Nas pistas, sim
SÃO PAULO (e essa suspensão?) – Dividiu opiniões o Corcel II de ontem. E lembrei que dias atrás o blogueiro Júlio Coimbra me mandou este e-mail, com a foto: “Flavio, a história é a seguinte. Foi seguramente a última participação do Corcel II em competições. Pelo menos nas nacionais. Aí foi Brasileiro de Marcas e Pilotos, em Tarumã, 1984. Se não me engano, as 12 Horas de Tarumã. Os pilotos Roberto Manzini e eu. Preparação Luiz Manzini. Nessa época a turma da ponta andava de Fiat 147, Voyage, Chevette e Escort. Aliás, Escort só havia um, pilotado pelo Lian Duarte e pelo Jan Balder, dois caras excepcionais. Observe em uma das fotos o que trabalhava (inclinava) a suspensão do bichão. Sem nenhuma preparação, sem amortecedor especial, a seco mesmo. Só puro tesão. Como era um carro muito resistente chegamos nessa corrida em 11º na geral. Um único jogo de pneus originais para a corrida toda”.
Marcas e Pilotos. Era um campeonato interessante, de carros interessantes. E esse Roberto Manzini, não deve ter outro, é o Beto que tem uma escola de pilotagem em Interlagos, o Beto velho de guerra. Que me deu aula, diga-se…
Meu tio comprou um em 81..zerinho…que barca!!!!
Eu tive um desses corcel II de brinquedo, que vai água dentro..ahahahahaha
caramba, essa nem eu lembrava direito.
Não precisa ser nehum gênio da aerodinãmica para ver que, em condições iguais de potência, o Corcel II daria um couro fenomenal naquela trapizonga nº 52 nas retas. O verdadeiro problema do modelo era que tinha muita carroceria para pouco motor. Gostei muito da história, Júlio, você teria outras fotos da criança para o FG postar?
Abraços!
Bah, lembrei de uma! Quando eu era guri, há uns 25 anos, eu tinha um Corcel II de brinquedo que se colocava água. Alguém lembra disso. O que eu tinha era dos Bombeiros. O modelo era perfeito.
Fui ao lançamento do Corcel II feito pela Ford aos jornalistas, aqui no autódromo do Rio. Tá certo que eram carros feitos para serem testados por jornalistas, mas, na época, foi o melhor freio em que pisei (e olha que até aquela data já havia andado em uma penca de carros). A gente dava duas ou três voltas com um carro e depois passava pra outro coleguinha. Na minha vez (saíam alguns ao mesmo tempo), qdo fui frenar no final do retão, quase que um incauto entrou na traseira do carro, tal a eficiência do freio.
Luiz Manzini é um dos maiores entendedores e preparadores de automóvel deste país, pena que não investiu 100% nas corridas. Tem uma oficina atrás do shopping Interlagos, além de mexer em tudo quanto é carro moderno, como continua a mexer nos gordinis e Interlagos e qualquer carro velho que aparecer. Inclusive ele quem faz manutenção e manutenção no willys interlagos que o Bird Clemente andou na matéria do Reginaldo Leme no GNT.
Eu era pequeno e ficava olhando os Corceis II… eu dizia que quando crescesse iria ter um… será que eu compro? Hoje deve ser barato, risos…
Que pneus esse carro tinha hein!
Askjao,
Tenho informações “de cocheira” que o Luis Finotti (pai do Nenê do Topolino) está preparando, para ele mesmo, um corcel II para a classic, com o motor original (que se não me engado era “batizado” de OHC), só transformado para alcool…
Vamos ver se o pai é “bom de braço” como o filho….
Abs, boa tarde e bom final de semana a todos.
Marcelo Foresti
Fazendo a segunda perna do Tala Larga…
Tenho algumas Auto Esporte de 81 que trazem algumas fotos de Corcel II (na época o campeonato era patrocinado pela Philco) que corriam no mesmo dia que a F-Ford. Ocílio dos Santos, Emilio Covallato, Aloysio Andrade eram os feras desse campeonato. Me lembro de uma prova em 82 que assisti na descida do Tala. Havia um Corcel cor de rosa, se não me engano era o nº 100. Será que isso existiu mesmo?
Pois é justamente isso que falta para tentar reviver o automobilismo nacional… FG, tem algum corcel na SC? Em tempo, dá uma olhada no email que passei para vc!
Flávio, muito obrigado pelo destaque, massageia o ego. Quanto ao Roberto trata-se do mesmo que você citou. É um excelente cara, até poucos anos atrás ele sempre passava lá em casa para comer umas empadinhas antes de ir correr a S. Silvestre. Acho que descobriu que lhe faziam mal e sumiu.
dá-lhe Betão Manzini, também conhecido como Caixote !
Óia eu aqui, parpitando. Seguinte: serei a terceira pessoa a fazer uma pergunta sobre a Stock-Car ao FG. Em 2007 vai ter prova no PLaycenter, nos carrinhos de trombada?
Segura que vai tombar!!!!!!