Paixão imediata

SÃO PAULO (um dia faço) – A gente tem falado muito de rali aqui, especialmente pelas grandes imagens em vídeos espalhados pelo YouTube. E rali é um negócio apaixonante, mesmo. Valentino Rossi que o diga.

E Senna diria, também. O blogueiro Gabriel, o Pensador, desenterrou uma reportagem de 1986 da “Car & Car Conversions” em que Ayrton passa um dia no País de Gales andando com cinco carros diferentes de rali: um Ford Sierra Cosworth, um Vauxhall Nova Sport, um Golf GTi, um Escort Cosworth V6 e um MG Metro.

Alguns desses tinham tração nas quatro, outros não. Senna ficou o dia todo andando num trajeto de floresta de 2,4 km usado em etapas especiais de ralis britânicos.

A matéria é longa. Resumindo, Ayrton curtiu muito o Escort e o Golf. Mas curtiu, mesmo, a experiência. “É muito mais emocionante que a F-1”, falou ao repórter. “Você improvisa o tempo todo. Num carro de F-1 você sabe exatamente o que fazer em cada curva, sabe onde tem área de escape, onde tem de usar a zebra, conhece cada ondulação, porque faz tudo igual cem vezes num dia de testes. Num carro de rali é tudo mais instintivo, e não tem margem de erro. Meu único problema hoje é que eu não queria para mais de andar! Foi o dia mais legal que passei desde que vim morar na Inglaterra.”

Allan Edwards, um de seus instrutores, não poupou elogios ao brasileiro: “Nunca vi um piloto se adaptar tão rápido nesse tipo de pista de floresta. Ele estava aqui para aprender. Com mais algumas horas, já seria um dos melhores do país. Mais uma semana de treino e seria um dos melhores do mundo”.

É, quem gosta de correr, corre até de cortador de grama. E quem é bom acelera qualquer coisa que sai do lugar.

Abaixo, os carrinhos que encantaram Ayrton 20 anos atrás.

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Tyrone Stofel
Tyrone Stofel
17 anos atrás

Galera eu pensei q só eu achei q era um chevette…rsrsrs, sacangem com o Senna mesmo

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Os 300 cavalos são norma oficial há anos no wrc, mas só as fábricas conhecem a potência verdadeira, ninguém coloca os motores no dinamomêtro para aferição (organização), mas acredita-se em 300 cavalos para coibir psicológicamente a guerra fria por mais potência como os mortais grupo B dos anos 80.

Juba
Juba
17 anos atrás

Putz, tem um Chevette ali… sacanagem com o Senna…

Bahia
Bahia
17 anos atrás

Oxente, o que é que o Senna tá fazendo com um Chevette??? Coitado…

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Concordo com o Veloz-HP quando ele fala sobre como o piloto de rally é completo.

Observo ainda que, em oportunidades aonde houve uma troca de lugares entre pilotos de rally e de fórmula, os de rally dirigindo um F1 sempre fazia tempos até razoáveis para quem nunca dirigiu um carro daqueles mas os tempos dos pilotos de F1 dirigindo no ambiente de rally era desastroso.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Concordo completamente com as colocações do Veloz HP.
Concordo tanto, que quando o Pablo me convidou pra andar de Rally, neguei: Disse a ele que isso é pra loucos (que não é meu caso) ou para pilotos de verdade (que não é meu caso tambem).
Sinceramente: Pra mim Rally é fascinante, mas assustador.

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Não tem boca : ele é ( foi ) “o cara” !

Henrique
Henrique
17 anos atrás

Porque eu não deveria acreditar no limite de 300 hp de hoje?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

O motor do S4 era 1,8…..estimava-se sua aceletação aos 100 km/h em meros 3,2 segundos!! Potência oficial na casa dos 400 hp’s, mas no final as casquinhas revestindo a armação tubular estavam na casa dos 600 cavalos….muita brutalidade, mas é importante ressaltar que os wrc conseguem potência semelhante, não acreditem no que falam dos 300 cavalos. Na verdade, os 550 de hoje são bem mais dóceis em virtude da eletrônica em profusão!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

“Quem gosta de correr, corre até de cortador de grama. E quem é bom acelera qualquer coisa que sai do lugar.”

Concordo plenamente. Ayrton Senna era um gênio, com o maior talento natural para pilotar um carro de corrida que vi na vida.

Mas meu Deus do céu, será que Alan Edwards também foi influenciado pela Rede Globo ?! Temos viúvas até no mundo do rali ?!

Saudades, campeão !

Luiz Fernando

1GT
1GT
17 anos atrás

O lancia delta s4 era o cão chupando manga e assoviando…600cv num motor acho que 1.6 era uma mostruosidade…
E detalhe..o grupo B usava kevlar e fibra de carbono de forma mais popular que a F1 da época…nem imagino o estágio que estaria hoje…mas como esse é um exercico do mundo do SE…deixo pra outro dia.
Abraços.

Allan
Allan
17 anos atrás

R/T, o lance aconteceu com um Audi Quattro S2 com o Walter Rohrl.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Em espetaculosidade ao volante voto em mim mesmo (Toivonen), o S4 assasino era mais ignorante do que o Audi e seus alegados 600 cavalos da penúltima série: fica a frase “….as vezes parece que o S4 têm vontade própria…”, bem, com compressor em baixa e turbo em alta, calcule-se uma velocidade média maior – mais facilmente mantida – no S4 (meio pé no acelerador é mais comum do que pé atolado no porão no rally), mas ali chegou a Córsega e o rolo de fumaça que subia aos céus….. Menção especial para Markku Alén como malabarista ao volante também, verdadeiros gigantes da direção!

Marcos Machado
Marcos Machado
17 anos atrás

Vauxhall Nova Sport? Ingleses pomposos! Aquilo é o bom e velho Chevette!!!

Alan!
Alan!
17 anos atrás

Muito obrigado Veloz!

Mr.Mojo Risin'
Mr.Mojo Risin'
17 anos atrás

Para quem quiser a reportagem completa em ingles pode entrar no topico
http://www.downforce.com.br/forum/viewtopic.php?t=18541

Eu mesmo pesquisei em 28/11 e achei em um topico ingles sobre o teste…

Apesar da raiva de FG tem de forum de automobilismo , existe vida inteligente lá tbm(como aqui no blog)

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

com certeza se quisesse seria o melhor do mundo na terra também. questão de algumas semanas de treinos.

Vinícius
Vinícius
17 anos atrás

Também gosto do jeito de pilotar do Solberg… mas devemos reconhecer que o Loeb conseguiu ser o piloto com mais controle sobre o carro…
Acho que sabe que não adianta forçar muito, como antigamente. Você não vê ele de lado como os outros!
Talvez com as ajudar eletrônicas e a performance dos pneus, até o rally não é como antes!

R/T
R/T
17 anos atrás

. Cade o link do video ?

. Gosto do 205 T16, falam que na versão mais forte tinha 690 cavalos, pra puxar 750 kg

. E mais uma, alguem “das antigas” pode confirmar, houve uma histrória que contava que em 85 o Toivonen andou com um S4 no Estoril, com os devidos acertos para asfalto, e o tempo foi menos de 3s mais lento que a pole da F1 naquele ano

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Esse golf de farol redondo é lindo.
Não sabia dessa experiência do Senna eos carros de rali. Isso comprova que ele foi um gênio do automobilismo. Anos luz a frente do resto.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Alan.
Como analisei somente estilo de pilotagem e não resultados ou quantidade de vitórias, o melhor do momento para mim é o Solberg.
Mal comparando, seria como analisar o seu xará Alain Prost e Ayrton Senna.
Dois super pilotos vitoriosos porém, com estilos totalmente diferentes.
Grande abraço.

Alan!
Alan!
17 anos atrás

Veloz Hp! Porque Solberg e nao Loeb ou Gröwholm?
Abraço

Mateus
Mateus
17 anos atrás

Veloz-HP, falou muito bem. Acho que ninguem mais precisa falar nada pois você disse tudo e mais um pouco sobre rally.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Sempre falei, debaixo de protestos posteriores, que o mais completo piloto que existe é o de raly.
Com ele não existe telemetria, computador, tática de box, temperatura do piso, etc, além do que, ele não dá 70 ou 90 voltas no mesmo lugar e no mesmo dia. Ele não passa pela mesma curva 90 vezes, ele não treina na sexta e no sábado para correr no domingo pelo mesmo traçado com o carro acertado para aquele percurso de 4,5 km totalmente escaneado pelos computadores que informam onde ele freia melhor ou onde acelera depois.
No raly a coisa é aqui e agora, o máximo de informação é a disponivel nas anotações do co-piloto e o reconhecimento do percurso é feito em baixa velocidade, portanto, a velocidade na hora do páu é dada pelo talento do piloto mais o do co-piloto em determinar se a curva é de alta, média, meio média, baixa, mais ou menos baixa, em subida ou descida, enfim, uma variedade infinita de situações de traçado.
Além de tudo isso corre-se no asfalto, gelo, barro, cascalho, pedra, saibro, areia, o diabo, e em percursos de não menos de 30 km onde se passa uma vêz apenas pois no dia seguinte é outro trecho de outro piso com outra altitude e outra temperatura, talvêz à noite, talvêz chovendo ou quem sabe, nevando.
Portanto galera, ser campeão de algo assim não é para qualquer um, não é corrida de menininhos mimados, é coisa para macho ou macha, sem dúvida nenhuma.
E dessas feras todas o maior de todos para mim foi o Ari Vatanen.
Atualmente gosto muito do estilo do Solberg mas, ele está longe do talento do Ari. Bem longe.
O Rossi, bem, é melhor ficar nas motos onde é o rei porém, ele deve pensar como eu e sabe que rali é para pilotos completos de verdade.
Abraços.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Renato,

valeu pela confirmação dos meus “dados” hhehe
realmente como vc falou, o bichinho tem um limpa trilho de respeito na frente.

Vc os viu correndo, barulho deve ser indescritível /

abs

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

A comparação feita pelo Senna entre F-1 e Rally, é exatamente a mesma feita pelo Ingo Hoffman a algumas semanas atrás no programa do Celso Miranda na BandSports. Quem sabe sabe.
Continuo achando que uma enquete do tipo “Na sua opinião qual melhor piloto o de F-1 ou o de Rally” seria muito legal.

Mateus
Mateus
17 anos atrás

Esqueci de dizer no outro post, alguém teria mais informações sobre esse teste? “guglei” um pouco mas nao achei nada. Matuzas teriam algo a dizer?

Mateus
Mateus
17 anos atrás

Certa vez numa transmissao de F1, o nosso glorioso pai do campeao brasileiro de SCV8 (como ele mesmo diria) comentou que o emerson fittipaldi deu umas voltas no banco do navegador de um grande piloto de rally dos anos 70 (era um escandinavo que nao lembro o nome) e o emerson saiu dizendo que piloto de verdade era piloto de rally. Mas puxando o peixe pro dele, o nosso grande “ídolo” narrador, disse que era apenas um gesto de cavalheirismo do Emmo ao dizer isso pro cara após o teste. Que grande demagogo!!!

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Esse Ford Sierra foi talvez o primeiro carro de grande serie feito a partir de grandes estudos em tunel de vento.Lembro de uma revista Alemã dos anos 80, uma matéria onde mostrava um prototipo do Sierra ainda em madeira na escala escala 1:1 em longos testes no tunel de vento.
Dá pra notar a diferença em suas linhas com os demais carros da época, tirando os farois e grande sua silueta é atual até hoje.

1GT
1GT
17 anos atrás

O v6 do pequeno austin foi usado depois pela twr para desenvolver outro clássico…o Jaguar xj220…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ops, me confundi, é o tal Metro que tem cara de Marajó.
A Marajó era a versão perua do Chevrolet Chevette, que originalmente era o Opel Kadett, se não me engano.
Mas essa frente como a do Metro, realmente muito parecida com a última versão de frente do Chevette aqui no Brasil…
Será que teve um Vauxhall Kadett, no mesmo modelo do nosso Chevette?

Ricardo-OR
Ricardo-OR
17 anos atrás

Ao ler os post hoje (leio todos os dias), principalmente o referente ao Emerson, (inclusive os comentarios) me veio a ideia de porque o site como o grande premio, nao coloca alguns links a site como o do Emerson, Piquet, Sena, Landi e etc,
sites que contam a historia do automobilismo brasileiro.
Sei que basta gugar que se acha qualquer coisa, mais na minha opiniao seria uma boa referencia “gomar” em vez de gugar.
Ricardo – OR

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Allan.
O carrinho é insignificante aqui na Europa. Não é atoa que não sobrou pedra sobre pedra da indústria inglesa de produção em massa. Os carros ingleses não são respeitados.Mas eu bati o olho e me apaixonei. O primeiro era 94 , 1.1 carburador, 55 cavalos. O atual é 96, injeção, 60 cavalos. Esse carros surguram como Austin Metro, eram os Mini Metro. Mecânica Mini, com carroceria diferente e maior. Em 1994, na administração BMW, a Rover mudou o nome para Rover Serie 100. Tinha o 111, 1.1 em váris versões e o melhor de todos, o 114, 1.4 103 cavalos para 750 Kg. Uma bomba.
Os motores 1.1 ou 1.4 eram os Rover K . Os mesmos dos Séries 200, 400 e até 600 dois litros. Modernos. Nem se ouve o motor. Quietinho. Também mudou a frente em 94 e 96. Na inglaterra tem clube desses carrinos.
Bem, mas estou fora do post.
Olhem. O Sierra que o Senna usou era 4×4, pois a versão de autódromo, era 4×4. Exelemte carro.

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Não lembro como se chamava a versão vauxhall do Chevette.
Os Vauxhall são os Opel ea versão Opel do Chevette brasileiro é Opel 1204. Mas eu já ví na rua o nome Chevette colocado no porta malas. Não deu pra ver se era Vauxhall ou Opel.Tenho uma amiga que teve uma station dessas. Não lembro se era Opel ou Vauxhall e qual o nome do modelo. Perdi o contato com esta pessoa, se ligava para ela.

Allan
Allan
17 anos atrás

Obrigado pelos esclarecimentos, Renato. Presença internacional e apaixonada pelo Metro. Deve ser o primeiro aqui… hehe… Legal, quem sabe não aparece algum post sobre os monstros do Grupo B, a historia da Ferrari 288 GTO e Porsche 959, o veto do tio Bernie, etc.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Impressão minha ou o tal “Vauxhall Nova Sport” é a cara da Marajó???

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Mais um pouco de MG Metro 6R4.
Eu tenho a miniatura dele. E a caixa dizia ” the test car Ayrton Senna”.
Não estou muito peocupado com o Senna, mas o carro era um bomba. Bomba aqui em Portugal é o oposto daí. O carro, para parar minimamente na estrada, além do spoiler ? dianteiro ainda tinha um aérofolio – dianteiro., logo abaixo da grade do radiador. Fora o aérofolio traseiro, mas esse é o normal. O dono desse carro aqui em Portugal, é o piloto e preparador Fernando Soares. É o maior expert em MIni daqui, e só corre com ele.Logo que comprou o Metro 6R4, fez uma subida de rampa com ele e guardou, pra não estragar. Foi pena eu não ter ido vê-lo ao vivo hoje. Assim teria algum episódio do carrinho para contar.

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Allan e Felipe W.
Por causualidade este é o meu carro. Bem. Não este, este. Mas o Rover 111, que é a versão Rover do Austin Metro.
Sou um apaaixonado por esse carrinho, e estou no segundo. Da mesma cor e tudo – racing british green .. Só não tenho uma versão Austin Metro, que é o pai do meu, porque tenho tido muitos gastos extras e instabilidade de trabalho ( músico) . Há uma crise em Portugal.
Bem. Como sou um apaixonado pelos Austin, Triumph, Morris, Rover, tenho material deste MG Metro 6R4.
Hoje mesmo, quase fui conhece-lo pessoalmente, mas faltou tempo.´Há um aqui em Portugal. O seu dono desistiu de colocá-lo em prova. Esta impecável. Não lembro por quanto o comprou, mas as uns 2 anos atrás, foi vendido um num leilão por 70.000 Euros, uns 200.000 Reais.
O carro é uma bomba. Potência 400 Cavalos, injeção, V6 central, atrás do piloto, chassis tubular, 600 e tal quilos. Acho que é isso. Mas estou sem o material do carro aqui, agora. Foi campeão frances de l986 com Didie Ouriol.
Se eu podesse, teria todos os modelos do Austin/Rover Metro.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Sensacional.

Cara, essas cadeiras elétricas foram proibidas depois. Estavam matando muita gente, piloto, navegador e público.

Eram monstros de 400hp desviando de precipícios, árvores e gente.

Tinha de ser muito bom para segurar esses demônios no volante. Só os especiais.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Allan,

Bem não poosso afirmar com certeza absoluta pois só quem fez o motor pode ter essa certeza ! hehehe

Mas tenho uma quattroruotte de 85 só sobre o automobilismo neste ano e na parte sobre rally aparecem vários carros do grupo B austin, audi, peugeot etc até um citroem BX que pouco apareceu, bem voltando a vaca fria, consta na ficha técnica do austin essa potência, claro que a revista pode inchar esses numeros mas tb já tinha visto essa potência em outras publicações mas acho que uns 400 cv já tá de bom tamanho hehehe

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Existe a diferença entre superdotado e gênio. O superdotado se destaca em algum tipo de atividade. É como se um cara andasse muito bem de F3, mas não muito de Rali, por exemplo. Um gênio consegue se destacar em tudo. No automobilismo, o Senna era um gênio. Ele estaria entre os melhores, senão o melhor, em qualquer categoria que andasse. Ele está anos luz à frente da grande maioria dos pilotos.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Até que enfim, uma imagem do Senna pilotando carros de verdade! Ele deve ter se divertido MUITO, principalmente com o Sierra de tração traseira. Quanto ao colega que citou “Até de Chevette”, cumpre-me lembrar que no ano de 1984 o Campeonato Brasileiro de Rali foi vencido (por antecipação, diga-se de passagem) pelos Chevette da equipe Touring Clube, carros esses com uma adaptação que sempre sonhei fazer a época que tive Chevette: bloco de Chevette, cabeçote de Monza. O carro era o capeta! Deu um nabo homérico nos Voyage de fábrica e nos Oggi. No Brasileiro de Marcas do mesmo ano não foi muito bem sucedido, mas se não me engano venceu a corrida de Brasília.

Herik
Herik
17 anos atrás

Aquele carro que parece um Chevete é, na verdade, um Corsa antigo.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
17 anos atrás

E olha que ele nem conheceu a Superclassic !!!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Mas mesmo assim, os comentários são exagerados, devemos lembrar do papel do navegador…sem ele, você PENSA que sabe andar rápido, mas no meio de uma especial, as coisas são bem diferentes!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

O Ayrton deve ter se divertido horrores naquele dia….qual de nós não iria as nuvens podendo testar esses carros à vontade?

Allan
Allan
17 anos atrás

Esse metro é oriundo do Grupo B (correu em 85 contra os 205, Audi S2, Lancia S4, RS 200). Não sei se está com os +400 cv… Provavelmente não, senão a reportagem teria comentado, mas a bolha é a mesma.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

esse austinzinho ai era preparado pela willians e o motor v6 debitava uns 400 e tantos cavalos, não era pouca coisa não !

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Pombas! Até de Chevette!

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Em algumas das (várias) biografias que li, acho que no “A face do Gênio”, há uma narrativa sobre a 1a vez que ele testou um carro de rali.

Se não me engano, foi em um daqueles eventos em que supostamente os pilotos trocaríam de lugar, e o primeiro foi o Ayrton. Logo no início acho que ele tentou forçar, e ralou o carro num barranco, um a coisa assim. Ficou preocupado com o prejuízo, meio sem jeito, mas, com o apoio do pessoal, tentou de novo. E aí, foi pegando mão do carro, pegando macete de frear com o pé esquerdo… e por aí vai.

No final do teste, o piloto do carro do rali, disse algo como ” – Ah, agora eu quero andar de Lotus.”. Ele desconversou, disse que não tinha como conseguir, etc, etc, etc….