Dever de casa

SÃO PAULO (para matar o tempo) – O blogueiro franco-alemão Francis Hime Gutemberg encontrou três esquisitices sobre rodas e achou por bem enviá-las a mim.

Reproduzo, e para as devidas explicações, imaginem que são numeradas de 1 a 3, de cima para baixo.

E desandem a falar, enquanto coloco meu dia em ordem por aqui.

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Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
14 anos atrás

Que puta coincidência:
Saiu uma foto na “Racing” desta Ensing!

1GT
1GT
17 anos atrás

O Lotus turbine era 4×4 se não me engano…tenho um texto que o Emerson relata que ele era bom em pista molhada..mas extremamente manhoso em pista seca.
Com certeza um projeto fantástico!

Claudio
Claudio
17 anos atrás

Foto 1 Derek Daly(não sei se é assim que escreve o nome dele) o carro é Ensing.
Foto 2 Elio de Angelis de Lotus88
Foto 3 Emesom Fittipaldi Lotus Turbina.

Carlos Valois Maciel
Carlos Valois Maciel
17 anos atrás

Muitos comentários corretos:
Lotus turbina (como se media a “cilindrada”?)
Ano: 1971
Local: Monza
Piloto: EF
Andava mto. em retas.
Problema: não freivava: falta de freio motor; a TURBINA (Ciclo Brayton) girava perto de 100.000 RPM (?), e, portanto, tinha uma enorme inércia.
O Lotus 72 (q beleza) corria o risco de ser apreendido neste ano de 1971 pela justiça italiana, em funçào da morte do Rindt no ano anterior tb em Monza. Daí, a decisão de Colin Chapmann (2 enes?) de correr c/ o Turbina.
Chegou em oitavo (sem pontos na época).

Allan
Allan
17 anos atrás

Só faltou a foto do Lotus 56 vermelho STP (de Indianápolis)… Acho tão ou mais bonita que a dourado-preto…

dy
dy
17 anos atrás

Emerson Fittipaldi na foto 1 e 3??

walter
walter
17 anos atrás

Três dessas, juntas, bagunça o coreto, ô Gomes.
Vamos lá:
FOTO UM: é o Daly, com cabacete com a flexa, estilo Moco. Daly não foi nada de mais, um piloto correto. Na era Schumacher, seria campeão com certeza. Essa Ensign é um ‘cozido’ da Ensing existente, para aceitar o efeito asa, mas não deu certo. Parece intuitivo que aqueles radiadores todos iam ‘brecar’ o carro.
FOTO DOIS: Essa rende. Elio de Angelis, um dos tantos que morreram antes de poderem ser campeões. Lotus Essex, patrocínio de um excentrico, que, provavelmente, lavava dinheiro junto com o Colin Chapman. Essa Lotus fou uma artimanha para burlar a proibição de carros asa, com uma carroceria que subia e descia inteira. Foi vetada na primeira ou segunda corrida, em 1981, uma pena, com essa lateral prateada era linda. Mas não andou bem.
FOTO TRÊS: Uma das tantas coisas geniais que Emerson e Colin Chapman experimentaram em conjunto, a Lotus a turbina. Tem muita pocua informação sobre esse carro. nunca vi um ‘raio X’ dela, bonita, nem foi tão mal sucedida, porque correu pouco e logo foi abandonada, para o Emerson poder ser campeão em 1972.

walter
walter
17 anos atrás

O Galvão, logo abaixo, acertou todas…
É o GB da GB, PQP!

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Bricadeira esta turma aki…eu cheguei todo feliz por conhecer os carros e os “matuzas” conhecem até as mães do projetistas…êita turma porreta…

Galvão
Galvão
17 anos atrás

1- ferrari pilotada pelo Pedro Paulo Diniz

2- Mclaren, pilotada por martin Brundle

3- Lotus-Copersucar, pilotado pelo Emerson.

SÓ EU SABIA, SÓ EU SABIA ! ! ! ! !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Quando eu crescer, quero ser igual a vocês matusas!

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Concordo plenamente com o Askjao: esse blog só tem fera.

The Peruvina
The Peruvina
17 anos atrás

Esse Lotus turbina é demais, pena que na F1 atual a criatividade se reduz a penduricalhos…..

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Lotus Turbina: sem freio motor, problemas de reaceleração e alto consumo….mas um carro lindo que ganhou prova extra-oficial nas mãos do Emerson!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Todos lindos!

Ituano Voador
Ituano Voador
17 anos atrás

O nº 1 é o Ensign N179, que correu só na África do Sul em 79, com o Derek Daly (que homenageia o Moco em seu capacete). Com essa disposição de radiadores, as canaletas laterais ficariam livres para o efeito-solo. Mas o projeto só deu certo no papel, parece, e o carro só correu 1 GP.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

VelozHP,aquele que manca de uma perna porque abusou de uma H2!
Vc bem detalhou o acidente do Rindt , e só para lembrar , o Emerson quando foi testar a Lotus 72 pela primeira vez em Monza ,teve um acidente também no fim da reta ,segundo o proprio Emerson foi um erro ,perdeu o ponto de frenagem, o carro capotou e foi parar fora da pista.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

… e logo após o acidente, o empresário de Jochen Rindt na época (Sr. Bernie Eclestone) foi até o local, pegou o capacete, colocou debaixo do braço e foi dar a notícia oara a viúva: “Está morto”.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Só completando a informação dada pelo Jonny`O cara, o Colin Chapman estava com ordem de prisão decretada pela polícia de Monza enquanto corria o processo para apurar as causas da quebra do carro do Rindt e sua consequente morte.
Se o Colin aparecesse por lá seria preso e sua escuderia apreendida até o fim do processo.
Só como curiosidade a respeito disso tudo, a causa da morte do Rindt não foi a porrada em si, mas sim, enforcamento e quebra do pescoço.
Como ele era um piloto muito alto mandou cortar o cinto de segurança no quinto ponto, “ou seja”, aquele ponto entre as pernas pois o cinto espremia o seu conjunto “pintho & sacco”, principalmente nas freadas mais fortes causando um enorme e doloroso desconforto.
Quando a suspenção dianteira esquerda quebrou na freada da Parabólica e o carro foi de encontro ao guard rail, ele escorregou por dentro do carro até o pescoço travar na parte superior do cinto. Juntando-se ao fenômeno do efeito da força centrífuga quando o carro saiu rodopiando como um pião, mais a falta da suspensão dianteira completa arrancada no porrão e formando aquele buraco por onde suas pernas ficaram à mostra, está completa a tragédia da morte do campeão.
É por isso que quando o carro para nós não o vemos dentro dele, só suas pernas quebradas para fora, pois ele estava enforcado no cinto e deitado no chão da cabine.
Foi por essa razão que o Colin pode voltar no ano seguinte à Monza pois a causa da morte foi causada indiretamente pelo próprio Rindt quando cortou a parte inferior do cinto de segurança que esmagava o seu “bilau”.
Seria cômico se não fosse a tragédia mas, foi isso tudo que ocorreu.
O mais irônico é que o Rindt iria parar de correr caso fosse campeão naquele ano, como já tinha declarado semanas antes de Monza.
O destino às vezes faz piadas de extremo mau gosto com a vida.
Esse caso foi uma delas.

Harerton Oliveira Do
Harerton Oliveira Do
17 anos atrás

Aliás, se em 84 o Piquet quase teve a sola do pé derretido por conta do radiador de óleo instalada no bico do Brabham BT53, imagina o que esse aí sofreu com 3 radiadores enormes na sua frente…

Harerton Oliveira Do
Harerton Oliveira Do
17 anos atrás

Afinal, na foto 1 é o Moco ou o Derek Daly?

Rikho
Rikho
17 anos atrás

O primeiro é feíssimo, os outros dois, principalmente o do meio, sao muito lindos.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Um detalhe interessante no terceiro carro , essa cor dourada só foi usada em Monza em 71, porque a Lotus não participou oficialmente da prova por causa da morte de Jochen Rindt no ano anterior,o nome usado foi World Wide Racing.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Os dois primeiros são monstruosidades geradas pela busca do efeito solo, o primeiro é para livrar as laterais dos radiadores; o segundo é para aumentar o vácuo na traseira para tirar mais ar debaixo do carro. O maior problema do Turbina era a inércia do motor que demorava uma década para subir e descer de giro, em oval funcionava bem… Observe que o cara tirava o pé do acelerador e o motor continuava empurrando … haja freios…

Georges
Georges
17 anos atrás

o carro 1 e o Ensign na Africa do Sul em 79. Por motivos obvios so fez essa corrida e depois voltaram a usar uma carenagem mais convencional; na 2 a Lotus 88 de chassi duplo, uma pena nunca ter corrido pra sabermos se daria certo; na 3 o Lotus turbina que o Emerson so pilotou em Monza, tao rapido que tinham que comecar a frear no meio da reta, senao…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Esse blog só tem fera… Lindos carros!

Pall Mall
Pall Mall
17 anos atrás

Essas são relativamente fáceis. A primeira é um Ensign de 79, pilotado pelo irlandês Derek Daly. Creio que foi no inicio da época, pois a meio dela foi para a Tyrell.

O segundo é o malfadado Lotus 88, de 1981, a última criação desse gênio chamado Colin Chapman. Foi proibido pela então FISA de correr, pois tinha dois chassis acopolados. Só correu em testes em dois locias: no Rio e em Imola. Mas pela foto, deve ser no “falecido” Jacarépaguá…

O terceiro é facil. Lotus 56 turbina, Emerson Fittipaldi, Monza 71. Acabou em oitavo, numa corrida em que os cinco primeiros acabaram com 0,5 segundos de diferença!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

1 – Ensign pilotado pelo Moco
2 – Lotus, provavelmente De Angelis
3 – Lotus 56 Turbina, Emerson.

Christopher
Christopher
17 anos atrás

A foto 3 é a Lotus 56 turbina, desenvolvida pelo Chapman em 1968 para Indianopolis – Mike Spence morreu num 56 em Indianapolis neste ano. O carro fez a pole com Joe Leonard, mas quebrou pouco antes do fim da corrida – a USAC baniu o carro em seguida. Chapman então desenvolveu a 56 para a F1, e Emerson usou-o em algumas corridas extra-campeonato em 1971, e no GP da Itália daquele ano, onde terminiou em 8o. lugar

Adriana
Adriana
17 anos atrás

O primeiro é o Moco…de capacete antigo…a seta pra baixo na frente. O último é o Rato (Emerson)…o do meio não tenho idéia.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Pedro, o problema de freios era evidente, pois o Lotus Turbine não tinha freio-motor. Imagina freiar a barata sem reduções…

Pedro Migão
Pedro Migão
17 anos atrás

O carro do Emerson não serria o Lotus Turbina de 71 ?

É verdade que este carro não tinha freios capazes de o parar ?

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Esse Lotus Essex é para mim o mais bonito da F1, junto com o Copersucar F6.
O Lotus Turbine é mágico pelo conteúdo. Também foi vermelho com patrocínio STP.

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

O vermelho é um Ensign não sei dizer o ano , mas pilotado por Derek Daly. O Lotus (Essex ) e´o modelo 88 pilotado na foto por Elio de Angelis isso acredito em 1981. Agora o Lotus pilotado por Emerson Fittipaldi não sei indentificar nem o modelo e nem o ano.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

1. radiadores com certeza ( equipe ??? )
2. Lotus e sua engenhosidade
3. Lotus turbina com Fittipaldi.
Quando…???? ah…sei lá.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás
Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
17 anos atrás

Ingleses…