Dia de coluna

SÃO PAULO (tem dia que começa tarde…) – No ar a coluna Warm Up desta semana para vossa apreciação.

Atenciosamente,

Gomes

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
NASCAR
NASCAR
17 anos atrás

Breve história,real,da “maravilhosa”ZF:
Diálogo do Giuliano Losacco(que eu acho um excelente piloto) com seu mecanico da NASCAR West:

Losacco:O volante do carro está certo?está muito próximo do peito…
Mecânico:Sim,a distância é essa mesma…Nos Carros brasileiros não ´é assim não?
Losacco:Não,a distância é bem maior…
Mecânico:Se você fizer uma prova de 2 horas com um volante daqueles aqui você termina sem braço…

Após o teste,Losacco sisse que realmente aa posição do volante na NASCAR fascilita em muito o trabalho do piloto.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

isto nao e automobilismo e sim uma categoria parecida com autorama da estrela onde tudo e igual
comparar esta stock a ameicana e como comparar padrao de vida do brail com a dinamarca
nem na epoca da monomarca era tao igual como agora
anda na frente quem tem muita bala pra queimar

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Desculpem-me, mas vou bater na mesma tecla: a categoria é muito boa, os carros são muito bons, o que estraga são os pilotos. Sinto pena de ver pilotos de verdade como Ingo Hoffman dividindo espaço com pretensos profissionais cheios de não-me-toques, reclamando que o outro piloto arranhou a pintura de seu carro. Ainda acho que no mínimo metade deles deveria ser submetido a uma sessão de vídeos do DTM, NASCAR, WTCC, FIA GT e outros campeonatos internacionais de carros de turismo para ver como se porta na pista e fora dela um piloto profissional de Turismo. Imagino a cena: uma dessas chiliquentas reclamando que o Paulo Gomes (Paulão quando novo, bem entendido) fechou a porta. Muito provavelmente tomaria uma piaba na orelha que o escutador de funk carioca ia ficar sem linha 3 dias e dando ocupado mais 5.

neandertal
neandertal
17 anos atrás

caro gomes, nada de menos, please.
o tom, como sempre, esta bom.

repetindo o q disse comentando o post anterior (sobre a stock), as corridas são boas, mesmo com 42 carros – a primeira passagem pelo S antigo, depois do laranjinha, parece fila de estacionamento sexta à noite na vila olimpia, em sp – acho q ainda são boas, as provas, por causa dos pilotos, a quem admiro, vários deles.
como deu a entender muito bem alguém aqui logo antes, o q pega mal são os carros todos iguais tentando se mostrarem diferentes.

na tv acho q aparece bem, a corrida de buenos aires pareceu sensacional na transmissão televisiva, mostrou legal a bela performance do vencedor, nem precisava do acidente do #99, esse serviu bem para medir o quanto o carro suporta, sem críticas nisso. ponto prá stock 2 vezes, pra quem quiser contar…

mas foi muito esquisita a sensação ao ver mais e mais camarotes e arquibancadas exclusivas em interlagos; muito cara cheio de álcool ao redor do S do Senna, o setor A loteado para torcidas uniformizadas… é sinal dos tempos… automobilismo verdadeiro já era, pertence ao século XX.

a propósito das 4 provas no sul, acho q curitiba é a pista q propicia mais boas corridas q qualquer outra para a stockcar.
q tal então uma troca, mais uma data da stockV8 lá, e o WTCC vem prá interlagos – além dos pegas entre também bons pilotos, seria legal ver, por exemplo, os pilotos de Seat catando frango nas ondulações do sexagenário autódromo.
(eu não fui ver o ITC, o pré-DTM, na única vez q correram em SP – como terá sido?)

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Isso mesmo, FG.
O bate-bate na pista reflete os choques de egos nos boxes.
Sou testemunha de pilotos que não estavam na frente dos boxes, na hora da visitação VIP.
Dá pra adivinhar o motivo?
Só pra constar: O Grande Ingo estava lá, sentado dando autógrafos para uma fila interminável de fãs.

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Tirando a parte do “Sim, a Stock é legal”, concordo com o texto.

revelador
revelador
17 anos atrás

Tem razão Flávio, ponto pra vc. Na Stock, principalmente em SP, só dão os convidados e afins que não conhecem nada nem nem ninguém. E o cara da foto é o Orsi, aquele que queria ganhar o campeonato sem vencer nenhuma corrida nem ultrapassar ninguém.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Os pilotos são ótimos, o que geralmente torna as corridas boas. Acho que o maior defeito são os carros serem todos exatamente iguais. Isto aproxima, diminui a diferença entre os pilotos mas dificulta as ultrapassagens e aí é o show de totós, etc. A diversidade de carros deixaria a categoria mais interessante pelas diferenças de desempenhos entre os diferentes tipos de pista.
Realmente os pilotos são desconhecidos, mas estamos no país do futebol. Tudo gira em torno do futebol. Em 99, se não me engano (acho até que já disse isto aqui, mas vou falr de novo pois foi algo que me revoltou) teve campeonato brasileiro de kart em Londrina. Saiu no Globo esporte: O filho do Piquet conquistou o campeonato brasileiro. Não mostrou imagem nenhuma e nem mencionou os vencedores das outras 4 categorias nas quais também houve disputa. Se o Nelsinho não tivesse corrido, o evento nem teria sido noticiado. No mesmo dia, o mesmo jornal, falou por uns dois minutos da gravata e do terno do Luxemburgo, o que acho ridículo de se usar em campo. Hoje em dia, nem mencionam mais as corridas de kart. Como vocês já relataram, na globo, quando falam de uma categoria que não é Stock ou F1, nem mencionam o nome da categoria. Como vocês querem que o automobilismo se popularize? Fica difícil. Pior, o pessoal deste meio acaba sendo o entrave das obras do Pan! A Globo deveria parar de pensar só no lucro. É muito interesseira… (É estranho né? uma emissora interesseira! Mas não consigo pensar em nada diferente…).

Alcindo BH
Alcindo BH
17 anos atrás

FG, só o Flávio Gomes pensa como você…

Paulo H. Sernajoto
Paulo H. Sernajoto
17 anos atrás

Está claro que os comentários a cerca da Stock são pró-stock e nunca contra-stock.

Sobre as arquibancadas vazias nas sextas e sábados é a pura realidade. Quem vai na sexta e sábado pela primeira vez não acredita no que ve domingo. Incrível.

Mas arquibancadas lotadas de convidados ou não, fato é que estão conseguindo lotá-las, coisa que não se via (nem sei se já se viu) no automobilismo brasileiro a tempos.

Abraços!!!

att

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
17 anos atrás

Bom, o cara da esquerda é o Hoover Orsi. Coitado ! Esse era um dos caras que quando estava nas categorias de base como a F3 eu dizia ” Ah, esse é fera, vai pra frente com certeza” pois ele ganhava tudo naquela época. No entanto, a Europa não abriu as portas para seu talento e ele acabou caindo no ostracismo da Formula Toyota Atlantic nos EUA. Voltou para o Brasil na Stock, disputou título, mas sinceramente acho que ele merecia algo melhor, como uma chance na F1. Uma pena…

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

Já assisti a Stock ao vivo, mas isso faz bastante tempo. E neste final de semana voltei, mas com colete de imprensa e com minha tralha a tiracolo. O que vi foi um autódromo às moscas na sexta e no sábado, e um domingo totalmente diferente.
Arquibancadas lotadas, áreas vips de monte. cada empresa com a sua e uma festa maravilhosa, bem ao estilo Globo….

42 carros na pista, mais Stock Light, mais Stock Junior, mais de 90 pilotos.

Pode ser espetáculo pra patrocinador , mas eu gostei muito de estar lá e presenciar o primeiro título do “odiado” Cacá Bueno.
Tenho uma galeria enorme de fotos no meu site e torço pra que alguma seja ou tenha sido publicada.
Pronto: meu trabalho foi feito.

Acabou a festa, desarmou o circo, gastou-se milhões e todo mundo foi pra casa feliz, sendo fã ou não do automobilismo.

Considero a Stock como um sucesso no final de semana das corridas. Vem, chega, faz sucesso, vai embora e acabou. Dia seguinte tem algumas páginas nos jornais, tv, etcc… e 2 dias depois não tem mais nada.
Mas tudo bem. É isso o que o patrocinador quer, fazer a festa quando puder e pra quem quiser.
Quem dera eu pudesse ver um Paulista com arquibancadas lotadas e grids de 40 carros… fossem eles pagos por patrocinadores ou não…

Concordo com você quando fala em largar alguns pilotos e eles não serem reconhecidos, mas isso não é privilégio deles não…
Larguem qualquer piloto da F1 que não seja Barrichelo, Schumacher que dificilmente eles serão reconhecidos nas ruas. E me arrisco a incluir nessa leva até o Massa e Alonso entre tantos outros bem famosos….

Só uma pessoa que realmente acompanha, gosta e se informa sobre automobilismo que vai saber e reconhecer um piloto no meio da rua

PS: pode me incluir nos que falaram de Stock com vc…. eu mandei um e-mail com a galeria das fotos… hehehe

Jorge Pezzolo
Jorge Pezzolo
17 anos atrás

mais ou menos o texto.

intendo que a globalização da stock irrita, e é forçada… mas ela foi com certeza o assunto do automobismo brasileiro do ano, junto com o crescimento do Massa.
todo mundo sente no ar que muita coisa vai mudar no automobilismo brasileiro nos proximos anos, por isso ela é tão falada. pra virar produto ” da massa”, é rápido. se vai mudar p/ melhor ou para pior, só vendo. ficar parado é que não dá!

Paulo H. Sernajoto
Paulo H. Sernajoto
17 anos atrás

Tá pegando pesado, pesado demais…
acho q a Vicar não quis dar JABA pro FG… soh pode, apesar de querer acreditar q isso nao possa ser verdade… mas as duras criticas, as insanas criticas estão me levando a acreditar nisso…

Adimiro e respeito seu trabalho mas, isso já está passando dos limites… Qual é o problema disso tudo? É a falta de apoio a Superclassic que o faz ficar dessa maneira com a Stock, com a Vicar e com a CBA? Olha FG, a Stock é uma das poucas categorias do automobilismo nacional que vê o sul com outros olhos… 2 corridas no PR e duas no RS… Até que enfim alguém virou os olhos pra esse lado do Brasil e está trazendo AUTOMOBILISMO pra assistirmos…

Menos FG, menos…

Abraços

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Flavio, não gostei de sua coluna. Acho que você está sendo muito radical com uma categoria que, se ainda não atingiu o auge, ou a popularidade, como você mencionou, pode ser apenas uma questão de tempo.
Essa mesma falta de apoio foi um dos motivos que fez a Copersucar virar gozação por aqui. A Stock. claro, tem muitas coisas que precisam ser melhoradas, mas isso é com o tempo que se consegue, e o apoio é fundamental nesse sentido.
Se o público que vai ao autódromo é levado pelos patrocinadores, ótimo, antes arquibancadas cheias do que vazias, e tivessem as categorias de Fórmulas que estão se afundando, feito o mesmo, talvez teriam ganhado mais adeptos, tornando-se mais populares. Onde tem divulgação tem mídia, tem público, e onde tem esses dois fatores importantes, o sucesso acontece.
O que não se pode é atribuir à Stock o fracasso das outras categorias. Se a Stock está crescendo é porque está fazendo um bom marketing, e sem marketing não se faz nada, inclusive no autonmobilismo. As categorias de base foram e são mau administradas por promotores que só visam lucro e interesse próprio. Então a culpa pelo fracasso são deles, e não da organização da Stock.
Por fim, só para dizer que nem é preciso ter a Globo por trás para fazer sucesso é só dar uma olhada para a F-Truck, que também lota arquibancadas por onde passa. Porquê? Porque é feita com seriedade, as provas são ao vivo, em horários habituais, e o público se identifica com isso.
Ultimamente quantas pessoas assistiram as etapas da F-Renault ao vivo? Alguém sabia ao menos em que canal iria passar?
Repito, a Stock ainda precisa mudar algumas coisas para ficar melhor, mas de longe, bem de longe não é essa porcaria que pareceu ser ao ler sua coluna.

carlos pimenta
carlos pimenta
17 anos atrás

Cara, pôxa Flávio pegou pesado heim, mas é isso aí. Quem conhece automobilismo sabe o que vc tá falando.

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

o final é “não dá pra inventar…” .
saiu errado no texto .

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Menos cai bem em muitos locais . Em um deles , sem duvida alguma , é nos promotores , organizadores e afins da Stock .
Mas em outro local que o ‘menos’ cairia muito bem é na má vontade explícita que o guru FG tem com a Stock . Menos , FG , menos …
Eu sou apaixonado por corridas e tudo relacionado , tanto é que visito o site o o blog regularmente . E já fui a corridas como ‘convidado’ de empresa . Tem muita gente que tá lá pelo marketing pessoal profissinalmente necessário , e que não tá nem aí pra corrida . Mas tem muita gente , muito mais que este primeiro grupo citado , que não gostava de corrida , ou gostava mais ou menos , que passou a gostar bastante depois de ir ver uma corrida ao vivo . Pode até ser que atualmente das 40 mil pessoas presentes 30 mil sejam convidadas de empresas patrocinadoras . Mas duvido que alguém aponte um caminho melhor ou mais eficiente do que este , sem precisar da mágica da Samantha ou da Jeanie , para aumentar o publico pagante de corridas num futuro proximo . O fato de ser bom para ‘eles’ ( os comerciantes de evento) não diminui o fato de que é bom para ‘nós’ ( os que tem gasolina nas veias ) também .
A Stock é boa para o público (pelo menso pela TV) , e se é boa para o publico é boa para o espetáculo . Piloto é 0,00001% dos amantes do automobilismo . Quem sustenta a brincadeira é quem vê , não é quem pilota . Quem quer correr apenas para a sua diversão , fatalmente terá de pagar por isto – é o que imagino que aconteça na Superclassic – , mas quem quiser correr profissionalmente terá de correr de uma forma de o publico queira ver ( publico = cliente = marketing = financiamento de equipes e pilotos por patrocinadores ) .
Basta ver a entrevista dos Dirani pra ver o quanto isto é necessário. Nãopra inventar uma roda que não seja redonda…

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Acho que a melhor estratégia é apoiar a Stock. Criticas sempre existião e não são problema, e podem ser construtivas.
Mas acho que dar valor ao que ja foi feito tbm é importante.
A stock se popularizando pode abrir portas para outras categorias, então que a Stock melhore cada vez mais e de forca ao automobilismo no país.

Everton
Everton
17 anos atrás

Hoover Orsi é o piloto de camiseta branca. Creio que se o senhor assistisse às provas da Stock da arquibancada vai constataria que muita gente lá gosta da Stock e conhece seus competidores.
Automobilismo não se resume só a F1.

de Bavaro
de Bavaro
17 anos atrás

plim plim

MARCOS ANDRÉ JACINTH
MARCOS ANDRÉ JACINTH
17 anos atrás

Esqueci de falar, o piloto é o Hoover Orsi, um cara muito gente boa e educado. Gosto muito tbm do Losacco , q tbm e muito educado e atencioso com os fãs.
Aliás ali na Stock tem uma galera que é muito gente fina, qdo eles correm aqui no rio, eu sempre vou ver os preparativos na quinta e os treinos de sexta, pois não pedem credenciais para os boxes.
Sempre faço fotos bato papo com os integrantes das equipes e o clima é muitobom, com destaque para a galera da Medley/Matheis, que sempre prolonga o papo e dá a maior atenção.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

João, é necessário verificar dentro desses 40 mil espectadores, qual o público pagante – de bilheteria.
Há sim muitos convidados das empresas patrocinadoras.
Acho uma boa categoria, longe de estar entre as melhores do mundo.

MARCOS ANDRÉ JACINTH
MARCOS ANDRÉ JACINTH
17 anos atrás

Amigo FG,

Gosto muito do seu blog e de alguns coments… mas as vezes vc exagera um pouco…e as vezes vc muito cri-cri….

Gosto muito da Stock, o play off no meu parecer é um pouco desonesto, pois pode premiar quem não fez nada o ano todo….as multibolhas tbm são estranhas….meio sacal pra quem gosta de corridas e de torcer pelo carro que tem na garagem.
Gostava muito mais dos ômegas, e dos carro da extinta copa shell( que tbm era apoiada pela globo em escala menor).
Quanto ao bate-bate, amigos…. não adianta chiar categoria equilibrada de turismo dá nisso…
Esse excesso de marketing, convidados e etc…é um mal necessário, não adianta chiar tbm….toda categoria tem o seu marketing, cada uma na sua proporção….vide a torcida 96 da classic.
O fato é o seguinte, onde tem divulgação vc sabe, tem publico, assisti ni rio as etapas do brasileiro de endurance…. tinha de tudo, ferrari, porshe, bmw, mercedes, gol, montana, marea wk, maverick, fusca e etc… um festival de roncos, carros e cores…e publico que tambem é bom…nada …acho q nao tinha 100 pessoas.
E na Stock, que sempre tem provas e pegas emocionates o autodromo estava apinhado de gente, muitos convidados, mas tinha pagante pra c……as flas na bilheterias estavam enormes….

Pedro Pessoa
17 anos atrás

É, pra quem bloga ou bliga aqui, nenhuma novidade. Mas longe de ser sua melhor coluna.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

A questão não é se a Stock é ou não é boa… a questão é justamente no tipo de público que acompanha a stock… aqui no trabalho todo mundo fala de F1, mas ninguem fala de stock… será que é por causa da categoria, do marketing, ou ainda, da própria mídia?!

anselmo
anselmo
17 anos atrás

concordo com o texto sobre a stock, um
pouco de ” menos ” cairia bem.
as corridas são boas, não tenho duvidas, mas que eles estão ” se achando “estão. recomendo tirar os sapatinhos e colocar os pezinhos no chão frio que, sem duvida, fará bem.

João
João
17 anos atrás

Disseram que haviam 40 mil pessoas. Esse é um dado que não pode ser desprezado. Qual espetáculo hoje é capaz de reunir tanta gente? Certamente, aquela estratégia manjada de marketing da globo funcionou. Mas, se funcionou é porque o produto vende. Não acho que a stock seja assim tão ruim quanto pretende o Sr. Gomes fazê-la!

Murilo
Murilo
17 anos atrás

E afinal, quem é o cara da foto mesmo ?? rss

Daniel Frazão
Daniel Frazão
17 anos atrás

Oi Flávio! Muito boa essa sua coluna. A coincidência é que segunda-feira tomei um café com Christian Fittipaldi e falávamos exatamente disso. Fora aquela mania que os dirigentes têm aqui no Brasil de querer passar a perna em todo mundo. Abraços!!!

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

Quanta mágoa, quanto azedume, quanta má vontade ao se referir à Stock… o que os caras lá fizeram prá você, FG?
Concordo com a maior parte das críticas à categoria, mas as corridas são boas, gosto de assistí-las. Além do mais coloca gente como o Christian Fittipaldi em seu devido lugar.
Além disso, não é culpa da Stock o desaparecimento das fórmulas no Brasil, caramba !!!
Isso parece mais inveja de piloto de superclassic que paga para correr.

Menos, FG, menos…………….

João Eduardo
João Eduardo
17 anos atrás

Achei muito interessante a abordagem do Flávio sobre a Stock Car… Importante também que, o mesmo “aviso” relacionado ao “ilusionismo global” também foi escrito pelo Ricardo Perrone, do F1 na Web (colunista e site dos quais não gosto muito). http://www.f1naweb.com.br/coluna.asp?coluna=23&codigo=1
Se não cuidarem da Stock Car, ela se tornará pior do que o que é hoje, em termos de reconhecimento nacional…

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Esta coluna vai causar raivinhas em muita gente, acho, como aquela sobre a Indy. Te admiro por tua coragem de dizer o que pensa sem ofender ninguém, apesar de alguns loucos se sentirem ofendidos.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Eu até gosto da Stock, mas a cada prova gosto menos, pois vc vê pilotos que não tiveram sucesso lá e agora arrotam superioridade por aqui. E o pior ainda é falta de honestidade esportiva desses caras.

Rodm
Rodm
17 anos atrás

Prezado Gomes,

Agradeço o envio da comunicação. Após a avaliação da referida coluna, emitirei o parecer.

Grato,

Rodm