Mistééééério!

SÃO PAULO (pistas?) – Foto enviada pelo RR, Rodrigo Ribeiro, do Gavião, a perua Uirapuru, feita para a Polícia Rodoviária pela Brasinca.

Já ouvi um monte de lendas sobre esse carro. Mas o fato é: desapareceu. Foi feito apenas um. Alguém sabe de alguma coisa?

PS: tive de apagar dois comentários, de leohora e Estevão, porque ambos colocaram links enormes. Repitam os comentários, por favor. Os links indicados por ambos estão aqui e aqui.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Carlos Sartorelli
Antonio Carlos Sartorelli
8 anos atrás

A lendária Gavião, perua Uirapuru feita pela Brasinca esteve ENCOSTADO na Oficina do Palácio do Governo no Bairro Campos Eliseos SP Capital ( Alameda Notheman) altura do numero 400 nos anos 70 pois , nessa época meu pai pertencia ao quadro de de Chefia nesta oficina
ele dizia que o carro foi retirado da Policia pelo então governador Adhemar de Barros e fazia parte da ESCOLTA OFICIAL do Governador qdo viajava pelo interior

Fernando
Fernando
17 anos atrás

O Gavião está em Passo Fundo RS e está em fase de restauração.

Luciano
Luciano
17 anos atrás

será que no DER/SP não tem nenhuma informação, fiica perto do Comando do Policiamento Rooviário alí na Anchieta próximo a Karman Quia.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Eu continuo achando que A PRF deveria realizar seus arduos trabalhos a bordo da exelentissimas GM Veraneio….

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Depois do comentario do grande Nasser, nada mais a declarar.
Só lembrando que o Walter Hahn Jr. sócio do Soler na STV, participou tambem de algumas corridas pilotanto o Uirapuru # 88.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

A STV -Sociedade Técnica de veículos – tinha entre seus sócios Walter Hahn (antigo corredor de Simca) e o próprio Rigoberto Soler, criador do Uirapuru/Brasinca.

Rafael Linhares
Rafael Linhares
17 anos atrás

Ah FG, tah ai a palavra do Guru, o dono do Onca, cara que vai atras, estuda e comprova. Aproveitemos.

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

fg, resumo traçado sobre meu inédito livro sobre brasinca / uirapuru:

tecnicamente o carro se chamou rr1 e foi apresentado no salão do automóvel de 1 966. não era mais brasinca. esta empresa havia repassado acervo e direitos a uma certa stv – sociedade técnica de veículos.
esta, em dificuldades, levou ao salão 4 veículos: dois conversíveis – que ainda existem – uma berlinetta – quem sabe ?; e o station rr 1, logo batizado de gavião.
a polícia rodoviária paulista se entusiasmou pelo carro e iniciou promessas de aquisição de frota. o governo do paraná, também.
nenhum dos dois viabilizou negócios e por esta e outras razões a stv encerrou atividade industrial em 1 967.
o rr 1 ou brasinca ficou na policia rodoviária fazendo efeito-demonstração de capacidades tanto na via dutra como no posto limítrofe entre o bairro do ipiranga e as beiradas de são bernardo do campo.
após, integrou a comitiva de proteção do governador abeu sodré.
nesta missão, sofreu um acidente e foi encostado.
o policial que o dirigia me disse que era um serviço ruim. o carro tinha a transmissão excessivamente longa – fazia 100 km/h em primeira, com um motor que mal chegava às 5.ooo rpm. acompanhar cortejo liderado por limousine itamaraty, no trânsito, era um suplício para a embreagem e a perna que a acionava.
depois, sumiu. última informação coerente, ficou muitos anos num ferro velho e depois deve ter virado vergalhão, chapa plana ou tampa de bueiro…
o motor, com a numeração correta, subsiste.
qualquer outra informação verdadeira que divirja deste final triste, será bem vinda.

Antonio Carlos Sartorelli
Antonio Carlos Sartorelli
Reply to  roberto nasser
8 anos atrás

A lendária Gavião, perua Uirapuru feita pela Brasinca esteve ENCOSTADO na Oficina do Palácio do Governo no Bairro Campos Eliseos SP Capital ( Alameda Notheman) altura do numero 400 nos anos 70 pois , nessa época meu pai pertencia ao quadro de de Chefia nesta oficina
ele dizia que o carro foi retirado da Policia pelo então governador Adhemar de Barros e fazia parte da ESCOLTA OFICIAL do Governador qdo viajava pelo interior

João Lemos
João Lemos
17 anos atrás

Ah é, agora que prestei atenção direito, no texto do FG. Me desculpem.

João Lemos
João Lemos
17 anos atrás

Não era esse carro que se chamava Gavião? Ou estou enganado?

Silvio Zamprogna
Silvio Zamprogna
17 anos atrás

Eu ví esse carro no Salão do Automóvel. E me lembro que na grade dianteira era possivel se ver duas pontas de canos de metralhadoras… Provavelmente os projetistas se inspiraram nos filmes de James Bond…

Ivan
Ivan
17 anos atrás

Pois acretidem. Tem uma pessoa aqui na minha cidade – Leme – Sp. nascido em Taiwan, que tem um daqueles desenhos da Policia Rodoviaria, em que aparece a Brasinca, uma moto, e o Policial olhando em um binóculo.
Um Taiwanes colecionando desenhos de Brasinca!!!!!!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Tenho um amigo, Erix, que tinha um Brasinca amarelo.
O carro era um foguete. O motor tinha comando Skenderian, com 3 carburadores SU, ingleses.
Haviam dois problemas: os freios, que eram do JK, a tambor, e os pneus, 185×16 montados em rodas também do JK. Eram muito estreitos para o tamanho e peso do carro.
Fora isso o Brasinca era simplesmente sensacional.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Askjao,
Em vez de ficar babando pelo Brasinca da Policia Rodoviária porque vc não recupera originalmente aquela jóia que vc tem na sua garagem, o raro chassi de kart CLR, renomeado K-Rio e que pertenceu ao Guga Ribas e que hoje o sr. tritura nas suas diabruras em Volta Redonda? hehehe
Abs., “zoiudo”..!!

Mário
Mário
17 anos atrás

Existem muitas histórias e lendas sobre esse carro…A versão mais recorrente,pelo menos para mim,foi a de que um coronel reformado da antiga Força Pública adquiriu a viatura e a escondeu na época de repressão militar,com medo de que terroristas pudessem se apoderar do seu patrimônio…O automóvel assim estaria guardado à sete chaves no interior de SP,ou então perto do Riacho Grande,em São Bernardo do Campo,e seundo várias pessoas disseram,num local de dificílmo acesso,inclusive um deles disse que seia necessário uma retroescavadeira pra cavocar uma trincheira que foi construída em volta dele…Daí vemos até onde vai a imaginação nesse campo…
Mas devemos nos lembrar que se já foram localizados restos mortais dos Moldex,Puma GT 4R,Democrata,entre vários outros,por que não acreditar que uma hora alguém (re)encontre a famosa viatura ???
Garanto que se for eu a achar,vou portar uma máquina digital pra registrar e entregar pra pessoa certa que possa fazer uma restauração criteriosa.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Quando bati o olho na foto, antes de ver a descrição, pensei: Deus do Céu !!! Um SP-2 Station Wagon ???

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio Gomes, meu amigo kamarada, ( apesar dos processos que move contra mim ) , eu via sempre uma perua dessas quando ia com o meu avô pela via Dutra a caminho do seu sítio que ficava em Bonsucesso.
Havia um posto rodoviário logo depois da entrada para a Base Aérea de Cumbica e lá estava ela, sempre estacionada junto a um Fusca e uma Harley Davidson.
Como eu vinha dirigindo o carro desde a Penha ( primeiro um Cadilac, depois um DKW e por fim um Impala ) tinhamos de estacionar em frente à fábrica da Toddy para o meu avô assumir o volante. Passávamos esse posto rodoviário, estacionávamos novamente, eu assumia o “cockpit” novamente e dirigia até o sítio.
Na volta era a mesma ladainha.
Talvez por isso eu achasse, e ainda acho, esse carro horroroso.
Nos meus longínquos 10 anos de idade ele representava o corte do meu “barato” de vir dirigindo desde a Penha, e nem a ótima série “Vigilante Rodoviário” me fazia gostar deles.
Aliás, dessa série eu só gostava do Sinca e do cachorro pastor alemão Lobo, nome da escuderia do Camillo, pois detesto essa perua e detesto ainda mais as Harleys.
Mas, recordar é viver, como disse alguém, então, vou vivendo feliz da vida até hoje.
Grande abraço ( apesar dos processos )

RODOLFO
RODOLFO
17 anos atrás

ALGUM ESPERTINHO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA DEVE TER SE APROPRIADO DESTA BELEZURA !

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O Uirapurú é o carro mais lindo que o brasil produziu… Quem me dera poder restaurar um…

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Tudo bem, feio ele não é, bonito menos ainda, mas o simples fato de ser único o torna LINDO… tomara deus que não tenha sido triturado igual o carcará e tantos outros nesse Brasil-sil-sil-sil…