Brésil em segundo

SÃO PAULO (é prata, não vai dar JN) – O solerte Rodrigo Borges destaca: terminou o concurso de design da Peugeot que tinha um brasileiro como finalista, e o vencedor foi o romeno Mihai Panaitescu, de 20 anos, que estuda em Turim, na Itália.

Ele criou essa trapizonga aí embaixo, o Flux, que tem esse nome, vejam só, por causa dos fluxos de ar que passam pelo carro, coisa e tal. Legal, como todos os outros. Carro-conceito é carro-conceito, e a bagaça será construída em tamanho real e vai virar personagem de videogame.

O representante auriverde, porém, pode se orgulhar de uma honrosa segunda colocação com o N-Jooy, modelo realmente esquisito que incorpora pneus esféricos e parece uma aranha, mas é bacana pacas. O nome dele: Wesley Saikawa, 21 anos, estudante de design na Unversidade Federal do Paraná.

Parabéns para ele, e que seu talento não seja devidamente desperdiçado pelas montadoras nacionais. Que já deveriam tê-lo empregado só de ter tido um projeto finalista entre quatro mil concorrentes.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1GT
1GT
17 anos atrás

FilipeW…realmente…muito dos face lifts são feitos aquie têm projetos dos setores de engenharia…mas bem que poderiam incentivar mais concursos como esse só que aqui!
Povo fértil em idéias como esse nosso não existe igual no mundo!

WBrandt
WBrandt
17 anos atrás

Parabéns Wesley!!! O design é doido pra caramba!!! Criatividade nota 10!!!
Valeu garoto!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

1Gt até que o negócio não é tão ruim assim como vc acha, claro que tem muita coisa que os estúdios das filiais só adaptam, mas até que eles tem sua importância e eles fazem bastante coisa, vários projetos foram e são desenvolvidos aqui, tanto para o mercado brasileiro e exportação, quanto para carros desenvolvidos exclusivamente para o mercado externo, fora que podemos dizer hj que o brasil é até “exportador ” de designers automobilisticos, há muita gente boa trabalhando na VW (o face-lift do polo, por exemplo, é de um brasileiro), bentley(chefe de design exterior), ford, fiat e por ai vai ainda temos um bom caminho a percorrer, mas acho que estamos indo bem.

1GT
1GT
17 anos atrás

Ou eu tô doido…mas o que mais lembro em matrix são carros atuais e alguns clássicos como o Lincokn continental 62 acho eu…
Estúdios das fábricas no Brasil? Heuheuhe pra redesenhar só coisas como padrões de cores e olhe lá…ou um difusor de ar novo…
Negócio infelizmente é ir para o exterior…

MarcosA (RJ)
MarcosA (RJ)
17 anos atrás

Parabéns ao jovem brasleiro!
Particularmente não gostei muito do projeto dele mas é um admirável exercício de design e é um grande mérito estar entre os finalistas, chegando a um honroso segundo lugar.
Quanto ao primeiro lugar, é um belo carro conceito mas previsível… Acho que a montadora privilegiou aquele projeto que estava mais próximo dos carros de hoje em dia…
O óbvio sempre choca menos.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Vou comentar como um leigo no assunto, porém com um gosto apurado:
“Se o do brasileiro foi o segundo, imagino o que vinha abaixo dele… Deus do céu!”

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Como já escrevi antes, todos os concorrentes, exceto o brasileiro, parecem carros estilo matrix. Já deu no saco, pois várias marcas tem carros muito parecidos e não são facilmente distinguiveis. Porém o brasileiro também não foi muito feliz, apesar da boa idéia.

Carequinha.
Carequinha.
17 anos atrás

Acho que o Zumbi era mais bonito que estas coisas aí.

Tá certo ou não tá?

yo
yo
17 anos atrás

ai gizuiz, cada coisa bizarra.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Com certeza eu não entendo nada de design automotivo por achar horrível a opção quase ganhadora do brasileiro: parabêns a ele pelo reconhecimento do excelente trabalho que infelizmente não tenho sensibilidade ou sabedoria para avaliar devidamente.

João Carlos
João Carlos
17 anos atrás

Realmente, todos os projetos são fora de série, mas acho realmente que a escolha do vencedor leva em conta a viabilidade do carro ser comercializado um dia. esse roadster ficaria lindo na minha garagem.

eu...
eu...
17 anos atrás

Horrivel mesmo a do brasileiro…o outro ainda pode virar algo algum dia..

jovino
jovino
17 anos atrás

Para mim são duas trapizongas, o do brasileiro então parece um carangueiro, só falta as anteninhas.

Jovino

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

É, o que dá para perceber é que o vencedor criou um carro-conceito que pode daqui um tempo estar mesmo rodando por aí como esportivo… o carro brasuca parece mais uma obra de artes plásticas, não sei se rolaria de ter efetivamente nas ruas… mas que ficou bonito, com muita criatividade, isso ficou… as rodas lembram claramente bolas de futebol (parece o desenho daquela da Adidas), uma referência nacional, além dos detalhes em verde e amarelo… Parabéns mesmo ao Wesley, mandou bem!

Lorenzo
Lorenzo
17 anos atrás

O exercício do design é realmente fascinante. Parabéns ao Wesley. Agora participar de concursos, competições, nem sempre é agrdável porque você acredita em seu projeto e quando vê o vencedor, por vezes, se sente frustrado, injustiçado.
É por trabalhos como o do Wesley que eu discordo do meu grande ídolo Nelson Piquet, que diz que o segundo colocado é o primeiro perdedor.

Estevão
Estevão
17 anos atrás

De onde mesmo? Federal do Paraná? Parabéns rapaz. Aliás, ontem, Paraná 4×2 num time da Venezuela.
Preciso praticar mais japonês.
Abs.