Pastelão ferrarista

SÃO PAULO (ganhar assim é difícil…) – Monza, 1993. Alesi e Berger, a dupla da Ferrari. Equipe que não ganhava uma corrida desde 1990. Aí, Berger vai passar Alesi. E aí, lembra Gabriel, o Pensador, bum!

Realmente, a Ferrari naqueles dias dava pena…

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gerson
gerson
17 anos atrás

Parece o Inter de porto alegre saindo do quase rebaixamento para campeao do mundo

Gustavo Reis
Gustavo Reis
17 anos atrás

O Allan tem razao. Em seu livro “Na Reta de chegada”, o Berger comenta justamente isso. Ele queria percorrer as 2 primeiras parciais com o pé no chão mas sabia que o treino havia acabado. A %!$&#toda foi o Alesi vir justamente para a esquerda. A narrativa do Berger sobre isso é até engraçada. Ele conta que quando viu Alesi vindo para o seu lado, ele pensou “tudo menos aquela roda. se bater ali, vou decolar”. E ele arremata dizendo que naquela velocidade, voaria mais ou menos até Sydney. :P

E como desgraça pouca é bobagem, vamos lembrar que num intervalo de 2 semanas, aconteceu isso aqui, com o mesmo Berger. http://www.youtube.com/watch?v=LV9Sazk2uqk

No livro ele conta que a culpa foi uma falha na programação da suspensão ativa. Esqueceram de incluir uma paralela à reta dos boxes (que é bem lisa, ao contrário do box, todo ondulado). O carro rebaixou uns milímetros, ‘pensando’ que ali era a longa reta de chegada, lisa e bem asfaltada. Ele perde o carro e tem a graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande sorte de passar ali sem pegar o Warick em cheio.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Já disse isso em outra oportunidade e vou repetir: a Ferrari em 2007 deve voltar aos tempos do Berger e do Alesi, principalmente pelo desmantelamento do “staff” técnico, mas também em função dos pilotos que irão representá-la. Por isso acredito que o desejo do Pedro deve se confirmar.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

que fiasco…

Zago
Zago
17 anos atrás

O Alesi vinha acenando pois o treino tinha acabado e ele tinha a pole. Mas o Berger passou antes da bandeira e abriu volta. O Alesi nem viu o Berger vindo…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Comentário por fora…

Reparem no tombaço do fotógrafo!

Altair Acerbi
Altair Acerbi
17 anos atrás

Bom,

Se fosse nos tempos de hoje teria gente acusando o Schumacher de tentativa de homicidio né….
Bom, sou torcedor da Ferrari desde sempre e pra mim esta época só era bela porque os carros da Ferrari sempre eram os mais bonitos ( excessáo a esse ano com essa ridícula faixa branca) por isso não tenho saudade nenhuma destes anos, prinipalmente porque a Ferrari tem uma histório que nenhuma equipe vai alcançar…..

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Alesi era um bom piloto, mas o Geraldo Montanhoso (Gerhard Berger) nunca me chamou maior atenção. Teve alguns bons momentos, aos quais sou grato (as vitórias no fim da temporada de 87, quabrando o jejum, a vitória herdada em Monza – 88), mas era muito burocrático. Era bem melhor fora das pistas do que dentro delas. Já Alesi era um artista do volante, extrememente arrojado, mas era o piloto certo na equipe certa no momento errado.

Allan
Allan
17 anos atrás

Só lembrando que o acidente ocorreu no treino, APÓS o cronometro zerar, quando Alesi, salvo engano, comemorava a pole, e Berger vinha em volta rápida… Trapalhões perde…
E outra. A Ferrari tinha, sim, carro pra ser campeã em 89 e 90. Foi ela quem iniciou a moda “garrafa de coca-cola”, e se não quebrasse tanto, e não tivesse o Senna numa McLaren infalível, teria sido certamente campeã em 90…

Pall Mall
Pall Mall
17 anos atrás

Esse acidente foi nos treinos desse Grande Premio, porque depois, na corrida, o Alesi acabou em segundo e o Berger retirou-se, mas foi por problemas de suspensão.

Mas pior, pior, foi erm 95, quando eles se eliminaram um ao outro. E estavam numa posição onde ambos poderiam fazer dobradinha!

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

É, é uma cena melancólica para a Ferrari, desastrosa para os interesses de qualquer equipe, numa situação daquelas…
Mas pra mim, muito mais vale ver dois pilotos da mesma equipe digladiando na pista do que a mutilação do espírito esportivo do auomobilismo que deram o nome de “jogo de equipe”. Piloto que se garante se vira pra vencer na pista. E não quero começar a velha discussão sobre piloto A ou B, pra mim isso vale pra todos.
Quanto ao lance em questão do video, o Alesi apelou feio… que fechada criminosa… mas era uma boa dupla, pena que o carro não correspondia.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O acidente de Ímola que matou Senna foi sem dúvida menos agressivo que o do Piquet e do Berger lá.
Berger só não morreu pela velocidade absurda do socorro, acho que em 12 segundos já estavam esguichando os extintores, e em 40 segundos já estava tudo apagado, uma sorte mesmo!
Quanto à Ferrari, espero que voltemos aquele tempo, pois adoro ver os vermelhinhos apanhando!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O acidente de Ímola que matou Senna foi sem dúvida menos agressivo que o do Piquet e do Berger lá.
Berger só não morreu pela velocidade absurda do socorro, acho que em 12 segundos já estavam esguichando os extintores, e em 40 segundos já estava tudo apagado, uma sorte mesmo!
Quanto à Ferrari, espero que voltemos aquele tempo, pois adoro ver os vermelhinhos apanhando!

don juan
don juan
17 anos atrás

não poderia existir um melhor cenário para esta “trapalhada”: Monza !!!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Não me lembrava desse detalhe do fotógrafo!

Agora, o pior momento foi, sem dúvida, aquele acidente de Imola dele com a Ferrari. Lembro-me que gelei naquele momento, quando o carro pegou fogo então, pressenti que era o fim…
Acho até que, não fosse pelo trágico desfecho, aquele acidente foi mais grave que o que vitimou Senna.
O clima ficou tão pesado que até o pessoal do CEA, que acredito serem os melhores em matéria de socorro, demonstravam muito nervosismo durante o atendimento.
Tristes momentos da F1…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

“Tempi duri, ragazzi, tempi duri…”.

Sempre gostei do Berger, não teve muita sorte nos tempos da Ferrari mas, assim mesmo, sempre o admirei.
Como torcedor da Ferrari, também admiro muito o trabalho desenvolvido por Shumy, mas gosto mesmo é do austríaco, justamente pela precariedade vivida pela Ferrari naquela época.
Seu melhor momento, foi naquela vitória histórica em Suzuka, com festa programada para a McLaren com motor Honda na primeira corrida da F1 naquele circuito ( 88? ), vai o Berger e ganha a corrida com a Ferrari que não ganhava nada havia dois anos.
Outro que fez sonhar em meio a precariedade foi o Alboreto, acredito que ele deva ter recebido o Clay lá em cima!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Dava pena, mas era mais divertida de se assistir!

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

Eu tive dó do fotógrafo caindo por cima do equipamento e o parassol voando….
Será que estragou? hehehe

bugrino
bugrino
17 anos atrás

essa Ferrari do início de 90 era tão ruim que o Prost disse na época que dirigir uma Ferrari era como dirigir um caminhão… ou algo assim…

Herik
Herik
17 anos atrás

Que horror era aquela Ferrari! Pior mesmo só aquela de 92 que, diga-se de passagem, foi a base do carro de 93.
Vendo essas coisas que aconteciam na Ferrari fica fácil entender o valor de Schumacher e o que ele foi capaz de fazer na equipe italiana.