Moco na tela

SÃO PAULO (peça rara) – Conversava semana passada com Fernando Zamiti, meu ex-colega de Jovem Pan e cinéfilo do mais alto calibre, e ele me lembrou de um filme sobre o qual cheguei até a reproduzir trechos no antigo “Fórmula Jovem Pan”, programa que fiz na emissora entre 1996 e 2001.

Chamava-se “Bobby Deerfield”, um filme de corrida estrelado por Al Pacino, produção de 1977.

(Se alguém entrar no link acima, estará no maior e melhor site sobre cinema do mundo, que para cada filme já produzido traz datas de lançamento, características técnicas de filmagem, curiosidades de todos os tipos, elenco completo, fichas e o escambau a quatro.)

Consta que a fita foi um fiasco, mas o interessante é que Al Pacino foi dublado nas cenas de corrida por ninguém menos que José Carlos Pace.

Alguém aqui já viu “Bobby Deerfield”? Se alguém tiver cópia, aceito doações…

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
17 anos atrás

Assisti esse filme quando foi lançado nos cinemas em São Paulo.
Não é um filme “de corridas” mas sim um romance cujo personagem é piloto de F1.
É mais do tipo “existencial” como os franceses faziam filmes naquela época. Eu gostava dos filmes de Truffaut e gostei deste também.
Uma nota triste: os doubles principais foram José Carlos Pace e Tom Price, ambos não tiveram tempo de assistir o lançamento do filme…

carlos henrique noda
carlos henrique noda
17 anos atrás

Olá pessoal. Eu assisti a este filme e posso dizer que “bonzinho”, bem melhor do que aquele do Stalone onde os carros voam e os pilotos prestam socorro. Abraços

Luiz Otavio Monteiro
Luiz Otavio Monteiro
17 anos atrás

Eu vi este filme tem algum tempinho já (uns 10 anos) se nao me engano na TV aberta, na RedeCNT.

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

Alguém aí lembra de um filme nacional feito lá por 76-78 que tem um piloto que anda, se não me engano, num Fórmula V ou VW. Tem um guri que é atropelado e fica mal no hospital e não sei mais o quê? A corrida de Fórmula é no Rio. Mas tem uma corrida de D3 em Interlagos. Eu vi isso no Canal Brasil há muito tempo.

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Pra quem espera muita ação e cenas de corrida não precisa nem assistir. Mas não é ruim de todo não. Dá pra aproveitar a mensagem. Sei que não é bem ético mas como não achei em DVD, baixei no emule em duas partes de mais ou menos 700 MB cada, em inglês, sem legendas, e imagem muito boa, parecendo ripado de DVD. Deve ter sido lançado no exterior. Se alguém quiser receber em casa uma cópia, me mande uma mensagem que a gente conversa sobre a postagem: [email protected].

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Assisti esse filme a muitos anos, e só me lembro que na época algum jornalista mal informado malhou o Pace porque no canto do aerofólio de seu carro aparecia a bandeira dos EUA e não do Brasil. O que pareceria a primeira vista uma atitude anti patriota do Moco (devemos nos lembrar que ainda estávamos nos anos de chumbo) nada mais era do que um artifício para dar mais realismo ao filme, já que o piloto do filme, vivido por Al Pacino, era norte americano. Outro detalhe: parece que brasileiro gosta de ser duble em filme de automobilismo, pois o carro do Maurício Gugelmin (equipe Pac West) serviu para as cenas onde o Silvester Stallone fingia que pilotava, num filme mais ou menos recente sobre a Fórmula Mundial (esqueci o nome da bomba).

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Outro site para quem gosta é o http://www.imcdb.org , onde as estrelas são os carros, pode pesquisar pela marca ou pelo nome do filme.

Ros
Ros
17 anos atrás

Eu assisti esse filme num dos canais secundários da HBO, há alguns anos.
Ou melhor, assisti uns pedaços, já que só parei pra assistir depois que vi a Brabham e o capacete do Pace com o adesivo do “Café do Brasil”.

Pelo que vi pareceu um dramalhão.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio,
O Filme é bom, sobre um piloto que entra em crise quando conhece e se apaixona por uma linda mulher que está com câncer terminal. A vida dele muda completamente.
Vi na época que foi lançado, na telona, vi em vídeo e, recentemente, na 2001, vi em DVD (2001).
Mais recentemente passou no Cinemax, na TV fechada.
É bom, com poucas e ótimas tomadas de corridas, especialmente da linda Brabham Afa Romeo, martini Racing, do Pace (um dos carros mais belos de todos os tempos da F1).
Mas, quem estiver procurando algo do tipo Grand Prix, esqueça.
Tem uma cena antológica, quando Al Pacino, em sua Alfa Zagato (acho que dourada), transportada or um trem, atravessa um túnel alpino.

Panda
Panda
17 anos atrás

Escrevi sobre esse filme há muito tempo no GPtotal. Coloquei muitas fotos. Pelo enredo e pelas cenas que vi, o filme devia ser uma bomba…

Paulo Scopa
Paulo Scopa
17 anos atrás

Segundo consta, foi até indicado pro Globo de Ouro! Não deve ser tão ruim. Mas deve ser bem raro, porque a foto do filme no IMDB é um poster todo dobrado…

Link do filme no Internet Movie Database: http://www.imdb.com/title/tt0075774/

dedo estropiado
dedo estropiado
17 anos atrás

Ótima informação, verifiquem 2 filmes mais, LE MANS E GRAND PRIX, vale a pena.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Eu vi este filme em 1978 qndo estudava em SPO. Também lembro de ter visto este filme numa “sessão da tarde” acho que na finada Rede Manchete , ou na Record, não faz muito tempo (

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Tô correndo pro site…sempre quis ver este filme!!!Valeu…boa semana Flávio.