Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (uma hora a casa cai, como diz Marcos Bolinha) – A quem interessar possa, a Daslu está à venda. Além das dívidas com o Fisco, consta que a casa não paga aluguel daquele prédio cafona há mais de um ano.

Um dia fui à Daslu, quando ficava na Vila Nova Conceição. Um amigo italiano casado com uma brasileiro pediu que eu comprasse um certo perfume que só tinha lá, grife deles. Fui de Fusca, e não tinha onde estacionar. Parei na porta, onde havia manobristas, e nenhum deles se aproximou de meu sedã branco 1966 lindo de morrer, 1.200 cc, 6 volts e de bagageiro.

Fiquei meio puto, mas arrumei um lugar e fui comprar o tal perfume. Mas, antes, tive de fazer um cadastro. Meses depois, quando a loja mudou para aquele prédio cafonérrimo em estilo não-sei-como-chama, recebi em casa um cartão da Daslu. Pelo que entendi, me permitiria parar de graça na nova loja. Oh, que emoção. Quebrei aquela merda.

Está no blog do Xico Sá (o melhor escrevinhador do Brasil na atualidade) um extrato do jeito tucano de ser. Confiram, é assaz interessante. Ciro Araújo foi quem mandou o link.

A Intel lançou um laptop de 400 doletas que será testado pelo governo brasileiro para ser usado em escolas no ensino médio. É isso aí, vamos encher a moçada de computadores. Inclusão digital, é como se chama a bagaça.

Mel Gibson lançou “Apocalypto”, que estréia no Brasil no fim de janeiro. O cara é muito doido. Já tinha feito um filme falado em aramaico (“Paixão de Cristo”) e esse, que conta a história do declínio do Império Maia, é falado em… maia. Uau.

Como eu vou esquecer no dia 8, registro já: há 15 anos, a gloriosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas começava a desmilinguir.

Resiste no meu Lada, porém, cheio de coisa escrita em cirílico, na minha boina vermelha (um dia conto a divisão dos jornalistas da F-1 entre Boinas Vermelhas e Jaquetas de Couro) comprada em Berlim, no meu relógio de submarino que está arrumando há dois meses e no toque do meu celular.

Comentários

  • Poxa vida a KGB tem trabalhado bem aí pra esses lados heim? :-) Neu eu me lembro onde eu deixei “vazar” o comentário das rodas :-) Mas pode deixar, que as originais andam no Porta-malas ainda!!

    Sobre o lugar, não foi vc mesmo que deu uma boa dica sobre o lugar onde o pessoal dos antiguinhos se reúne? Na Av. Ibirapuera? podemos dar uma pequena invadida de espaço depois se pegar arrumamos um lugar para uma invasão russa! Mas tem que ter barraquinha de comes e bebes, senão não dá! :-)

    Abraço

  • Virgo:
    Eu li a resenha desse livro. O autor é um Daniken chines. Consegue fazer uma mixórdia de eventos independentes, dando verossimilhança a uma idéia que até é bem sacada. Vai encher as burras. Se depender de minha compra irá a falência. Talvez seja interessante do ponto de vista do conhecimento geográfico da época. Valeu. Abraço

  • Tohmé:
    Mas a casa era bonita, bem decorada, iluminação legal, só que para uma pizzaria os preços eram extorsivos.tinha um esquema em que vc mesmo pegava sua bebida na geladeira a tal. Diziam que era de um grupo paulista. Até pensei que fosse conhecida aí, mas pelo jeito não. Nos primeiros meses ficou o Rolls lá, depois fizeram algum acordo comercial e colocaram uma Alfa 156 vermelha até fechar…

  • Nada a ver com Daslu, mas já que Tio Gomes e Tohmé falaram manobreiros tenho uma história acontecida aqui no Rio. Há uns três anos abriu uma pizzaria paulista aqui no Recreio dos Bandeirantes, cujo principal atrativo era um Rols Royce 63 no centro da cozinha, que era aberta aos clientes (era um nomes bem simples, que nada tinha a ver com pizza, mas esqueci), .
    Reunião do povo da academia e lá fui eu com meu Fusca 79. Deixei o carro com os manobreiros, mas voltei porque havia esquecido o celular no carro. Qdo cheguei havia três manobreiros do lado de fora e um sentado no banco do motorista. Os quatro tentavam descobrir onde era a ré do carro. Pedi para o cara sair e eu mesmo manobrei o carro, indignado!!!

  • Mais do que na hora, embora eu tenha tido a informação de que você mudou as rodas do seu! Arrume um lugar “soviético” que me engarrego de juntar uns doidos. Vamos tentar? Levo as fitas do TV Lada, de quebra. Que tal?

  • A URSS era um grande país.Ninguém vivia tão estressado,você tinha seu emprego garantido,seu Lada ou Trabant na garagem…até que um dia acabou porque alguns insatisfeitos prereiram andar de Corolla e ter video-cassete.Os mesmos que,se morassem no Brasil,passariam seus domingos assistindo ao Programa do Gugu

  • Grande Tohmé !

    Seria um pecado fechar a creche.
    Mas acredito em corações bons, como o seu(sem rasgação de seda, mas com muito respeito , acredite.) , que não vão deixar isso acontecer. E se estiver ao meu alcance, gostaria muito de contribuir.

    Abraços
    meu msn [email protected]

  • Oi pessoal,
    Olha, eu até que gosto do que o Xico Sá escreve, mas acho que aqui ele comeu uma bola daquelas. De onde ele tirou que a CPI dos Correios serviu para espinafrar as agências de publicidade e suas relações impublicáveis com os governos ? Acho que aqui ele tomou o prefácio pelo livro, o que não foi lá muito esperto.
    Só minha opinião de 2 centavos…
    [ ]´s

  • Caro Hélio Carreira.
    Concordo plenamente com seu comentário. E também acho esse ódio à Daslú um tanto quanto artificial, quando desprovido de consistência.
    Gostaria de saber se a creche que a Daslú sustenta sozinha também será fechada. No mais, como você mesmo coloca, cumpro (e muito) meu dever como cidadão, peço nota fiscal em tudo que compro e não me envergonho das coisas que gosto.
    Abraços.

  • Irmão Baygon, com três pontinhos….

    Em algum momento eu falei bem do “nosso socialismo” ? Não ! Aliás, nosso papel como cidadão, é começar a entender que “(…)as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito de ser diferente quando a igualdade quando a igualdade os descaracteriza”. (Boaventura de Souza Santos).
    E outra, por que ficar revoltado com esses políticos de %[email protected]$&@#? A culpa é nossa , dos meus pais, dos seus pais também ! E não é por vontade deles , mas pela falta de compromisso que esse país de m.e.r.d.a . Estar em dia com nosso dever de cidadão , é começar aprender votar, e tirar esses corruPTos nojentos do poder para a ver se essa m.e.r.d.a de país muda……

    Abraços

    Hélio

  • Daslu:
    Nunca fui. Não tenho ‘bala’ para isso, mas acho o prédio bonito. O que eu acho uma b…. é o lugar onde está localizado.
    A vida dá voltas. A mulher estava com tudo, com uma baita loja, até a filha do governador trabalhava lá.
    De repente descobre que têm cancer, vai presa, perda a loja e por aí vai…

  • Blz Eduardo ?
    Não é nada demais, o problema é que esqueceram do Marechal Zukov.
    Aliás, ainda pensam que o dia “D”, foi o Fim da II Guerra.
    É o velho sistema de Marketing Americano……. Gozar com o Pau dos outros….
    Abraços

  • Amigo Hélio…

    O que você chama de “estar em dia como cidadão brasileiro”…pagar impostos para manter a maquina governamental imunda deste pais de m.e.r.d.a e de corruptos….alimentar o socialismo nojento que diz-se dar o mesmo a todos..mesmo os que não trabalham e vivem de bolsa-familia…realmente como diz o Gomes…..desligue os tubos…

  • Tohmé,

    Eu não conheço esse lado da vida cara, é uma pena….. e não o condeno por levar essa vida.
    Imagino que vc fez por merecer…
    O que eu não concordo, é a forma de como a coisas, é levada por alguns membros da sociedade brasileira, que tratam os templos do luxo (leia-se Daslu) como o último reduto humano da terra.
    Eu também gostaria de comprar um perfume na Daslu um dia, mas sinceramente, antes de mais nada, eu gostaria de ter a conciência que minha parte como cidadão brasileiro , está cumprida….
    Agora , meu amigo Tohmé, será que todos que compram perfumes na Daslu, cumprem com o seu dever de Cidadão, da mesma forma que vc faz ? E compram com a conciência tranquila como vc compra ?

    Abraços

    Hélio

  • Oi pessoal!
    A Daslu jah vai tarde. Nunca vi tanta ostentacao e imbecilidade gratuita num só predio..

    URSS: Na minha opiniao, o sistema deles nunca funcionou. O povo nao tinha o que comer e os “czares” vamos dizer assim, pisando em ouro no Kremlim. O regime deles eh bom no papel. Nao sou de esquerda, nao sou petista, nao sou tucano, ou o raio que o parta, somente acho que toda forma de governo em qualquer país deve ser equilibrada “nem muito pra esquerda, nem muito para a direita”, mas esta eh só a minha opiniao. Respeito a de todos os colegas.

    Abraçao!!

  • Tanto o socialismo como o comunismo são, na teoria, muito melhores que a pseudo democracia que vivemos.

    O problema, como sempre, são os homens que esquecem porque fizeram as revoluções e se entregam aos deleites do porder e do rio de dinheiro que lhes é apresentado. Um pena.

    Mas o mundo já foi pior e eu já fui eleitor do Lula. As coisas evoluem. Espero.

  • Comparação oportuna
    A URSS ou CCPPPRm… , o escambau me lembra muito os famos Winkel, uma %[email protected]$&@#idéia mas que nunca deu certo de verdade. Ironicamente ao contrário dos Porsches refrigerados a AR = uma idéia de m.e.r.d.a que deu muito certo.
    Em ambos os casos, temos muito o que aprender….. principalmente com a URSS ou seria com Winkel

  • Em tempo:
    Também gosto de Lada, do charme da desmontada URSS (não seu regime), gosto muito de ir aos EUA, trato bem meus funcionários (todos sem excessão estão há mais de 10 anos comigo), ajudo (e bem) entidades assistenciais. E gosto da Daslu….

  • 1.Gosto de comprar na Daslu. Ambiente agradável e perfumado. Bom para não ficarmos pessoas taxadas de radicais e para vermos todos os lados da vida.
    2.Se não fosse ela, aquele esqueleto ainda estaria na Marginal.
    3.Não acho o prédio brega. Talvez um pouco rebuscado, porém sem chocar.
    4. Fui de fusca placa preta e os manobristas se divertiram muito em manobra-lo.

  • URSS.
    Quem puder , baixe o mp3 do Hino da antiga URSS.
    Eu pelo menos gosto…

    Abraços

    Segue a tradução da Letra.

    União indestrutível das livres Repúblicas,

    Mãe Rússia se uniu para sempre ficar,

    Criada na luta e vontade do povo,

    Unido, supremo, é o nosso país!

    Cantai à pátria, de nossa liberdade,

    A sólida base dos povos irmãos,

    O Partido de Lênin é a força do povo,

    Que nos guia à vitória Comunista!

    Nas tormentas nos brilha o sol da liberdade,

    Caminho que o Grande Lênin traçou,

    Em causa da verdade levantou o povo,

    Em trabalho e na luta ele nos inspirou!

    Cantai à pátria, de nossa liberdade,

    A sólida base dos povos irmãos,

    O Partido de Lênin é a força do povo,

    Que nos guia à vitória Comunista!

    Na vitória imortal das idéias Comunistas,

    Vemos o futuro de nosso país,

    E ao tremular do Estandarte Vermelho,

    Estaremos nós para sempre fiéis!

    Cantai à pátria, de nossa liberdade,

    A sólida base dos povos irmãos,

    O Partido de Lênin é a força do povo,

    Que nos guia à vitória Comunista!

  • Bebeto: peocupa não; agora ela terá o pretexto para ir a Paris buscar as roupitas…E vc acha que o Duda está preocupado com o que pensamos?
    Virgo: tem jeito sim; é passar a régua e começar td de novo, preferencialmente sendo descobertos por outra cultura. Serve até a chinesa…
    Askjão: os misseis não estavam vazios, eram feitos de madeirit e pintados de aluminio (quem bolou isso deve estar rindo até hoje). O desfile era legal de ver.
    Manoel: Penso que o computador veio para ficar (é óbvio), mas, do jeito que querem fazer só vai dar certo para os fabricantes. Eu mesmo que sou do tempo do computador movido a lenha, tomo cada baile, as vezes…Parece javanes, traduzido para o chines, vertido para o russo , transferido para o ingles, explicado por um espanhol e ensinado pelo gerente de plantão, doido pra ir tomar uma e ficar coçando…DEPOIS DE 10 ANOS , ESTOU DE FÉRIAS….. abraços blogaiada

  • Sinal dos tempos…ou fim dele……A Daslu a venda e a CASAS BAHIA vendendo TV de Plasma em 148 x fixas..para o pobre assalariado brasileiro…..Hoje a figura que disse que a melhor saída para o Brasil, éra o GIG (aeroporto do Galeão-RJ)…ficaria feliz de poder sair daqui de ônibus, por que de avião não dá mais…….isso se arrumasse passagem por que com a proximidade das festas, o pobre assalariado brasileiro arruma um extra e vai pra Juazerio visitar a familia ou trás ela de lá……..o automobilismo,alvo deste espaço, já perdera seu encanto junto a nova geração xunnig…né não mano..então..as mina pá…os mano pum….sangue bom….Jesus Cristo é a salvação…vamo d’boa….O Corsa 1.0 turbo dos mano,tem 450 cv de potencia e a DKW do Gomes virando em 2.17 seg.no templo sagrado…..como diz no inicio…seria o fim dops tempos??

  • Esta história de computador popular infelizmente é mais uma forma para desvio de verbas, corrupção e superfaturamentos. Não é a toa que tantas grandes empresas estão brigando por este filão que o governo federal está disponibilizando.
    As nossas crianças precisam, antes de um computador popular, é de:
    – professores capazes e que estejam recebendo salários que permitam dedicação ao emprego e investimento em sua capacitação;
    – salas de aula bem cuidadas;
    – escolas com funcionários atenciosos;
    – merenda escolar;
    – aprender a ler;
    – aprender a escrever;
    – aprender matemática;
    – aprender a nossa história;
    – …
    Tem tanta coisa mais urgente a ser feita por nossas crianças que é revoltante escutar este tipo de notícia.
    Os professores, que TERÃO que implementar o uso deste tipo de equipamento, foram consultados sobre o assunto? Não!
    Será que acriação de laboratórios de informática nas escolas, com acesso a internet e profissionais treinados para capacitar os alunos seria mais barato do que um computador para cad aluno? Façam as contas por alto mentalmente!
    Como será feita e quanto custará a manutenção destas máquinas?
    É tão claro que a prioridade do governo deve ser investir no ensino básico, nas crianças. Isto pode ser afirmado com base nos países que estão se desenvolvendo muito mais rápido que o nosso.
    Entretanto, o governo só discute e investe forte no ensino superior público, o que está em desacordo com a lógica mundial.
    Infelizmente, esta idéia absurda da compra destes computadores parece sem volta.
    Um abraço a todos.

  • Muita gente acha bacana essa idéia de socialismo, mas dividir um monte de carros seus, sejam eles novos ou antigos, com quem não tem carro nenhum…..ahhhh….isso acho que ninguém quer!!!!
    É bom, mas só quando divide o que é dos outros!!!!

  • E o Xico Sá tem razão! É uma p.u.t.aria mesmo. tanto dos que hoje posam de vestais, como daqueles que um dia posaram de vestais e hoje são os donos do bordel. A conclusão que se chega é que não tem jeito mesmo. Nunca teve (vide Barão de Itararé e Stanislaw Ponte Preta) e nunca vai ter. Como disse uma vez Tom Jobim, a melhor saída para o Brasil é o Aeroporto do Galeão!

  • A URSS me lembra a história do cara que tinha um Gordini e que um dia parou no mecânico dizendo que o carro tinha um problema na bateria; o mecanico deu uma olhada e disse que a bateria tava boa, o problema era o carro mesmo…
    A URSS era assim: Não tinha um problema pontual ou alguns problemas pontuais. O problema era o sisttema todo que de tão ruim, caiu de podre um dia (deixando órfãos toda uma geração de criptocomunas que não se conforma de que aquela m.e.r.d.a. nunca funcionou e nunca vai funcionar)