Vamos acordar?

SÃO PAULO (todo mundo em happy hour!) – A blogaiada anda se arrastando, nesta quase véspera de Natal! Para dar uma agitada, Maverick e Opala. Pelo menos, barulho eles fazem. E vamos ver se acordam os Matuzas…

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altair jr
altair jr
14 anos atrás

acreditem se quizer, mas este Opala usava o PROTÓTIPO DO MOTOR 250-S, e conicidentemente tinha o numero 250.
Piloto?????? Edgard Mello Filho, testando o motor, numa corrida classe “c” de estreantes e novatos. Na realidade, este Opala era laboratório da GM para teste do motor 250-s, que veio a barbarizar nas nossas pistas.

franze benevides
franze benevides
15 anos atrás

gostaria muito de rever comentarios sobre os irmao yoshikuma.
na epoca de 76 77 78 com fotos deles ue era fa do japones vuador chicao fortaleza ce

Luiz  Ribeiro
Luiz Ribeiro
15 anos atrás

Olá Flavio !

Sou Op. de Camera da ESPN do Rio, Opaleiro e precisando de uma ajuda sua.
Estou a procura de um volante novo para o meu Opala Diplomata 1992 (Preto), se vc puder me ajudar, fico agradecido.

Pegarei o seu contato com o Mauro Cesar q esta no Rio para falarmos ao telefone.

Abraço para vc canalha do bem !

Gelson Pietras
Gelson Pietras
17 anos atrás

Esses são os carros dos meus sonhos. Principalmente o Opala. Cresci adimirando eles!

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Chamem o Homem (Edgard) pro Farnel…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Veloz-HP, maravilhosa sua descrição do duelo!

coelho
coelho
17 anos atrás

Aonde raios anda o Edgard??? Viu Gomes, não sou só eu perguntando!!!

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

FG,

Traz o Edgar pra escrever as colunas sobre as corridas de F1.
Eram muito boas as colunas do Edgar.

walter
walter
17 anos atrás

Sem dúvida, é a Ferradura (a primeira perna tá meio encoberta pelos carros) e eu tenho uma deliciosa lembrança do Edgard de Div. 1 fazendo essas entradas malucas que o Veloz descreveu, carro todo torto, direita e esquerda e subida do lago, lindamente.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás
Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Meus caros,

Já que os carros de corrida da década de 70 é assunto recorrente neste blog, recomendo a leitura deste site a respeito de um ícone da época, a equipe Hollywood. Babem.

http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Hollywood%202.htm

Francesco
Francesco
17 anos atrás

Caramba !!!!!!!!!1 Só faltou ouvir o ronco das baratas e o grito dos pneus…………..Valeu Veloz-HP………Que bom poder ter o previlégio de ler suas emoções………..Que bom também saber que Vsa. conheceu a família Pozzi………..Sou muito amigo do Ermínio Pozzi Junior, que por sinal prepara motores como ninguém e filho do homem dos equipamentos ERPO dos escapamentos do primeiro Coopersucar dos Passat da Sorana 1,7L, que é sobrinho do tio Silvano dos equipamentos SILPO, dos motores de kart………….

Abraços a todos……

Thiago, o caçula
Thiago, o caçula
17 anos atrás

Depois da narrativa do Veloz, sem palavras.
Próximo tópico por favor !

Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Senhores,

Essa briga específica da foto eu não vi, mas tornei-me fã do Edgard em setembro de 1978, quando assisti em Interlagos a uma corrida de Divisão 3, em que ele correu com um Chevette azul e branco. O carro era muito bonito (ainda vou achar uma foto dele), mas segundo me disse o próprio Edgard, era uma cadeira elétrica e que ele deve ter jogado muitas pedras na cruz para ter que correr com aquilo. Cruz apedrejada ou não, o fato é que ele fez uma corridaça e terminou em terceiro, apesar das evidentes limitações do carro, que não era páreo ao Fusca do Arturo Fernandes e ao Passat do Edson Yoshikuma.
Encapei meus livros do colegial com as fotos desse Chevette do Edgard.
Volta Edgard, volta! Não agüento mais assistir corridas sem ouvir seus comentários! Vê se volta a pilotar também, a Stock espera por você!

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Ano que vem estréia no Paulista de Automobilismo uma categoria com Maverick,Galaxie e outros do Gênero…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

O Saab do Joaquim já está na Confraria.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

SAAB não era o nome daquele time de São Caetano?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Não há o que fazer.
Somente descobrir sobre o Saab.
E republicar o texto do Veloz, lá na Confraria.

Alan!
Alan!
17 anos atrás

Fiquei emocionado com a descrição do VELOZ-HP!
Obrigado!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Lindos demais.
Sempre concordo com o Veloz-HP, mas a ultima frase dele escrita aqui neste post, foi na minha opinião digna de palmas.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

O Veloz falou tudo.
Mas reparem bem na foto: Pneus radiais fininhos, rodas de aço, suspensão alta.
Vejam como o pneu traseiro direito do Opala já está dobrando… E ele apenas acaba de apontar para a segunda perna da Curva da Ferradura. No meio da curva, atravessado e pendurado no último fio o pneu quase saía do aro.
Pilotar uma barata dessas, pesadona com tração traseira, motorzão empurrando em cima de quatro pneuzinhos era a delícia das delícias. Na freada da curva 3 o carro jogava pra direita e para a esquerda, a traseira queria visitar a frente… Maravilha.
Ô saudades…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sem dúvida, escriba Mor, é nome de avião mas também de um certo vecículo de motor 2 tempos, que andou fazendo um certo sucesso em ralis, alí pelos anos 60 nas mãos de Erik Carlsson e Stig Blomqvist. Existe um azul, rondando pelas imediações da Paulista, próximo ao edifício da Gazeta. É só prestar atenção e verás…

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Ao Walter,
A curva mostrada nesta foto é a antiga Ferradura,sendo a imagem obtida da curva do Laranjinha.
Abraço.

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Grande VELOZ-HP,matou tudo e um pouco mais.Eu também estava nesta tarde gloriosa no Templo Sagrado.Revivi nas palavras do HP,todas as emoções que senti,visto que torcia sempre pelos Ford Maverick,porém nesta etapa o destaque era o Edgard,que sentava a bota como poucos.
Um detalhe interessante,é que nesta prova,apenas estes dois carros eram do Grupo C.Lá atrás um bando de Chevette(que eram os mais numerosos do Grupo A),Brasília,Corcel e Fusca se digladiava,mas a atenção de todos era só para o Maverick e o Opala.
Abraços.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Veloz, muito legal o seu relato. Oh inveja de não ter nascido antes…
O Maverick é o meu carro favorito e confesso que, durante a leitura do seu texto, estava torcendo para ele!
Mas o opala é um excelente carro e o Edgard é um cara muito legal. A vitória ficou em boas mãos.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Esse foi para mim um dos maiores duelos que ja ví em Interlagos.
Estanislau Franco com o Maverick e Edgard Mello Filho com o Opala duelaram ferozmente durante 6 das 8 voltas da corrida em que o Estan usou até de meios não muito “limpos” para segurar o Edgard como atravessar o carro nas freadas das curvas, antecipar o ponto de frenagem, mudar várias vezes o traçado, enfim, usou todos os meios lícitos e ilícitos para segurar a fúria do Edgard e fazê-lo errar quando o seu famoso “sangue quente” chegasse a níveis borbulhantes.
A tática dele era “matar” as saidas de curva do Opala, ganhando com isso, junto à maior potência do Maverick, preciosos metros à frente.
Porém o Promessinha estava num daqueles dias e em poucas curvas de verdadeira aula de pilotagem e derrapagens controladas, lá estava ele grudado na traseira do Maverick como mostra a foto.
Na arquibancada a galera ia ao delírio com isso e todos torcíamos pelo Edgard.
Eu achava que o Promessinha ia ter um infarto dentro do carro, imaginando a ira colérica que ele estava sentindo, além de ter de se segurar para jogar limpo o tempo todo, sem “totós” ou coisas do tipo.
Porém, no fim da sexta volta ao sair colado ao Maverick na curva do Sargento, já havia uma marca funda na porta dele, bem em cima do número 200, e logo após, na curva do Bico de Pato o Edgard enfiou por dentro naquela de “agora vai ou ficamos os dois aqui”, e foi, para delírio total da arquibancada, de lado, todo torto, conserta daqui, desarruma ali, só se via os braços do Edgard rodando aquele volante como louco, que o hôme ultrapassou o Estan. Maravilhoso, uma verdadeira explosão de aplausos.
Só que agora iniciava-se a sétima volta, faltavam duas, será que o italiano seguraria o Maverick no Retão e na Subida dos Boxes, os pontos fracos do Opala naquelas condições ?
Meus amigos, o que vimos a partir daí foi para mim a maior aula de pilotagem num Opala Divisão 1 já vista em Interlagos.
Frenagens absurdas, curvas 1 e 2 feitas com as 4 rodas desgarrando, a entrada da Ferradura, essa aí da foto, o Opala saltava de frente pois ele a tomava quase na terra pelo lado de dentro e num golpe rápido, quando o carro estava quase no ar, jogava a frente para a esquerda, de lado, trancando toda a frente e a vantagem que o Maverick, alí na cola, poderia ter na saida da curva e ganhar a posição na freada da Reta Oposta na entrada da Curva do Sol.
E foi assim pelas 2 voltas finais que o Edgard Mello Filho toreou um carro muito mais potente que o seu numa pista de alta velocidade com curvas de alta, média, subidas, descidas, tudo enfim contra ele mas, mostrando o imenso talento que tinha e ganhando muitos fãs eternos como eu, naquela gloriosa tarde de domingo em Interlagos, templo sagrado de muitas batalhas, e essa foi uma das mais lindas que ví por lá.
À noite no Ibirapuera, Rick Store, Rua Augusta, Panamericana, em todos os pontos de encontro dos malucos só se falava nisso, no show do Promessinha e seu Opala.
Eu, estreando meu primeiro Opala bravo preparado pelo Silvano Pozzi, fazia mil barbaridades com ele pela cidade toda.
Esses foram os tempos molecada, éramos felizes e sabíamos, víamos shows como esses todos os domingos ao vivo e a cores e a noite a festa continuava até o raiar de um novo dia onde novas aventuras nos esperavam.
No fim desse ano o Emerson Fittipaldi ganhou o seu segundo título na F1 pilotando uma McLaren.
No começo do outro ano o Pace ganhou em Interlagos e assim vivíamos, de festa em festa, até o Sol raiar.
Que saudades, meu Deus do Céu.
Saudades não só dessas coisas mas do mundo como ele era, mais simples e humano, onde havia espaço para se sonhar e acreditar que aconteceriam nossos sonhos.

guga
guga
Reply to  VELOZ-HP
10 anos atrás

Estou muito emocionado aqui, voces todos se
conhecem e estao conversando sobre o melhor
momento do automobilismo brasileiro. Vivido por voces mesmos… incrivel…
Trabalho com aerografia. E sou louco por carros envenenados…

Campes
Campes
17 anos atrás

Que bela foto!
Pensar que um dia tinhamos competição entre carros de marcas e motores diferentes, que proporcionavam “pegas” como o nest post retratado.
Pertinente o artigo do Bob Sharp na Quatro Rodas deste mês (Edição “Os Eleitos”). A propósito, o assunto abordado no artigo tem a ver com uma propaganda da Mitsubishi informando que o Lancer Stock foi o campeão da Stock.
Abraço,

RC*

faria
faria
17 anos atrás

Parece ser a curva do Sargento visto da entrada dos boxes, com uma poderosa lente superzoom.

walter
walter
17 anos atrás

Onde é essa foto? que posição é essa, de curva à esquerda de que se vê o lago?
É no mergulho?

Pandini
Pandini
17 anos atrás

Estanislau Franco (Maverick) e Edgard Mello Filho (Opala), Interlagos, Campeonato Paulista de Divisão 1, 1974.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

duelo mavecox opala eu presenciei varios nas corridas do brasileiros de turismo em 1977 78 79
tinha um carro de sp de um piloto chamado osorio de tal que era muito ruim e so andava em ultimo
gostaria de saber se o pai do felipe massa era piloto de maveco dest epoca
outro cara que se arrastava er a o graham hill tupiniquim
em suma era uma epoca muito especial
em 1979 na decisao do campeonato estavam no pareo o boesel e o paulao.no final da reta na minha frente o carro 22 deu um toto prposital e colocou o boesel pra fora
eu era chefe do posto e preenchi meu relato que penalizou o 22 que passava no meu posto tentando me assustar
mas cara feia de homen pra mim e fome e nao me intimidei com as ameacas
mr amadeu girao e o presidente da cba que acho era o mr mario patti deram o titulo nacional acho que do primeiro campeonatoa da opala stock car ao raul boesel
pra mim um dos maiores bracos do brazil
esta foto do maveco era no alinhamento pois era impossivel andar na frente dos opala

grandes tempos
jose carlos
sete lagoas

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Ã^~AÃÃ?
Já é dia?
Hein?
P´rá quê acordar?
O sono tava tão bom…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Saab não é marca de avião?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Pra coisa não ficar meio morna, aí vai: no Opalão quatro portas Div-1, Edgar de Mello Filho, não há dúvida…
Quanto ao maverick V-8, não tenho a menor idéia.
Quanto à essa dança entre o Escriba-Mor e o Foresti, por acaso estão falando de um Saab azul que vi passar rapidamente pela Av. Paulista, ali próximo à Gazeta?

zuquim
zuquim
17 anos atrás

-estou sem maiúsculas-
o opalão fungando no cangote do maveko é uma ótima tomada.

Dinho Amaral
17 anos atrás

Oi FG estava dando uma olhada no regulamento..2007 a minha opinião sobre réplca é simples…não é carro antigo quanto mais com chassis tubular….então já que está lá…manda pra Div 3…sobre os gordinis e berlinatas e DKW correr de cht…não tenho opinião formada ainda….acho que voce deveria colocar um post pra gente debater…apesar que não vai mudar mesmo…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Se é o que estou imaginando, já vi umas fotos, também. Belo automóvel…

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

FG,
Sei que é “meio” off post (só no quesito barulho tem alguma relação com o post, afinal tem 3 cilindros e 2 tempos!!) mas vc não vai postar fotos de um “certo” coupê azul marinho??? (por sinal gostei muito, nunca tinha visto um “ao vivo” só em fotos).
Abs e boa noite a todos.
Marcelo Foresti