Luciano e Leo

SÃO PAULO (uma viagem) – Leonardo di Caprio, blogueiro e ator, foi quem descolou estes vídeos da temporada de 1979 da Fórmula 1.

Há muitas curiosidades. Na prova de Silverstone, por exemplo, quem narra a corrida é Leo Batista. Deve ter havido algum problema de áudio com Luciano do Valle, então o titular da F-1 na Globo. Reginaldo comenta, ambos dos estúdios. Notem a largada: o grid era uma zona total. Todo mundo queimava. E a bagunça nos boxes? Vixe…

O resumo do GP da Alemanha é mais curtinho, já com Luciano narrando, e de novo de estúdio (o som está bom demais para ser transmissão de áudio via satélite, naquela época). Uma narração sóbria e tranquila, sem ufanismos bestas. Dá saudades disso. E que voz tem o Luciano, barbaridade.

Tem também um resuminho do GP da Holanda, com destaque para mais uma das doideiras de Villeneuve, e outro da corrida de Monza. Naquele ano Jody Scheckter foi o campeão, com a Ferrari. O último do time de Maranello antes da era Schumacher.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Narrador de verdade é o Sílvio Luis! Pelas barbas do profeta!!!
O sujeito narra partida de bilhar, sinuca, poker, jogo da velha e tudo parece divertido!!!
Adorava quando ele narrava aqueles jogos insosos na copa de 94 e começava a divagar sobre os dotes culinários da tia Zica de Quixeramobim!!!
Falando sério, nem Galvão, nem Luciano! Os dois estudaram na mesma escola. Quer tirar a prova? Ouçam no youtube a narração da final da copa de 94 com um e com outro, é tanta gritaria, que deve ter encharcado de baba os torcedores embaixo das cabines de tv.

Cláudio Vieira Lima
Cláudio Vieira Lima
17 anos atrás

Prezado Colega,

É possível encontrar gravação de coorida de indianápolis, com transmissão da BAND, narração de Luciano do Valle?

Cláudio
Euclides da Cunha/BA

gerson
gerson
17 anos atrás

Sabem por que os Copersucar andavam lá atras, fora do pelotão ? Porque eles desfilavam, não queriam concorrencia, eram os carros mais bonitos da epoca.

Allan
Allan
17 anos atrás

O Galvão é prepotente, fala besteiras, erra, não tem humildade… Mas o Luciano também não é nenhum exemplo. Aliás, pegaram uma narrativa de 1970elavaipedrada… O Galvão antigo era ótimo também! Mas a busca de uma “personalidade” própria e de dar “mais emoção” estragaram a coisa… Quanto ao Luciano, alguém se lembra de uma final de Indianápolis em que venceu “Alceu”? Foi naquela chegada entre o Al Jr. e o S. Goodyear. Ele cantava: “Vem Al Unser Jr, vem Scott Goodyear” e repetia sistematicamente. Na bandeirada, gritou: “Ganha Alceu”! E quando a brasileirada foi pra lá? Putz, que puxação… E erra nome dos pilotos da Indy…
Bom é o Edgar. Hoje dei risadas com o troféu Maserati, vê se pode… Sem puxação, com aqueles toques naturais que só ele tem… Ele quem deveria narrar a F1 (ácido, ia ser o deleite de todos…)

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Acho a narração do Luciano mt britânica, fria…em outras palavras: sem graça. Como narrador ele é um bom comentarista. Mas narrador por narrador mesmo sô mais Galvão. Este sim sabe exaltar os grandes momentos de uma corrida, bem como momentos nem tão grandes assim. Até troca de marcha o GB narra. Pra mim, é mais divertido ver corridas assim. Os momentos emocionantes devem ser valorizados e, se não tiver muita emoção na corrida, que se narre a tomada da curva, a reaceleração, a freada, as marchas pra cima e pra baixo… Convenhamos, se o cara fosse ruim não ganharia um salário desses e não renovaria com a Globo num contrato de décadas né

walter
walter
17 anos atrás

A narração do Luciano é 100 vezes melhor que a do Galvão, que é muito burro.
O Luciano comenta coisas com pertinência, reconhece os carros e os pilotos, coisa que o Galvão não consegue fazer, vinte anos depois de narrar F1.
Mas vejam que o Regazzoni passa a champagne adiante, no podium de Silverstone: pensei que fosse cavalheirismo, mas não é: a Albilad, empresa árabe que patrocinava a Williams, impunha que não se tocasse em bebida alcoólica e Regazzoni não estourou a champagne.

1GT
1GT
17 anos atrás

Outra era, outro estilo…
O GB hoje é mais uma caricatura dele mesmo…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

A temporada de 1979 teve mais uma corrida inesquecível, o GP da Suíça, realizado em Dijon-Prenois, vulgo autódromo do sombrero (vejam o traçado para entender a piada). Se vocês gostaram do Mestre Gilles Villeneuve em Zandvoort, devem ver o que ele e René Arnoux fizeram na disputa pelo 2º lugar… aí, como disse o outro colega, hoje em dia Malonso e Kimi são chamados de “grandes pilotos”… Oh, Allah, como essa expressão se deturpou!

Engate
Engate
17 anos atrás

Sem dúvida, entre os narradores daquela época, o Galvão era o melhor amigo. Por isso foi pra Globo.
Hoje está muito povão, exagerado.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Mantendo o padrão, links deveras interessantes.

Na largada de Silverstone, alguém vem comendo pela esquerda do grid, com todos os carros parados. Hilário!
Na mesma corrida, na parada dos boxes do JP Jabouille, ele perde o aerofílo porque ficou preso no equipamento da equipe. Hilário e amador demais!

Caio, o de Santos
17 anos atrás

Vale a lembrança.
Homenagem a Regazzoni no primeiro link.
E outra observação.
Antes do G.B., Reginaldo Leme cumprimenta assim:
“Bom dia amigo da Globo…”

Niko
Niko
17 anos atrás

Bom tb é ver F1 Canada 1980, quando o Alan Jones deu início à trilogia Dick Vigarista na F1 – as outras 02 foram Suzuka 90 e Suzuka 97.

Jorge Pezzolo
Jorge Pezzolo
17 anos atrás

nao citam a copersucar, estranho…

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Um comentario que me chamou atenção foi quando o Reginaldo disse que um piloto com cento e vinte poucos GPs já estava na hora de parar.
Esta é talvez a maior diferença com relação aos pilotos dos dias de hoje.
Naquela época correr de F1 era realmente um risco e isso com certeza pesava muito no psicologico do piloto, talvez uma relação justa seria como se um piloto que correu em F1 nos anos 70 em 100Gps é o equivalente a 200 GPs de hoje em dia.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Lelo

respeitosamente…

para pra voce. Mas pra mim continua, ok?

Aquele abraço.

Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
17 anos atrás

Pode parar, nasci em 79, só começei a ver F1 bem depois com o GB, mas falar que é bom ver F1 com o GB pode parar.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Silverstone: A zona total era divertida. Grid? Que grid? hahahaah marcaçoes no chao..ahahaha
Agora, era muito competitiva….carros andando colados……quase uma dezena deles no mesmo segundo…..putz….

Hockenheim: Tranquilo tb o Luciano…só que, sei lá, minha opinião…coisa muito solene, muito sóbria, tira um pouco da graça. Todo mundo mete o pau no GB, mas o próprio piquet disse uma vez que ele , na narração , é uma sumidade. Quem quer contestar o piquet.?
Sei lá, gostava mais do estilo do Luciano, da copa de 86 pra frente ( incluindo aquele bíblico final de indianápolis’89…..meu Deus…..bons tempos….)

Holanda: Villeneuve fazendo coisas que até Deus duvida….

e tem gente que chama Alonso, Raikkonen, entre outros pilotos pokemóns , de GRANDE PILOTO…..

banalizaram o termo…

só isso.

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Não sou dessa época. Nunca tinha visto a narração do do Valle na Globo. Pode ser que queiram me esculhambar por aqui mas mais parece narração de jogo de tênis pq o narrador fala em tom de comentarista. Não gostei. Prefiro o GB. Ele grita mas sabe valorizar os momentos emocionantes de uma corrida. Espero que eu nao me arrependa de ter dito o que penso. Tenho impressão q todos no blog pensam diferent d mim sobre isso mas é o que eu acho e pronto

alfredo Lelo
alfredo Lelo
17 anos atrás

Excelente narração do leo em silverstone, reparem no cometáio final do Reginaldo dizendo que o GP poderia não mais existir tanto para F1 quando para qualquer fórmula devido a alta velocidade, isso em 1979. Quando será que acontecerá? rsrs

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
17 anos atrás

…a voz e o estilo do Luciano realmente fazem falta…

…mas *daquele* Luciano, não do que veio depois na Bandeirantes (que depois mutilou o nome como fizeram com a pista de interlagos e virou “Band”), que enfiava merchan até em narração de ultrapassagem…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Até agora, só pude assistir ao primero video e o que me chamou mais a atençao foi: zona total na largada, nos boxes, na premiaçao, enfim, em tudo. Notadamente, os caras se divertiam mais. E o mais importante: notem a gentileza do primeiro colocado entregando as garrafas de champanha para os demais e até uma certa falta de jeito para comemorar. Que bacana…

Gil
Gil
17 anos atrás

Daqui a 20 anos vão estar falando que este era melhor e tal. Isto aqui parece um baú. Sobre ESPN, vi o programa limite outro dia e ficaram em cima do muro sobre a batida do Cacá.

Mauricio Neves de Je
Mauricio Neves de Je
17 anos atrás

Luciano não narrou Silverstone porque estava na cobertura do Pan de 79.

Tiago S.
Tiago S.
17 anos atrás

hahahhaha o cara vai pro boxe faz uma troca de pneu la, quando vai sair a mangueira que estava no chão arranca metade do bico do carro…. fora que o grid é um total aglomerado.

Renato Camara
Renato Camara
17 anos atrás

A gente costuma reclamar de Interlagos, mas o que fizeram com Silverstone, sem comentários.

abs

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Alguém sabe dizer quem era o comentarista da Globo, antes do Reginaldo? Porque, se eu não estiver errado, o Regi começou no Estadão, e só depois foi para a Globo.
E mais, as transmissões eram feitas apenas do estúdio mesmo, ou os jornalistas cobriam in loco?

Marko
Marko
17 anos atrás

Aí Flávio,

Seguinte: ontem estava assistindo a ESPN Brasil e no prompt de notícias deu uma notícia sobre o Bourdais estar testando pela “STR”. Ooooops, não seria Toro Rosso? Ou o espírito da Venus Platinada está baixando na ESPN também? ;)

Racast
Racast
17 anos atrás

Realmente a narração do Luciano é 100 vezes melhor que a do GB. Mas alguém tinha que avisar pra ele que gincana não é um tipo de curva.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Hoje foi demais !
O video de Monza é muito legal, lembro exatamente quando as Ferraris enfiaram uma volta em cima do F6A do Emerson e o brasileiro aproveitando bem o vacuo começou a andar bem,interessante também são os comentarios do Luciano no fim da transmição ao dizer sobre as mudanças para 80, muita coisa não se concretizou ,e nem nós imaginavamos que o Brasil voltaria a vencer e disputar um titulo mundial.

Julio
Julio
17 anos atrás

Hilário, que largada louca!! Queimaceira total!!!! Bons tempos!!! Teve um mauco que ganhou umas 15 posições antes do sinal verde!! se fosse hoje seria capado na hora pelo tio mosley, a GPDA iria boicotar a F1 por 200 anos, ele seria preso em seu país natal e sua família morta pelos talibans!!!!

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Putz!!!!!!!
O melhor video já mostrado aqui ,sem duvida!
Incrivel, que lembrança!Ultima vitoria do Regazzoni ,primeira da Willians, esta corrida o Piquet ganhou o projetista Gordon Murray em uma manobra corajosa na classificação ,ao mandar retirar as três primeiras marchas do cambio e meter tempo em cima do Lauda,demais!
Em Silverstone ficou claro que a Ferrari não era lá grande coisa em aerodinamica,ganhou o campeonato em cima de seu poderoso motor boxer 12 e dos pneus franceses,motor este que faltou a Brabhan naquele ao pois o V12 da Alfa Romeu só quebrou.
Fantastico,fantastico e fantastico!!!!

Alex
Alex
17 anos atrás

Eu já vi o Luciano falando que algumas corridas eram narradas por telefone, o famoso jeitinho brasileiro haha

Motta
Motta
17 anos atrás

O carro que está na curva ganhou umas 6 posicoes antes mesmo da bandeirada.

ReinaldinhoBaptista
ReinaldinhoBaptista
17 anos atrás


FG, precisamos de mais fotos do Alonso de capacete branco, testando pela McLaren: algo sensacional…[rs] poste-as aqui no blog também…

Abraço,

Gustavo Castro
Gustavo Castro
17 anos atrás

QUe vozerão do Luciano. e aquela largada de Silverstone, muito ridícula.