Tuning e tuning

SÃO PAULO (bom gosto e mau gosto) – Acho que não preciso ser ainda mais claro a respeito do que acho de tuning, uma vez que o assunto veio à tona quinta-feira passada na última coluna Warm Up.

(Mas aqui se faz necessária uma pequena explicação. Quem leu meio na pressa acha que atribuí ao tuning a crise no automobilismo brasileiro. Não foi isso que quis dizer. Disse apenas que mudou muito a relação jovem-automóvel da década de 60, a de ouro do automobilismo brasileiro, para a que existe hoje. Quatro décadas atrás, a equação era: jovem + carro = performance, que resultava em corridas. Hoje é: jovem + carro = exibicionismo, que resulta em tuning. O tuning, portanto, é resultante — consequência, não causa. Não culpo o tuning de nada, apesar de achar a moda uma babaquice intragável. Acho que agora me fiz entender.)

Mas há tuning e tuning, como diria o filósofo. Essa Kombi que apareceu numa exposição de Fuscas & similares neste fim de semana em Santo André, por exemplo, é uma graça. Olhando bem, o que ela tem de tuning? As rodas. O resto respeita as características originais do carro. A combinação de cores é de bom gosto. Não tem nada pendurado. Não tem caixas de som bombando funk. É uma Kombi que foi respeitada por seu dono.

Fica combinado, então: assim pode. Mais do que isso, eu malho mesmo.


Fotos enviadas pelo Edi, do Mundo VW

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wanderson Gomes
7 anos atrás

Muito bacana as dicas, ficou show de bola no final das contas hein

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

Em tempo, meus pneus são Birdgestone turanza er 70 de fabricação japonesa, a altura da suspensão está intocada, e os insul-fils, são dos que a lei permite

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

Gostei da sua última coluna sobre tuning, carro pra mim precisa ter insulfilm e rodas do modelo top de linha ou de categoria superior da mesma marca. Por ex: meu Gol Cli 1.8 ano 95 tem rodas de Golf GLX (mexicano) pneus 185/60 r 14e insu-film(que tantos odeiam) nos vidros, aproveitei e coloquei alarme à distância, vidros elétricos(sobem e descem pelo controle remoto), travas elétricas(quando ligo o veículo as portas travam, quando desligo-o destravam) e o som é só pra mim mesmo( cd player mp3 JVC, DOIS SUBWOOFERS DE 12″, QUATRO TRIAXIAIS 6X9 NO TAMPÃO TRASEIRO( FIZ OUTRO TAMPÃO PRA NÃO ESTRAGAR O ORIGINAL, OS ALTO FALANTES FICAM ESCONDIDOS SOBRE O CARPETE QUEÉ DA MESMA COR DO TAMPÃO ORIGINAL PRA EVITAR ROUBOS), UM MÓDULO BOOSTER DE 800W E UM CROSSOVER BOOSTER) ou seja só uma musiquinha ambiente.
Ah ia me esqucendo coloquei os faróis de neblina originais VW e o escape do Gol GTI bolinha, os vidros têm função um toque.
Ou seja, gosto de uma leve melhoradinha, mas usando peças originais VW, comprei tudo(menos o som) em concessionárias VW, pretendo agora com 13ª instalar a direção hidráulica no bichinho, em suma amo meu carrinho, coloquei-o como sempre sonhei, odeio xuning, pra mim tuning de bom gosto é o que aqueles caras da ABT e da OETTINGER fazem com nossos adorados VW lá na Alemanha, aquilo sim é tuning de verdade, não essas babaquices que vemos nas nossas ruas com as molas cortadas, que arrastam até no ca´pete da sala.

1GT
1GT
17 anos atrás

Jovino.
Tenho mais uns sites na lista dos favoritos, outro dia tooei com uma lista de plastimodelos dos anos 60 e 70 incrivel pela raridade de alguns itens…quando precisar de umas dicas só avisar.
Veloz-HP…
Vou preparando aqui meu bolso pra solicitar cópias desses clássicos…Vanishing point consegui nessas andanças uma versão legendada do original e não do que foi refilmado em 98 creio eu.
Aprendo tanto lendo aqui que de alguma forma deveria retribuir.
Abraços.

Christian S
17 anos atrás

… Colo do lado do motorista e ao passar pela janela vejo os reloginhos dentro do carro, acho que tinha altimetro mas não pressão de óleo (hehehe). Bem motor 2T deixo o escape bem ao lado da janela do imbecil. E subo o giro enchendo o cara de perfume 2T. Claro que o individuo encarou e… hauua semaforo aberto abri 100 metros em 200m do paspalho.
Não adiata tunar tem que saber andar. E para uma moto 2T tem que ser potente, ter tração e saber usar, pq se não come poeira mesmo.

Christian S
17 anos atrás

A única coisa legal nesta M. do tuning é que a molecada não sabe mesmo o que faz. Neste final de semana dei umas voltas com a DT200R da minha namorada, que está uma jóia. Para quem não sabe é uma MOTO Yamaha 2T refrigerada a agua com discos nas duas rodas famosa por ser extrememente rápida e ágil. Em uma avenida segui na minha frente um 206 deste tunados, fazendo tchiii o tempo todo, com aquele ridículo e perigoso engate, uma pintura que dá vontade de por fogo no carro e vidros com filme tipo – não dá para ver nada -. Bem, me aproximo do carro que está na faixa da esquerda dou um, 2,3,4 sinais de luz e o cara nada de sair da frente… dou uma buzinadinha e nada, mais uma e nada, prego a mão na buzina e nada… Porém eu vi pelo retrovisor do motorista que ele me viu. Bem, resolvo passar pela direita, tomo uma fechada proposital, saio pela esquerda novamente, outra fechada. Aí já tava P. da vida a ponto de começar a chutar o carro do cara….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá 1GT, muito obrigado pela dica.
Esse filme eu tinha gravado a muitos anos atrás em fita VHS e já mandei passar para DVD.
Sábado passado fui na minha loja de CD`s favorita a Aqualung na galeria do rock e comprei lá os DVD`s dos filmes Easy Rider e Vanishing Point-Corrida Contra o Destino.
Deixei encomendado o 500 Milhas do Paul Newman e California Kid.
Vou emprestar para eles minha fita com vários filmes. dentre eles o Garoto da Montanha, American Grafitt e um com o Brad Pitt em que ele vai se vingar do policial que matou o seu pai num racha desafiando o cara para um racha final entre um Chevy e um Oldsmobile 442 eu acho, não me lembro bem.
Se ficarem boas as gravações vou mandar minha videoteca inteira para eles gravarem.
Prepare-se, vamos inundar São Paulo com todos aqueles grandes filmes de carros e motos do passado além daqueles filmes cabeça dos anos 70 como Zabriskie Point, Laranja Mecânica, Paris Texas, etc.
Estou comprando um aparelho para fazer a gravação VHS para DVD. Virá do Canadá e quando chegar e eu aprender a usá-lo, será a festa da Maria Joana por aqui.
Um grande braço e obrigado pela dica.

Tubomenm
Tubomenm
17 anos atrás

É simplesmente ridículo os caras colocarem tanta coisa num caro 1000. Alguns dias atrás ví um corsa 1.0 com umas rodas tão grandes que parecia aquilo que as crianças fazem com seus brinquedos, trocando as rodas dos carrinhos grandes e colocando nos pequenos. Um horror, e ainda por cima tinha duas listras ou faixas pretas que começava na saia da frente do carro, passava pelo capô, e terminava perto do escapamento, fiquei até com vergonha de ficar perto olhando, alguém poderia achar que talvez eu seria o dono.

3=6
3=6
17 anos atrás

henri toivonen :

a “luzinha’ sobre a placa é original do carro .
temos que respeitar.
o que vale è que ela não esta muito descaracterizada .

jovino
jovino
17 anos atrás

1GT,
O Site http://www.imperialclub.com/Movies/
Lively/index.htm que você indicou para o Veloz HP a respeito de cinema é simplesmente sensacional. Para os amantes dos grandes clássicos do cinema e os carros que foram usados nos respectivos filmes, com fotos e muito mais, é imprescindível para quem curte cinema. Belíssima dica.

Jovino

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Quase tão brega quanto os tunning: aquele desenhinho de kombi na lateral tá muito rídiculo, as cortinas idem, o acabamento também….a luzinha sobre a placa, muito feinha! Prefiro ainda a original!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

A onda tuning vem crescendo e já tem criado algumas vertentes, para os que apreciam somente parte de suas tendências.
Existe, por exemplo a customização estilo DUB, que consiste basicamente em mexer na altura e nas rodas, alterando no máximo pequenos detalhes externos.
Muito agradável aos olhos.

Abçs.

Marcos Ramires
Marcos Ramires
17 anos atrás

Flávio

Como amante de automoveis em geral, acredito que sua ultima coluna sobre tunning, está certa.
Mas acho que os dirigentes tem muita culpa, pois só vejo os mesmos se preucuparem com a F1, e só.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

essa Kombi tá bonita, mas… com essa cortininha tá parecendo aqueles carros fúnebres :-)

1GT
1GT
17 anos atrás

Veloz-HP…achei um site sobre o filme que tem o Chrysler Turbine como um carro de corrida.
O filme se chama The Lively Set, tem até trailer do filme no ste.
http://www.imperialclub.com/Movies/
Lively/index.htm

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Esta Kombi tem placa preta?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Só completando o assunto preparação de Kombi, (me recuso a usar termos cafonas de estrangeiros idem ) tem duas revistas norte americanas que compro todos os meses e que tratam exclusivamente de preparação de VW, a VW Trends e a Hot Volks e em uma delas no mês de abril passado, saiu uma reportagem de uma Kombi absurdamente brava equipada com o motor do Porsche 911 Bi-Turbo 3.6 preparado pela Brumos Porsche.
De Kombi praticamente só restou a forma da carroceria pois tudo foi modificado para virar uma Kombi-Porsche, chassis, suspensão, direção, tudo enfim foi mudado para aguentar a usina.
O mais legal é que não foi alterada em quase nada a aparência externa e as tomadas de ar para o motor foram feitas usando a idéia do Fusca 2 motores dos Fittipaldi com a captação sendo feita na “pestana” do parabrisa dianteiro e canalizada para o compartimento do motor pelo teto interno da caranga.
Nem imagino como o piloto conseguiria segurar esse carro em linha reta à partir de 140 Km/h, porque nesse caso ele estaria apenas no início da segunda marcha, faltando ainda a terceira, quarta e quinta…..
Essa Kombi até eu gostaria de têr.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Romeu, bom dia.
É verdade, tinham esses dois também, só que eu morava no bairro da Penha e lá só iam os da Dona Neusa.
Esses que você falou atuavam nos bairros do Tatuapé e Móoca. Eu via totos eles no centro da cidade e não sabia que pertenciam à mesma organização.
Que lembrança deliciosa da minha infância :
Balas Neusa, Doces Confiança e Bela Vista.
Por que será que eles não usavam Kombi ?
Será pelo espaço interno que era menor ?
Falta de potência no motor ?
Ou porque eram feias mesmo e poderiam afugentar a clientela mirim ?
Com a palavra o Kamarada-Kombi-Voador.
Grande abraço.

1GT
1GT
17 anos atrás

Bonita a kombosa…eu tenho uma certa queda por furgões devido a praticidade…
Quanto ao tuning, acho q tá trazendo mais gente pros autódromos, meio que uma mãezona que agrega todo mundo, pois ond etem tuning tem campeonatos de som, arrancada, às vezes até junto de alguma corrida no final de semana…garantia de movimento, que o diga o autódromo de Curitiba.
Quanto a Tarumã nesse final de semana:50 mil pessoas no autódromo!Uma corrida bastante disputada, interação com o público da tv, com um telespectador falando com o Djalma Fogaça…e a Truck se propondo a uma coisa que nem na endinheirada stock se propôs: ir aonde tem público! Pedindo sugestões para criação de autódromos na Bahia e nordeste…
Enquanto isso no Rio, Goiania e outras praças…o caos de nosso automobilismo….
Será que FG ficaria furioso se customizasse o pão de forma da DKW?

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Estranho isso… o cara tá no Blog dele, escrevendo uma coluna no site de Automobilismo dele, e ainda tem que dar explicações do que escreve ???? Aonde anda a democracia e liberdade de imprensa ?

3=6
3=6
17 anos atrás

bom gosto.harmoniosa.
estas placas pretas que eu não entendo,.acho que estao desmoralizadas.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Há 30 anos qdo aparecia um Fusca com grade traseira, frisos de portas, pestanas de faróis cromados, bandas brancas, almofadinhas na parte superior do painel, bagagito etc, era classificado como carro de suburbano, ou de mau gosto. Hj qdo aprece um Fusca assim acham uma gracinha porque está com acessórios de época. O tal tunning hj é a mesma coisa. Periga daqui há 30 anos serem vistos tb como acessórios de época. Só não acho que sejam consequência de nada. Naquela época com carburadores, platinados etc, vc conseguia mexer na performance do carro na garagem de casa. Agora com chips, injeções e toda parafernália eletrônica os jovens mexem apenas na aparência dos carros. O que está acabando com o automobilismo brasileiro é que ele é extremamente caro e não existem categorias com custos razoáveis. Imaginem uma categoria de estreantes e novatos com motores mil, stº antonio de três pontos, sem nenhuma preparação (nada de cambagem ou suspensão mexida), pneus com um mínimo de sulcos e nada de troca de chip. Qualquer toque os envolvidos passariam pelos boxes (pra evitar pancadaria). Acho que os grids iam ficar lotados

bebeto
bebeto
17 anos atrás

O único tuning que eu admiro é o que o Chip Foose faz em seu programa Overhauling. aquele cara tem bom gosto e não se limita só a aparência mas tambem na mecânica do carro. Mas acho que o Tuning não compete e nem toma o lugar do automobilismo, são dois propósitos diferentes .

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Essa Kombi ficou muito bonita, e como o Flávio disse, respeita a original. Quando tiver o meu carro, quero só mexer no motor, para obter performance. Acho que sou um cara meio retrógrado, apesar de jovem. Eisso é bom.

Valeu.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

É o que o Rodm falou, eu chamo de equipar, dar alma ao carro, torna-lo unico, mas respeitando um criterio de bom gosto, gosto muito do trabalho do FOOSE, abora suas rodas sejam grandes demais, ele sabe como deixar um carro fantastico, a proposito, ele, FOOSE, vai estar no Brasil esse mês!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Flavio, essa Kombi felizmente está bem longe de ser considerada tuning.
Seria uma Kombi Street ou como já disseram customizada.
Praticamente original, mantendo inclisive suas minusculas lanternasoriginais, apenas com suspensão e rodas modificadas.

Veloz HP, tinham tambem os furgões dos Doces Confiança e Bela Vista, da mesma organização da Balas Neusa e o mesmo tipo letreiros nas laterais dos carros, que eram azuis com paralamas pretos.

Pedro Pessoa
17 anos atrás

Opâ essa é boa pra namorar! Com cortininha!!

Welerson Santana
Welerson Santana
17 anos atrás

Gomes, entendemos e creio que a grande maioria concorda com seu depoimento, em uma opinião própria, acho que o jovem anda mais interessado em se mostrar e aparecer, do que em admirar e curtir seu carro. O automobilismo no Brasil realmente é uma vergonha, se tem público, não tem autódromo e se tem autódromo, não tem público. No Sul existem muitas pessoas que admiram o automobilismo e dariam tudo para ver a F1 aqui em Interlagos, já aqui, temos torcedores temporários que ganham a entrada do pai e vãoassistir a F1 só para dizerem que estiveram lá.

Regional também é corrida, Super Classic, Classic, Marcas e Pilotos, CTC Pick Up, Stock Paulista, Fórmula São Paulo, Troféo Maserati, Fórmula Renault dentre outras competições, também são corridas. Porquê o público não comparece?

Infelizmente somos poucos os que realmente gostamos de automóvel de verdade.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

FG, vc tá rotulando toda uma geração sem conhecimento de causa. Eu acho o tuning algo de muito mal gosto e não curto! Mas existem vários jovens que curtem e muito carros e motores, inclusive tirando rachas como sempre fizeram os adolescentes com carro na mão. Então, não temos novidade nenhuma, apenas a adição de um estilo de personalizar carros que está beirando o ridículo. Apenas isso!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Já eu, nem assim. Sou totalmente contra o Tunning.

Abraços!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio, meu amigo kamarada voador, o único furgão que adorei na vida foi o das Balas Neusa que eram a festa da molecada quando chegavam nas padarias para abastecê-las de doces, balas, chocolates e aquele líquido colorido que virava sorvete de massa naquelas máquinas barulhentas e misteriosas.
Eram Ford e Chevrolet na côr verde escuro com os paralamas pretos e o logotipo “Balas Neusa” todo estiloso e meio gótico na côr dourada.
Não sei quem foi essa Dona Neusa, mas as orações de agradecimento de milhares de moleques, hoje até avôs, estão com ela eternamente.
Um grande beijo à Dona Neusa, a senhora mais doce desse mundo.

ReinaldinhoBaptista
ReinaldinhoBaptista
17 anos atrás


(apenas complementando)
sem falar que um ‘upgrade’ no motor
(algo tão simples atualmente) sempre é bem vindo; proporciona arrancadas interessantes, ultrapassagens legais e seguras: algo que as ‘bigornas’ multicoloridas que andam por aí n conseguem fazer!
DIRIGIR=PRAZER, n exposição de sofrimento; rodar com 17pol+uma penca de equipamentos num 1.0 é penitência!

Abrass,

ReinaldinhoBaptista
ReinaldinhoBaptista
17 anos atrás


vc jah havia ‘se feito entender’ naquela coluna Flávio; inclusive: PARABÉNS mais uma vez.
O q se passa é que: os ‘tuneiros’ não são mentalmente aptos para admitir prestar ‘des-serviços’ à fina beleza dum automóvel.
Não, não sou uma pessoa ‘tapada’: gosto de carros ‘mexidos’. Mas altere a suspensão, as rodas, até mesmo o som do carro; mas sem interditar o porta-malas, sem tintas fosforecentes e purpurinadas na lataria; e o que falar então dos ‘apêndices’ aerodinâmicos, das alterações em faróis/lanternas e dos parachoques modificados? Um nojo.
Uma pena este povo n ver a luz ou, ao menos: n admitir que o q faz é HORROROSO!

Abrass,

Rodm
Rodm
17 anos atrás

Não chamo isso de tuning. Chamo de customização.