Sobre carros – I
GUARUJÁ (torcendo) – Notícia dos últimos dias do ano. A Obvio ! marcou para 2008 o início da produção de seus minicarros, projetados por Anísio Campos. Os detalhes estão aqui.
Antes de sair de férias, recebi um e-mail da Obvio ! relatando acordo assinado com a Lotus, sim, a Lotus mesmo, para desenvolver o bichinho.
Grife há. Tanto no projeto quanto, agora, na associação com a Lotus.
Há quem duvide. Eu só torço para dar certo. Pelo Anísio e pelos caras da Obvio !, que não conheço, mas conheço gente que conhece que me garante que são bem-intencionados e empreendedores.
Sorte a todos.
é óbvio que será mais um fracasso a la Gurgel
até que ponto pode-se considerar avanço? pagar uma grana dessa por um troço apertado, que nem tem lugar para bagagem ou levar 4 pessoas….. tecnologicamente, uau… mas até que ponto vale a pena pagar tanto por táo pouco?
sinceramente, prefiro muito mais valor agregado e recursos práticos do que modernismos que náo se traduzem em recursos para a rotina do transito .
É ÓBVIO ! que aí tem !
Carros ecologicamente corretos, híbridos ou elétricos, no estado da Califórnia com certeza vai vender alguma coisa…o preço de um Toyota Prius é de 21725 dólares…
Esqueçam os carros da Óbvio rodando por aqui, nem os Chamonix são populares por essas bandas a ponto de alguém identificar o modelo como sendo da própria…
Componentes e forncedores de qualidade e globais, eles têm. Aúnica coisa a discordar são as metas de venda…
E a nova versão do Mini não usa mais motores Tritec, usa uma nova unidade desenvolvida pela BMW.
Os Smart tornaram-se maiores e mai seguros com opção de motores diesel, uma ótima alternativa para centros urbanos, outro dia vi um estacionado perto da prefeitura de Porto Alegre…
A roda é bonitinha…parece a da ALFA ROMEO…talves por isso venda…
Bem vindo a 2007, FG !!
Só pra ter um ponto de vista diferente … Num horizonte de 3 a 5 anos (lá pra 2012), o nicho de produto a que o pessoal da Obvio se refere vai estar criado … e eles já estarão por lá … Acredito no sucesso deles, sim … É só ver a quantidade de gringos na California que tem um Mustang, um SUVs e um Toyota Prius elétrico na garagem …. Preservar a natureza de segunda a sexta e dirigir carros de verdade no final de semana … Mas que o carrinho parece um Mini-Dacon que fumou um baseado, isso parece …
Cara não sei se são bem intencionados ou não, mas para mim até agora tem tido muita pirotenia, tipo o acordo com a ZAP, com a Lotus e por ai vai mas até agora nenhum resultado palpável, fora as metas que ao meu ver são meio fora da realidade 50.000 mil carros por ano nem a puma fez tudo isso em anos de atividade, e olha que o carrinho fez sucesso.
fora o design do 012 que vi o modelo em escala 1/1 e achei horrível (lembrem-se é a minha opinião!)
Já falei num outro tópico que acho essa história da Obvio estranhísima. Associação com a Lotus? A Lotus dá consultoria a quem pagar; vide o caso do Emme como já foi dito aqui. Aliás, cade o tal grupo estrangeiro que ia investir não sei qtos milhões na parada? A única coisa boa e concreta da Óbvio, até agora, foi o site com a história do automobilismo brasileiro (que não deixa de ser um boa estratégia para angariar simpatia pra marca, mesmo que ela ainda não exista).
Não é por nada não, mas pelo que andei sabendo a fábrica da Tritec estaria sendo vendida para a China, leia-se, a fábrica INTEIRA, literalmente, desmontar e levar pra lá.
Alguém confirma essa história…
Falando nisso, ninguem vai comentar a compra da Troller pela Ford ???
Não acredito no sucesso, embora torça por ele. Organizei os seguintes tópicos para me expressar :
1 – Preço – totalmente fora da realidade americana e ainda mais da brasileira. Um carro equivalente chinês, importado, não custará 1/4 do preço proposto.
2 – Manutenção – quem garantirá as peças de reposição para os mercados ? Como será feita esta distribuição ?
3 – Produção – Fabricar 50.000 carros em uma fábrica que ainda não existe ? Imaginem somente a logística necessária para abastecer e manter uma fábrica dessas – e ainda não falei da manufatura dos veículos.
4 – Estilo – Acho um tanto ultrapassado, em comparação com os veículos equivalentes feitos no exterior. Não existe uma identidade própria, como o Mini e o Smart. O desenho deles sempre segue a mesma tendência, não gostei.
5 – Competição – Vocês acham, que as grandes permitirão que sejam vendidas as autopeças para a montagem do carrinho, e nesta escala ? Lembrem do caso da Presidente (Democrata), que tinha um projeto muito mais adequado à realidade brasileira.
6 – Segurança – Imaginem um crash test entre uma SUV e o carrinho ? Vai passar por cima… Sem airbags.
7 – Interior – Muito pobre, acabamento muito pobre, com linhas retas contrastando com as linhas curvas. Não dá para levar a sério um carro cujos pedais são duas havaianas ao contrário. Cambio na esquerda. Bancos retos e estreitos para três pessoas. Espaço de bagagem nulo. As mochilas específicas para o carro ficam tampando a visão do vidro traseiro.
Minha conclusão : Muito pouco e muito caro para um mercado cada vez mais exigente.
Eu proporia um carro da seguinte forma :
1 – Motor mais manso e econômico, a gasolina/álcool e diesel, com no máximo 50 CV.
2 – Redução de três para dois lugares, com bancos mais ergonômicos.
3 – Cambio manual de 5 marchas, com alavanca partindo do painel
4 – Airbags para motorista e passageiro.
5 – Pneus mais estreitos, para diminuir o atrito e o consumo.
6 – Aumento da área envidraçada lateral.
7 – Preço no máximo, Brasil, de R$ 20.000.
Aí, talvez ele faça sucesso como carro urbano.
Pelo que eu vi na internet, os dois carrinhos são horríveis de feios. Coisa de assustar nenê mesmo.
A Lotus é um consultora, ela presta serviços para qualquer um… É só pagar. O motor esses carros coreanos a maioria é projetado na Lotus… Acho que até o da Towner 0.8…
O motor do Omega, o 4.1 Powertech dizem que foi feito pela Lotus também. Mas há suspeitas que foi feito pela…. Powertech! A Powertech foi quem construiu aquele motor V8, unindo dois cabeçotes de Suzuki Hayabusa… E que não deu em nada. eheh!
E no mais eu concordo com nosso amigo aqui de baixo, o projeto todo cheira estranho… Até a Lotus se fodeo para colocar para vender o Elise lá, e se fodeo ainda mais porque não tem conseguido vender. Eles só poderiam vender o carro como kit-car, como a Chamonix faz. O que não seria absurdo visto que o carro foi projetado originalmente pra usar VW a ar, e não faltam fornecedores de VW “air-cooled” por lá.
Bom, nao quero ser outro urubu aqui, mas vivo nos EUA ha 5 anos, e como todo frequentador do site, amo carros e todos os assuntos relacionados aos mesmos. O Obvio pode ate ter solucoes interessantes, mas se custar mesmo 14000 dolares, nao vai vender nada. Com esse preco voce compra um Honda Fit (15000.00), Nissan Versa (14000.00), Hyundai Accent (12000.00), soh pra citar alguns.
Para esse carro ter sucesso de vendas, ou pelo menos vender algo, teria que ser venddo por no maximo 8000.00 dolares.
Ai alguem me diz que eh carro pequeno pra rico… %!@$&@# estamos na terra das SUV’s!!! Quem tem grana aqui compra Hummer, Escalade, etc… O americano nao tem cultura de carro pequeno, tanto que a Honda pensou uns dois anos antes de colocar o Fit a venda por aqui. Soh o colocou a venda porque o preco do galao de gasolina por aqui ja esta em torno de 3 dolares. Isso que estamos falando de uma montadora com uma imagem solida e produtos de tecnologia avancada, e querendo ou nao, o consumidor olha muito pra isso na hora de se comprar um automovel…
Pra ser sincero, nao creio que o Obvio passaria nas exigentes normas de seguranca americana. Pra comecar, ele deveria ter 3 airbags para os passageiros, coisa que eu nao vi nas fotos, alem do tamanho… Alguem ja imaginou uma porrada entre uma SUV e um Obvio?
Repito, eh uma boa ideia, mas acho que, pelo menos aqui nos EUA, nao vira…
Abraco e Valeu pelo espaco Flavio!
Bem. Mas qual será, exatamente a participação da Lotus?
Bem, saindo do ar até segunda feira. Amanhã, ver a largada do Dakar ao vivo. Tem um Citroen 2 CV com dois motores originais. Um na frente e o outro atrás. Maravilhosos malucos aventureiros.
Primeiro contato do ano com uma ótima perpectiva!!!!!Amei a noticia e torço muuuuuuuuuito pro Anísio, sempre. Bjusss
Fala Caco.
Boas vindas para aqueles que estão de férias, tudo muito bom, tudo muito bem, mas em mat’eria de Bacalhau vamos falar de preço??? Assim não dá pra ser feliz … Aí Tio Renato. Mandou bem aí de Portugal mêu, eu sempre disse que tu era a esperança da família cara, belos comentários……….como sempre, Flávio capricha naquelas lá do Freezer tu merece……….
Welcome back Mr Gomes,
We were missing you
Traduzindo: %!@$&@#FG, já era hora de acabar com essa folga. Ninguém aguentava mais entrar no blig e dar de cara com o post de despedida de 2006. rsrsrs Aproveite a chuva e tome mais umas por nós.
abç
Guilherme Corrêa
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel.
Bem assim felicidade eu pensei
Que fosse uma brincadeira de papel.
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem.
Com certeza já morreu ou então
Felicidade é brinquedo que não tem.
Bem vindos
Os senhores estão misturando um pouco as coisas.
O Mini não tem nada a ver com o Smart Fortwo nem com os micro carros urbanos e nem com o Nissan Micra.
O Mini é um 4 lugares caro, de nicho para um público sofisticado e espotivo principalmente as versões Cooper ou Cooper S .
O Smart Fortwo é um citatino 2 lugares para estacionar em qualquer cantinho até perpendicularmente, caro e também feito para um público razoavelmente sofisticado: economia, agilidade e praticidade nos grandes centro urbanos.
O Micra também é prático, pequeno mas é um familiar 4 portas para o dia dia da cidade.
O micro carros são mesmo micro. 2 portas 500 cc diesel 5.4 cv de potência, o suficiente para ir e vir na cidade com uma scooter de 4 rodas e capota, também sem carta de condução. Para o velhinho ou o jovem se locomover. Não anda, é barulhento e está longe de ser um carro.
Quanto ao Obvio 828 está mais para um Mini. Até o motor é o mesmo`. É um carro de nicho para pessoas sofisticadas e com poder aquisitivo
Abs
Tava na hora hein seu Flávio hehehe
Bom retorno
Tomara que seja óbvio que o óbvio dê certo.
Nossa…
Primeiro: Bem-vindo a 2007, caro Gomes!
Segundo: torço para que esse projecto dê certo. Desde que tenha pés para andar, é o que interessa… Agora, vender micro-carro por esse preço, vai ser dificil de pegar, mesmo na Europa, numa áera onde os Smart e os mini são vistos como um luxo de solteirões com dinheiro…
Enfim… boa sorte para eles!
O Óbvio! é o concorrente nacional do Mini Cooper. Usa a mesma mecânica, tem mais ou menos o mesmo tamanho e deve ter a mesma faixa de preço. Ou seja, é um brinquedinho de luxo para ricos europeus e americanos.
Mudando de assunto:
E a compra da Troller pela Ford, o que vcs acham?
É isso FG… que em 2007 dê tudo certo para todos nós… No mais, só tô achando os carrinhos caros… poderiam vir na casa de 30k de reais que iriam vender igual água… Toma uma cerva aí por mim… abraço!
E MUITO PREOCUPANTE POIS JA VI ESTA NOVELA NO DACON,GURGEL ,EMME ,RENHA ETC
ESTE NICHO DE MERCADO E MUITO ESPECIFICO.UM AMIGO AUSTRIACO ME FALOU ESTA SEMANA QUE A SMART ESTA FINALIZANDO O PROJETO DE MICRO E TRA UM PROJETO DO MICRO MAIOR UM POUCO
EU NAO ENTENDO OS NUMEROS MOSTRADOS NO PROJETO SE FOSSE NUMEROS MAIS HUMILDES PODERIA ATE SER ACEITO MAS 30000 CARROS ANO PRO JAPAO ONDE VOCE ACHA NISSAN MICRA EM TODA ESQUINA POR UM PRECO DE SUSHI
O QUE EU FICO BRAVO E QUE SE SUBSTIMAM O MERCADO BRASILEIRO EM FAVORECIMENTO A EXPORTACAO
NOS NAO TERIAMOS DIREITO A COMER O FILE E SIM SO O ACEM
A MECANICA QUE ELES ESTAO PENSANDO EM POR E DA TRITEC DE CURITIBA QUE E UM SUPRASUMO.ACHO QUE E PARECIDA AO DO NOVO MINICOOPER
SO NOS RESTA TORCER PRO
Bem vindo Flávio!
Tanto ao Guarujá, quanto ao blog, só espero que não esteja com o Lada, pois do jeito que anda o trânsito da cidade, é capaz de parar tudo por aqui, hehehe.
O carrinho lembra muito o Dacon 828, tambem projeto do Anísio e que deixou saudades pelo design arrojado para a época.
O site da Óbvio é passagem obrigatória para saudosistas amantes de carros como nós.
Abraço.
Se o preço for tupiniquinzado, aí rola com certeza… Eu mesmo me interessei e compraria um… Só não dá para comprar um “carrinho urbano” a preço de um “carro convencional”…
“custo previsto de US$28.000 para o 012”
HA HA HA. faz-me rir.
com 28.000U$ compra-se um Ford Mustang GT Premium. (nao o GT500)
Bom, it´s good to have you back!
Detesto ser pessimísta, mas não acredito muito, e a última vez que a Lotus se associou a uma empresa brasileira deu xabú. Vide Emme-lotus… que fiasco.
Porém, na europa vemos muitos micro-carros, uns até bem esquisitos, tenho certeza que vossa senhoria já deve ter visto vários.
Então a sorte está lançada, e que tenha sucesso.
Bom 2007 a todos!
LONG LIVE #96
tem tudo para dar certo.
1:50 da manhã e o Flávio trabalhando.
Xííí, será que ele brigou com a primeira dama ?
Não, creio que não, é saudade de nóis memo.
A recíproca é verdadeira.
Bom dia, chefe !