Um ano: U-files
SÃO PAULO (correia é cara?) – Um dos colaboradores silenciosos deste ano de blog é o baiano arretado Paulo Uzêda, que seleciona vez por outra carros de F-1 que considera maravilhosos e importantes para a história da categoria.
Pesquei um da sua lista, este Uop Shadow de… em… no ano de… (querem moleza, procurem outro blog!).
É lindo mesmo.
Seria um Shadow 1975/Jean Pierre jarier/ Africa do Sul?
O piloto certamente é o Jarier..a ano acho que é 75,este carro da Shadow é um dos mais bonitos de hidtória da F1,pena que esta equipe tenha seu em seu história duas grandas tragédias as mortes de Peter Revsom e de Tom Pryce,ambas na Africa do Sul.
Cada vez que vejo fotos desta equipe lembro destes dois talentosos e promissores pilotos que perderam a vida pilotando estes belos carros.
Sobre o Tom Pryce, ele não foi degolado, apesar de atingido na cabeça pelo extintor em Kyalami/77. Existe uma imagem horrível de seu rosto após o acidente. Estava desfacelado.
Relembrando que em 75 Tom Pryce morreu naquele infeliz acidente em Kyalami, no atropelamento do bombeiro…
O Fórum de Experts do Blog já matou tudo, inesquecível mesmo além da vitória do Moco, é esse desvairado aí descendo a 1 e 2 de pé em baixo…tá loco !!!!
Fabio Taccari:
Foi em 1975 essa entrada “flat” na curva 1 e 2 de Interlagos.
O JP Jarrier cravou a pole em 2:29:88.
Foi o pprimeiro piloto do mundo a baixar dos 2:30.
Depois do treino, vários pilotos (inclusive o Emerson) foram até o Box da Shadow ver a asa traseira e a suspensão, para entender o “milagre”. Outros tempos.
Liderou a prova como quis, abriu mais de 40 segundos e quebrou na Curva do Sol…
Quem estava lá, nunca mais esquece a festa do público, quando o Pace assumiu a ponta…
O Shadow DN 1 foi pilotado por Oliver e Peter REvson (que morreu nele, na Africa do Sul). Isso em 1973.
Em 1975, a dupla era Tom Price e Jarier.
Abraço,Gomes.
Estamos acabando o Short SRT.Foi um ano de muito trabalho,mas em 2007 os carrinhos estarão andando em Curitiba.
Quanto ao UOP eu era moleque e estava lá entre a 1 e 2 de ( qual ano?)interlagos,quando o Jarier passou e foi uma correria,pois parece que tinha sido o primeiro a fazer este trecho todo” Flat” sem tirar o pé…
Depois que a turma viu que ele não morreu, a moda pegou.
outros tempos…
SHADOW DN5 – JEAN PIERRE JARIER – GP. ITALIA MONZA 75 PATROCINADO PELA UOP – UNIVERSAL OIL PRODUCTS.
Tenho uma miniatura inglesa dessa Shadow…só não é 100% igual pq não tem essa barra horizontal com tons laranjas…o resto é igualzinho…detalhe: nos adesivos aparece o nome de JACKIE OLIVER, com o número 17….
Na parte de baixo do carrinho tá lá: “SHADOW-FORD DNI/1A”.
Será que era então de outro ano, com o Jarrier ao volante?
Abraços.
Confirmo as bocas da matuzada toda: Jarier, Shadow, Silversonte, 1975. Curiosamente, nesse GP, o seu companheiro de equipa, Tom Pryce, fez a unica “pole-position” da sua curta carreira…
Quem fez a pole position para o GP da Inglaterra em 1975 foi o Tom Pryce com a outra Shadow, o Moco largou em segundo ao lado dele.
É realmente o Jarier em 1975 na Woodcotte (a última curva) em Silverstone. Parece que ele está tomando a chicana que foi construída após o acidente que Jody Scheckter causou ao fim da primeira volta do GP de 1973. Não é o GP de 76 porque as altas tomadas de ar só foram permitidas até o GP de Long Beach. Além disso. o GP de 76 foi em Brands Hatch. O GP da Grã-Bretanha era disputado em Brands Hatch nos anos pares e em Silverstone nos anos ímpares. Depois do acidente com Laffite na largada em 1986, a corrida passou a ser disputada somente em Silverstone.
Só por curiosidade a Shadow Matra do Jarier esta no Donington Museum.
Que lindo esse Shadou DN 5 do Jarier, em Silverstone, em 1975, com motor Ford Cosworth.
Que é o Shadow, não tem dúvida, pelo formato de Lotus 72D mas refinado.
Que é 75, se vê pelo modelo e pela tomada de ar alta (banida em 1976).
Que é Silverstone, se vê pela pista, plana, larga, com público próximo.
Oi Rodrigo,
eles correram tb na Austria com esse motor e se não me engano em alguma prova extra-campeonato tb, em que acho que conseguiram até a pole-position.
Jarier, um cara que andava muito bem em Interlagos. Rapidíssimo, mas por ser uma vaca-louca (como diria o Edgard) não costumava terminar as corridas. Essa UOP/Shadow era muito bonita.
Olha, ao que eu saiba, nesse ano de 75, tinha mais outras equipes da América do Norte, além da Shadow: a Penske, cuja base era na Inglaterra, em Poole, e a Vel’s Parnelli, da lenda Parnelli Jones.
Silverstone, 1975, provavelmente a prova que marcou a última vitória do Emerson na F-1. O piloto é o Jarier, com certeza o povo já acertou. E o Shadow só correu com o motor Matra, se não me falhe a memória, no GP da Itália, em Monza. Aí ele está de Cosworth. E lembro que na confusão do chove-pára-chove-pára, o Jarier chegou a ser líder.
Não Paulo o motor deste da foto é o velho e bom Ford Cosworth, o unico motor que a Shadow usou que não o Ford foi o matra de 12 cilindros e mesmo assim por um período curtíssimo.
Posso estar falando bobagem, mas se eu não me engano a Shadow utilizava motores Honda nesta temporada. Corrijam-me se eu estiver errado.
O carro é com certeza o do ano de 1976, do Jean Pierre Jarrier, e seguindo as placas de propaganda provavelmente é o GP dos EUA (Watkins Glens- se não me falha a memória) — Alguem tem fotos da BRM desta época???
Sim, o Tom Pryce também correu nessa equipe.
E com certeza, o acidente em que ele morreu é um dos mais assustadores da história da F1.
UOP Shadow Racing Team (patrocínio da UOP de 1973 até 1975)
Piloto – Jean-Pierre Jarier (J.P. Jarier)
Provavelmente 1975.
A pista eu vou ficar devendo…
Falando em Tom Price, morreu de forma realmente trágica. Atropelou um fiscal de pista (virou só o pó) e levou o extintor de incêndio na cabeça, que foi simplesmente arrancada. O carro ainda andou uns 300 metros, desgovernado.
O carro é um Shadow, UOP/Shadow, como muitas vezes se escrevia na época. O piloto é o Jean-Pierre Jarier (reparem na lateral do cockpit.
Esse carro foi mesmo mum dos mais bonitos de toda a F1.
poderia ser um tal de Tom Price, nesta epoca só havia duas equipes não europeias essa shadow e a copersucar fittipaldi que aguentou mais alguns anos
UOP era a antiga United Oil Products, que foi comprada por alguma gigante do petróleo há tempos.
hehe, tinha um patrocínio da UOL ali na frente… visionários os caras, rs.
Shadow DN5, Jean Pierre Jarier, GP dos USA 1976.
Tirando a bandeirinha americana, não sei mais nada…
chute : Merzario 1976 em Silvesrtone