Bus Stop

SÃO PAULO (obras de arte ambulantes) – Contribuição do “buseiro” William Paixão: um par de fotos de tróleibus maravilhosos, que rasgavam cidades brasileiras em silêncio.

O primeiro é um Caio “Bossa Nova” 1962 em Recife. O outro é mais conhecido da turma de São Paulo. Esse foi restaurado pela CMTC para marcar os 50 anos das operações de ônibus elétricos em SP.

Só quem andou num desses sabe como era.

Deu para notar que do lado dele tem um dois andares, ou double decker, como queiram, da época do Jânio? Quem arrumar umas fotos desses dois andares paulistanos em ação pode mandar: [email protected].

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jucabala
Jucabala
13 anos atrás

Putz!!!
Morava eu na Praça Silvio Romero e 6:30, lá estava eu no ponto. Haviam 3 filas! Uma pra ir sentado na janelinha, uma pra ir no corredor e outra pra ir em pé ou no “banco dos bobos”. Levava mais ou menos uma hora pra chegar na Praça da Sé, o ponto era ao lado da catedral, bem em frente a uma pastelaria, quase na esquina da Barão de Paranapiacaba. É… Quanto tempo…

Plinio Machado Rizzi
Plinio Machado Rizzi
15 anos atrás

Flávio: a foto do carro restaurado é de um Brill. O lote que ele integrava originalmente foi importado da cidade de Dênver, Colorado EUA e contava com dois modelos. Esse aí é um pouco mais novo (parabrisa grande); o outro modelo tinha parabrisa menor. Há um interessante sítio mantido pelo prof. Adriano Murgel Branco, a maior autoridade na matéria que vale a pena visitar.

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Estudei no São Judas(Mooca) de 81 a 83 e morava na Vila Formosa, foram 3 anos andando nesses onibus.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Do elétrico de São Paulo tenho boas recordações.
Éra muito legal sentar ao lado das janelas, que abriam deslizando para cima e deixavam o vão quase que totalmente aberto. Silenciosos e com bancos com molas.

Fabiano - Campinas
Fabiano - Campinas
17 anos atrás

Este “dois andares” da foto é da empresa Caprioli. Aqui em Campinas ele ainda roda, fazendo city tour pela cidade. Nos dois últimos natais (será que natal tem plural?!), a prefeitura fez um convênio com a empresa, que disponibilizou o city tour gratuito, sendo o trajeto feito para mostrar os prédios e praças públicas decorados para as festas de fim de ano. Foi uma iniciativa muito legal, já que havia muito tempo que o fim de ano aqui estava sem graça. Agora, temos a cidade toda enfeitada, bonita, e com estes belos ônibus (também enfeitados, digamos, “vestidos à caráter”) circulando com as pessoas pela cidade, dando um clima muito gostoso. Foi um sucesso absoluto, lotação esgotada, sempre. O trajeto inclui ruas próximas de minha casa, então pude me deliciar várias vezes, vendo ele passar lotado, cheio de crianças.

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Double decker o escambau, o nome dele era FOFÃO!!! AHAHAHAHAHA!!!
Adorava o Fofão!!!

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

C.A.I.O. -Companhia Americana Industrial de Onibus, antiga sede na Rua Guaiauna, Penha, SP

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Pois é, FG, como é gostoso ver esses tróleibus históricos… com relação aos de São Paulo, uma pena que todos aqueles antigos não passam por uma reforma que os colocassem para andar no Centro velho, em linhas circulares ou mesmo turísticas de final de semana. Era muito bom andar nesses antigos, silenciosos, com uma potência de motor impressionante… esse 3093 aí, se não me engano, faz parte do Museu dos Transportes, ali na Cruzeiro do Sul, perto do Canindé.

Sobre o double-deck ao lado, é um carro da Thamco que é mantido pela Viação Caprioli, de Campinas, apenas para demonstração. Os ônibus que eram da CMTC estão largados por aí, dizem que um deles estaria em vias de ser reformado para ser exposto no Museu. Sei também que double-decks comprados à época pela Prefeitura de Osasco, dois deles foram reformados e transformados em ônibus turísticos da cidade.

Aliás, eu mandei no teu e-mail dois links de fotologs que têm foto do Thamco double-deck, um desses com o tal abandonado.

Bons tempos aqueles…

TOTIY
TOTIY
17 anos atrás

o sr está esquecido double decker é denominação de hoje,na epoca do janio era dose dupla,entendeu?