Carros que eu gosto: Pointer

SÃO PAULO (quem tem, que guarde) – Abrindo a seção em 2007, escolhi o VW Pointer, considerado por muita gente um dos mais belos VW já feitos no Brasil.

O Pointer foi fruto da Autolatina, fusão Ford-VW entre 1987 e 1996 que acabou não dando certo. Mas rendeu bons filhotes, listados neste ótimo site sobre a holding, que tanto barulho fez à época: Escort, Verona, Belina, Del Rey e Pampa com motor AP, Apollo (versão VW do Verona), Ford Versailles e Ford Royale (baseados no VW Santana e na VW Quantum), VW Logus e VW Pointer (baseados no Escort Mk V) e finalmente a família Gol/Voyage/Parati/Saveiro com motor AE, que derivou do motor Ford CHT.

Que ninguém se engane. Embora o Pointer seja tratado como sucata no mercado de carros usados, será um clássico valorizadíssimo no futuro. E não vai demorar muito.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego souza rodrigues
Diego souza rodrigues
5 anos atrás

Tenho um pointer 1.8 ainda nao dirigi pois ele ta inteiro meu segundo carro . voces ai tem alguma dica pra mim passar pois sou leigo sobre esse carro obrigado .

jose artur gomes gomes
jose artur gomes gomes
6 anos atrás

tenho um Pointer 94 verde, mas parece azul, tipo cor de bolinha de gude, tive problemas mecanicos, normal pela idade, mas é resistente e muito bonito, o logus que é o irmão com porta malas estilo sedan….é estranho, o desenho do Pointer é bem melhor mesmo.

Alexandre André
Alexandre André
7 anos atrás

Tô negociando um Pointer Gti 2.o ano 1994 pra mim, lendo atentamente este blog me encorajei mais ainda a ficar com ele. Tá lindo, ar, teto, bancos Recaro, completo.

Carlos
Carlos
7 anos atrás

Tenho um pointer gti 94, tenho muitas histórias marcantes pela qual já passamos e nunca deixou na mão. Se a Volks wagen fez um carro melhor q esse guardou para ela..

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Tive um pointer 1.8 É um carro belissimo, anda muito bom de curva , macio e etc
Mas tem um problema nao pode ver um reboque que ele quebra , ja vim tres vezes de minas de reboque , aparece mt defeito

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Será que é o Roberto Nasser mesmo?

Estevan Leite
9 anos atrás

Sou proprietario de um GLI 1.8 impecavel… ja tive um CLI 1.8 tambem impecavel… Meu sonho ainda e encontrar um GTI branco pérola… hoje tenho um somente por capricho e saio com ele somente nos passeios de fim de semana, afirmo que e o carro mais bonito que a VW ja fez… Meu IX35 eu vendo mas o pointer NÃO. Vejo um monte de comentarios negativos de puro recalque de pessoas nunca foram priprietario de um, pois encontrar esse carro hoje em dia inteiro ou em bom estado e quase impossivel. Desculpe aos babacas de plantao, e para poucos poder ter, encontrar e criar um carro desse.

Débora Farias
Débora Farias
Reply to  Estevan Leite
7 anos atrás

Verdade. Tenho um GLi 1.8, rebaixado, está em bom estado, mas um engraçadinho jogou o carro pra cima de mim e amassou a porta do motorista, vou morrer num dinheiro na lanternagem. Quem tem o seu pointer que guarde, pq igual a ele não se fabrica mais.

Lucas
Lucas
Reply to  Estevan Leite
6 anos atrás

Fala Estevan Leite… então, e se eu te falar que tenho um Pointer GTI 2.0 cinza impecável. Não troco essa máquina por nada. Foi o carro da família, na qual passou pelo meu avô, avó, pai, irmã e agora esta comigo. Pretendo passa-lo para os meus futuros filhos haha. De uma coisa é certa, para mim esse foi o carro mais bonito feito pela VW. Além de ser um excelente carro e potente. O único defeito que vejo nele hoje em dia é a parte elétrica. Pois um dia sem roda-lo o deixa fraco, custando um pouco para que ligue. Além do consumo de gasolina, pois essa máquina bebe mais que nós mesmos kkkk’

Lútia Carina Luz
Lútia Carina Luz
9 anos atrás

tenho um CLI já faz um ano, e hoje conhecendo um pouco melhor de carro não pretendo trocar,

Lútia Carina Luz
Lútia Carina Luz
9 anos atrás

tenho um faz 1 ano, e hoje conhecendo um pouco melhor de carro ñ pretendo trocar,

wallison
wallison
9 anos atrás

Eu tenho um e não troco por nada nessa vida .O carro e uma verdadeira maquina correr ele corre de 130 de 3 marcha imagina de 5 marcha então.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Poenter isso é carro tenho um na garagem e só saiu com ele aos fins de semana, deixo meu astra 2006 para andar com ele, até hoje nunca vi um carro tão gostoso de dirigir, o poenter é para quem realmente entende de carro, faço curvas no meu de 120 km/h e os passageiros nem sente nada alguém já viu um poenter capotando? e um detalhe se eu segurar o pé o meu faz 12 km/l na cidade..

joe jefferson
joe jefferson
11 anos atrás

olá, acabei de adquirir um pointer 95 e estou satisfeito com ele, a única coisa que não estou gostando e a suspenssão que não aguenta nossas estradas.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Pessoal, É um otimo carro, Principalmente a verção GTI e Gl, pois a verção Cl é muito basico, como todo carro com 15 anos, é nescessario trocar quase tudo, comprei o meu Cli por 3,000,00, precisei trocar os cacabamentos agora a parte mecanica e depois a lanternagem e pintura, enfim o barato esta saindo muito caro, ja gastei uns 5.000,00 ou mais conheci todo tipo de mecanico ou eletricista cada dia é um, porem o carro de volta e meia me deixa na mão, troco tudo por peça originais ou novas mas são tantas coisar que se ou for reparar tudo esse carro vai me sair por mais de 20,000,00, é um carro que se voce possui ele por menos de dois anos e não sabem bem o diagnostico dele não é bom viajar para outros estados, pois corre 70% de chanse de foce ficar na não, Mas tudo isso não é pela marca do carro e sim pelos 15 anos de uso, as peças novas são raras de achar só encontramos as paralelas ou no ferro felho, quando encontramos é o lho da cara, pois isso sempre que pegamos um carro desse fora de linha com essa idade, ou fazemos um rodizio de peças desembolsando uma notinha ou ficamos na não, Por mais que eu gasto nele sempre que estou com a familha no carro pronto para sair ao ligar a chave vejo algo errado, todos dessem do carro e ou cancela o paseio ou valos de onibus. mas ainda tenho esperação de deichar meu pointer 100% caso contrario desmancho e vendo as pelas que irei lucrar muito mais.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Gostei do comentário, tenho um GTI completo, com teto e bancos recaro de couro. Não tenho dúvida que vai virar um clássico. Só quem teve ou tem sabe o quão bom o carro é!

kleber
kleber
13 anos atrás

tenho um gli ano 1995 a quatro anos. gosto muito de seu desenho e foi o que me atraiu na hora que resolvi adquiri-lo. so tem um grande problema… seu sistema de suspensao que nao aguenta rodar em nossas ruas! talvez o problema seja nossas rua e nao sua suspensao.

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

Pesoal tive um pointer gli 95 motor 1.8 usei ele durante 3 anos todo dia pra ir pro trabalho e nunca me deixou na mão. a unica peça que troquei foi um regulador de voltagem e so, o resto foi peças de desgaste natural como pastilhas . ja tive carros bem mais novos e melhores que este so comprei ele por necessidade mais não me arrependo acho um bom carro. OBS. eu fui o segundo dono.

ROSIVAL
ROSIVAL
14 anos atrás

Rapaziada!!!! Eu tenho um GTI 2.0 Branco Perolizado, todo original , que já está na familia ha anos, pois era da minha cunhada. Ele é igualzinho este da foto, o branco, o unico problema que ví no carro até agora, é a dó de vender!!!
Ele por ser originariamente baixo, em alta velocidade, tem ótimo desempenho, e fui obrigado uma vez a freiar muito bruscamente, e ele foi perfeito, apesar de não contar c/ABS
não desgarrou, e parou em curto espaço, sem a gente sentir a trazeira empurrando, por causa das 4 rodas terem discos.
Tenho ciencia de que é um carro ano 94, mas dentre os carros desse ano, duvido que algum corresponda c/potencia
conforto, durabilidade e esportividade e designer até hoje.

Alexandre
Alexandre
Reply to  ROSIVAL
4 anos atrás

Não quer vender ele ?

Evilazio Junior
14 anos atrás

eu,tenho um pointer 96i e nao tenho nd a reclamar,o carro nunca me deixou na mao, e nao adianta ninguem falar mau dele,so quem queima o carro,sao essas” marias vai com as outras”e esses mecanicos burros e preguiçosos…e detalhes..o carro so saio de linha pq a autolatina acabou…e ainda tem gente q diz q ele nao foi aprovado,tolos..o pointer usava a plantafoma do escort q ficou ate 2002.

camara
camara
15 anos atrás

Quero saber do cordoba 95 glx ele é um carro bom e o consumo de gasolina é alto.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Rapaz, eu dei muita sorte mesmo, essas lendas de que um carro não presta por isso ou aquilo… A maioria nunca dirigiu um e queima porque um monte de gente queima…
Tive um GLi 2000 (ano 96) em 98. Estava caçando um GTI mas era caríssimo! O meu só tinha a menos que o GTI o teto e os bancos Recaro.
Andava mais que qualquer VW da época, mesmo os Golf GTi antigos, com 2.0 de 115cv, espaçoso, confortável, nada de torção excessiva (isso acontecia apenas com os 94). Não era um primor de estabilidade pois derivava do Escort que nunca foi carro esporte (nem o XR3 a meu ver) nesse quesito. Depois precisei de grana e o troquei por um XR3 92.
Lembro de um teste da Carro em 95 entre o GL 2000 (carburado), o Tipo SLX, o Golf GLX e o Córdoba SLX. O Pointer massacrou…
Flavito, se eu encontro um GTI inteiro… Mas é mais fácil achar um Passat Pointer inteiro e esse está no topo da minha lista!!!

A Autolatrina ferrou a VW colocando os AP nos Ford que passaram a andar muito mais que os caixotes da VW. O Escort 2.0 Ghia chegava em 195 de final e o Logus/Pointer nos 200. Nunca um VW AP deu isso de fábrica!! E ainda eram mais econômicos que os montados nos VW. A única vantagem da VW foi o Gol AE 1.6 que não era tão lerdo, era bem mais econômico e mais barato que o AP 1.6.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Pointer era um carro nelsonrodrigueano: bonitinho, mas ordinário. Fazia parte da campanha Controle de Qualidade Zero.

Fred
Fred
17 anos atrás

Um excelente carro, tive um GLI 1.8 1995, não me deu dor de cabeça em nada, um carro potente, espaçoso, com visual moderno e bonito, e excelente acabamento, uma das direções hidráulicas mais leves que ja dirigi, um carro muito gostoso de dirigir, a versão GTI é linda, tenho vontade de ter um, por ser tratar de um carro com um visual esportivo maravilhoso, é sim um dos mais belos vws ja produzidos, e que se dependesse de meu voto, a vw poderia voltar a fabricalo

Guilherme
Guilherme
Reply to  Fred
8 anos atrás

Eu tambem gosto muito do pointer tenho um GTI 961.8 mas gostaria de saber onde encontro facilmente peças como retrovisores consoles paineis pra q sempre mantenha ele novo

totiy
totiy
17 anos atrás

graaande ROBERTO NASSER

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

bonito, mas sou muito mais o Peugeot 306 Rallye.

Wilder
Wilder
17 anos atrás

Flávio,
Taí realmente um carro que era lindo pra época, sem nenhum traço reto e também muito confortável p/ um VW, e que poderia ter tranquilamente versões atuais.Tive o prazer de ter um , hoje deu saudades.Abraço!

Charles
Charles
17 anos atrás

Flavio, sobre Ladas você até me despertou alguma curiosidade, mas sobre Pointers, não vai dar… Desculpe, mas para quem teve a experiência de comprar o carro duas vezes (uma pelo conjunto e outra em peças todos os meses), não dá para engolir o Pointer…
O apelido do meu era BOMBA… Placa BUK-8099 (ainda por cima o desgraçado tinha rodízio às sextas-feiras)… Se alguém conhece o dono da bomba, digam que eu fiz o que eu pude…

Estevão
Estevão
17 anos atrás

O carro mais bonito de cada montadora é aquele que ela vai lançar… Esse Pointer é feio, mas feio, tão feio que dói!
Pode ser bom, isso não contesto, mas é feio.
Da Volks acho legalzinho o Gol GTi de 1992 vermelho. Esse sim, com reais possibilidade de se torna clássico.
Abs

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Um LOGUS sem nádegas…

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Carro muito bonito mesmo na epoca e até hoje!
Mas…
O principal problema foi de ele ser um wolks por fora e um ford (escort) por dentro… coisa que um comprador volks jamais admitiria…
Painel, painel de portas, bancos, identicos ao do escort…
Infelizmente…

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Se Roberto Nasser espinafrou o carro, acho que ninguém mais se atreve a defendê-lo, certo?

R/T
R/T
17 anos atrás

Po, mas era tão mole assim?

Imagina no crash test então ? Seria o antecessor daquele utiltário inutil chines, Landwind, que de desmanchou no TUV

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

pelo direito à polêmica.
foi uma das maiores porcarias que a engenharia brasileira %!$&# plataforma de escort, carroceria desestruturada, freios sub dimensionados.
subisse com duas rodas na calçada, as portas do lado oposto não abririam; se com uma roda corria o risco de trincar o párabrisas e quebrar o vidro traseiro.
hábil em fazer economias-com-porcarias e sem respeito ao consumidor. os freios eram sub dimensionados para reduzir custos.
o carro tomava enormes espaços para frenar.
concordo com você. quem tiver, guarde – a frota já é restrita, pois eles vem se desmanchando com o tempo. guarde para ser referência de engenharia sem direção e submissa aos interesses de gestores trêfegos. uns buanas querendo fazer lucro sem se preocupar com o outro lado do balcão.
a publicidade da época dizia ser um novo caminho de estilo. se foi, foi curto.

Estevan.
Estevan.
Reply to  roberto nasser
6 anos atrás

Quanta besteira… Deve ser algum engenheiro frustrado… Fez curso de fazer carros em casa de fibra de vidro….kkkkk.

Estevam
Estevam
Reply to  roberto nasser
6 anos atrás

Nasser … Acompanho seu trabalho…. respeito como profissional… Mas não concordo …. Desculpe ,não concordo… Se fosse o Passat alemão que tem a frente idêntica ao Pointer talvez seria diferente o seu comentário… Só falta vc falar que para época o motor AP também era ruim ?.

Joe.
Joe.
17 anos atrás

Esse carro é uma porcaria. É um Logus sem bunda. Mas o GTI sim, esse era bonito.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Cara, esse foi o automóvel mais bonito da minha época de solteirice. Não tive um, mas tive um colega de quartel que teve, prata como o da foto, lindo, era sair na balada com ele e chovia mulherada. É uma fantástica mistura das linhas do Gol com o Escort, mas com um jeito especial, modernoso… E o interior então? Espaçoso, cheio de detalhes interessantes, um %!$&#sonzão. Mais tarde, quando quis comprar um (tava barato pacas) me alertaram de que era um lixo de mecânica e estrutura, pesadão e tal e coisa. Comprei um Tipo, me encalacrei, pegou fogo. Mesmo assim, acho as linhas dele tão modernas que, dando uma garibadinha, dava pra rodar tranquilamente entre os carros de hoje em dia.
FG: lancemos uma campanha pra VW relançar o Pointer, desta feita com uma mecânica e estrutura melhoradas, que vc acha? Topa?

Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
17 anos atrás

Estou comprando um CLi, não é completo mas está muito novo, com 34.000KM originais, mais novo que meu Celta 2005, meu pai comprou 0 Km o Pointer e um Logus GLi que está com menos de 45.000 Km, faz anos que estou querendo comprar os dois só agora ele liberou o Pointer, o Logus? rs Nem pensar em vender.!!!

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Pra mim o resultado deste Pointer é um Frankstein mistura de VW e Ford. Feio ra carambe e de péssimo de mecânica.

Minoru
Minoru
17 anos atrás

Bom, se me lembro bem ele foi uma unanimidade entre as revistas especializadas da época pois eram tantos problemas com a suspensão e com o trambulador de câmbio que acho que foi o único carro nacional a chegar nas concessionárias seis meses após o seu lançamento… tinha um amigo que dizia que o carro tinha câmbio de Caloi 10 e suspensão de Lego!

Agora em minha opinião, deveriam tê-lo construído sobre a plataforma do antigo Passat mas como já comentaram, a “Autolatrina” foi um péssimo negócio para a VW mas pior ainda para a Ford.

Leo
Leo
17 anos atrás

Leonardo, tudo bem q tu ache o carro feio, mas dizer que ele parece com o Lada é dose. So se for o fato de ambos terem 4 rodas. Nada a ver!

Aqui em casa tivemos dois Logus, um 2.0 e outro 1.8. Carro muito bom de dirigir. O banco era baixo, dando um ar de esportivo, que ficava so no ar mesmo. E o painel realmente se destacava em relação aos modelos da época.

Pena que nao durou. O Polo argentino que o substituiu, esse sim é horroroso!

leonardo pinotti
leonardo pinotti
17 anos atrás

na verdade FG, vc gosta do pointer, pq ele e’ a cara do lada. Preste atencao na traseira do carro, nas linhas. o lada apenas e’ mais reto, e o pointer mais arredondado. so’ isso. Gosto de ver os ladas de rally correndo, e vc sabe pq usavam os ladas em rally? pela suspensao. Era incrivelmente forte, e tenho experiencia com isso, ando no campeonato brasileiro de rally de velocidade e sei q sem suspensao nem adianta ter motor….

Abracos deste leitor assiduo deste blog…

totiy
totiy
17 anos atrás

acho que o pessoal da vw inspirou-se no antigo TL ,na opinião de diversos jornalistas independentes da época a auto latina nao passou de uma tentativa frustrada,da vw de eliminar mais uma marca do mercado para monopolizar o mesmo,basta ver o que fizeram a dkw nos anos 60 e dodge/criysler no começo dos anos 80 ,se o fernando collor não tivesse aberto o mercado talvez a trapizonga estaria em produção ate hoje…

marcelo
marcelo
17 anos atrás

xi, palavra dificil mesmo!!
o certo´é: Coincidentemente

marcelo
marcelo
17 anos atrás

ah, coescidentemente (ô palvra dificil) eu tive um azul e um prata como nas fotos! deu saudade!!!

marcelo
marcelo
17 anos atrás

PUTZ!!!
POINTER é um dos melhores carros do mundo!!! eu tive dois! um 2.0 e outro 1.8, ambos completinhos!
Carro gostoso de dirigir, andava bem e nunca tive problemas serio com eles… tinha uns probleminhas q aconteceram com os dois: quebra do velocimetro (eu dirigia controlando a velocidade pelo conta-giros e em brasilia! um monte de radar!) e o rolamento das rodas q é so trocar! um dia compro um de novo, pra guardar!
pointer ta junto com o XR3 como os carros da minha juventude q vão ficar pra sempre! os outros são o fusca e o puma q sao da minha e de outras gerações!!!

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
17 anos atrás

Eu tenho um Verona! Do primeirão!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sempre achei o mais lindo Volkswagen tupiniquim. Acho que ainda é.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

FG,

Só para não ficar sempre na mesma, você poderia criar a seção “Carros que eu NÃO gosto” ou até “Carros que eu ODEIO”…

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Pow… demorou mais chegou, até que enfim um carro (além dos DKW belcar) que o FG goste e realmente seja merecedor do “Carros que eu Gosto”

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Prezado Rodrigo Ghigonetto
Realmente o presidente mundial da VW disse ser o carro mais bonito da marca e inclusive um está no museu da marca.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

É um carro bonito, mas sempre achei ele meio desproporcional: tinha uns pára-lamas largos e altos, com rodinhas de carrinho de feira.

kazero
kazero
17 anos atrás

A VW soube o que era acabamento de verdade depois da Autolatina, mas mesmo assim após a separação continuou meia boca. A Ford “ganhou” um motor mais potente ( na época era um bom motor, cumpriu seu papel, hoje atrasado e que a vw usa até hoje no jurássico Gol e derivados) e o acerto dos comandos do xr3 nos AP 2.0 são melhores que o usado nos VW.
A Ford saiu no prejuízo enquanto a VW não, existem várias histórias que dizem isso. Não se compara Gol com Escort, volante desalinhado em relação ao banco, trincador de túnel e parede corta-fogo.