Band of brothers
SÃO PAULO (carros a perder de vista) – Para os mais saudosos (há, aqui?), uma foto garimpada pelo garimpeiro Jonny’Ó Quanto Carro, Sô. Legal especialmente por ver Mello na pista.
Não contei quantos carros no grid, mas devem ser mais de 30. O que me dá um orgulho danado de termos enfiado 35 na Superclassic sábado passado.
Certamente alguns Matuzas estavam nessa corrida e têm o que lembrar.
kacildis!
esta me deixa nos olhos algumas lágrimas, por um sentimento feliz de saudade.
eu lembro da cara de todos esses carros, é bem provavel eu tenha estado nessa exata prova da categoria a mais inspiradora pra um moleque q adorava desenhar carangas envenadas em pistas.
e de um ponto de vista q eu nunca tinha visto. foto espetacular, mesmo sendo volta de apresentação.
A média de velocidade nesta prova 500k, se eu não me engano foi de 167km/h pelo anel externo, e a fórmula 1 no circuito inteiro, fazia em torno de 188 km/h
Esta foto é duca…
Concordo com os amigos abaixo. Vamos lançar a campanha “EU QUERO DE VOLTA A COLUNA DO EDGARD MELLO FILHO !!!!!”
Outro assunto, alguém poderia me contar que fim levou o Edson Yoschikuma ?
Abraço a todos e Bom Fim-de-Semana !
Que foto! Que tempo! Mas a pergunta que não quer calar!!! Aonde anda EDGARD MELLO FILHO??? Aonde? Precisamos fazer um movimento para botar essa criatura no ar de novo!! Não consigo mais ouvir corrida de carro sem fazer comparações com o estilo do mestre e então não consigo ouvir ninguem, muito menos voces sabem quem! Entro na coluna dele aqui no grande premio todo dia pra ver se não tem uma nova. Pra quem nunca leu eu rricomeendo a sua ultima coluna ali escrita, em que ele da uma volta com Senna ao contrario em Interlagos. Então não restara duvida sobre o cara!! Volta Edgard!!
Esta foto me traz lembranças de qdo era jovem e ia a Interlagos, a verdadeira, para ver corrida de verdade e com pilotos de verdade.
Nao esta gozaçao atual que chaman de STOCK CAR V8, que parece mais uma corrida de bigas modernas.
Essa foto é orgástica.
Tem uma primeira fila histórica e heróica; as filas seguintes, com Opalas incríveis, na mãos de caras que andavam muito, depois, escondidos, montes de Fuscas superpoderosos. Pecado que a Brasília do Ingo esteja escondida.
Tem quase três duzias de carros, três dúzias de experimento e fabricação (olha o aerofólio do Opala do Tedesco!).
Tem a Curva 2 lá atrás, linda, enorme, inclinada e aberta. À direita da foto, a reta oposta e a entrada do Sol.
Bela foto, belos tempos!
Sei que meu amigo Raul Natividade está vendo emocionado essa foto. fala aí, Raul.
Hoje isso aqui tá bem frequentado hein!!!!
Também, com uma foto dessas, só com carrões, eles teriam que aparecer.
Bons tempos que eu não vi ao vivo. Apenas nas paginas das minhas 4Rodas
o grande promessão (EMF) tinha uma diferença com a 3, que o traiu algumas vezes. Nas últimas 1.000 milhas dele (1.984) ele deu uma espetada na 3 que os beiços foram cair na beira do rio Pinheiros, depois do lixão . Mas valia ver a valentia dele. Eita tempo bão sô.
Meus caros,
A senilidade precoce é um problema e minha memória me traiu. A última corrida do Chico Landi foi a 25 horas de Interlagos de 1973 em que, aos 63 anos, ele terminou em terceiro.
Retificação feita.
Meus caros,
Salvo um grande engano da minha parte, tenho lembrança que o Chico Landi também participou dessa corrida, pilotando um Maverick verde e chegou em terceiro. Já estava com mais de 60 anos.
Algum Matusa me socorra e veja se minha memória me traiu ou não. Há que se fazer as devidas reverências.
É o símbolo de uma corrida de verdade: carros de verdade, de várias marcas e modelos, cada qual preparado de acordo com as possibilidades e a criatividade de seu preparador.
Eu ia dizer o que acho disso em comparação com bolhas que escondem motores e chassis monomarca, mas resolvi deixar para lá. Abstenho-me.
Assisti essa prova, 500 km de Interlagos disputada pelo circúito externo, exatamente ao lado desse fotógrafo da 4 Rodas que tirou a foto.
Vocês não podem imaginar, para quem nunca viu, o que era essa freada.
Os Fuscas, com uma relação de marchas mais longa, vinham “passarinhando” pelo Retão inteiro e quando chegava nesse ponto era um “Deus me ajude” para frear.
Os Maverick sumiram na frente logo no início e quando o Paulão quebrou o Tite “passeou” até o fim dos 500 km metendo 8 voltas no segundo colocado, Edgard Mello e seu Opala.
Aliás o que o Edgard pilotou nesse dia foi uma grandeza. Era o mais radical e agressivo de todos pois a diferença de potência do seu carro e o do Tite era enorme então, dá-lhe loucura nessa freada e no contorno das curvas 1 e 2 que não ví, mas me contaram no dia que foi absurdo ver o Promessinha fazer aquilo.
Bem amigos, estou citando tudo isso de memória, o Joaquim que tem um computador gigante instalado dentro da cabeça poderá me corrigir e acrescentar mais dados porém, esses foram os tempos e esses foram os carros que fizeram nós, os Matuzas Malucos, sermos os tiozinhos felizes e contentes da vida que somos hoje.
Pensem nisso sobrinhos, e tentem mudar todo o kôkô que virou esse automobilismo atual.
Quando vocês tiverem nossa idade pouco ou nada restará de bom para lembrar além da Superclassic e seus intrépidos ases como o Kamarada Voador e sua Deca envenenada.
Abraços.
Isso que era carro e não essas bolhas de hoje.
O que mais amava e do que mais me lembro é do cheiro de gasolina verde (de avião) e do ronco dos motores…os V8 eram d+. Saudades de um monte de coisas.
Grande Lito,
esse Charger do Leopoldo era uma das coisas mais lindas que eu já vi ,. infelizmente só em fotos , e caço mais fotos desse carro desde que me deparei com a primeira que vi.
a propósito conheces o Maranhão ?
abs
O Dodge Cahrger era do Leopoldo Abi Eçab, preparado pelo Gigante. Não tinha grana para concorrer com Hollywood e Greco, mas era um esforço elogiável.
O mais legal é que alguns segundos depois eles iam contornar a Ferradura…
E havia entre os 32 carros presentes até um FNM 2150, o único exemplar da classe B, pilotado por, se não me engano, Antonio Gonzalez.
A turma da A, dos Maveras e Opalões, tinha um representante do Rio, o Nelson Silva, com patrocínio da PST.
Eu era bem pequeno. Mas vi algumas destas.
Ops!. Corrigindo a escorregada no português:Esta prova FORAM os 500 km…
Sorry.
Esta prova foi os 500 Km de Interlagos de 1974,onde o Ford Maverick Berta da Equipe Hollywood deu um verdadeiro show.Na largada o Paulão Gomes conseguiu largar na frente,mas na freada da curva 3 o Tite já o ultrapassou e disparou.
Um verdadeiro passeio do Berta,numa prova onde houveram muitos abandonos.O segundo colocado foi o grande Edgard Melo Filho,13(!!!) voltas atrás.Ah,lembrando que esta prova foi realizada pelo anel externo,com 3207 metros.
Abraços a todos.
Grande Edgard. O “Professor” fez falta na mídia. Precisamos iniciar um movimento para trazé-lo de volta seja no rádio, na TV, na internet.
Volta, Professor!
E eram OS CARROS, fortíssimos, muito melhores que os atuais.
O que, vai me dizer que os V-8 da stock me fazem perder o fôlego??? tsc tsc tsc, o giro sempre subindo LENTAMENTE que dá até sono, sacumé, me acordem quando o piloto engatar a segunda.
A stock seria mais divertida se fosse implantado um V-6 Turbo, o que vocês acham???
Sim, já que a rapaziada da cheia de grana!!!!
Que foto espetacular !!!
Imagino o ronco no momento da largada…
Maravilhosa primeira fila, com Tite e meu grande ídolo Paulão, depois o Yoshikuma, que também acelerava pacas, Edgarzão com o terceiro Opala… Ah, como eu queria ter nascido uns dez anos antes…
boa epoca do automobilismo.
boa epoca do Brasil.
saudades de interlagos inteira, agora que ela é só metade.
e atenção, vai piorar. este retão vai servir de base para escola?!?! que servirá de base para arquibancada.
com isso se perdera a segunda pista de são paulo, o oval de interlagos.
senhores da foto e outros entusiastas, façam alguma coisa….
abraco.
aaaaaaaahhhhh!!!
Demais!
Flavio, 32 carros que consegui contar, a super classic ganhou!
Reparem que no meio do Grid há um Dodge Charger, e no final uma Alfa 2150
esqueci : reparem como está posicionada a BRASILIA do ingo, bem colada nos maiores
vi varias dessas.
temos mais fotos ? do meio do pelotão ? seria bom rever os fuscas e etecetaras