Álbum (sobre rodas) de família

SÃO PAULO (blog internacional é isso aí) – Veio em alemão, mas traduzo, com o devido sotaque:

Quando estive na Rio de Janeirro em dezembro de 1977 para testar meu Brabham-Alfa Romeo, usei esta carro do foto, uma Alfa 2300 TI marrom-metálica. Eu gostarrr muito dos frrreios a disco, da performance, do caixa de marchas esportiva, da conforrrto, da ar-condicionado e da estilo eurropeu dos linhas, modernos e bonitos. Uma abrraço, Niki Lauda.

Danke, Niki, nos vemos em algum autódromo por aí, mande suas fotos sempre que quiser.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Christian S
17 anos atrás

Ao Henri Toivonen, vc tem razão.. Não sei qual é o carro (da época) que parecia ser mais leve mais era mais pesado que o Alfa. Porém me lembro de ver estes dados em uma 4Rodas (da época) por isto gravei este negócio de peso. Pode ter sido também um falha na digitação/revisão da 4Rodas.
Desculpe pela informação falha.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

este alfa pertencia ao miguel do autodromo e foi emprestado ao niki para seu deslocamento neste teste do rio foi uma das mais importantes licoes de automobilismo que tive foram nos testes da brabham e da ferrari com mini saia onde scheckter saiu reto na curva sul por causa do travamento da saia de celeron na lateral
grande tempo

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Cristhian S….alfa mais leve que o Monza só a spider.

MarcosA (RJ)
MarcosA (RJ)
17 anos atrás

Eu tenho uma foto desta. Aqui no Rio havia uma revenda da Alfa Romeo, minha irmã trabalhava lá e me arrumou uma, era brinde para os clientes. Foto mesmo, preto e branco, com “autógrafo” do Niki Lauda.
Mas pelo jeito, a FG veio com dedicatória atrás!… Hahahaha!

'VELOZ-HP
'VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Christian, alfeiro apaixonado.
Como eu disse, o carro é muito bom em todos os sentidos que você mencionou, realmente estabilidade e freios eram o seu forte.
Mas o motor não tem jeito, é pouco para o carro.
Eu tive 2 TI, o melhor deles foi inclusive “afinado” pelo Oswaldinho, o mago das Alfas, que tirou o que podia dos Weber e enquadramento dos comandos.
O problema é que na minha garagem esperavam-me um Opala “nervoso” e um Maverick “colérico”, então, a “classuda” TI ficava só para passear com as namoradas e viagens.
Mas era um ótimo automóvel com aquele misto de luxo e esportivo que me agrada muito, principalmente a TI preta e vidros verdes, a melhor que tive, que ficou linda quando equipei-a com as rodas “tipo Ferrari” da Italmagnésio.
Um baita carro, mas faltou mais motor.
Aliás essa opinião também a tem Emerson Fittipaldi, Jody Sheckter e talvez Ayrton Senna, quando fizeram aqueles testes da revista 4 Rodas com todos os carros nacionais.
Mas, acima de tudo isso sempre haverá a nossa opinião pessoal e nesse ponto carro é como mulher, cada um tem a sua preferência e todas são ótimas.
Menos, é claro, a opinião do Flávio com seus Ladas, Trabants e escombros mil pelo mundo, aí já é passar muito da faixa vermelha da tolerância….
Grande abraço e volte logo a ter várias Alfas na sua garagem.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Esse Alfa era muito bonito, tinha o melhor painel de instrumentos que saiu em um carro de série no Brasil e de quebra era confortável pacas. Pena que é muito difícil achar um razoavelmente inteiro.

Christian S
17 anos atrás

Caro amigo Veloz-HP discordo frontalmente de você. Na época (anos 80) eu cheguei a ter 4 destes simultâneamente e meu pai tinha mais um. Um 76 (quando era só Alfa Romeo 2300), um 78 (2300B), um 83 (SL com carburação do TI4) e um 84 (TI4). O peso dos Alfas é 100 kg inferior ao do Monza, apesar de aparentar mais. E não tinha quem andasse na minha frente (eu era moleque…) em final talvez o opala 6cil.; o maverick v8 e dodges com certeza. Mas nennhum tinha freios e estabilidade sequer comparáveis (tive os 3 também). Um dos Alfas eu preparei e deste, ninguém andou na frente (nunca tirei racha com um quadrijet, mas acho que perderia por pouco na final). O carro fazia menos de 1km/l (pisando tudo e com várias arrancadas dentro da cidade) – ô muleque besta!
Bem nesta mesma época entrei na faculdade e comprei um Landau … pouco tempo depois veio o Collor e eu tive que vender todos eles e ainda assim não deu!
Bem é isto! Quando tiverem oportunidade estercem um Alfa destes parado e verifiquem a inclinação das rodas dianteiras: um espetáculo!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Com certeza, dessa marca o Flávio não gosta.

Adilson Faltz
Adilson Faltz
17 anos atrás

Vi uma vez uma propaganda na 4 Rodas, com as fotos de 3 interiores de carros. O da Alfa nacional era comparável à BMW e Mercedes, segundo o anúncio…

1GT
1GT
17 anos atrás

O Veloz e sua mania de dar um upgrade em tudo..um dia acaba turbinando a canadense…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Como diria o sargento Shultz da série “Guerra sombra e água fresca”:
-No está fica em posiçon de sentida, corrronell Hogan.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Bah esse sotaque quebrou…

Léo, ENGELMANN
Léo, ENGELMANN
17 anos atrás

Meu querrida Fláfio,

A trrraduçon sua foi um coissa de outrrro munda.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Um belo carro, sem dúvida, e também um dos meus nacionais preferidos mas, francamente, não andava nada.
Tinha tudo de bom mas o motor era incopativel com o porte e peso do carro.
Faltou a versão V6 com 220 HP como havia na Itália e aí sim, seria maravilhoso e completo.
Com um pouco de preparo então….

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, ou o Lauda fala muito mau o alemão ( Ich sprache etc…) ou a tua tradução é igual ao desempenho do seu amado Lada.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Ter um desses e ser sócio de um Posto de Gasolina???

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Ainda falando em Alfa, realmente na sua época não tinha nenhum carro à altura no pacote tecnológico: freios a disco nas 4, duplo comando, 149hp’s líquidos (não os 171 falsos do 250-s e 199 do 302 ou 215 do charger….), suspensão excelente, o melhor espaço atrás com exceção do Landau, 180 de final com relativa tranquilidade, bancos anatômicos e mais um monte de qualidades construtivas.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Bom carro, fez-me lembrar da saudosa 164 que muito me divertia no ínicio dos anos 90. Alfa: Cuore Sportivo

Elidio
Elidio
17 anos atrás

Este sim, era o carro da época…
Tanque de 100 litros, freio a disco nas quatro, acabamento e estofamento magníficos…!!