No comments


Foto enviada por André Eduardo de Oliveira: Jim Clark
abusando de um Ford Lotus Cortina.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

É a tal história: fotos que valem mil palavras.
Essa foto é de um super piloto; de um carro de pouca tecnologia; de um piloto de F1 que tinha liberdade para se divertir; de automobilismo sem patrocínio, mas com uma dose altíssima de … automobilismo; de falta de preocupação com a segurança.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Procurem o Aston Martin Zagato na página indicada… Show!

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Quem quiser ver mais destas fotos do Clark, acesse:

http://jimclark.petra-kienast.de/

Esta e muitas outras fotos estão lá.

As melhores são exatamente as de “non formula cars”.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Além de muuuuito braço, o Clark, como a maioria dos pilotos da época tinha muito culhão, pois não consegui ver nesta baratinha nem sombra do santo antonio.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Putz…
E eu, babando com as fotos que o RR tirou na Prova de Regularidade dos 500 Km, com meu Celtinha dobrado na primeira perna do S do Senna, suspensão no fim de curso, a roda traseira interna a um dedo de altura do chão…
Esse rapaz aí da foto, a bordo de um carro com mais de 40 anos de defasagem tecnológica dobra tanto a barata que a roda dianteira quase toca no alfalto… E as DUAS rodas de dentro levantam mais de um palmo…
Pois é… Jim Clark a pleno, mestre de seu ofício, um dos eleitos…
Acho até que a frase do FG está torta: Não é ele que abusa do carro. É o carro que abusa dele… Se tivesse mais carro ainda, iria com certeza muito mais alem.
Foto de um genio. Um dos poucos, de fato.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Clark – Fangio ? É melhor perguntar se Senna era parecido com o que Clark foi …

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

O mistério começa a ser desvendado: já temos o primeiro nome do irreverente Nick Bichinha: trata-se do Sr. Nicanor, segundo o blogueiro Irving. Quem é Nicanor? E quem é o Irving ???

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Ele costumava brincar também com os grandes ford oriundos da américa, o nosso galaxie que corria junto com os Cortinas….um jornalista andou com ele em um dia de chuva e contou com detalhes as brincadeiras em powerslide que o clark fazia com a barca americana.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, boa tarde. 12:59 hs.
-Todos em Interlagos à partir de quinta feira, certo ?
Quanto a essa foto, pouco se há para comentar a não ser :
“Vejam um gênio se divertindo.”
Sim, se divertindo. Jim Clark tinha um contrato com a Lotus para pilotar em várias categorias e em várias provas onde houvesse interesse da Ford, a maior patrocinadora da equipe nessa época.
Essa categoria do Campeonato Inglês de Turismo era fundamental para a exposição da marca no país e então, vários pilotos da F1 competiam nela.
Pela Ford corriam o Clark e Jack Brabham nesse carro, o Cortina, preparado pela Lotus.
A caranga era um mini-foguete com seu motor com duplo comando de válvulas, 2 Weber duplos horizontais, câmbio escalonado pela Hewland e diferencial meio-blocante.
Fizeram barba, cabelo, bigode, pelos pubianos e o que mais fosse, sempre dando show e se divertindo de montão.
Essas corridas e esses carros eram um dos maiores divertimentos do ET Clark.
Não pensem que com o Jack Brabham era diferente não, ele fazia essas mesmas barbaridades que o Clark aí na foto.
E faziam isso sorrindo, brincando, dando risada e se divertindo num domingo a tarde.
No fim do dia iam todos jantar num restaurante com as garotas e esposas para continuar as piadas e as brincadeiras e combinar o que iriam aprontar na próxima corrida.
Bem diferente de hoje em dia, não ?
Eles também eram felizes e sabiam.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Essa foto me fez lembrar de uma que está em uma biografia do Schumacher (dos tempos de Benetton), de uma série de fotos da juventude. Era uma foto deles andando de Kart., não lembro se quem vinha na frente era o Ralf ou Wedlinger/Verstappen, em uma saída de curva.

O Michael vinha atrás, com o kart a 45 graus quase capotando na saída da curva, e era engraçado porque dava pra ver o rosto do piloto por dentro do capacete. Manja aquele sorriso de maníaco, típico de seus primeiros pódios de Benetton ?

Ao amigo João Ninguém do post abaixo, que falou sobre chip de potência: você acha que carro com injeção se prepara como ? Arrancando tudo e pondo carburador ? Tsk, tsk, tsk…

Joáo Niguem
Joáo Niguem
17 anos atrás

Essa foto, e da epoca em que os pilotos eram machos, náo existiam controles de tracao, cämbio semi automatico, direcao hidraulica em carro de f1, telemetria, push to pass, tunning, aerofolios em carros 1.0, som (lastros) que valem mais do que o carro, celta com rodas de 30 polegadas, luzes de neon so em cabrets, chips de, potencia, turbo virtual, carros com calotas que imitam rodas de audi (cheias de rebarbas de plasticos), com suspensoes porcamente rebaixadas, vidros do tipo náo ve nada, engate, adesivos tribais na lataria, parachoques alongados com fibra de vidro, saias laterais e demais apendices aerodinamicos , tudi isso movido por um motor 1.0

Irving
Irving
17 anos atrás

Bela foto, FG. Grande Clark!
PS: Na qualidade de funcionário do Sr. Nicanor, vulgo Nick Bichinha, tenho a informar que o mesmo retomará as suas atividades normais após o Carnaval. Sabe como é: Emendou férias, confecção de fantasias, ensaios etc. etc. etc. Uma loucura!

Elaine
Elaine
17 anos atrás

Linda foto!

Francisco
Francisco
17 anos atrás

Grande Clark! Acredito que ele conseguiria ao menos empatar com o Fangio…

E a placa do Cortina parece daqui.

Vitor Eitman
Vitor Eitman
17 anos atrás

Dá para imaginar o Colin Chapman controlando a exposição dele na mídia?

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Isso ae… linda foto…JC… esse cabra era bom!