A História em fotos

SÃO PAULO (listas são listas) – Rodolfo Vieira Filho indica: neste site, uma relação de 13 fotos “que mudaram o mundo”.

Uma visão meio americana, sem dúvida. Mas interessante. Faltam muitas clássicas, mas a seleção tem seu valor, incluindo esta do Che.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

A foto do Che morto é linda, vou salvar como papel de parede, ainda mais sabendo que ele foi traido pelo inFidel Castro, na terra dos antepassados do Evo Morales.

Enio
Enio
17 anos atrás

Se um argentino viesse fazer guerrilha aqui no Brasil o que everiamos fazer? O mesmo que a o exercito boliviano fez, ir lá e eliminar o sujeito.

Aqui no Brasil um grupo de estrangeiros fez o sequestro do empresário Abilio Diniz e o que acontece ? São tratados como pobres coitados e ate o noso atual presidente foi fazer uma visita de solidariedade no presidio…

Depois não sabem porque neste pais não se respeita mais as leis.

Engate
Engate
17 anos atrás

No final da página tem o link para fotos antigas (mesmo), como a primeira fotografia do mundo(!), o primeiro retrato, fotos do início do século 19.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Comungo do comentário do Celso. Belo filme. Primeiro pela ‘La Poderosa’, claro. Segundo pela fotografia. Cara, como ainda se pode encontrar coisa bonita nessa América Latina. As estradinhas, riachos, paisagens. Uma beleza. E terceiro pela trilha sonora. Que violão lindo. Comprei. Ah, e também prá gente conhecer melhor a história do Guevara que, confesso, não sabia piçirica alguma.
Abs.

Celso
Celso
17 anos atrás

Falando em Ernesto Guevara. Quem não viu não perca Diários de Motocicleta. Um filme primoroso, a altura do personagem retratado. Sem contar a moto maravilhosa também personagem do filme, tamanho o carisma da “Poderosa”. Tem uma versão nova do dvd com cenas que não foram usadas no filme e principalmente uma pequena entrevista com o companheiro do Che na viagem, o parceiro Alberto, que ainda vive em Cuba.

Oswaldo Arcas Filho
Oswaldo Arcas Filho
17 anos atrás

Caro Flavio !!
Meu nome é Oswaldo Arcas Filho e sou Delegado de Polícia em São Paulo. Tenho um Eclipse ano 92, em perfeito estado de conservação, e gostaria de ver sua foto publicada em seu blog, é possível ? aguardo sua resposta, um forte abraço !!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Esta foto correu mundo como uma grande realização da polícia boliviana: Che, já completamente depauperado pela guerrilha, febres e diarréias constantes, morto na Quebrada del Yuro, provincia de Cochabamba.
A foto foi ainda maquiada para esconder as marcas da tortura nos pulsos, pescoço e pés, obra e graça da polícia boliviana.
Nunca foi muito fã desses mártires – tanto à esquerda como à direita – muito menos daqueles que capitalizaram sobre o sofrimento e ideal alheios (muita gente da esquerda brasileira dos anos 60 e 70 assim o fêz), mas negar que o Che foi um ícone desta geração é ignorar a história.
E a história, assim como o tempo, são senhores da razão…

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

E a respeito da foto “Migrant mother”, quem quiser entender a foto deve ler “As vinhas da Ira” de John Steinbeck. É um retrato doloroso do significado da expressão capitalismo selvagem. Tem também um filme do grande John Ford com o mesmo nome, que apesar de inferior ao livro, também é Duca (engraçado que esse filme foi proibido de passar na antiga URSS na época, para que os russos não vissem que mesmo estando em uma situação análoga à de muitas famílias russas expoliadas pelos comunistas, ainda assim cada família americana expoliada tinha o seu caminhãozinho)!

É claro que não aprendemos nada, e o mesmo processo se repetiu e se repete no Brasil de hoje: grandes proprietários se apropriando de grandes extensões de terra, expulsando os antigos habitantes para incharem as favelas das grandes cidades. E necas dos companheiros taxarem esses latifundiários para gerar caixa para tentar minorar o sofrimento dessas famílias.
Triste!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Por ser uma seleção muito pesssoal, a controvérsia é inevitável.
Concordo com 5 delas. As outras são regionalizadas, não poderiam mudar a cara do mundo. Mas, é interessante.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Achei interessante a foto da Sra. Florence Owens Thompson, que representa a Grande Depressão americana. Diga-se, aliás, que diferentemente deste Brasilzão, os EUA tiveram peito, política e povo – ah!, o povo… – para se reerguer. Deve por isso que a gente mete tanto o pau. Inveja pura e simples.
Abs a todos.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Realmente uma visão meio americana um tanto justificada por quase sempre estarem por trás ou diante dos fatos relevantes no mundo ( o que pode ser interpretado tb como sendo os “xeretas mundiais”).

Estou como Henri, a foto do Dali é impressionante mesmo..

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Toivonen tem razão: a foto do Dalí é duca…

E esta do Che morto mereceria o subtítulo de “O Elogio da Traição”, uma vez que o Che foi traído – porque El Comandante não se preocupou em lhe dar nenhum tipo de apoio- e abandonado à própria sorte pelo Companheiro e Amigo da Onça Fidel Castro.
Típico!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Seleção bastante boa….gostei especialmente da foto surrealista do Dali, quase igual aos seus quadros.