Sobre carros – II

GUARUJÁ (aos poucos, vai, mas sem fotos) – A Ford comprou a Troller. Até aí tudo bem. Bem nada, preferia que se mantivesse em mãos cearenses. Até hoje, em dez anos, 6 mil belos jipes produzidos. Sabe-se lá o que a turma do Ecosport vai fazer com eles.

Mas que seja, é a marcha das fusões, pequenos não sobrevivem, o que é uma pena. Duro, mesmo, foi ver o executive chief of something da Ford, um brasileiro como eu, de sobrenome Oliveira, ou Fonseca, não registrei, falar “Txrôller”, com sonoríssimo sotaque americano, ao anunciar a compra.

Tróler, meu filho, com O bem aberto.

Que coisa.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

E eu continuo dizendo…carros com apelo Off-road cheios de tubos em volta e com 10 cm a mais de suspenção deveriam ser proibidos de circular por ruas asfaltadas…e se a arapuca do Sr.Antunes foi dirigia a mim..digo que não sou de classe media nem tão pouco falo sobre o carro dos outros…falo sim…de uma raça de gente com um carne/boleto do tamanho de uma biblia que se acha na moda se impoe aos carros menores em congestionamentos e estacionamentos com essas m.er.das de carros com tubos e plasticos dos lados achando que são mais que os outros…

Francesco
Francesco
17 anos atrás

É uma pena que tantas pessoas dão seus depoimentos sem ter conhecimento algum……..O veículo em quetão, tão criticado aqui, nada mais é que uma realidade brasileira……Criado no Ceara, a princípio era para enfrentar as dunas da região e concorrer com os buggys de lá……..O “jipinho” ficou tão legal que começou a precisar de mais tecnologia. Foi onde passou de chassi tubular ( vcs sabiam????) para chassi de perfil e começou a receber novos motores, câmbio etc……Para o propósito que foi criado, que é o off-road, eu considero a melhor opção em desempenho, preço e manutenção…….Agora pergunto: Qual a alternativa para um veículo off-road????? A land?????.A Pajero?????? A L-200?????…..Bem mais cara e com uma manutenção digna de verdadeiros abonados……Falar do que não sabe, é melhor ficar quieto……Boca fechada não entra terra, barro, areia, lama…….Agora, coloquem um Ecosport 4×4 pra fazer uma trilhazinha bem leve e vê se o bichinho aguenta??????Vcs conhecem o sistema de tração da L-200 com aquela roda-livre automática que é uma %!$&#???………Vcs merecem mais é andar de Crossfox, Ecosport, Família Adventure da Fiat pelas ruas esburacadas das grandes cidades, veículos estes com apelo off-road que são uma %!$&#….Quero ver um carro que possa fazer um “Pinheirinho”, ” Trilha da Aranha”, “Buraco do Camel”, “Trilha do Verde”, “Trilha da Placa”, “Roberta Close”, “Parnapiacaba” e voltar só precisando de uma bela ducha , assim como seus pilotos………
Vocês não sabem o que é off-road, muito menos conhecem carro, jipes e afins…….Uma pena…….

Cesar
Cesar
17 anos atrás

Pode até ser incentivo fiscal, não duvido, mas conversando com o pessoal da LandRover, a alegria é evidente.
Eles me explicaram que o Troller não era exatamente uma ameaça real de concorrência, mas que realmente atrapalhava um pouco.
O Troller está em um meio termo exato entre um Ecosport e um Defender.
Quem ia mais pelo juíso que pelo visual, investia um pouco mais que o Eco e levava um Troller.
Quem tinha um pouco mais de juíso, economizava um pouco e levava um Troller em vez do Land…
Mas o golpe de misericórdia foi realmente o lançamento da pick-up PANTANAL.
Ela simplismente é mais barata que uma S10 e tem muito mais capacidade que uma F250.
Ou seja, a ford está apenas se defendendo pra não se enterrar de vez nessa fatia de mercado.

Abre o olho galerinha…

Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes
17 anos atrás

O que se lê em alguns comentários abaixo é a prova de qual é o grande passatempo dos babacas classe-média:Falar mal dos carros dos outros:a vítima da vez foi o Ecosport.

Clay
Clay
17 anos atrás

Desculpa, Flávio, mas com todo o respeito, e com experiência de quem (infelizmente) teve um , o Troller é uma droga ! Uma verdadeira “colcha de retalhos”, com peças e materiais de acabamento de diversas marcas, que não se davam bem juntas. O meu, aos 20.000km estava se desmanchando…e eu sou extremamente cuidadoso e nunca abuso dos meus carros. Quebrou cabo de acelerador, painel parou de funcionar, portas não travavam, tração não engatava, uma roda rachou. . .isso com 20.000km ! ! Minha Land Rover tem 190.000km e está infinitamente mais inteira. Com a “qualidade” e durabilidade que a Ford é capaz de colocar numa Ecosport, acho que a Troller está em ótimas mãos, ou seja, od sois se merecem, duas PORCARIAS com preços absurdos.

Helio
Helio
17 anos atrás

se é Tróler para que escrever com dois L´s?
o cara da Ford está certo; a grafia e´que está incorreta.

Sirlan
Sirlan
17 anos atrás

Um carro de R$ 75 mil, mal acabado, desconfortável, lento, barulhento, com o desenho que copia abertamente um carro americano,,,,Cuidado a Ford para nao se contaminar com o Troller.

Carro nacional….??? A Troller era brasileira….??? entao quero meu quinhao da venda….

Dinheiro nao tem patria….tem competencia…..Só o Flávio do PT mesmo para falar bem da Troller…e colocar a Ford como vilã…..rs

Quem?
Quem?
17 anos atrás

E mais: falam do cara da ford, mas esquecem que paulista fala \\”a, ê, i, ô, u\\”… É \\”é\\” e \\”ó\\”, bem aberto…

Quem?
Quem?
17 anos atrás

Tróler ou Trôler é tudo a mesma Trôlha.
Jipinho velho e caro. O cara fez muito bem em passar a empresa nos cobres. Enchou as burras (algibeiras) de dinheiro e se livrou da pressão que, com certeza, todos os grandes fabricantes estavam fazendo sobre ele, que ia remar e remar até quebrar.
É sempre a mesma história. Já ouvi falar, aqui na minha cidade, de uma empresa que fazia palha de aço. Estava se dando bem, até começar a incomodar a marca líder. Veio a proposta de compra. Não venderam. Resultado? Não aguentou a pressão: dumping y otras cositas más fizeram a empresa quebrar.

Thi@go
Thi@go
17 anos atrás

Haaa eu também percebi esta palhaçada de “Txroller”.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Ai tem coisa!

Comprar Aston Martin, Jaguar, tudo bem. Mas um galpão que junta fibra de vidro e um chassis soldados com um monte de coisas em cima e uma merreca de 600 carros por ano … vai entende!

Quem souber que explique.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Os Trólers são jipes caríssimos, mas valem o preço, são ótimos!!!

PENA, VENDIDA PARA A FORD, QUE DEUS OS PROTEGA E ILUMINE A CABEÇA DA RAPAZIADA PARA NÃO FAZER CAGADA!!!!

Não destruam o TRÓLER

1GT
1GT
17 anos atrás

Ecosport virar jipe? Ilusão ahh ilusão…
Preço da Troller não foi revelado, mas em algum lugar li que era algo em torno dos 200 milhões de dólares…
Um dos motivos talvez que levou a aquisição é justamente a robustez do troller e o fato que a ford que é dona da land rover não esqueçam, não conseguiu desovar os defender aqui que custavam uma fortuna…
Ganham também os incentivos fiscais, pressionando o governo da Bahia para uma prorrogação de prazos.
Falando em Fusion, o irmão gêmeo do ecosport também é fusion, só que é um modelo existente na europa que está vendendo muito pouco…
Enquanto isso em Gravataí…a GM está com todo gás no desenvolvimento de um concorrete pro Ecosport, e não é brincadeira, a ampliação que permitiu a construção do Celta sedan, abriu espaço para mais outro modelo, justamente um mini-suv.

Tarsis
Tarsis
17 anos atrás

Agora vai……ou o EcoSport aprende o q é 4 x 4 ou o Troller vira carro de viadinho e viadinhas de vez….

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

freio ruim
diferenciais ultrapassados
motor maxion 2.8 de interesse multinacional
cabine desconfortavel de acabamento pior que os gurgel
caixa de marcha que e uma titica
aqui em sete lagoas um promotor entrou na justica contra a troller e ganhou uma indenizacao que foi bastante pra ele comprar um land rover
ele ganhou a causa nao e porque ele e promotor visto que o cara e um off roader mas porque o troller deixou ele na mao umas 10 vezes com todos os defeitos mais ridiculos possiveis
prefiro um suzuki ou uma l200 que e muito melhor que este jeep transgenico

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pois é, Roberto, isso que assusta. Se ela desistiu quando fabricava o jipe dela, pra que agora comprar o dos outros?
Será que vai manter fibra de vidro ou vai fazer algua estampa de aço para baratear a carroceria?

Roberto-Cerrolargo
Roberto-Cerrolargo
17 anos atrás

Quem faz trilha pesada, ou mora no interior, sabe que jipe de verdade é Willys(que já foi fabricado pela Ford), toyota(Banderante…) ou Troller. O resto é para aqueles “passeios de almofadinha com ar ligado…e que nem sabem pra que serve um 4×4-ecoesport neles” . Os Willys que falo ,adaptados pelos novos proprietários, e como no meu caso comprado em leilão do exército, circulam com nova motorização, suspensão, freios, direção, etc…(aliás, pequenas adaptações que a Ford devia ter feito quanto fabricava o jipe e teve a incompetencia de descontinuar). Podia estar dominando o mercado com um Jipe proprio, e com pequenas modificações…. Mas quem sabe se recupera com a iniciativa dos outros….

Cacthos
Cacthos
17 anos atrás

A Troller fez bonito nas suas participações no Rali Dacar. Em um dos anos, todos os 04 carros terminaram a prova (apenas 01 teve que terminar as últimas etapas via trecho de deslocamento). Na época, baixíssima cobertura do Grandeprêmio, que acompanhava apenas os pilotos da equipe Petrobrás. Mais info sobre resultados de competição do Troller em http://www.troller.com.br/2007/faq.asp
Fui!

Cacthos
Cacthos
17 anos atrás

Quem disse que a Ford vai fechar a fábrica? Quem disse que os atuais controladores não serão mais acionistas (menos minoritários)? Quem disse que o Troller tira mercado do Ecosport?
Fui!

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Sou analfabeto econômico-financeiro. Alguém aí saberia me explicar o que faz um sujeito que se matou pra construir uma fábrica de automóveis, se ralou pra vender o tal jipe, se %!$&#pra construir o nome da marca, chegar tão perto do sucesso e vender a tal fábrica pra caras que vão fechá-la e enterrar todo o esforço?

Sei que alguns vão dizer que é só por grana, mas…
E o orgulho de ter feito algo na vida?
E o amor próprio? onde fica?
Esses caras não tem vergonha de vender todo esse suor por qq preço no mundo? Ainda mais sabendo que a ford vai fechar a fábrica em 2 anos no máximo?

Sei lá, devo ser muito burro pra não entender isso.

Enrico SIqueira
Enrico SIqueira
17 anos atrás

Muito caro.
Pago déi mil reaus numa bagaça dessa, no máximo.
Quem pagar mais é louco.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Se a Ford desse um tapa no interior, com bancos e painel mais anatômicos e harmoniosos, aproveitantdo um pouco melhor o espaço, e depois oferecesse uma versão flex do duratec para baratear, aposto que o Troller tambem seria muito vendido para a cidade.
Lógico que para isso precisaria de uma suspensão mais dócil para cidade.

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
17 anos atrás

Realmente é uma pena a “”Txrôller””, como diz o manezão da Ford, ter sido vendida pra ford. Será q a Ford vai mudar o jipe ou ele se tornará um Gurgel da vida? Quem sabe eles tiram alguma idéia de robustez da Troller e colocam no jipinho de brinquedo Ecosport?(Desculpe quem têm uma mas pra mim é um carrinho mal feito).Só lamento…
Abraço

André Buriti
17 anos atrás

É uma pena, eu sempre simpatizei com os Troller, até imaginava um dia comprar um, mesmo usado.
A imagem de robustez deles foi confirmada quando levaram dois pra correr no Dakar, acho que pouca gente lembra, eles fizeram bonito, e de lá trouxeram muitas melhorias para os carros de linha.
Agora teremos que nos conformar com aquele jipe de nome estranho, o Stark, montado com motor AP, tomara que lancem um com motor diesel, mas de acordo com a proposta de utilização.
Do jeito que vai, daqui a pouco a Ford compra até as fabriquetas de Buggy do nordeste pra emcampar mais incentivos fiscais.

Eduardo Fushiki
Eduardo Fushiki
17 anos atrás

Os Trollers podiam ter boa parte das peças terceirizadas, mas isso é oq toda montadora faz. Poucos consumidores vão s dar conta q seu carro tem botão de farol de um e botão do ar condicionado de outro.
Os Trollers eram puros jipes, oq o mercado não valoriza muito. Na verdade o brasileiro gosta mais de um carro q só parece um jipe, mas mecânica de um sedan. Q na verdade deveria ser o contrário, td bem a cabine podia ser tão confortável como um carro de passeio e possuir todas os recursos para melhor paroveitamento de espaço, mas fora as grandes cidades poucas estradas estão em condições de comportar esses veículos de projeto europeu.
É um carro brasileiro para o solo brasileiro. Deviam até lançar uma versão especial para São Paulo com um snorkel para enfrentar as enchentes da terra da garoa.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

A Ford vai esperar a poeira assentar e depois descontinuar a fabricação do jipe, é triste mas é a realidade.

Na verdade a Ford comprou oos “incentivos Fiscais” que a Troller ganhou do governo cearense. O governo baiano não quer conceder novos incentivos para a planta de Camaçari, que está com toda capacidade instalada em uso.

Abraços

http://blogdojeep.blogspot.com

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

A compra da Troller pela Ford significa que a marca cearense fez seu nome e se tornou sinônimo de qualidade, afinal fabriquetas existem dezenas no Brasil e no mundo e raras atraem os olhos(e o dinheiro) das grandes fabricantes.
Por outro lado, é uma iniciativa interessante esta de investir no Brasil, já que a Ford anda importando o Fusion do México no lugar de investir em suas fábricas no país. Aliás, sugiro boicote ao Fusion, ao Bora e outros carros made in Mexico, importados sem impostos em uma espécie de ALCA informal, no lugar de produzi-las no Brasil, dando oportunidades e emprego aos brasileiros.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
17 anos atrás

uahauhauhaa boa boa!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Que será da Troller, com seu painel da Volks e luzinha da FIAT?
Como os caras que produziram essa empresa, e que certamente vivem bem, vendem para uma multinacional?

Dudu Santista
Dudu Santista
17 anos atrás

Achei que só eu tinha me ligado nessa do cara ser brasileiro e falar “Txrôller”