Equipe Esteves

SÃO PAULO (pré-história) – Vejam que dica legal mandou o soviético André Dostoiewsky. Um vídeo da Equipe Esteves, que fazia malabarismos em autódromos nos anos… 70, pelo jeito. Talvez um pouco mais.

O cenário é obviamente Interlagos e os caras fazem peripécias com uma Variant II e um Passat Surf!

Quem é capaz de datar essas imagens? E de contar um pouco mais sobre os intrépidos malucos da Equipe Esteves?

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Vilela
Roberto Vilela
6 anos atrás

A concessionária VW Hingel, em Petrópolis, ainda existe? Tenho um Passat LS que foi comprado pelo primeiro dono lá.
Abraços

Marcio rito
Marcio rito
7 anos atrás

Gostaria de saber sobre videos da Equipe Esteves, gostaria de todos videos de 1979, quando a equipe veio ate Mauá-SP, onde um tio meu foi parachoque humano.

Beto Marcicano
9 anos atrás

E aí Flávio, tenho um “causo” bacana, que acontece comigo e a equipe Esteves uns “muitos” anos atrás, segue o relato:

Tive o prazer de conhecer o Esteves (pai) a 16 anos atrás, quando se apresentou na rua da minha casa (o show foi na rua da minha casa, pois meu vizinho de porta, o sr. Neif, era o proprietário da concessionária VW aqui de Ibiúna/SP e amigo pessoal do Esteves), um cara humilde, talentoso e de uma simpatia incrível. Na época (1999), eu havia acabado de tirar minha CNH, e era o lançamento do então renovado Gol GIII, sendo que levaram para apresentação o ainda inédito Gol GTI GIII, que nem sequer havia sido lançado oficialmente, o carro foi apenas guiado para exposição ao público, não participando das manobras. Ao final da apresentação, nos reunimos na frente de casa para observar os integrantes da equipe desmontarem os aparatos, quando o Esteves se aproximou pra puxar conversa conosco. Conversa vai, conversa vem, e ele reparou que eu não tirava os olhos daquele GTi branco perolado deslumbrante hehe, bastaram alguns minutos de conversa para ele sacar as chaves do bolso, joga-las para mim, e com toda a confiança do mundo, dizer, “vai lá matar a vontade que eu sei que você tá querendo”… Pra um “moleque” de 18 anos recém completados, que tinha acabado de tirar a permissão para guiar, aquilo soava surreal, óbvio que antes do tempo de uma piscada eu já estava dentro do GTi (com medo de ele voltar atrás talvez), afivelei o cinto, bati a chave, e o 2.0 16v ronronou gostoso, perguntei a ele, “até onde posso ir ?”, e ele sem cerimônia respondeu, “Há, da umas voltas por aí…” e assim fiz, por exatos 20 minutos guiei por quase todas as ruas centrais da pequena Ibiúna, já passavam as 21h, o que em um cidade pequena significava (naquela época ao menos) ruas praticamente desertas, posso dizer que aproveitei muito a experiência de ser uma das primeiras e creio que poucas pessoas a guiar o então desejado GOL GTI 16v GIII antes mesmo que este tivesse sido lançado ou até mesmo anunciado nas grandes mídias. Daquela noite guardo a sensação boa de guiar (aquela que a gente só sente pouco depois de estar habilitado), os cheiros e reações daquele carro incrível, mas principalmente a simpatia, e o sorriso amigável do grande Esteves.

marcelo luis pereira
marcelo luis pereira
14 anos atrás

sou um grande fan e gostaria de saber o e-mail da equipe esteves, e tambem os proximos eventos se for possivel obrigado

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Em 2005 eles passaram por aqui para fazer um show….Golf, Polo, gol: todos zerados nas mais loucas manobras, é o filho do Esteves que faz algumas manobras: andar em duas rodas é animal, o cavalo de pau nos dois sentidos na mesma manobra até dá para fazer em um amplo gramado molhado, mas repetir a manobra em asfalto seco e pouco espaço é coisa para profissionais.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Sergio Hingel
Assisti um show deles na Av. Geremário Dantas, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, na inauguração de uma revenda. Foi muito Show.
Nunca mais me esqueci. Tinha um número que eles colocavam uma pessoa da equipe amarrada no párachoque dianteiro, davam cavalo de pau e se encontravam de frente com o outro carro parando a centímetros da pessoa amarrada.
Você esteve neste?

Elidio
Elidio
17 anos atrás

Esse vídeo deve ser de 79/80…o Passat Surf se não me engano foi lançado em 78…e ninguém lembrou
do Euclides Pinheiro !! Ele sim, fazia
um show espetacular…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Sergio Hingel: não duvido de sua informação mas, fico me perguntando porque aquele programa na antiga Tupi (SP), com o Esteves explicando um monte de coisas. Não lembro o nome do entrevistador mas recordo com clareza (pq era fissurado nas habilidades deles) até na explicação em relação aos pneus – dito especiais – para rodar sobre duas rodas. Sei lá. Depois do que vc informou aí já nem sei mais o que pensar, salvo o fato de que o show. era mesmo um tremendo show. Abraço

Roberto  Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Família Hingel, não teriam fotos do evento para disponibilizar pra galera não ?
Sérgio, eu lembro diretinho quando você foi convidado para estar na Variant no salto. Legal !

Sergio Hingel
Sergio Hingel
17 anos atrás

Os carros eram standard. Exigência da fábrica, que patrocinava. Só o carro que andava em duas rodas é que tinha o diferencial bloqueado de um lado.

O show em Petrópolis foi patrocinado pelas 3 revendas VW de Petrópolis na época: Hingel Veículos, Vale do Rio Preto e Petrópolis Veículos e organizado por mim.

Tivemos um grande público. O pessoal que fazia o show era fantástico, totalmente p*rra loca!

Nunca mais soube do Esteves…

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

A equipe Esteves era o máximo. Cadê eles? Alguém pode informar?
Joaquim? Cerega? Quem???

Leonardo
Leonardo
17 anos atrás

Me lembro de ter visto um show deles nos anos oitenta, onde eles faziam as manobras com um GOL. Eram patrocinados pela VW. O show acontecia na rua cheia de gente em volta nas calçadas e os caras dando cavalo de pau e andando em duas rodas. Se algo desse errado era tragédia na certa, mas nunca ouvi falar que tivesse acontecido algo. Era muito legal. Eles ainda fazem shows?

Rodolfo
Rodolfo
17 anos atrás

Flavio ,

E o tal de Carlos Cunha , que andava de duas rodas com um chevette patrocinado de fábrica , e fez Campinas – São Paulo , via Bandeirantes em duas rodas ?

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Esta em Petrópolis teve a participação do meu pai, que estava na Variant com o Esteves na hora do salto. Mas, como ele virou frequentador do blog também, vou deixar para ele contar como foi…

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Eles se apresentaram aqui em Petrópolis, na Av Ipiranga, ao lado da Catedral. Tava apinhado de gente, a rua era estreita e eles fizeram todos os malabarismos que aparecem no vídeo. O engraçado é que eles não pulavam com o Passat, somente com a Variant. Muito legal esta lembrança !

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Apesar de afirmarem que os carros eram iguais aos de linha, isso nunca foi verdade. As suspensões eram recalibradas e reforçadas para aguentar o tranco, havia mais de um amortecedor etc…O próprio Esteves esclareceu isso em uma entrevista lá por 74/75, (TV Tupi) mostrando as adaptações que fazia. Até os pneus eram especiais para permitir o rodar em duas rodas. Esse video deve ser dessa época. A turma era boa mesmo. Recordo que tb faziam apresentações na frente do Pacaembú na praça Charles Miller e aquilo ficava coalhado de gente.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

Legal as máquinas