Álbum (sobre rodas) de família
SÃO PAULO (blog internacional é isso aí) – Veio em alemão, mas traduzo, com o devido sotaque:
Quando estive na Rio de Janeirro em dezembro de 1977 para testar meu Brabham-Alfa Romeo, usei esta carro do foto, uma Alfa 2300 TI marrom-metálica. Eu gostarrr muito dos frrreios a disco, da performance, do caixa de marchas esportiva, da conforrrto, da ar-condicionado e da estilo eurropeu dos linhas, modernos e bonitos. Uma abrraço, Niki Lauda.
Danke, Niki, nos vemos em algum autódromo por aí, mande suas fotos sempre que quiser.
Ao Henri Toivonen, vc tem razão.. Não sei qual é o carro (da época) que parecia ser mais leve mais era mais pesado que o Alfa. Porém me lembro de ver estes dados em uma 4Rodas (da época) por isto gravei este negócio de peso. Pode ter sido também um falha na digitação/revisão da 4Rodas.
Desculpe pela informação falha.
este alfa pertencia ao miguel do autodromo e foi emprestado ao niki para seu deslocamento neste teste do rio foi uma das mais importantes licoes de automobilismo que tive foram nos testes da brabham e da ferrari com mini saia onde scheckter saiu reto na curva sul por causa do travamento da saia de celeron na lateral
grande tempo
Cristhian S….alfa mais leve que o Monza só a spider.
Eu tenho uma foto desta. Aqui no Rio havia uma revenda da Alfa Romeo, minha irmã trabalhava lá e me arrumou uma, era brinde para os clientes. Foto mesmo, preto e branco, com “autógrafo” do Niki Lauda.
Mas pelo jeito, a FG veio com dedicatória atrás!… Hahahaha!
Olá Christian, alfeiro apaixonado.
Como eu disse, o carro é muito bom em todos os sentidos que você mencionou, realmente estabilidade e freios eram o seu forte.
Mas o motor não tem jeito, é pouco para o carro.
Eu tive 2 TI, o melhor deles foi inclusive “afinado” pelo Oswaldinho, o mago das Alfas, que tirou o que podia dos Weber e enquadramento dos comandos.
O problema é que na minha garagem esperavam-me um Opala “nervoso” e um Maverick “colérico”, então, a “classuda” TI ficava só para passear com as namoradas e viagens.
Mas era um ótimo automóvel com aquele misto de luxo e esportivo que me agrada muito, principalmente a TI preta e vidros verdes, a melhor que tive, que ficou linda quando equipei-a com as rodas “tipo Ferrari” da Italmagnésio.
Um baita carro, mas faltou mais motor.
Aliás essa opinião também a tem Emerson Fittipaldi, Jody Sheckter e talvez Ayrton Senna, quando fizeram aqueles testes da revista 4 Rodas com todos os carros nacionais.
Mas, acima de tudo isso sempre haverá a nossa opinião pessoal e nesse ponto carro é como mulher, cada um tem a sua preferência e todas são ótimas.
Menos, é claro, a opinião do Flávio com seus Ladas, Trabants e escombros mil pelo mundo, aí já é passar muito da faixa vermelha da tolerância….
Grande abraço e volte logo a ter várias Alfas na sua garagem.
Esse Alfa era muito bonito, tinha o melhor painel de instrumentos que saiu em um carro de série no Brasil e de quebra era confortável pacas. Pena que é muito difícil achar um razoavelmente inteiro.
Caro amigo Veloz-HP discordo frontalmente de você. Na época (anos 80) eu cheguei a ter 4 destes simultâneamente e meu pai tinha mais um. Um 76 (quando era só Alfa Romeo 2300), um 78 (2300B), um 83 (SL com carburação do TI4) e um 84 (TI4). O peso dos Alfas é 100 kg inferior ao do Monza, apesar de aparentar mais. E não tinha quem andasse na minha frente (eu era moleque…) em final talvez o opala 6cil.; o maverick v8 e dodges com certeza. Mas nennhum tinha freios e estabilidade sequer comparáveis (tive os 3 também). Um dos Alfas eu preparei e deste, ninguém andou na frente (nunca tirei racha com um quadrijet, mas acho que perderia por pouco na final). O carro fazia menos de 1km/l (pisando tudo e com várias arrancadas dentro da cidade) – ô muleque besta!
Bem nesta mesma época entrei na faculdade e comprei um Landau … pouco tempo depois veio o Collor e eu tive que vender todos eles e ainda assim não deu!
Bem é isto! Quando tiverem oportunidade estercem um Alfa destes parado e verifiquem a inclinação das rodas dianteiras: um espetáculo!
Com certeza, dessa marca o Flávio não gosta.
Vi uma vez uma propaganda na 4 Rodas, com as fotos de 3 interiores de carros. O da Alfa nacional era comparável à BMW e Mercedes, segundo o anúncio…
O Veloz e sua mania de dar um upgrade em tudo..um dia acaba turbinando a canadense…
Como diria o sargento Shultz da série “Guerra sombra e água fresca”:
-No está fica em posiçon de sentida, corrronell Hogan.
Bah esse sotaque quebrou…
Meu querrida Fláfio,
A trrraduçon sua foi um coissa de outrrro munda.
Um belo carro, sem dúvida, e também um dos meus nacionais preferidos mas, francamente, não andava nada.
Tinha tudo de bom mas o motor era incopativel com o porte e peso do carro.
Faltou a versão V6 com 220 HP como havia na Itália e aí sim, seria maravilhoso e completo.
Com um pouco de preparo então….
FG, ou o Lauda fala muito mau o alemão ( Ich sprache etc…) ou a tua tradução é igual ao desempenho do seu amado Lada.
Ter um desses e ser sócio de um Posto de Gasolina???
Ainda falando em Alfa, realmente na sua época não tinha nenhum carro à altura no pacote tecnológico: freios a disco nas 4, duplo comando, 149hp’s líquidos (não os 171 falsos do 250-s e 199 do 302 ou 215 do charger….), suspensão excelente, o melhor espaço atrás com exceção do Landau, 180 de final com relativa tranquilidade, bancos anatômicos e mais um monte de qualidades construtivas.
Bom carro, fez-me lembrar da saudosa 164 que muito me divertia no ínicio dos anos 90. Alfa: Cuore Sportivo
Este sim, era o carro da época…
Tanque de 100 litros, freio a disco nas quatro, acabamento e estofamento magníficos…!!