Um ano: Bus Stop


Foto enviada por Rafael George Lucas

SÃO PAULO (um silêncio) – Seguindo com a edição de aniversário do blog (vocês vão se surpreender com o tanto de seções inventadas neste ano), a “Bus Stop” é elétrica, com dois trólebus paulistanos, em foto não-datada, mas com cara de anos 70 ou 80.

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Fabio Bandini
Fabio Bandini
17 anos atrás

Ontem fui ao centro de SP (Av. São João) e vi várias linhas de trólebus. Alguns com a pintura comemorativa dos 50 anos dos bichinhos em SP.
Achei que não existissem mais.

Ros
Ros
17 anos atrás

O Minoru tem razão quanto à velocidade deles. O antigo era bem mais ágil.
Quando foram retirados alguns estavam realmente péssimos.
Em um específico havia buracos no chão e os últimos assentos eram impossíveis de serem utilizados por causa do calor.
Mas tinha um ou dois que pareciam estar apenas mal-cuidados, sem grandes danos.

E com licença que agora eu tenho que pegar um desses (dos novos) para ir à Aclimação…

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Tirando a poeira da memória, outra coisa que me lembro era que com certa frequência (e principalmente quando o motorista era novo) acontecia o seguinte; nas emendas dos fios – e principalmente aonde os fios bifurcavam em duas vias – não tinha eletricidade e se um desses parasse alí por alí ficava, então o que vinha atrás encostava e empurrava o parado até ele cair na rede elétrica de novo.

Vai fazer isso com um novo… primeiro que não empurra (aliás mal se desloca com tanto peso) e depois vai entortar o chassi todinho!

Pena que os veteranos não tinham mais condições de trabalho; mesmo depois de umas tantas reformas me lembro que em dia de chuva tinha goteiras enormes dentro do ônibus e quando o motorista pisava fundo parecia que tudo ia desmontar, de tão desconjuntado que estava… usaram até o osso e jogaram fora o que é uma pena!

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Nada disso, é que eu moro por alí a pelo menos uns vinte anos e de uns seis anos para cá, passo todo santo dia por aquele trecho na volta do trabalho!

Isso sem contar uns doze anos pegando esse elétrico (ou o Gentil de Moura / Pça da Sé que também ainda resiste…) no tempo que trabalhava no centro.

O duro era explicar ao meu chefe que tinha atrasado porque tinha acabado a luz do ônibus!

carlos henrique de a
carlos henrique de a
17 anos atrás

Para o Minoru, Lins com a Lacerda,
o meu vc estava no onibus, ou na igreja, só falta a data. parabens o memoria visual boa .

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Aliás, tinha um modelo desses que era mais “quadrado” e de chassi mais curto que diziam – não sei se é verdade – terem sido antigos FNM e que adaptaram motores elétricos.
O interessante era que na frente dele tinha uma chapa rebitada que estava exatamente aonde se colocaria uma entrada de radiador, caso fosse a diesel.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Respondendo a respeito de ultrapassagens: quando eu fazia Letras na USP, pegava o elétrico (ou tróleibus, ou trolley-bus no original) do Jardim São Paulo até o começo da Augusta, para daí pegar o 7181 Anhangabaú-Cidade Universitária. Tinha um motorista de elétrico, o “Alemão” (esse era o apelido dele), que foi o único motorista que eu ví andar rápido com o elétrico sem soltar os chifres do ônibus. Pois bem, certa manhã, o ônibus entrou na Voluntários da Pátria… e tinha acabado de entrar na frente dele um elétrico vindo de Santa Terezinha, com um motorista que era uma autêntica tartaruga paraplégica (aquela que só mexe as patas da frente). Descemos a Voluntários inteira, e o Alemão estressando com o elemento. Pouco após o PS que tem no começo da Voluntários, onde o ônibus vira a direita para chegar na praça Campos de Bagatelle (e não Bagateli como está no site da CET), o Alemão gritou para o cobrador: “se prepare!”. O ônibus da frente parou no ponto, o Alemão tirou para a esquerda, acelerou, bateu os chifres nos do outro ônibus, ultrapassou o dito cujo no embalo e parou atravessado na diagonal em frente do outro ônibus. Nisso, já abriu a porta traseira com o carro em movimento mesmo, o cobrador desceu rápido, reconectou os chifres na linha elétrica, entrou e fomos embora. Não sei por onde anda o Alemão, mas até hoje me lembro dessa manobra pura de audácia.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Pô, Flávio, quando vi essa foto hoje aqui no teu blog não resisti, tinha que escrever algo… para um cara fanático por ônibus como eu, dá até arrepio ver essas preciosidades que, mesmo na casa dos 30, eu vi rodar em Sampa e andei muitas vezes… aliás, eram tróleibus muito silenciosos, mesmo circulando dificilmente faziam barulho e quando parados davam até impressão de ter o motor desligado… e tinham um baita arranque mesmo… aliás, só para matar a dúvida, acredito que essa foto seja dos anos 80, talvez 82, 83, porque esse tróleibus da frente usa uma pintura mais “nova”, que era t %!$&#dos elétricos “novos” que a CMTC colocou na época (carrocerias Ciferal Alvorada e Marcopolo Torino), enquanto o de trás ainda tinha a pintura listrada em azul característica do final dos 70, começo dos 80.
Uma pena que devem estar hoje apodrecendo em alguma garagem (arrisco a dizer na antiga garagem Tatuapé, onde estão os tróleibus remanescentes) desde que dona Marta os tirou de circulação…
Mas bons tempos…

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Bom, aí é a av.Lins de Vasconcelos e a linha é a Pça da Sé/Sta.Margarida Maria (que existe até hoje, com tróleibus novos e cujo ponto final saiu daí para a lateral do cemitério que fica alí na Lacerda Franco)

Aliás, para quem disse que esses eram lerdos, apenas dois comentários;

1. a arrancada de um elétrico desses deixava muito carro 1000 para trás (sem falar nos ônibus a diesel)

2.Quando os desativaram – depois de uns 40/50 anos (e me digam qual outro ônibus aguentou tanto tempo? Nenhum…) e trocaram por modelos mais novos, passei a chegar de 15 a 20 minutos mais tarde no trabalho!

R Gaboni
R Gaboni
17 anos atrás

Tinha uns modelos em que as janelas corriam para cima e ficavam quase que totalmente abertas, e o “peitoril” ficava bem baixo.
Sentar na janelinha éra ótimo.

Marcos schwarz
Marcos schwarz
17 anos atrás

em santos ainda temosalguns desses, um pouco mais modernos.
os antigos os babacas tiraram de circulação.
na minha infância lembro de pegar uma carona nas chamadas ‘TETAS”, era muito bom, mastotalmente irresposável. parei qdo. um amigo caiu, por sorte leves escoriações.
coisa de muleque mesmo!!!
mas quanta saudade..

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Enviei a foto, mas nunca andei em um destes.

donisete
donisete
17 anos atrás

por onde andam os ônibus de doias andares do tempo do janio?? fica a pergun ta no ar

Marcio Pimenta
Marcio Pimenta
17 anos atrás

Flavio,

Estes ônibus elétricos ainda são utilizados na cidade de Valparaíso, Chile.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Mario. Que viagem, heim.
Hoje, mesmo se tivessemos ainda esses ônibus, você teria que sair as 5 da manhã pra entrar na facu as 7:30…

Mário
Mário
17 anos atrás

Putz,que saudades do tempo que eu andava num treco desses,ia da Paes de Barros até a Praça da Sé,depois pegava o Cardoso de Almeida-Machado de Assis,e descia na FAAP. Bons tempos aqueles…

Fabio Bandini
Fabio Bandini
17 anos atrás

Essa foto parece a igreja da Lins de Vasconcelos. Gostava de pegar os trólebus quando ia pra cidade (cidade??) na época de office-boy.

Luis Fernando Teixei
Luis Fernando Teixei
17 anos atrás

Sou de Araraquara e aqui temos o primeiro troleibus fabricado no Brasil.

Jef
Jef
17 anos atrás

Nossa que viagem…vomitei pra c.a.c.e.t.e nesses onibus… kkkkkk

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Eram lindos esses ônibus.
O que marcava era o silêncio que ficava dentro dele quando ele parava em algum semáforo. Se o compressor de ar estivesse desligado, dava pra escutar o que todo mundo falava.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Uma coisa não mudou.
Continuam estacionando igual o $&¨%$ no ponto final!!!

ciro
ciro
17 anos atrás

Sim.

Quando um quebrava, o que vinha atrás pegava um embalo, com o cobrador correndo atrás e puxando os cabos na hora H e recolocando os contatos nas linhas de transmissão na seqüência.
Andei muito de tróleibus.

Ozman
Ozman
17 anos atrás

Afinal de contas, é Trólebus ou Troleibus? Ví uma placa na Av. Cons. Carrão esses dias escrito Troleibus. Erro de grafia ou eu que preciso de óculos?

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Esses eram os famosos “tróleibus'” AC Brill (se não me engano ingleses) já reformados pela CMTC, com carroecerias mais “modernas”.
Alguns deles eram do inicio dos anos 50 e resistiram bravamente até pouco tempo atras, quando a maioria das linhas foi desativada.
Andei, brinquei e baguncei muuuuito nesses onibus aqui (desculpe Favio), nos Jardins.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Dava para um ultrapassar o outro??? hehehehehe