Rural- trem

SÃO PAULO (meio atrapalhado, hoje) – Essa daqui é obra do Marcos Parrudo, outro blogueiro de peso. São duas Rurais (odeio esses plurais de nomes de carros!) usadas pela RFFSA. Mas, como se vê, não foram feitas no tapa, não. Elas têm projetinho e tudo. E, bravamente, resistem ao tempo e ao homem.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus
Mateus
12 anos atrás

Olá pessoal, trabalho na ferrovia, sou técnico administrativo, tenho uma rural pick-up (F-75), nem preciso dizer que sou apaixonado por esse tipo de veículo, cresci na beira dos trilhos, pois meu pai já era ferroviário, então andei muito nessas Rurais, hoje não temos nenhuma aqui, foram todas recolhidas, atualmente temos uma C-20 que acabou de ter a mecânica substituída (GM 6cc – gasolina) por um motor diesel, mais econômico. E à respeito do volante mantido posso afirmar que trata-se apenas de estética, sem funcionalidade.

emidio
emidio
13 anos atrás

Eu ja vi uma dessas sim, muitas vezes, durante minha infância. Bem próximo de minha casa (de meus pais) tem uma estação ferroviária, e em frente a casa um enorme pátio, onde os trens ficam parados. A rural já não vejo mais passando na ferrovia, mas tem o modelo F-75 que roda na ferrovia normalmente transportando trabalhadores.

Bruno V-8!
Bruno V-8!
13 anos atrás

Saudações! Há tempos atrás, por volta de 1996, na região de Londrina-PR (onde moro!) eu vi uma F-1000 branca à gasolina, creio que uma 1994, circulando pelos trilhos da cidade. E passou rápido! Tenho uma paixão por trens e ferrovias, pena que nossa política nacional de transportes não dá o devido valor ao transporte ferroviário.
Caro Flávio, gostaria, se possível, de uma referência sobre alguma associação do tipo “amigos da ferrovia”, tenho intenção de participar, mesmo que por nostalgia! Tenho algumas fotos para mostrar e relatos interessantes! É só entrar em contato!
Abraços.

Manuel Correia
Manuel Correia
14 anos atrás

Lindas… Sou fã de comboios (trens), sócio de varios clubes defensores das ferrovias em Portugal, e gostaria de saber uma coisa… Essas bonitas “senhoras rurais” andam a gasolina, gasóleo ou álcool??? Por cá também temos algumas, mas apenas para serviço dos ferroviários, e agora (infelismente) só no Museu…
Obrigado, e um abraço.
Manuel
PS: tem por aí fotos de trens???
Pode ver as minhas em; http://olhares.aeiou.pt/FOTOCOR

Dalmo
Dalmo
Reply to  Manuel Correia
9 anos atrás

Manuel Correia
havia uma centena delas pelas linhas da RFFSA, ainda existe uma usada pela ABPF em Santa Catarina que é movida à gasolina. Certa vez viajei por Santa Catarina desde Porto União até Videira numa destas.

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Eu nunca ví uma dessas pessoalmente, mas ja ví um caminhão chevrolet C-60 à gasolina sobre trilhos, são engenhosas e curiosas essas geringonças.

Walter Júnior
14 anos atrás

Existem muitos exemplares de Rurais trabalhando até hoje. Não estranhe o plural pois está correto. Essas mostradas são diferentes, especiais, mas de ponta a ponta no país há carros que dão duro na roça. Principalmente em lugares de acesso dificil e topografia acidentada, pois um carro novo, sem a robustez de um antigo, conseguiria fazer o serviço, só que por bem pouco tempo.
Eu tenho um exemplar desses aqui na garagem, aposentado, pois ela tem agora como serviço somente viagens de lazer, não importando a distância, pois ela sempre chega. Mais devagar, normalmente por caminhos alternativos e sem ansiedade alguma, como toda viagem à passeio deve ser.

Renan Nery
Renan Nery
17 anos atrás

Caro Blogueiro Bebeto,

É realmente, tenho que concordar com você, quem morou ou ainda mora em Piatã – Ba, não tem muitas opções de transporte, nestas horas é que eu tenho que me ajoelhar e acradecer a Deus por morar na Bahia, mas precisamente a 90 km de Salvador, 70km da Ilha de Itaparica e a 40km de Morro de São Paulo eu era feliz e não sabia.

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Renan ele morou na Chapada Diamantina, numa cidadezinha que não tinha nada. Piatã é o nome e sim, a Rural era o carro que levava o povo para as cidades maiores. Como as Vans no Rio, Não tinha outro. pode aceitar que é verdade

valerio paiva
valerio paiva
17 anos atrás

Eram muito praticos esses veiculos adaptados para trilhos. No Museu Ferroviario de São Leopoldo, se não me engano, tem um jipe Willys estacionado. Até hoje o Metro de São Paulo usa F-1000 adaptadas para trilhos, o que me intriga é que tem uma estacionada sempre ao lado da estação Guaianazes, que não é do metro, e sim da CPTM.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Esta Rural me lembrou um dos Kits para trabalhos pesados usados no Mercedes Unimog de última geração…
Vi um videozinho do uso que dão aos Unimogs em alguns portos alemães. É impressionante a capacidade de tração do caminhão ! No pátio de manobra para os vagões ferroviários de carga que chegam para serem carregados nos navios, eles usam uns Unimogs (com um sistema de adaptação aos trilhos que desce dos parachoques) para tracionar até 10 vagões de carga !

Renan Nery
Renan Nery
17 anos atrás

Fico feliz pela RURAL, ainda moro no interior da Bahia, realmente a Ruarl por aqui é bastante valorizada principalmente por colecionadores com eu, com menos de r$ 15.mil não se compra nada que preste. agora ainda ser o principal meio de transportes tá difícil de aceitar.

1GT
1GT
17 anos atrás

Eu também vi o desmtelamento dos trilhos que passavam ao largo do sítio da minha vó..os veículos eram jipes willys mesmo…com reboques…
Isso na cidade de Quaraí-RS.
Abraços.

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
17 anos atrás

Que coisa linda, aminha Rural ficaria feliz de ver como seus parentes se davam bem em qualquer terreno…..Abraços Flávio…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Vou mandar uma caixa dos meus sais para o Flávio…

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Quase a visão do inferno…

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Um amigo meu morou no interior da Bahia e lá a Rural é o principal meio de transporte, inclusive é bem valorizada.

Roberto-Cerrolargo
Roberto-Cerrolargo
17 anos atrás

Ainda existem..?….Na década de 70 quase fui atropelado pela marrom quando caminhava nos trilhos proximo ao Rio Ijuí. Eram velozes, se comparadas as trens da época, e chamavam a atenção quando paradas na estação ferroviaria.

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Muito interessante, ja vi tbm uma D-20 adaptada assim…
Agora, por que elas tem volante???

Cesar
Cesar
17 anos atrás

Muito legal mesmo.
Mas só uma perguntinha meio tosca…

Se ela está sobre trilhos, pra que elas tem volante?!?!

Té mais!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Aqui em Santa Maria, antes da Ditadura Militar desmantelar a RFFSA e o Collor privatizar, a minha cidade era um “entroncamento” de trilhos. Como Santa Maria fica bem no centro do RS, todos os trens que vinham do sul do estado, com mercadorias do Uruguai e da Argentina para o centro do país, passavam por aqui. Santa Maria girava em torno da Viação Férrea, e era um pólo muito importante da RFFSA. Pois bem, não precisava mas escrevi tudo isso pra dizer que vi uma dessas Rural adaptada ao trilhos quando era pequeno. E isso não faz muito tempo. É que minha escola ficava no lado dos trilhos, e lá no final dos anos 80 ficávamos na janela acompanhando os trens passarem, e ocasionalmente uma Rural Willys. E lembro também que tinha uma F-1000 adaptada.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Se fizerem com um Eco Sport não dura 6 meses…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Muito legal a Rural Ferroviaria.
Gostei mesmo daquela sirene “antigona” sobre o paralamas da Rural azul.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Tem cada louco por aqui…

3=6
3=6
17 anos atrás

caiu como uma luva.
a rural è mesmo um trem.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

muito louco ! hehehe

maneira a adptação.

abs

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Interessante.
Bem mais barato do que carregar a turma para baixo e para cima, de só com o trem-máquina!