugestão da Tec Toy, representante dela no Brasil, e vendeu MUITO bem aqui, na Europa e (claro) Japão.

Para comparação: Vídeo de Super Mônaco GP 2 -> http://www.youtube.com/watch?v=LVfgDBlVcrM

14 anos depois, “Formula One” para Playstation 3 -> http://www.youtube.com/watch?v=e_ahpjVctk0

Desculpem o texto longo e pouco coeso, espero que tenha esclarecido alguma coisa.

Enrico Siqueira
Enrico Siqueira
17 anos atrás

É. Não dava pra aprender, não.

Jorge
Jorge
17 anos atrás

http://www.frex.com/randd/simconmotionGPL060219_05.zip

Link para downlod de um video com um simulador atual.
Talvez os mais preconceituosos possam avaliar o que os simuladores evoluiram em 15 anos.