Zero a zero

GUARUJÁ (ao vento) – Assim disse Jean Todt: Massa e Raikkonen começam o ano nas mesmíssimas condições. Depois, o tempo dirá quais são os “interesses maiores” da equipe.

Antes que alguém entenda como alguma ironia da parte deste que vos fala, não há ironia alguma. É assim em qualquer equipe. Senão, não seriam necessários dois pilotos. Carros iguais, começa tudo do zero, e o mais rápido ganha (e leva) a preferência do time.

Que não venha ninguém com papo furado de que Kimi é favorecido, caso comece a andar na frente de Massa. Só aceito tal afirmação se vier de alguém que pelos idos dos 90 tenha dito que Senna era favorecido na McLaren em detrimento de Berger, ou que Barrichello sempre teve os favores da Jordan contra todos seus companheiros de equipe.

O que é bobagem em ambos os casos. Eles apenas foram melhores que seus parceiros. Punto, basta.

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jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Acho que começa 0X0.
A Turma da Ferrari pode até torcer para o Kimi começar melhor,mas se o Massa sentar a bota e iniciar na frente claro que vai ganhar a preferencia.
Na F1 é assim ,sem choro!

Sam
Sam
17 anos atrás

A sardinha será puxada pro lado do Raikkonen.

As condições até poderão ser as mesmas…………..mas se a diferença for muita pequena entre os pilotos, a patota que comanda a Ferrari vai favorecer o filândes.

É muito dinheiro e puxação de saco.

De qualquer forma, Alonso é o melhor na F1.

Kimi é um chucro………vcs. vão ver!

Velho Barreiro pra ele!!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Acho que esta questão já está respondida: dêem uma olhada no salário deles. O pessoal das finanças não tem nada de bobo.
[ ]´s

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Que será uma temporada forte não há dúvidas, porém quanto ao campeonato tudo parece cada vez mais claro se encaminhar pro lado do Finlandes, só sendo muito ingênuo pra não perceber isto, nunca vi tanta babação de ovo pra um piloto acostumado a andar na frente, vencer; e inclusive disputar titulos, Agora, ajudinha do Shumacher ai é brincadeira, já passaram do limite, daqui a pouco vão estar todo mundo no Time de quatro pro nórdico, e; talves ele não dê conta e vão pedir ajuda pro Ricardão. Até parece que o cara esta vindo da F3. Mas, esperem, o Senna, o Emerson, Piquet, vieram direto e se não me engano estes caras não precisaram desta frescura toda não! e foram grandes campeões . É simples minha gente, estão minando o caminho do MASSA antes da primeira largada do ano, – Massa, abra o olho e fique atento, o cilma da Ferrari começa sombrio e duvidoso, tem cheiro de traíra assada no ar, me cansei deste filme, vide Piquet x Mansell, (Williams) em 86 e 87, só pra citar um exemplo, só que Mansell sifú, mas era o Piquet né .. Fui.

José
José
17 anos atrás

É claro que torcerei pelo Massa, mas tenho quase certeza que ele vai tomar um tremendo ralo do Kimi.
O pessoal vive atribuindo ao Kimi problemas que, na verdade, eram do carro. A mclarem quebrava muito e diziam que ele era azarado, inconstante etc. Agora vamos ver quem é mesmo o Kimi. Na minha opinião o melhor piloto dos últimos anos.

PAULOAIDAR
PAULOAIDAR
17 anos atrás

Não acho que o Kimi vá andar atrás do Massa, no máximo na primeira ou segunda provas, depois iguala e então anda na frente.

Não acho que a Ferrari tenha interesse ou acredite no Massa como primeiro piloto.

A inconstancia do Kimi se dá muito mais pela qualidade ou falta de, no carro que guiava do que na sua capacidade.

Vejo o Alonso como o melhor da turma, mas vejo Kimi não muito distante, acho que na Ferrari terá condições de se igualar.

Numa disputa entre Alonso x Massa ou Alonso x Kimi, acho que o finlandês teria mais chance de exito.

Silvio Zamprogna
Silvio Zamprogna
17 anos atrás

Desculpem por eu estar colocando aqui mensagemo que não é pertinente ao assunto.
Mas… QUERO DE VOLTA MEU DIREITO DE ACESSO AO You Tube.
Mais uma vez me desculpem, e mil desculpas ao Flávio por eu usar este espaço para isso.

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Me espanta até o Flavio Gomes que é profissional da área acreditar que não fosse assim. o Michael só deixou o Kimi Raikonnen ir para a Ferrari depois que ele saísse. Ele nunca iria aceitar um piloto em igualdade de condições . E isso foi fato comprovado durantoe os 6 anos de relação entre ele e o Barichello.

E lembrando o Irvine, ele só teve o apoio da Ferrari quando Michael fraturou a perna em 99

Willian L. Machado
Willian L. Machado
17 anos atrás

Flávio, sinto muito, mas você está viajando. Por que a Ferrari então traria Kimi a peso de ouro se confia em Massa?

Dizer que Senna não era favorecido em detrimento a Berger não é verdade. O caso só não tomou maiores proporções porque o austríaco foi conivente com a situação ao aceitar, desde o início, sua posição dentro da equipe.

Outro detalhe: por qual razão a Ferrari não se esforçou o suficiente para fazer Irvine campeão em 99? Lembra-se do GP da Europa, em Nurburgring, no qual a equipe preparou seu pit stop com apenas três pneus? Não estou dizendo que a equipe renegou trabalho, mas ficou claro que a equipe fez pouco caso da situação, Que rumo tomaria a F-1 caso o irlandês encerrasse o jejum de títulos da equipe? Até hoje, ninguém comenta isso.

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

por favor não sejam ingenuos o Michael sempre foi primeiro piloto até porque era uma exigência dele para ir para a Ferrari. Nem que o Barrichelo ganhasse as tres primeiras corridas ele teria preferencia na equipe. O Michael não deixaria nenhum piloto ir para a ferrari para disputar com ele preferencia e o Barrichelo quando foi para lá sabia disso . Isso é público e notório

Salvador Costa
Salvador Costa
17 anos atrás

Sobre Alan Jones e Carlos Reutemann. Embora o primeiro tenha dito que não ajudaria o segundo, que fez isso na prática foi o argentino, que venceu o GP Brasil no Rio, contra as ordens da equipe Williams. Se ferrou, nunca mais andou bem na equipe. Mas o Gomes tá certo, a Ferrari nunca escondeu que o piloto que estivesse na frente no campeonato após X etapas teria a preferência da equipe. Se sempre foi o Michael, melhor para ele que teve competência para isso. E sempre foi assim, na F1, desde que o mundo é redondo…

Renato de Portugal.
Renato de Portugal.
17 anos atrás

Alô. No ar.
Como o Veloz HP, que admiro muito, não falo de F1.
Só um toque. É claro que a Ferrari quer o finlandes como primeiro piloto.
Por outro lado, se este fiz cacaca, o Massa será beneficiado. Só assim.E mais nada.

Jef
Jef
17 anos atrás

O detalhe do salário é mero detalhe. Quando o Kimi começar a levar pau, ficará como ficou Fisico em relação ao Alonso.

W16
W16
17 anos atrás

Como justificar à cúpula da empresa que seu funcionário
mais bem pago não é o que está trazendo melhores resultados ?
Simples assim…

Dú
17 anos atrás

Maior absurdo o bloqueio do youtube. Afinal, o sexo foi público e agora a imagem é privada? Mas se clonam nossos celulares, prendem inocentes, vamos continuar a entrar no yotube pelo link http://anonymizer.su/, o site mais visitado na China!, pois ele fura o bloqueio.!!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Ah discordo em parte Gomes. Primeiro: Senna e Barrichello eram melhores que seus companheiros, e também eram favorecidos em suas equipes. Especialmente a Jordan e a Stewart que não tinham dinheiro para fazer dois carros competitivos, com certeza em alguns momentos (ou em todos os momentos) deram um melhor equipamento ao Rubens.
O que podemos discutir é o que é “favorecimento” dentro da equipe (melhor estratégia, melhor equipamento, melhor jogo de pneus, mais testes, prioridade de uso das novidades, etc…), mas que isso sempre existiu na F1, existiu… e muitas vezes o cara consegue esse favorecimento por merecimento, mostra na pista que é melhor que o companheiro, mas as vezes é por questões comerciais/políticas….tu conhece aquele mundo melhor do que nós…
E quanto ao Raikkonen e Ferrari. Primeiro, não sou um fã nem torcedor do Massa, admiro-o como piloto mas não paro na frente da TV para torcer por ele.
Muito bem, feito o esclarecimento, eu tô achando que a Ferrari já escolheu o piloto n°1 do ano que vem, e esse piloto não é sul-americano. Não vamos cair naquela ingenuidade do ano 2000, de piloto 1B, de igualdade de tratamento aos pilotos da Ferrari, de que o que conta é o cronômetro e tal…(vide Austria 01,02, Montreal 00, e outras que não soubemos). Especialmente no que se trata a Ferrari, que em t-o-d-a a sua história privilegiou um de seus pilotos, que não necessariamente adquiriu esses status pelo cronômetro.
O que temos visto pela imprensa é que a Ferrari já considera o Raikkonen o substituto do Schumacher, isso é notório… Ou é o Luca di Montezemolo dizendo que o Kimi “veio” para ser campeão, ou é o Todt dizendo que o Schumacher pode ser um consultor do…Raikkonen. Realmente o cronômetro é que vai decidir, mas o Raikkonen já começa na frente na preferência da equipe italiana, e ele só perde esse status se for muito, mas muito mal nos seus primeiros atos na equipe vermelha…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Palhaçada o YT estar fora do ar por uma decisão arbitrária em favor da put, opa, cicarelli e do malzoni, que fizeram sexo na praia sem nenhum pudor (é ato obsceno isso, ta previsto em lei)

(aliás esse malzoni por acso é parente do famoso malzoni de tantas e tantas corridas ?)

ridiculo, simplesmente ridiculo

Marcos Rosa
Marcos Rosa
17 anos atrás

Ja que estão falando do Rubinho, alguém pode traduzir que tipo de pegadinha fizeram com ele aqui…

http://www.youtube.com/watch?v=-s31fX_Ewx4

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ser 0,1 segundo mais lento por volta que o Schumacher não é ser bundão. Como tem otário, e principalmente otários mal informados no mundo.
Se Massa for mais rápido que o Kimi, obviamente que a Ferrari não vai perder a oportunidade, e ela pode tranquilamente se esforçar em dar carros iguais num primeiro momento.

Nada muda, claro, o fato da Ferrari boicotar seus segundos pilotos em momentos que sobram equipamentos.
Os anos de 2001 e 2002, quando a Ferrari sobrava segundos dos demais, foi uma vergonha o comportamento dela. Nada muda isso.

Allan
Allan
17 anos atrás

Abrem-se as cortinas…
Alguem pode me dizer QUANDO FOI QUE UM PILOTO QUE GANHA MENOS ANDOU NA FRENTE DO QUE GANHA MAIS?
Podem fechá-las…
Quando a Honda anunciou o Barrichello, fiquei feliz, mas o contrato que o Button fechou não deixou dúvidas de quem seria o primeirão…

Junior
Junior
17 anos atrás

Melhor esperar pra ver, não ?!

revelador
revelador
17 anos atrás

Mas será que alguém ainda tem dúvidas de quem será o número 1???? Vamos ser honestos com nós mesmos, o Massa vai ser, desculpa o trocadilho sem graça, MASSACRADO pelo Kimi, sem dó nem piedade logo de cara pra mostrar quem manda na equipe. E não se iludam, piois se não fosse aquele pneuzinho furado do Schumi no Brasil a hostyória da corrida teria sido outra……

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Discordo

o salário do Massa é menos da metade do Kimi. Isso já não diz algo ?

O Barrichello era segundo piloto e isso estáva no contrato dele até porque o Michael não aceitaria um piloto em igualdade de condições. senão o Kimi já teria ido para a Ferrari antes.

É claro que o Gehard berger era segundo piloto da Mc Laren. Igualdade de condições só houve entre Senna x Prost e Piquet x Mansell, e por isso esta foi a época de ouro na Formula 1. Rivalidades e disputas que nunca mais vimos .

Veja se um destes quatro pilotos aceitaria uma ordem dos boxes para deixar o outro passar… Prost ganhou o campeonato de 86 porque havia disputa entre Piquet e Mansell.

E para lembrar o primeiro título do Piquet. Alan Jones disse que não ajudaria o Carlos Reuteman pois achava esta atitude anti esportiva.

Obrigado Alan Jones, infelizmente não pensam mais assim na F1

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Já disse isso e repito:
É simples assim, o Massa tem que acelerar com cabeça, ser regular e chegar bem, sempre.
Com isso vai herdar os pontos que o Kimi vai deixar de ganhar pela sua costumeira irregularidade.
E a Ferrari, se quiser conquistar alguma coisa, vai ter que trabalhar para o brasileiro, seja ele primeiro, segundo, terceiro ou quarto piloto…
Forza Ferrari!

Carrera
Carrera
17 anos atrás

O Massa não é bund.ão como o Rubinho… com certeza ele ganha a confiança se andar melhor que o Ice.

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
17 anos atrás

Começa 0 x 0.

Quem pode mais, chora menos. Se o Kimi continuar pé frio, quebrando, envonvendo-se em batidas e coisas afins, com o Massa pontuando regularmente e conseguindo bater os concorrentes diretos, e se, na parte final do campeonato, precisar da ajuda do Kimi, tenho convicção de que o Todt vai fazer o mesmo que fez com o Barrichelo: em prol dos interesses da Ferrari, deixa o Massa passar. E, como diria o personagem do Chico Anysio, calada!!!

É assim na Fórmula 1. E se o Massa quiser liberdade, vai ter que sentar a bota no pedal direito, e errar menos do que errava até a meia temporada do ano passado.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Marcog, concordo!
Mas as diferenças seriam menores.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Thiago, ainda assim, Barrichello ia levar fumo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Gomes

Se os engenheiros não cuidam do acerto dos dois carros com o mesmo interesse, os carros não são iguais.
Pegue um kart e acerte para a pista (deixe o acerto perfeito!), depois pegue o mesmo kart e mude completamente o acerto (deixe o acerto “ao contrário” – em vez de deixar a bitola aberta, deixe-a fechada, etc) e ande. Você verá que os karts não são os mesmos (haverá uma diferença brutal no comportamento do carro e conseqüentemente nos tempos).
Imagine num F1, onde há muito mais variáveis.
Não sei qual o percentual de participação de um piloto e de um engenheiro no acerto de um carro, mas eu imagino que o engenheiro seja fundamental.
Logo, se um piloto tem mais atenção em uma equipe, ele já tem um melhor equipamento (mesmo que as peças dos carros sejam idênticas). Como o Burti disse, todas as atenções estavam voltadas para o alemão (Schumi). Aliás, gostaria de ver estatísticas com o número de quebras do Rubinho e do Schumi.
Em relação ao Massa e ao Raikonnen, acredito que haverá igualdades de condições. O doende não iria prejudicar o filho, que é o empresário do brasileiro.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Faltou citar o exemplo do Schumacher em detrimento do Barricha. O que não mudaria nada se a postura da equipe fosse favorável ao Barricha. A taleno do Schumy tiraria a diferença. Logo, ve-se que o alemão nunca precisou desses favores da equipe.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

hihihi deu breque, como dizia mesmo Kimmi sendo tratado como primeiro em Maranello vai levar um PAU do Massa pelo menos até o meio da temporada……..é o que esse seu humilde confrade pensa, desculpe discordar de você FG, é a primeira vez………que isso acontece…

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

Mesmo que a gente saiba que Kimmi vem para primeiro piloto, pelo me

Askjao
Askjao
17 anos atrás

FG, vejo que vc acredita em papai noel e coelhinho da páscoa… se for para os dois pilotos terem as mesmas condições, por que então eles pagaram uma fortuna por kimi??? Isso não acontece por acaso, e não justificaria uma fortuna de dinheiro para kimi se um brasileirinho lutando contra o mundo e ganhando uma ninharia pode ser campeão mundial!!! Afinal de contas, ninguem na ferrari é louco de rasgar dinheiro… Vai dar kimi lá e ponto final…

Chico - BH
Chico - BH
17 anos atrás

concordo, em genero numero e grau

Rodrigo Borges
Rodrigo Borges
17 anos atrás

Acho que se o Massa terminar o ano bem na frente do Kimi (coisa pra mais de 15 pontos), garante seu lugar na F-1 pelos próximos muito anos.

mané
mané
17 anos atrás

Kimi será favorecido e mesmo que não for leverá vantagem!

J
J
17 anos atrás

parece que o dono do blig tá querendo que isso aconteça, não parece ?