Sobre capacetes (atualizado)
SÃO PAULO (identidade zero) – Falou, tem de mostrar. Abaixo, à esquerda, o capacete antigo de Heidfeld. À direita, o novo…
…e, na sequência abaixo, o antigo de Alonso, com as cores das Astúrias e da bandeira espanhola, e o novo, com as cores dos patrocinadores da McLaren.
O novo do Alonso acima acabou não sendo adotado. Ontem à noite, ele apareceu nas ruas de Valência com esse aí abaixo. Diferente, mas não muda a essência do post, que é discutir o pouco apego, hoje em dia, dos pilotos por suas identidades “capacetianas” originais.
tem u mblog da ferrari com uam fotinho do novo capacete do kimi, mudou bastante
O capacete branco do Alonso foi feito por um gringo em um site de automobilismo virtual (grandprixgames.org). Os caras pegaram algumas idéias e fizeram os projetos em 3D, com pinturas e tudo mais, de como seria a temporada de 2007. E este capacete foi apresentado por um usuário do site.
O do Heidfeld ficou melhor, já o do Alonso… O antigo era mais bonito, ainda mais porque preservava as cores do lugar onde ele nasceu. Acho que essa história de mudar o capacete, coisa que próprio Schumacher fez ao longo da carreira, é puro marketing. Business is Business.
Lembrei também do caso do Piquet na lotus quando pintou a gota de amarelo. Ridículo. Sobre o Alonso, ele já havia mudado radicalmente o desenho de seu capacete entre 2005 e 2006, apenas as cores (ao menos isso!) permaneciam as mesmas. Kimi também mudou inúmeras vezes enquanto esteve na McLaren. Sempre achei o capacete do Schumacher lindo, ainda mais quando mudou o branco para vermelho, de qualquer forma acho que deveria ter mantido o branco, pois fazia parte da identidade dele. E uma das mudanças que me deixou mais triste a esse respeito, foi perceber na primeira foto oficial do Nelsinho como piloto da Renault, a grande “cobertura” azul em seu capacete, que esconde complentamente a gota maior que tem na parte de cima. E o Flávio mesmo já disse que o capacete do Nelsinho é lindo! Como era o do pai.
Mas…. o dinheiro não é tudo mas é 100%!
perfeita sua observação, gomes, q os atuais lembram mais os dos pilotos de moto.
o ültimo q já achei legal na F1 é o do jaques villeneuve; aliás diferente o suficiente do de seu pai, q também era legal.
mas o verdadeiro precursor dessa onda foi o lauda, quando voltou à F1 pela marlboro-mclaren em 82: fundo branco com faixas vermelhas na lateral q estilizavam a letra L, pensando bem deve ter a ver com o logo da lauda air, alem das cores da marlboro. ao menos isso.
como já dito por alguem antes, o da red bull é o mais deprimente.
não à toa os dois pilotos q usam ou usaram tal capacete sáo os de cara mais triste nessa porcaria visual q é a F1 de hoje: scott speed e christian klien.
tenho esperança q, no futuro, o pedro bianchini consiga superar esse nivelamento imposto pelo tirano patrocinador.
uma vez fui a zandvoort na holanda, havia uma prova de f-ford e cismei com um capacete q tinha algo de familiar, era o rubem carrapatoso, a quem só quem conhecia pelo nome (talvez tivesse visto antes em revista,mas àquela época ele só tinha feito kart). mas só fui saber quem era ao procurar no paddock ao fim do treino.
não era verdamarelo óbvio, predominam verde e vermelho, mas algo no desenho o diferenciava das outras nacionalidades no evento.
talvez tenha a ver com o estilo particular do sid mosca.
Também acho absurda esta troca de capacete. Por sinal, aqueles que adoram chamar o Rubens de mercenário não devem ter notado que ele é um dos únicos pilotos da últimas década que manteve o capacete inalterado desde que começou a correr.
Mas capacete lindo mesmo era o do Mansell.
Esse negócio de ficar mudando capacete é um absurdo!!!!Pode ser ótimo para os patrocinadores mas deixa o piloto sem identidade!!!Triste mesmo.
Legal mesmo é o histórico do Jacques Villeneuve. Desenhou o capacete com giz de cera quando era criança e correu com ele a vida inteira.
JÁ QUE VC GOSTA DE OLHAR DETALHES, CINTOS E OUTRAS COISITAS MAIS… OLHE AS MENINAS.
EU LÁ QUE SABER DE CAPACETE COM CARRO PARADO… Ó PÁ.
minha opinião:
quanto mais simples, melhor…
tem cara quer enfirular e estraga tudo…
os pilotos querem mais é ganhar corridas (e dinheiro, claro) independente dos graficos do casco..
..lembrem que o Piquet teve que enfiar um amarelo horrivel nas gotas vermelhas naqueles tempos de Lotus / Camel….
Bons os tempos em que os capacetes faziam parte da personalidade dos pilotos, e os carros eram identificados pelos números, além das cores, sem essa avalanche de patrocínios, que mais parecem outdoors ambulantes. Gosto muito dos capacetes do Ignazio Giunti, José Carlos Pace e do Alex Wurz, o resto, sem comentários!
é lamentável essas trocas de capacetes…. Tenho saudades de quando os capacetes eram a marca registrada dos pilotos. Quando vejo um capacete amarelo me lemro de Senna, quando vejo um branco e vermelho me lembro de Piquet mas futuramente quando eu quiser me lembrar de Kimi Raikkonen vou ter que olhar uma garrafa de vodka e para lembrar de Alonso vou ter que ver alguém mostrando os dedos indicando o número de vitórias, triste isso.
As cores dos cascos não alteram o conteúdo. Nick Heidfeld vai continuar sendo Nick Heidfeld (ou seja, muito mais ou menos…).
De qualquer forma, o casco novo do Kimi ficou show de bola!
Uma das pinturas que gostei: a do Kimi, que me lembrou a pintura do capacete, se não me engano, do Berger, um dos pilotos mais bacanas do grid.
Quanto ao Alonso, não gostei da mudança… acho que perde um pouco da agressividade e da coisa latina, que marcam ele. Mas vamos ver.
O capacete mais bonito? Sempre gostei do capacete do Hill…
Também não gosto de mudanças nas cores dos capacetes, mas entendo perfeitamente terem retirado o azul no caso do Alonso.
Se eu fosse manager da McLaren faria o memso pedido, pois mesmo a gente sabendo que são as cores da Astúria, para o grande público, que é o que conta, o que passava é que eram as cores da renault.
Interessante: o único signo que me torna apto a distinguir um carro do outro, nas mesmas escuderias, é o capacete do piloto, mesmo assim, depois de umas 4 ou 5 corridas. Pelo que vejo, ano que vem, vou passar o campeonato todo só para tentar decorar, afinal, não faço a menor idéia de onde são apostos os números dos carros.
perfeito.
o segundo texto vai no” espirito da coisa”.
Mas isso já teve no Brasil tambem. O Gil de Ferran mudou a cor branca do seu capacete para amarelo quando pilotou para a Jim Hall Racing, se confundido com a cor do patrocinador na época, a Penzoil.
Outro caso notório foi o Rick Mears, que quando a Penske fechou seu histórico contrato com a Philip Morris em 1990, mudou seu casco nas 500 Milhas de Indianápolis para a forma de uma famosa caixa de cigarros.
Os dois capacetes sem dúvida ficaram mais feios do que os anteriores, ta certo que “pão e pães é questão de opiniães”
mas bem que uma galerinha como, Piquet, Mansel, Prost e o Fittipaldi que aliás usa o mesmo modelo feioso até hoje deviam dar uma lição de personalidade nesses carinhas.
Você tambem mudou a pintura do seu capacete radicalmente Flavio Gomes…. Não me julgue!!! você ainda tem 2 modelos totalmente diferentes!!!
Boa, Gomezzz! Antenado é isso (ops)! Corrigiu sem perder a crasse de semple… hehe…
Os capacetes estão iguais aos carros: sem personalidade. Ruim é que daqui a dois anos, ninguém vai sentir saudades – sou um dos poucos que tenho imensa coleção dos F1 de 70 a 80, e só um de 1993 pra cá (a McLaren Laranja do ano passado). Como tem gente que acha a McLaren e a Ferrari desse ano lindas…
Logo logo as coisas na Formula 1 vão ser Assim….
Quando um Piloto vai para um Scuderia terá que vestir o uniforme dela e o capacete fara parte desse uniforme…. acabou a personalidade dos pilotos….. mesm porque a personalidade que eles tinham de falar o que bem queriam… fazer o que davam na telha nao existe mais, por isso cada vez mais temos robozinhos pilotando os carros….
Já faz tempo que os capacetes em geral, mesmo aqueles dos moleques do Kart, perderam personalidade. Um estilo repleto de grafismos tranformou-os numa mesmice, assim como os túneis de vento fizeram dos carros de competição, especialmente os F1, praticamente uma coisa só. Perde um pouco da graça. Lembro do capacete de Pedro Rodriguez, prata com uma única faixa preta central. Exemplo do simples e elegante. Até o início dos anos 90 dava para identificar o piloto pelo capacete. Hoje acho impossível e acredito que muita gente também. Quanto aos carros, vai longe também o tempo em que esta época era de pura expectativa, com todos os carros diferentes entre sí. Hoje é necessário comparar com fotos lado a lado para achar alguma diferença, tanto em relação à versão anterior da mesma marca como em relação aos demais. Aliás, esta padronização tem acontecido também nos carros de rua, que vão ficando cada vez mais parecidos e despersonalizados, com excessões, é claro.
Esse novo do Alonso (o de ontem, no lançamento) é mesmo parecido com o do Kmi de 2002 e 2003 (depois ele mudou)
Sempre gostei dos capacetes mais simples, fácil de identificar. Vermelho era o Lauda, verde Pescarolo, amarelo Senna…
Olhando as fotos do passeio da McLaren em Valencia dá para imaginar que é o Kimi que está no carro. O novo capacete do Alonso é muito parecido com o antigo usado pelo Raikkonen.
É, o casco do Schumi era bonito, parte de cima azul com as estrelas, banco com o ocolorido da bandeira alemã, depois ficou todo vermelho
O do Alonso não é bem assim, já está diferente. Aliás, o vermelho e amarelo combinados com o preto neste modelo remetem a um certo alemão. Será que é para dar sorte?
O novo mesmo está muito parecido com o do Kimi no ano passado. Já o novo do Iceman ganhou o belo Cavalinho Rampante atrás.
o número é difícil de ver nos carros e agora os pilotos estão trocando até de capacete para dificultar ainda mais a vida do nosso Galvão Bueno…
simplesmente ridiculo os atuais capacetes dos pilotos da F1.
nenhum mais preserva a identidade….nem mesmo o schumacher terminou sua carreira com um capacete legal……
Tenha dó!
Acho que a unica tradição que resta na F1 é o vermelho Ferrari.
Daqui uns anos quando alguém ver uma foto dos dias de hoje ,ninguém vai saber quem estava pilotando.Os numeros já estão escondidos,ai o cara vai no capacete……e não vai entender nada.
No futuro os garotos de hoje vão ter que ser super-Matuzas com um QI hiper elevado para lembrar dos mil e um desenhos de capacetes de cada piloto.
Assim não dá!!!
No blog do capelli tem o novo capacete do Alonso, que é um pouco diferente desse.
Alguém viu o novo do Kimi?
Vi algumas fotos no Blig do Capelli.
Vi agora a notícia do “passeio” em Valência e nas fotos, o capacete novo de Alonso… bem diferente do que foi postado aqui…
Vi as fotos da apresentação da Mclaren no site da uol e parece que a pintura do capacete do Alonso é outro, tem um degradê em preto na parte frente!
Uma coisa que achei estranho nesse capacete do Alonso foram as cores preto, vermelho e amarelo.. isso tá mais pra alemão do que pra espanhol…..
Capacete bonito ERA o do Alonso mesmo. Tenho uma escala 1:18 do R25 e fica muito bonita a combinação das corres do carro com o capacete do menino. É bonito ficar alguns momentos admirando…
Esse atual tá complicado. Problema não é ser o capacete bonito ou feio. Isso é gosto e gosto, s.m.j, não se discute.
O problema é para nós! Na TV ainda vá lá, que os caras colocam o nome do piloto, focam de pertinho, etc. E no autódromo? Lá que o bicho pega… Os mais fáceis de se identificar ano passado eram Massa e Schumacher, amarelo e vermelhos, respectivamente. Kubica, Alonso, Fisico e outros também. Problema é o capacete do Rubens e do Button. São muito parecidos.
Ainda bem que o GP Brasil é o último do ano, o que nos dá tempo de ir “decorando” as cores.
Abs a todos.
O capacete é a face do pilto durante a corrida. É lamentável que eles mudem tanto assim.
Acho que o primeiro a mudar foi o Schumacher. Mas foi mais por causa da chegada de Barrichello na Ferrari. Seus cascos ficariam muito parecidos.
Tbém não gosto dessas mudanças nos capacetes, mas o que me deixa um pouco intrigado é falarem que o capacete do Alonso era azul e amarelo por causa da Renault…
Que eu saiba, o vermelho/amarelo/vermelho é identificando as cores da Espanha, e a parte em azul/amarela, as Astúrias, região em que nasceu Alonso…
Não teria nada de mais ele continuar assim, ou então o Senna não pedria ter corrido de capacete amarelo na McLaren…
Mas money is money e é o que vale hoje em dia né…
Abraços…
Ridiculooooo!!! Muda UM patrocinador e os caras ja invetam outra pintura. cade a personalidade destes pilotos??? A pior foi do Alonso que removeu até a bandeira de seu país em troca de um Bebado representando um whisky, lamentável….
Até isso estão matando na F1, a identidade dos pilotos.
Eu nunca poderia imaginar o Senna alterando a pintura do capacete por caprichos do patrocinador.
A F1 é um festival de besteiras.
ATENÇÃO, GOMEZZZ!
No http://www.blogdocapelli.blogspot.com/, vê-se que o desenho final adotado por Fernandinho é outro… Esse apresentado aqui no Blog é antigo. Mas beira o imperdoável publicar notícia velha, quando a nova já estava no ar desde ontem…
OUUUU…
O cara que aparece no blog do Capelli não é Dom Ferdinando…
Concordo com a maioria. Aderir detalhes para atender aos patrocinadores está OK, isso é até bem-vindo. Agora, assim como está, perde toda a graça. Não vamos poder VER O ALONSO no carro da McLaren…E da´q não combina?? Faz combinar. Ou o Senna teria q trocar de capacete com o Piquet qdo foi p McLaren e o Piquet p Lotus…
Blagh…..não gostei de nenhum, os dois vão sumir dentro do carro.
Juro por Deus, prefiro aqueles capacetes todos marcados pelos pedriscos, arranhados e com a pintura descascando dos anos 60/70 do que esse carnaval horrendo de hoje.
O horror, oh, o horror.
Alguém deveria correr com o Capa Mug na F1, Gomes, empresta, faz uma troca por uma corrida com o Massa, como fez o Barrica e o Kanaan rsrs
Sou favorável a pequenas alterações para atender aos patrocinadores, porém sem descaracterizar a marca pessoal do piloto.
Abraço.
Identidade zero mesmo!
O casco é a assinatura do piloto. Mas já faz um tempinho que os pilotos perderam esse entendimento, pois os capacetes são tão parecidos que não se sabe mais quem é quem. Que o diga o eterno Sid Mosca que criou os capacetes mais bonitos do mundo.
Alonso não deveria mudar, tinha que manter sua identidade. Gomes, sobre a galeria GP, pede para atualizar com as fotos dos lançamentos. Abraço!!!!