Emerson, 60

SÃO PAULO (cedo, cedo) – Hoje é um dia especial. Emerson Fittipaldi faz 60 anos. O Grande Prêmio trará material especial. Fotos e textos sobre Emerson? Uma boa “gugada” (do verbo “gugar”, acessar o Google) resolve o problema.

Por isso, decidi postar aqui a única foto em que apareço com ele. Uma imagem que considero histórica, de 1993, um dia depois de sua segunda vitória em Indianápolis. Histórica para mim, claro. O Emerson, no momento dessa foto, já tinha tirado zilhões.

É que no dia seguinte às 500, o vencedor tem de ir ao autódromo para ser fotografado com todos os bonés dos patrocinadores da corrida e de sua equipe. Naquela segunda-feira, foram mais de 60. E o diretor de fotos do autódromo orientava o Emerson: “To the right! Center! Left!”, para que os fotógrafos da direita, do centro e da esquerda pudessem dar seus cliques. No final, um foto com os fotógrafos. E eu, que fui lá de bico, sentei na frente de todo mundo.

A Emerson o automobilismo brasileiro deve tudo. É o que pode ser dito para resumir a incrível história desse incrível piloto, cuja carreira terminou para valer num muro em Michigan. Em 1997, poderia ter acabado sua vida, num acidente de ultraleve. Escrevi algumas linhas sobre isso também, na época.

Tenho gravações, um almoço e não sei mais o quê agora, e só volto de tarde. Agora deixo para vocês escreverem tudo que quiserem sobre Emerson Fittipaldi. Porque desconfio que se não fosse ele, talvez este blog nem existisse. E todos nós não gostaríamos tanto de corridas como gostamos.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Schmoo
Schmoo
17 anos atrás

Essa história da troca dos carros é novidade para mim. Muito interessante. Então, ajudar o Rindt a ganhar o título póstumo era o mínimo que o Emerson podia fazer, já que o cara morreu no lugar dele… sinistro…

Schmoo
Schmoo
17 anos atrás

Para quem vem atrás, basta passar com a roda onde o carro da frente passou. Ser o primeiro, esse sim é o grande desafio! E o Emerson foi o primeiro!

Salve, Emerson! Obrigado por tudo!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Dizer o que?
É meu ídolo!!! Como disse o Bird Clemente na entrevista ao Reginaldo na globonews ontem (12/12), ele consegue até hoje manter a imagem de um ídolo correto e digno.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Todas as honras ao grande EMERSON FITIPALDI. Ele merece todas as nossas homenagens.

Luiz Fernando

Willian L. Machado
Willian L. Machado
17 anos atrás

Flávio,

Você escreveu tudo! Talvez nem estivessémos discutindo automobilismo se não fosse por Émerson Fittipaldi. E digo mais: foi o melhor piloto brasileiro que já existiu, à frente de Piquet, o segundo melhor, e Senna.

Sobre Monza/70, a história é macraba. Émerson havia ganhado um modelo 0 km de Colin Chapman, mas acabou com a Lotus logo na sexta-feira ao acertar a traseira da Ferrari de Ignacio Giunti na entrada da Parabólca. Contrariado, Chapman obrigou então Rindt a correr com um carro destinado a Émerson e o brasileiro correria com o do austríaco. Durante o treino classificatório, na mesma entrada da Parabólica, o semi-eixo da Lotus de Émerson pilotado por Rindt quebrou e o austríaco morreu. A Lotus se retirou da prova, voltando apenas para a última etapa, em Watkins Glen, na qual o brasileiro venceu.

Se não fosse por essa troca, talvez o Brasil não tivesse alguém para se inspirar e disputar provas mundo afora.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Para não perder o costume, achei uma homenagem à ele, na Lotus Preta e com a antiga curva do sol.
E quem se lembra de um racha que ele tirou com o Piquet?
Tá na Confraria!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Walter:
Bem que nossos amigos colecionadores poderiam enviar essa foto.
Lembro bem: Dava pra ver os olhos arregalados do Emerson.
No texto ele dizia que deu uma olhada pelo espelho, e quando olhou pra frente de novo estava em cima do outro carro. Tocou na traseira, decolou e foi parar no barranco da curva parabólica.
No dia seguinte, Jochen Rindt morreu quase no mesmo lugar.

walter
walter
17 anos atrás

A Quatro Rodas publicou, em 1970, uma foto do Emerson voando sobre e Ferrari do Ignazio Giunti, em Monza. Uma foto impressionante, especialmente com a segurança de carros e autódromos naqueles tempos.
Naquele momento Emerson não era ninguém e já era abusado, ganhando sua primeira corrida logo depois da estréia.
Se alguém tivesse aquela foto, talvez valesse postar, como homenagem para esse cara que, como todos já dissemos aqui, fez de tudo para ser reverenciado.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ontem no “Limite” o FG disse que devemos TUDO ao Emerson.
Todos os oito títulos, mais toda a brilhante história desde fins dos anos 60.
Concordo completamente.
Lembro bem das transmissões da Rádio Joven Pan, com o Barão narrando e eu, antes dos 15 anos de idade, cronometrando os tempos num relógio, apenas pelo som das passagens dos carros.
Esse *bicho estranho* do automobilismo me picou em 1963, vendo o Bird Clemente andando de lado – tinha 7 anos de idade.
Mas toda a minha fissura, toda a minha paixão consolidou-se com Emerson Fittipaldi.
Ele é O CARA, um pilotaço, um pioneiro, um sobrevivente, um visionário, um mito verdadeiro e merecedor de todo o nosso respeito.
Nunca houve ninguem como ele.

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Olá blogaiada.boa noite.
Redundante falar de nosso primeiro campeão.Apenas quero destacar ,o fato de que ele é ainda hoje unânimide em todas as rodas de automobilismo,sendo reverenciado no Brasil e no exterior.Lembrem-se de que nunca vimos rusgas dele com outro piloto,desde a Formula 1 até a Indy,onde em 1993 seu grande rival foi o Nigel Mansell,que era execrado no Brasil,pela rivalidade que a imprensa (Rede Globo) criou pelas suas disputas com Piquet e Senna,nem por isso eles se odiavam,pelo contrário.Um grande cara,realmente.
Quanto aos comentários do nosso VELOZ-HP,nada mais a acrescentar.A cada dia,fico mais fã do nosso Jean Reno( é a cara do ator francês).
Abraços a todos.

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

O Piquet disse que o Emerson colocou o ovo em pé. Concordo.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
17 anos atrás

Foi o primeiro sujeito a ter peito pra embarcar rumo à Europa, correr.
O bicampeão mundial de F1, numa época repleta de perigos e de pilotos excepcionais.
Construiu um carro de F1 genuinamente brasileiro.
Conquistou as 500 milhas de Indy.
Foi campeão da categoria.
Precisa mais ?
Ah… Daqui a pouco aparece um chato tentando diminuir essas conquistas. Mas esse é “O CARA” !
Como sempre acontece no Brasil, depois que morrer ele vira santo.
Pena que esses ícones tem que morrer primeiro pra depois serem reconhecidos.

coelho
coelho
17 anos atrás

VIVA O RATO!!! Minha primeira corrida vista ao vivo foi a vitoria dele em Porto Alegre nas 12 hs. Ali fui contaminado pelo virus das corridas e não me livrei ate hoje! Vida longa !!

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Quando vejo alguém dizer que Senna ou Piquet foram os maiores pilotos do Brasil acho muito inusto. Se Emerson com seu Bi não tivesse se aventurado no Coopersucar ele correndo mais 5 ou 6 anos provavelmente teria conquistado pelo menos mais 2 títulos mundiais e hoje seria Tetra.

Um dos momentos mais emocionantes que vi na F 1 foi o abraço que Emerson deu em Piquet após a prova dos EUA onde ele conquistou seu 1º título mundial. Piquet apesar da genialidade sempre se colocou um degrau abaixo.

Rasec
Rasec
17 anos atrás

Ei, eu tambem tive um Fiat Oggi…

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Prá mim, a maior vitoria do Emerson foi sobreviver a queda do ultra-leve. Lembro que quando caiu, pensei, po, pra sair dessa só um cara casca grossa como o Emerson. E nao deu outra, salvou o moleque e deu a ele uma AULA de casca-grossice.
E ainda com aquelas costeletas !!!

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

Uma das façanhas do Grande Emmo foi levar o Copersucar à frente de grandes e tradicionais equipes, como Ferrari, McLaren e outras finadas vencedoras. Mas a imprensa, esta falácia que constrói e destrói reputações, conseguiu ridicularizar tanto o projeto que o público, o culto e sábio público brasileiro, nunca soube o real valor da iniciativa.
Bem que a imprensa, TODA ELA, tentou arrasar também com o Emmo na época, mas Deus é pai e o Rato depois mijou (com classe) na cabeça de muito jornalista otário.
Parabéns Émerson, tu és o maior dos campeões do Brasil.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Veloz,
o Brasil é o túmulo dos seus ídolos. O Rato já foi barrado em autodromo no Brasil sei lá por que razão. O Chiquinho tambem.
Nos Estados Unidos entra em qualquer lugar. Como aqui a gente ve mais F1 que corridas americana, às vezes ele aparece na tv em alguma corrida na europa. Mas no Brasil………

Para mim particularmente, a corrida mais emocionante do Emerson foi a primeira 500 que ele ganhou. Eu assisti junto com o cunhado dele que não acreditava que ele pudesse ganhar. Além de festejar um bocado a vitória fiz muita gozação do cunhado dele. Nunca vou esquecer aquela prova.

Viva o Rato

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

Grande Emmo. Se existisse no Brasil um campeonato de cortador de grama como o mencionado pelo sr FG nosso Fittipaldi já seria o campeão. O cara é campeão de tudo meu.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Ao mestre, com carinho….
Nao esquecendo dos pioneiros ( Landi ), nem dos contemporaneos do automobilismo nacional ( Bird, Lameirao, Luizinho Pereira Bueno, entre outros tao brilhantes quanto..)….Emerson inseriu o Brasil no mapa do automobilismo moderno. Ainda bem que tenho a minha copia aqui do Fabuloso Fittipaldi,e nao canso de ver e rever a fita. A Lotus preta-dourada eh demais……
E os copersucar…..os de 75, 76 e 79 sao insuperaveis em beleza.
Tirando JPG que ta mutilado, tem algum outro autodromo com nome do Emerson? Deveriamos ter, no minimo em interlagos uma estatua dele. Continua o nome do Pace, mas pelo menos uma mencao a aquele que foi o responsavel pela insercao do Brasil no cenario automobilistico contemporaneo, e porque nao dizer, moderno.
Demais…..

Nossas reverencias!!!!

Gustavo Castro
Gustavo Castro
17 anos atrás

Não é que o Gomes saiu bem na foto? O RR acho que pensa a mesma coisa. Mas temos que dar os parabéns ao Tenaz Fittipaldi, não o vi correr, mas seus dois títulos mundiais e a Copersucar Fittipaldi não me deixam mentir.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Agora segue um protesto:

Na mensagem abaixo, não escrevi nenhum palavrão para ser censurado, sei bem até onde vai meu direito de me expressar e que também educação sempre é bem vinda, não preciso de 96#%&!* e outros caracteres para disfarçar o que escrevo.
Aos demais amigos blogueiros, não escrevi nenhum palavrão pois tenho respeito a vocês e ao organizador desse blog. Um abraço!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Salve Petrus ( aos poucos vou entrando para a turma…)!

O kartódromo onde corri ( bem, onde tentei correr, diga-se de passagem…) já não existe mais. Ele ficava onde atualmente existe uma h %!$&#ou recinto de rodeio ( para quem não gosta de cavalo é tudo a mesma…), o atual fica próximo ao horto, não é mesmo?
Boas lembranças daquele lugar, do pessoal que por alí passava, das motos, da turma que curtia carros antigos, de ver a família Fittipaldi, enfim, um pedaço de terra onde parecia existir a felicidade. Coisas que passam mas o tempo não consegue apagar a lembrança!

Renan Raul
Renan Raul
17 anos atrás

Po, a Globo é impressionante. Passou uma reportagem de quase dez minutos sobre os 80 anos do Giggia, aquele carrasco do Brasil em 50, e não falou nem uma vírgula sobre o Emerson.

Lamentável

FilipeF1
FilipeF1
17 anos atrás

Flávio e blogueiros de plantão,

Grande homenagem que vocês fizeram ao Emerson. Ficou muito bonita e realmente é merecidíssima.

Também o admiro, não era nascido em sua época na F1 mas acompanhei grande parte da era da F-Indy.
Tenho também aprendido bastante com vocês sobre o automobilismo em épocas passadas em cada comentário, em cada post.

Gostaria que algum de vocês me informasse se existe e como comprar o DVD do filme O Fabuloso Fittipaldi.

Abraços

L.Mazzoni - UK
L.Mazzoni - UK
17 anos atrás

O Emerson eh um Icon do automobilismo nacional, piloto que elevou o brasil nas pistas do mundo.
desejo ao Emerson muitas felicidades e que seus conhecimentos e experiencia ainda possam contribuir para o aperfeicoamento dos nossos futuros campeoes.

Augusto Freire
Augusto Freire
17 anos atrás

Dos campeões mundiais de F1 brasileiros, Emerson é o que mais admiro. Acompanho a F1 desde 1964 e segui toda a sua trajetória, desde o começo. Excelente piloto, inteligentíssimo e muito, mas muito rápido. Stewart, Regazzoni, Cevert, Peterson, Hulme, e outros grandes da época que o digam.
Abraços

anselmo
anselmo
17 anos atrás

muito boa sua cara na foto, flavio.
uma criança fazendo arte.
acho que tambem não resistiria e invadiria a cena.
parabens pela coragem

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
17 anos atrás

Nesta homenagem ao Rato, há que se reconhecer a influência de seu pai, o Barão. Não é mesmo FG e Blogaiada?

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Carlos Trivellato

O Kartodromo de Limeira está em pleno uso, vai ser totalmente recapeado(segundo a prefeitura) e como o assunto é o Emerson, vale lembrar que o recorde do kartodromo de Limeira é do Cristian Fittipaldi, ainda!

Leonardo Araujo
Leonardo Araujo
17 anos atrás

Dificil mesmo, foi achar o Emerson na foto!!!

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

FG,
Concordo plenamente com as duas últimas frases do seu post.

Veloz,
Da próxima vez que voce escrever algo sobre o Emerson, pode colocar o meu nome junto com o seu comentário!

abs, e bom dia a todos.

Marcelo Foresti

Fernando Rejani Miya
Fernando Rejani Miya
17 anos atrás

O mais interessante desta foto é que o próprio Fittipaldi quase não aparece, é muito papagaio para um só pirata :]

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

Vejo Emerson para o Brasil como Elvis foi para o mundo, teria com certeza capacidade para escolher ,se não tivesse optado pelo Copersucar, o carro que seria campeão a cada ano , pois ele tinha essa visão. Meus parabéns a esse mestre do automobilismo, como já foi dito sem ele não existiria nada de competições de carros no Brasil com tanta força. Todos os pilotos devem suas carreiras a esse pai do automobilismo. Com certeza ele teria batido recordes muito antes de Schumacher. Ao mestre com carinho.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Emerson é sim, o grande responsável por tudo o que aconteceu no Brasil, em termos de automobilismo.
Começou tirando o foco dos rachas de rua, levando-os para os autódromos. (E vice-versa, por que não?)
Daí, para a brilhante carreira de vitórias nacionais e internacionais.
Formou equipes, mecanicos, pilotos e incentivou um verdadeiro batalhão de pessoas que se ligaram ao automobilismo.
Inclusive jornalistas especializados.
Teve a sorte (e o peito) de partir para o Exterior, quando o mundo já estava evoluindo nas comunicações, o que trouxe mais evidencia ao nosso pobre e subdesenvolvido automobilismo.
Coisas de que outros brasileiros, como Landi, Bino, D’Orey, entre outros, não puderam se aproveitar.
Frequentou escola de pilotagem, incentivou e levou outros pilotos a fazerem o mesmo.
Ganhou torneios, passou por categorias menores e chegou a F-1.
Atingiu o auge, foi bi campeão mundial, partiu para o sonho de ter uma equipe própria, teve problemas foi incompreendido, injustiçado, caluniado, conheceu o inferno.
Sem medo, com garra, voltou, partiu para o mercado americano, venceu campeonatos novamente, se consagrou vencendo as 500 Milhas de Indianápolis, senão a mais importante, a mais tradicional e conhecida corrida do Mundo.
Colocou o seu nome e o do Brasil novamente no topo.
É um vitorioso no automobilismo e no esporte, como talvez nenhum outro brasileiro seja capaz de ser.
E é sim, o principal responsável pela existencia desse espaço e de outros semelhantes a esse.
E tambem por formarmos esse grupo e estarmos nesse momento batendo esse papo e todos os outros movidos a combustíveis, motores, roncos, corridas, paixão, etc.
Parabens Campeão!
VIVA EMERSON!

Mário
Mário
17 anos atrás

VIDA LONGA AO GRANDE EMMO,MEU PRIMEIRO ÍDOLO DAS CORRIDAS !!!!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Só me resta mais uma vez concordar com as palavras do grande Veloz-HP.
Nada a acrescentar.

Cezar Fittipaldi
Cezar Fittipaldi
17 anos atrás

Flavio,
Vc resumiu bem o que Emerson significa para o automobilismo brasileiro ao dizer que sem ele, talvez esse blog nem existisse. Para um fora de série, meus parabens, e muita saude

Afrânio Castelo
Afrânio Castelo
17 anos atrás

Tenho 34 anos e quando comecei a ver automobilismo pela televisão o Emerson já tinha passado sua grande fase venecedora. Pelo menos era oque eu pensava na época. Depois, quando passaram a exibir as corridas de F Indy e pude vê-lo correndo e ganhando provas, foi que pude ver a sua imensa capacidade. No entanto, sempre me perguntei porque a sua carreira na F1 que começou tão maravilhosa pode declinar tão rapidamente. Na época eu não tinah a menor noção do que fora a epopéia copersucar, e até hoje achoqu epoucos realemnte dimensionam o que é um cara que corre nas principais equipes e luta por títulos mundiais jogar tudo par ao alto e encarar um desafio como o que ele encarou. Sem comparações de capacidade de pilotagem, mas me eprgunto hoje se Emerson não teria quebrado o récorde Fangio muito antes de Schumi, se tivesse optado por ter um carro competitivo por toda a sua carreira na F1 e não apenas por quatro anos, como de fato foi a sua carreira vencedora. Pois a fase copersucar foi mais um ato de patriotismo do que de esportividade.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
17 anos atrás

Emerson Fittipaldi mudou a minha vida a partir do momento que , aos 11 anos de idade , assisti pela TV a sua vitoria no GP da Espanha em 1972. Parabéns Emerson , meu único e eterno ídolo !

Ao Vento
Ao Vento
17 anos atrás

Somente um comentário ao vento: caso Emerson não tivesse seguido pelo caminho mais difícil (criar uma equipe brasileira do zero, um grande mérito, diga-se de passagem, e que sei que chegou a acabar o campeonato de construtores em terceiro lugar) e tivesse feito como vários pilotos que vão atrás de grandes equipes com grandes recursos para se manter no topo, será que ele quando ele tivesse parado na F1 teria “somente” 2 títulos mundiais?

Gustavo Castro
Gustavo Castro
17 anos atrás

Um dos maiores pilotos da história, se ele tivesse continuado em um time de ponta, ao invés de montar a Copersuca,seria mais vezes campeão mundial.

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Emerson Fittipaldi é um ídolo do automobilismo mundial. Merece todo o reconhecimento e homenagens.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

As vezes é muito bom ser baixinho.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Amém.
Acho que o Emerson foi vanguarda em quase tudo no automobilismo. Não o conheço, mas pelo que vejo em entrevistas e pelo que o pessoal comenta, ele é uma pessoa boa, de educação ímpar (chega a ser zen, hehe). Ele merece tudo de bom. Parabéns ao Emerson.
Gomes, suas duas últimas frases são verdadeiras.
Outra coisa, Gomes, você errou de fotógrafo, foi o único a olhar para a direita, hehe

Fabio
Fabio
17 anos atrás

O Rato sempre foi um desbravador. Foi campeão e estabeleceu recordes de juventude que perduraram por mais de 30 anos. Mais do que isso, se destacou na era de ouro da F1, onde os pilotos eram mais mais humanos, e disputavam corridas no braço, com todo cavalheirismo.

Só isso já bastaria para colocá-lo no panteão do automobilismo nacional. Mas ele fez mais, colocou o automobilismo norte-americano nas TVs brasileiras, e o Brasil na história das lendárias 500 milhas de Indianápolis.

Resumindo, foi um gênio das pistas, e é uma pessoa fantástica fora delas. Vida longa ao Rato.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

COMECEI COMO BANDEIRINHA NO POSTO 13 AO FINAL DA RETA NA CURVA SUL DO FINADO JACAREPAGUA MOTOR SPEEDWAY AO INAUGURAR A PISTA NOVA EM 1976.NESTA EPOCA ERA O AUGE DA ERA EMMO E TODOS NOS TINHAMOS UM GRANDE ORGULHO AO EMERSON.VARIOS AMIGOS NOMEARAM SEUS FILHOS DE EMERSON EM HOMENAGEM AO NOSSO IDOLO.
A PRIMEIRA VEZ QUE O VI E CONHECI FOI NO BOTECO E PADARIA A CERCA DE 5 KM DO AUTODROMO ONDENOS PARAVAMOS PARA BICAR UM PAO BREADO COM MANTEIGA E UM PINGADO ANTES DE CHEGAR AO TEMPLO.AO DESCER DO ONIBUS 747 VINDO DE CASCADURA,FUI QUEBRAR O JEJUM E COM QUEM EU ESBARRO.EMMO E WILSINHO QUE ME PERGUNTARAM COMO ERA O SOL DA CURVA SUL .BICAMOS O CAFE E PEDI UMA CARONA A BORDO DE UMA MB QUE NEM LEMBRO QUAL ERA O MODELO.ISTO PARA MIM ERA O AUGE UM FLAGGER CHEGAR AO AUTODROMO EM COMANIA DOS FITTI
O MAIS IMPORTANTE DE TUDO QUE UM DIA EM MIAMI ECONTREI COM O EMMO EM COCONUT GROOVE E O MESMO NAO TITUBEOU EM ME PERGUNTAR COMO ESTAVA O SETOR SUL DO AUTODROMO DO RIO.QUE BAITA MEMORIA
AMIGO FG ONTEM FOI A ESPINGARDA HOJE A FAMILIA FITTI CADA DIA UMA RECORDACAO DO TEMPO QUE AMARRAVAMOS CACHORRO COM LINGUICA

Roberto Mesquita
Roberto Mesquita
17 anos atrás

Um grande campeão é exemplo para as gerações seguintes, é formador de opinião e grande responsável pelo comportamento e solidificação de valores. Ser um deles é necessáriamente ser parte integrante da geração seguinte. Emerson nos trouxe os valores do trabalho, esforço, superação e principalmente respeito aos outros. Seriamos uma geração melhor seguindo seus exemplos em detrimento da vaidade e outros valores, baseados na impunidade do poder, do campeão, e da tal “força mental” que tudo permite para “vencer”.
Certamente nosso maior exemplo de esportista, dentro e fora de suas atuações, ídolo a quem poucos, muito poucos podem não gostar.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Para quem me conhece por aqui falar do Emerson Fittipaldi é até redundante.
Falo dele sempre, em qualquer dia e em qualquer data.
Homenageio ele sempre, em qualquer dia e data.
Tive a honra de conviver com ele e sua família por uma semana inteira quando eu morava numa ilha em Angra dos Reis e pude, durante várias madrugadas de papos intermináveis sobre sua vida esportiva e pessoal, constatar o tremendo ser humano que ele é.
Ninguem é tão bom no que faz se não for tão bom no que é.
Nessas madrugadas estavam também presentes o Wilson e o Nelson Piquet, que acabara de ganhar o seu segundo título mundial, e pude constatar o enorme respeito que eles tinham pelo Emerson pois, quando o mestre falava ninguem o interrompia e todos o ouvíamos em silêncio respeitoso.
Sempre achei injusto, dentre tantas coisas no nosso automobilismo, rebatizar o Autódromo de Interlagos com o nome de José Carlos Pace.
Não que ele não merecesse essa honraria, longe disso, mas o Emerson o merecia mais, por tudo o que fez e motivou a todos, inclusive ao próprio Pace.
Como sempre as injustiças não acabam, e o Emerson é muito mais respeitado e valorizado no exterior, justamente por aquilo que aqui é mais ridicularizado, o Copersucar F1.
Na Europa os automobilistas souberam reconhecer o sacrifício que ele fez com a sua carreira ao abraçar o sonho do primeiro F1 brasileiro.
Se voces puderem lêr a revista inglesa Motor Sport deste mês onde é feita uma homenagem a ele que começa na capa e se extende por várioas páginas com fotos, biografia e entrevista, poderão comprovar o valor que eles dão ao Emerson.
Nos EUA então, ele mal consegue andar na rua. A cada 3 passos tem de parar para dar autógrafos e cumprimentos.
Aqui no Brasil acredito que fora do ambiente das pistas e oficinas ele mal seria reconhecido andando nas ruas.
Mas não se preocupem, no maldito dia que ele morrer haverá o escândalo nojento e podre habitual, com matérias cheias de errros biográficos, declarações chorosas de insignificantes querendo aparecer, TVs disputando Ibope e audiência em cima do cadaver, apresentadores popularescos e medíocres dramatizando e faturando com os próximos comerciais, especiais da Globo, bandeiras a meio pau em Brasília com o presidente com a cara vermelha de cachaça bradando as retóricas de asno de sempre, enfim, toda a comédia bufa de quinto mundo em que vivemos.
E talvez o mais importante nessa hora seria fazer o que pediu Chico Landi, seu ídolo aqui no Brasil, quando no leito de morte pediu à família que espalhasse as cinzas do seu corpo cremado ao longo da pista de Interlagos.
E quem dele gostasse que aplaudisse de pé nas arquibancadas e fizesse uma oração em memória da sua alma.
Sem televisão, sem revistas de fofocas, sem patrocinadores oportunistas e principalmente sem políticos e política mundana e escrota.
Ele sempre esteve muito acima dessas pessoas e ficará, sempre, muito acima da mediocridade geral e irrestrita “desse” país.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, não conheço muito da história do automobilismo, mas me parece que toda nossa paixão pelas corridas e pelo automobilismo começa com Chico Landi. Um grande piloto ( talvez o maior piloto brasileiro ?). Mas a Emerson deve-se a meu ver, ser atribuido, uma posição muitissimo importante ao nosso automobilismo : ele abriu de vez, as portas para o mundo do nosso automobilismo. Ele conseguiu transformar o que eram pilotos de projeção nacional, para pilotos de nivel internacional, e de quebra, fez uma grande geração aparecer: Piquet, Moreno, Senna, Pace, Castroneves, Gugelmin, Serra, Boesel etc. Se não fosse ele, acho que não teriamos tantos pilotos se destacando pelo mundo. Parabens a ele e todo seu trabalho em pró do Automobilismo nacional.