Das arábias
SÃO PAULO (onde está o dinheiro?) – Abu Dhabi será a próxima parada da F-1, garante a imprensa européia. No dia 3 de fevereiro todas as equipes estarão nos Emirados Árabes Unidos para um festival na rua, com seus pilotos e asseclas. O auge será o anúncio de uma corrida nas arábias, mais uma. O autódromo, adivinhem, será projetado por Hermann Tilke.
Assim, confirmados para os próximos anos, estão os GPs da Coréia do Sul e esse dos EAU. Depois, Lua e Marte.
Pra quem se interessa, tem uma reportagem legal sobre os E.A.U. e Dubai na revista National Geographic desse mês. Agora, off topic, me ocorreu uma coisa. Se a abreviatura de Estados Unidos em espanhol é EE.UU. imagino que Emirados Árabes Unidos seja EE.AA.UU.
EAU tem a principal corrida de lanchas, hotel 7 estrelas, ilhas que formam uma palmeira gigante, ilhas que formam o mapa-mundi, recebem mais turistas que o Brasil e a Argentina somados. Enfim, lá tem grana, muita grana.
fazer um autódromo a mais é fichinha pra eles.
Bem… depois de San Marino dar adeus, e a Alemanha perder uma corrida, advinhem qual corrida vai dançar do calendário… Óbvio que será o Brasil, ou vcs acham que os caras vão ficar vindo pra cá nessa pistinha de %!@$&@#(estou me referindo a estrutura e não ao traçado) que é interlagos??? Ou construímos logo um novo autódromo minimamente decente ou bye bye F1…
bom, se rolar outra Istambul da vida, tudo bem. até a F1 tem graça lá. gostei mesmo de ver a corrida da GP2.
agora, na boa, os outros engenheiros que se mexam ué.
Qualquer dia desses até o Bush intervém contra a F1 se esses Gps árabes continuarem aumentando.
E ainda vão brincar de racha nas ruas…
E uncle Bernie só vai deixando mais dinheiro pro felizardo do futuro marido da deliciosa filhota…
O que eu acho estranho é que nos Emirados já existe um autódromo muito bom, o de Dubai, projetado também pelo Tilke, que teria plenas condições de receber a F-1, mas vai entender
Quanto as corridas no oriente, meus problemas são:
– Chegar mais cedo (quando saio no sábado), ou
– Acordar de madrugada (quando não saio).
Brincadeiras a parte a “culpa” não é toda do Tilke, a FIA é que determina a “especificação” das pistas (por ex. raio mínimo de curva, extensão, distância entre a linha de largada e a primeira curva, comprimento da reta principal, etc…..), ele tem de projetar a pista dentro destas limitações.
Abs e boa tarde a todos
Marcelo Foresti
Só não concordo, e nunca concordarei, com este monopólio do Hermann Tilke.
Onde estão os demais engenheiros? Onde o pessoal realmente do automobilismo entra para sugerir traçados?
Na minha opinião, o único traçado inteligente de Tilke foi o de Istambul.
O resto é o resto. O chatíssimo Sepang que o diga.
Mas lembrem-se que estou falando somente dos circuitos. Toda infra-estrutura de autódromo dele é excelente, temos que reconhecer.
estão dando tiros para todos os lados, principalmente para o lado financeiro.