Desafio do dia
SÃO PAULO (dica: fazia fumaça) – Há tempos o colega vemagueiro Carlos Xavier me mandou isso aqui. Mandou antes de existir o blog, diga-se. Dando uma rapa nos arquivoe, encontrei.
Quero ver quem tem algo a dizer sobre esse carro. Acho que Joaquim Lopes sabe alguma coisa…
aqui onde eu moro tem uma “carroça q usa duas super-ligeira impulsionadas belo seu nem tão belo motor de 1 horse power.
assim q eu tira eu mando uma foto claro sem a maquina!
pegando o bonde atrazado:
rodas: mangels leve ligeira. centro em liga leve, aros em ferro. uma tragédia. com o tempo e uso, torque, aceleração e frenagens, estas partes entravam em desentendimento. hoje, só como decoração.
o carro é isto aí que o joaquim e o jovino descreveram: o protótipo carcariu, com “u” – já dá para perceber a ironia com o carcará, ícone da época, e a mãe de quem criticasse.
o marcos era um insandecido criador, corredor de dkws, e que arranjou o patrocínio da clínica. a limitação dos meios é evidente pela necessidade da tomada de ar. pelo visto não havia meios de conseguir uma bomba d’água, e por isto o sistema de refrigeração termo-sifão, com o radiador bem acima do motor, teve que ser mantido.
o blogueiro que enviou a foto, o carlão xavier, é um bom sacana. quem construiu o carro, com gesso, foi o osmar, dito cidadão, sogro do próprio.
quanto à moça, ah, é hoje charmosa jovem avó…
O L SALOMÃO tem razão.A EMEVE PUMA em Petrópolis era do GRANDE amigo Milosky.
Não lembro desse carro.
As rodas são as leve-ligeira da Fumagalli, então usadas nos DKW de competição.
Miolo de aço e aro de alumínio, a Vemaguete disfarçada estava com as 3 Dellorto 140 encharcadas e escostada no início do eixo-norte depois da curva da Cascavel.
Esse carro está com patrocínio da revenda Puma, EMEVE, do Miloski, em Petrópolis, anos 60 e 70. Estou achando que tem mais informação por aí…
LS
Filipe W,
Gosto de acreditar que basearam o design numa Maserati 300 S, mesmo que não pareça muito…
Abs.
acho que eles se basearam nas maserati e ferrari.
confere joaquim ?
abs
A bem da verdade, só conheci mesmo este carro exatamente no dia 28 de julho de 1968, numa corrida de rua realizada em Anápolis (GO)- o Flávio até já postou uma foto desta corrida – onde morava até então. Este carro, ligeiramente modificado, ficou em terceiro lugar, atrás do VW-1600 do Ênio Garcia e um Karmann GHia do Valeriano de Castro e à frente do famoso Camber VW, pilotado desta vez pelo José Álvaro Vassalo. Até que a jabiraca – como disse nosso amigo blogueiro – não andava tão mal assim…
Jovino, meu rapaz,
Nunca vi essa moça antes, esta foto é de 1967, eu só tinha treze anos então….Abs.
A garota é uma antiga paquera do Mestre Joaquim e ele já disse tudo. Deve ser lá no eixo monumental, mas o fusquinha deve estar na contra mão.
Jovino
A turma já matou a pau.
Sem dúvida, este é o MH, construido por Osmar Cidadão de Goiãnia, sobre desenho e projeto do Marcos Jardim, plataforma e motor DKW 1.100 e três Dellorto, cãmbio em cima. As rodas eram aquelas – não me lembro o nome, o Romeu pode ajudar – que tinham o miolo em aço e o aro externo em alumínio e eram desbitoladas. Na foto o bicho ainda levava o nome Carcaril, carroceria de lata, mas depois colocaram a de gesso.
A foto é em Brasilia, mas aí já é praia do Jovino. Abs.
DKW Testarossa…
Deve ser um Malzoni que estupraram e fizeram cocô em cima.
Carro de gesso? Nem em Portugal fariam uma coisa dessas amigo.
Quê isso? A guapíssima é uma jovem senhora de respeito hoje em dia…
Não to nem um pouco interessado nessa jabiraca. Prefiro descobrir que é a gata ao volante, rsrss!
Se o carro era de gesso, com certeza a bela era a enfermeira. Trocadilho sem graça…
Achei!!! rsrs. Foi um protótipo DKW que correu os Mil Quilômetros de Brasília em 1970. Foi projetado por Marcos Veiga Jardim com mecânica DKW e carroceria em gesso! Já que tinha conseguido um patrocínio de uma clínica ortopédica que forneceu todo o “material” e também na tentativa de reduzir o peso do carro. O problema foi quando começou à chover durante a corrida… Realmente o Joaquim conhece a história melhor do que ninguém. E prá quem quiser saber mais, a história já fez parte da coluna Retrovisor no Grande Prêmio. Leitura obrigatória!
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/369001-369500/369458/369458_1.html
Amigos,
Este é o Protótipo MH, conhecido também como Carcaril, construído em Goiás em 1965, usando A MECÂNICA: DKW, claro. O Juca poderá mais detalhes sobre a Criatura e principalmente seu Criador.
O Pablo tem razão, as rodas são uma pista.
Essas rodas (a dianteira pois a traseira parece diferente) sáiram em alguns GT Malzone e Pumas DKW.
Eram feitas com materiais diferentes, o miolo da roda era de alumínio e o aro de ferro.
Agora o carro em sí, só o Mestre Joa pode decifrar…Principalmente pela paisagem que parece ser daquele “antro” do planalto central que ele bem conhece…
Não é aquele carro de gesso que quando começou à chover ele foi desmanchando pelo caminho? Eu tenho isso em algum lugar…
Com certeza o Joaquim sabe até quem é a moça !Ele já me enviou tempos atrás ,esta foto com outras duas em outros angulos,magnifico.
Só uma dica.
Só deve ter sobrado os arames de carroceria!
A roda é do fusca… só sei isso…
Que é um DKW “vestido” as rodas já entregam…
Este é carro que eu gostaria de ter.
Carro de Ghostbusters encalha em museu. (Carsale).
http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not7257.shtml