Volvoguet
SÃO PAULO (bonita demais) – Quase caí da cadeira outro dia ao ver a foto de uma Vemaguet correndo em Piracicaba, e lembrei-me das peruas Volvo que fizeram relativo sucesso no BTCC em meados da década de 90.
Como o assunto foi mencionado de raspão, inclusive nos comentários, que tal lembrarmos aquela que foi provavelmente a mais bem-sucedida perua das pistas? Alguma informação adicional pode ser encontrada aqui.
Elas eram preparadas pelo Tom Walkinshaw, que era um pilantra, mas de corrida e carro entendia. E a 850, uma cópia evidente da Vemaguet (devem pagar royalties até hoje), era linda.
Com certeza a station 850 é linda demais, preparada para o BTCC é mais linda ainda !! Uma pena que o saudosismo dos Laguna, Vectra, Cavalier, Bmw 318i, Mondeo, Volvo s40, Nissan primera…. e outros desta maravilhosa década de BTCC 80-90, nunca mais voltem e a maldição do design futurista impere !! Resta matar a saudade nos games TOCA e no YOUTUBE ! Em termos de Mercosul, vale à pena dar uma olhada na TC2000, que tem motores 2L preparados e com 300cv, isto mata um pouco a saudade da também extinta SUDAM ! Abraço à todos.
aí, Flávio gomes, vc é um OTÁRIO… teu senso de liberdade de expressão é RIDÍCULO. Um talzinho diz que quer mais é que se EXPLODA QUEM USA GNV e vc nada faz. Quando comento o BENEFÍCIO DO GNV e digo QUEM REALMENTE DEVE SER EXPLODIDO, VC VAI E RETIRA O COMENTÁRIO. QUERO MESMO É QUE SE EXPLODA VC E SEU BLOG RIDÍCULO. IDIOTA.
Otima lembrança.
Como era lindo esse carro .
E dizem que tinha uma ganho aerodinamico pela sua forma traseira . Lenda ou não ela era diferente de tudo .
A revista Auto Esporte Brasil se nao me falha a memoria fez uma matéria com ela .
O ex piloto dela era o Ricard Rydell que em 91 e 92 era adversario do Rubinho e do Gil na F-3 Inglesa .
O Rydell era sempre cotado pr ai pra F-1 e ficou pelo turismo .
Outro carro que gostaria de ver nas pista é o Saab 9.000 .
Puta carrão e sueco também .
No automobilismo os finlandeses acabaram subistituindo os suecos nos monopostos, afinal era eles o principais nordicos .
O carro ofocil do iatista Robert Scheidt é uma perua Volvo .
Engraçado e na Europa vc vê Volvos e Saabs a pencas e aqui no Brasil este carro não pegou .
Alem de caro não parece agradar o consumidor comum .
[]´s
Pois, era o Rydell (Ricard) quem a pilotava
E outra coisa, alguem lembrou do BTCC, não, era o Superturismo italiano, com aqueles belos A4 Quattro (Biela, Capello e Pirro os pilotavam), e os Laguna azuis e amarelos (um deles era pilotado pelo Alain Menu) o DTM passava na Manchete, e finalmente o STW que passava na ESPN Brasil (ei Flávio, os caras spoderiam comprar direitos de algo assim pra passar na proxima temporada, não podiam ?) isso entre os anos de 1995 e 1997
O desenho e a traseira em corte reto (pelo menos nessa foto) lembram minha Ipanema…
Realmente havia uma no Touring car do campeonato ingles de uns 10 anos atras e era pilotada pelo Raika Ridel, com câmbio na coluna e se não me engano chegou a vencer uma das etapas. Me lembro que quando mostrava a câmara on board ouvia-se bem alto o roncar do câmbio da máquina.
Jovino
Apesar das mais atuais RS4 e RS6, somente a RS2 tem o charme e a magica dos motores do Sr. Ferdinand…
Esta perua até hoje arranca suspiros por onde passa !! (os meus pelo menos arranca sempre !)Simplesmente uma maravilha !
Concordo com as pessoas que tb elogiaram as fantásticas peruas da série “RS” da Audi (outro caso de inspiração divina – rs). Ambas tem aquela carade “carro malvado” que apaixona quem gosta de lobos mal disfarçados de “cordeiros”.
E para não deixar de citar a perua Deka, lembro com carinho de uma que um casal de amigos de meu pai conservava como uma jóia na minha infância. Era cinza e tinha cara de que atravessaria gerações incólume com sua fumaça azul…
A mãe do Emerson Fittipaldi, dona Juze, recentemente falecida, participou de um rali da Independência em 1964 ou 65 pilotando uma Vemaget vermelha e branca.
Não me lembro em que colocação chegou mas foi até o fim.
O Wilsinho foi de Gordini e o Emerson foi de Fusca 1200. O Barão narrou a corrida para uma rádio, creio que a Record.
Que bella famiglia veloce, mama mia.
Flavio, esse modelo de perua de competição chegou até a ser utilizado no jogo de vídeogame chamado “Gran Turismo 2”.
Era muito instável (tô falando de vídeogame né??) mas tinha um áudio duc…….!!!!!
Pelo realismo da bagaça, imagino como deveria ser ao vivo.
Giro no 19.000 (na época) e uma estilingada fantástica, porém não fazia curva (repito…no vídeo). Fora o visual!!
Abs.
Edu.
Gomes, você acaba de cometer uma injustiça!!!
Melhores que essas peruas Volvo, COM CERTEZA, são as peruas AUDI RS4, as mais velozes do mundo!!!!
E já falei muito delas aqui, porque eu adoro aquelas peruas!!!!
que tal uma perua lada com motorzim ap ou subaru 2.2????
pode ser subaru 2.2 tracao nas quatro
fica barato fazer uma ,mas!!!!!!!
Em 1973, se não me engano, o Campeonato Paulista de Rally foi vencido por uma Belina!
Uma não duas: Foram 1° e 2°.
Logo, não foram só as vemaguetes que fizeram sucesso por aqui.
Abraços : P
Me lembro dessas Volvo em ação. Em 94, creio, a Band transmitia o BTCC (!!)
Tarsis…
Aqui no Brasil mesmo no corrente ano de 2005 teve um campeonato de pickups turbo com gnv…é mais fácil desmanchar a pick-up toda que arrebentar um cilindro daqueles…
Felipe W:
É verdade. Ouvi da boca do próprio Bird Clemente no nosso primeiro farnel. Depois comentei com o Chico Lameirão e ele confirmou.
Se mentiram, combinaram direitinho…
me lembro e ter escutado ou lido em algum lugar sobre uma vemaguet que era usada pelo departamento de corridas da Vemag como carro de apoio, mas que uma vez colocaram o motor de corrida nela e foram da uma volta em interlagos e a %!@$&@#andou uma barbaridade e não entenderam direito o pq, provavelmente pela aerodinâmica melhor.
alguem ai escutou essa história tb ?
Teve uma Marea Wekkend Turbo que participou sim do Brasileiro de Endurance, teve bons resultados no começo de 2003, calcados em durabilidade. Se depois usou GNV não sei, só sei que perdeu os bons resultados.
Era apoiado pela revista Motor Show.
Em algum lugar do passado, talves mil-milhas ou 500 km de Interlagos,não estou bem certo…alguma equipe usou uma MAREA WEEKEND que ficou simplismente linda preparada para as pistas..mas como depois fiquei sabendo que foi um protótipo para testar GNV em corridas…queria mais é que ela (apesar de amar o carro) explodisse com quem estivesse dentro…..GNV é coisa e idióta…..
Finalmente encontrei um carro decente para a patroa levar nossos bambinos pra escolinha…
Abraços.
Falando em perua, a Volvo 850 que foi pilotada pelo Ricard Rydel, está no Brasil. Ela foi trazida para um evento, acho que em Curitiba e acabou ficando por aqui, sem motor é lógico. Ah ou ela esta no acervo do Paulo Trevisan ou no museu da ULBRA..
Ô Gomes, como parecida com um DKW? Aquela traseira reta é única…
Realmente, a 850 T-5R foi meu sonho de consumo, tanto a preta como a amarela (acho que não veio ao Brasil). Pena a Volvo ter desistido, mas salvo engano, participou muito bem do melhor campeonato de turismo que já vi (o inglês dos anos 80/90).
Gomes,
Se és fã de Lada tens que ler:
EL NIVA PROTO, REY DEL DESIERTO
http://www.usuarios.lycos.es/ladaniva/Ladanivaweb/043-nivaproto.htm
O site conta como o Niva revolucionou o Rallies europeus e o Paris Dakar nos anos 70 e 80 e participação importante do distribuidor francês nisso.
outro sensacional vídeo de Lada:
http://www.youtube.com/watch?v=GayAxCzCtTw
Posso estar enganado mas o Ton Walkinshaw ( certamente está escrito errado ) tinha uma equipe no Superturismo inglês que usava uma dessas, era a TWR.
São lindas , todas as Volvo Stations.
Na última 4R , sairam como Usado do Mês .
não era o keke rosberg que pilotava uma das volvos?
Nas pistas ou nas ruas, essas 850 eram demais.
Dia desses, vi uma 850 Turbo rodando aqui em Sorocaba, preta, com aquelas rodas enormes pintadas em grafite.
Quanto as Vemaguetes, como tudo tem seu tempo, elas tinham o seu charme.
RC*
Uma delas era pilotada pelo Jan Lammers…
Em apoio ao esforço nacional, coloca por favor, fotos da Perua Marea que andou brincando em nossos autódramos.
Quando a Volvo anunciou a entrada das peruas no BTCC em 95,a imprensa britânica achou que ela estava debochando do campeonato…O tempo provou que estavam errados…
E RS2 já achei em bom estado por cerca de 65 a 70 mil reais
Aos fans dessas Stations;
Com paciencia se acham algumas 850 T5 e ate mesmo algumas 850 R por menos de 35 mil, em bom estado, duro é o preço das peças de reposição, mas, segundo consta, o motor roda 300 mil km tranquilo tranquilo (é só não ter sido de algum boy que tenha dobrado a pressão da turbina)
Lindo mesmo a perua volvo… e RS2 que anda… o negócio são as RS6!
Se é pra falar de Auto Union e de peruas, ainda sou mais a RS2…
Abraços
Essa Volvo ainda é linda!!!!
comcordo.
estas peruas são lindas., assim como as “vemaguetes”.