Isso eu nunca tinha visto

SÃO PAULO (demais, demais!) – Para fechar o sábado, porque hoje é dia de folga: foto enviada pelo Eduardo Monis, O Cara da F-Speed. Corrida de rua em Piracicaba, não sei o ano (Edu, conta aí!). O detalhe: uma Vemaguet correndo! E mais para trás, uma camioneta DKW-Vemag, pois não?

Uns anos atrás, acho que foi a Volvo que colocou umas peruas para correr no BTCC, corrijam-me se estiver errado. E parece que andavam pacas, e proibiram por isso mesmo.

Quem lembrar conte.

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Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

É isso mesmo Gomes..
Foi em 1995, com o Rydell que corre hoje no mundial de Turismo

Feu
Feu
17 anos atrás

Melembro de um Salão do Automóvel que fui, que passava um vídeo da Volvo, com as peruas e em seguida dizia que eles deixaram de ser “bons meninos”, e mostrava eles ganhando tudo quanto é corrida com os carros novos, acho que era o S40, não lembro bem.

Monis
Monis
17 anos atrás

Desculpem o atraso, mas depois do churrasco de sábado e de uma corrida de Kart-Cross no domingo, estou meio “fora do ar”
Esta corrida foi em 1961 e eu estava lá. O DkW 15 era do Max Weiser, que tem centenas dessas fotos e já concordou em fazer uma matéria com o FG (aguarda contato), e o Citroem, do Alam (da farmácia). Há pouca memória das corridas de Piracicaba. Quem possuir alguma coisa por favor divulgue. Quem sabe pode surgir algum projeto interessante, não é? FG.

CM
CM
17 anos atrás

Para os que se interessarem, o Sr. Maks Weiser continua residindo em Piracicaba, e é proprietário de uma revenda VW na vizinha cidade de Tietê, cujo endereço segue mais abaixo.
Há alguns meses atrás, a CBA fez uma homenagem a alguns pilotos e pessoas que contribuíram com o automobilismo brasileiro, concedendo-lhes uma carteira especial, sendo que o Sr. Maks foi um dos contemplados.
Tenho certeza que tem muita história interessante para contar!
WEISER VEICULOS S/A
WEISER

RUA RAFAEL DE CAMPOS, 615
SP – TIETE
Fone : (15) 32859100
Fax : (15) 32859100
E-mail : [email protected]
Site : http://www.weiserveiculos.com.br

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Já falaram da Marea Weekwend que a Fiat pôs pra correr no Brasileiro de Endurance… Tive o prazer de trabalhar nesse carro durante quase um ano, inclusive durante as Mil Milhas de 2003. Tinha o motor original, mas de calibração de injeção especial e só bebia Avi-gás. Tinha 270 cvs, andava bem, chegou a virar 1:56.9 durante a corrida. A única modificação relevante de powertrain era o disco de embreagem que era de cerâmica. O motor dela era o 2.0 mesmo, mas nos 500kms de 2002 foi ensaiado um motor 2.4 turbo em um dos dois Bravas, mas não deu certo e o trocamos de volta pelo dois litros entre a quinta e a sexta-feira, ainda a tempo dos treinos.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Joaquim:

Está parecendo sim um Renault 4CV. Eu ainda não consegui os resultados completos dessas duas edições do Circuito de Piracicaba, de 1960 e 1961, estou garimpando…

Ricardo Cunha

sérgio corvette
sérgio corvette
17 anos atrás

as Volvo 850 TR participaram do campeonato inglês de turismo e foram campeãs sim, ao contrário do que foi dito – foi a primeira vez na história do automobilismo mundial. a pintura era branca com detalhes em azul claro, e patrocínio dos óleos Q7. isso animou a volvo que disponibilizou uma série da TR ao público, inclusive algumas vieram para o Brasil, primeiro por importadores independentes, depois os oficiais GNN e Volvocar. Na época, existia uma revista que eu adorava, a Platina, e fez uma maravilhosa reportagem sobre o carro, toda a linha e os campeonatos disputados e ganhos.
Isso em 95.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ninguém mencionou ainda mas ali, no final do pelotão, não é um Renault
4CV, uma Rabo Quente?

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Gilberto:

O Eugênio Martins estreou em Interlagos, no dia 11/07/1954, correndo com um MG e chegando em quarto lugar na geral e segundo na categoria até 1250cc. (ver página do Eugênio Martins no site (www.bandeiraquadriculada.com.br)

O Circuito de Piracicaba foi disputado nos seguintes anos: 1939 (quando foi vencido pelo Chico Landi), 1960, 1961, 1964, 1965, 1966 e 1967.

Ricardo Cunha

gilberto
gilberto
17 anos atrás

Escrevi besteira este belcar da frente nao é de 54

Gilberto
Gilberto
17 anos atrás

Será que esta é a prova de 1954 e o MG do texto é aquele que esta atraz da vemaguete na foto

Eugenio Martins

No automobilismo começou em 1954 com 22 anos e 2 dias de idade, a bordo de um MG na categoria “Sport até 1200 cc”

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

O nome da revenda DKW do Maks Weiser em Piracicaba era “União de Veículos Ltda”. Em cima do DKW 14-b está escrito alguma coisa terminada em Ltda… Se fosse esse o nome, seria uma confirmação.

Ricardo Cunha

Ricardo Alfredo Font
Ricardo Alfredo Font
17 anos atrás

Essa corrida pode ter sido o II Circuito de Piracicaba, disputado em 13/03/1960. Nesse dia foram três provas: Estreantes, Turismo Força Livre e Mecânica Continental. Tive contato recentemente com o piloto Maks Weiser, que foi um dos organizadores dessa prova. Ele me disse que participou da corrida de estreantes e venceu, com um DKW. Como ele sempre usava o numero 14, acredito que seja ele o piloto desse DKW em primeiro plano.

Ricardo Cunha

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Era a Volvo 850, depois chamada de série 70. Lindas, porém não andaram como informado. Raramente brigava pelas primeiras posições.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Um detalhe me chamou atenção!
Essa Deka em primeiro plano tem uma faixa em forma triangular fazendo um prolongamento dos farois, em 52 e 53 os Mercedes 300SL usavam uma faixa assim nos carros ,cada um com uma cor diferente, naquela época o pessoal dos boxes já tentava diferenciar os carros para facilitar os trabalhos.

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Srs.. Atrasado como sempre. Estive fora do ar desde quinta.
Nunca vi Vemaguet correndo, infelizmente, mas na rua, tive um amigo que era especialista. Fazia tudo e mais alguma coisa com uma. Paralelepipedo seco ou molhado.Não tinha diferença para o Belcar. Em reta a aerodinâmica deve ser melhor. O problema é o peso.
O Subaru Impreza que comentáram aí em baixo, tem desenho de perua, mas o comprimento total, o balanço trazeiro é o mesmo do sedan.
Os Vovos andaram muito e dava grande prazer em vê-los. Rydel matou a pau, nos aureos tempos do melhor campeonato de turismo do mundo na época – BTCC.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Putz, FG…
Mais uma coincidencia…
No churrasco da FS de hoje (que o Sr. não foi) o Monis comentou que tinha enviado a voce “quilos” de fotos de corrida de rua de Piracicaba do início dos anos 60.
Estranhava a demora no publicação, pois tem um material precioso, um arquivo monstruoso…
Pois não é que voce já lê pensamentos e publicou? Caramba… Se tivesse combinado não tinha dado tão certo. Com certeza ele vai ficar feliz…. ( e é sempre bom manter o criador do Formula Speed bem contente, nunca se sabe…)
Só uma coisinha: Ele comentou que numa das fotos tinha um Citroen sem pára-lamas do farmaceutico da cidade (que agora esqueço o nome).
Pois olha o tal aí, gente !
Monis: descarrega o verbo e conta aí pra gente. Não seja economico nas palavras dessa vez, please…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ney, de acordo com o livro DKW – A Grande História da Pequena Maravilha, do Paulo C. Sandler, a Vemag adotou os nomes Belcar e Vemaguet a partir de 1961.
Até então eram simplesmente, DKW Vemag Sedan e Perua DKW Vemag.

Gilberto
Gilberto
17 anos atrás

Vi um comentário em um site ( se não me engano do “Obvio ” que a vemag tinha uma vemaguete que quando tinha um motor potente andava na frente dos belcar.

Pedro Pessoa
17 anos atrás

Quando a volks quiz homologar a parati pra correr o campeonato de marcas, a federação não deixou, pois alegava que tinha um coeficiente aerodinâmico melhor.

ney
ney
17 anos atrás

Romeu, a Vemaguet já saiu em 59 com certeza, e talvez em já em 58.
Meu pai teve uma, onde dei minhas primeiras aceleradas.
A propósito, ninguém fala da corrida em sí, em que ano terá sido?

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
17 anos atrás

As 850 SW realmente participaram do BTCC. Isso foi via TWR para preparar o terreno para os sedãs que começaram no ano seguinte. Deram um bom resultado, mas foi mais uma jogada do Tom Walkinshaw que sempre deu um jeito de levantar algum até na temporada de F-Ford aqui no Brasil em 70 ele fez uma prova só e alugou o carro nas outras.

bugrino
bugrino
17 anos atrás

Flávio,
Você já viu o novo comercial do Fiat Stilo ??? tirando maior sarro do seu LADA…hehehe

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Brandão, o Flavio se referiu a Risadinha como camioneta, porque assim era sua denominação à época em que foi lançada 56/57.
Vemaguete e Belcar vieram depois, por volta de 1963.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Flávio,

A perua Volvo realmente correu na BTCC, pilotada por Rickard Rydell. Podia andar muito na rua, mas na pista não foi tão eficiente assim, embora tenha vencido. Não deu muito certo, não.

The Peruvian
The Peruvian
17 anos atrás

Rodrigo aqui em Chapecó/SC tem um daqueles Citröen volta e meia aparece nas exposições de carros..

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio,
Acho que lá, ao fundo, é uma Vemaguet Risadinha e não u,a camioneta DKW.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Rodrigo Ragni…Obrigado pelo rapaz…tenho a idade do citro…hehe…moro em sampa…se vc puder dar a direção mais precisa, vou até lá dar uma sapecada no bichinho….obrigado pela dica

Vitor
Vitor
17 anos atrás

Na verdade a Marea era 2.0 5-tech turbo, com o motor praticamente original…correu 3 Mil Milhas e 2 Campeonatos Brasileiros de Endurance, se eu não me engano…uns tempos atrás, a Volks colocou na Alemanha em um campeonato de carro a diesel um Bora Variant pra correr também….

Romeu
Romeu
17 anos atrás

E na foto, tirando aquele MG ao fundo, o resto é tudo tração dianteira…
Em circuito de rua não tem pra ninguem…

Rodrigo Ragni
Rodrigo Ragni
17 anos atrás

A Subaru também utilizou, acredito que no fim da década de 1990, a Impreza station wagon WRX no WRC (mundial de rally). Não lembro se chegou a ganhar alguma etapa, mas andou. Quanto ao rapaz do Citroen, quando morei em Mogi das Cruzes (a uns 3 anos) vi um destes abandonado em um terreno, largado no tempo. Não sei se ainda dá para recuperar, mas o vi, no mesmo lugar jogado, uns 4 ou 5 anos seguidos.

Herik
Herik
17 anos atrás

Aqui no Brasil também disputou algumas provas de longa duração – não sei se ainda está na ativa – uma Marea Weekend 2.4 Turbo. Já a vi de perto e era muito bonita.

Rodrigo Romao
Rodrigo Romao
17 anos atrás

É, foi a 850 GLT, que correu em 94 e 95 no BTCC, feita junto com a TWR. Em 95, ganhou 5 corridas, e acabou em terceiro no geral.

Abraços

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

O meu Deus do céu…meu maior objeto de desejo está lá atraz. O Citroen deve ser 47 ou 48. Aprendi a dirigir num. Cambio no painel, caixa universal (3 marchas) as cruzetas quebravam direto, mas era um capeta (pra época é claro). Ainda vou encontrar um no jeito e o meu carro vai dormir na rua porque meu “citro” será tratado a pão de ló, com direito a cobertura nas rodas pro meu viralata não m.ijar nas mesmas…

Irapuã
Irapuã
17 anos atrás

O pessoal correndo com faixas brancas (14 B seria o carro reserva?), com placas e protetor de grade, Vemaguet… Citroen. Tempos românticos.

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

sim, era a perua volvo 850 turbo, lá por 94, 96 (estou chutando).

O bicho anda muito.

Meu vizinho tinha uma dessa ano 95 até 2004. Ele fez a burrada de trocar por uma Parati Crossover.