Carros que eu gosto: Veraneio

SÃO PAULO (mas não lá atrás!) – Para muita gente, é de triste memória. Fama compreensível, pelo fato de ter sido o carro “dos hômi” no auge da repressão, início dos anos 70. Aliás, foram os pedidos da polícia que sustentaram sua produção, como conta o BestCars.

Mas a Veraneio era para ter sido só um carro de família. Uma “SUV”, diriam os moderninhos.

Gosto do estilo, sóbrio e harmônico. E se vier com esse tetinho de vinil, então…

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
13 anos atrás

Eu não sabia que você gosta de Veraneio. Esse carro é demais mesmo! E esse modelo com 4 faróis na frente é o mais lindo de todos.

augusto
augusto
14 anos atrás

EU TINHA UMA 1981 TIVE QUE VENDER , FIQUEI ATE DOENTE , O MARDITO QUE COMPROU PASSAVA TODA HORA PERTO DE CASA.
EM DEZEMBRO COMPREI OUTRA 1978 TEM ATÉ AR DUPLO, JA MELHOREI .
O LEGAL É QUE ONDE MORO TEM UM MONTE DE NOIA QUEIMANDO FUMO EM UMA PRAÇA , AI EU ENTRO COM O CAMBURÃO TODO APAGADO , DE LADO FRITANDO PNEU OS NOIAS FALTAM COMER AS BITUCAS .
REALMENTE É UMA LENDA , MAIS UMA LENDA VIVA , ATÉ PIRUEIRO RESPEITA , ELES SABEM QUE SE BATER AMASSA O DELES.
ISSO É QUE É CARRO E NÃO O QUE FAZEM HOJE.
SUBO A SERRA DE BERTIOGA EM QUARTA , A IMIGRANTES A 140 , CONFORTO ? , AS CRIANÇAS QUANDO VÊ FALAM ; PAI QUE CARRO É ESSE , COMPRA UM ,OS POLICIAIS MAIS ANTIGOS ME PARAM SÓ PARA VER O CARRO E DIZEM ASSIM : ISSO QUE É CARRO E NÃO ESSA PORCARIA QUE NOS DERAM PARA TRABALHAR (BLASER , PALIO , GOL , PARATI SIENA DENTRE OUTROS )
O CARRO BÉBE , CARO MESMO É REMÉDIO.
AUGUSTO

Beltrão
Beltrão
14 anos atrás

Prezados !

Tenho uma Veraneio 78 , identica a da foto , o carro onde chego e sempre cobiçado por quem conheçe automovel , só posso dizer uma coisa e tudo de bom , no banco da frente ou no banco de traz ou na mala , use sua imaginação e adquira uma + – 30 mil .

carlos a. almeida
carlos a. almeida
15 anos atrás

gosto da veraneio, um excelente carro até hoje não tenho inveja destes carros de hoje, só quem realmente conhece, tem motor , lata, e realmente carrega a familia toda e é carro para toda hora, é um carro atualmente cobiçado por todos, guardar no coração o passado o presente e o futuro, os ignorantes que ´não sabe o conforto, a segurança é respéitado, enão deixa a desejar estes carros modernos

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Odeio esse carro….péssimas memórias…..

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

tive uma ano 78 4100 com dir hid.era o cao pra andar no asfalto mas entrva poeira ate na alma.por fim coloquei um perkinho na %!$&#que foi negociada na troca de um terreno
saudades boas e ruins a pior de todas foi quando atolei com este carro dentro da cidade em uma demolicao que o carro teve de ser munckado

Karen
Karen
17 anos atrás

Gente maldosa, eu estava falando da primeira vez que dirigi.

Beltrão
Beltrão
Reply to  Karen
14 anos atrás

Prezada .

Não retifique sua afirmação pois ela está correta , o banco trazeiro da veraneio e uma verdadeira cama , eu tenho uma veraneio igual a da foto , até com teto de vinil , toda original , só vc conferir pessoalmente , sds …..

Lago
Lago
17 anos atrás

veraneio vascaína, vem dobrando a esquina……

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Winer:
Até onde me lembro, o motor Elko, foi comprado pelo grupo garavello, que fez na época o maior oba oba, com uns Santana com essa motorização., Até no Jornal Nacional apareceram, descendo o pau na imigrantes a 200KM por hora, mostrados na reportagem. Motor alabático ou coisa que o valha; não lembro o tecnicismo utilizado. Saiu também na 4R reportagem a respeito. O fato é que na sequencia, em razão da imensa curiosidade (afinal o motor rodava com qq coisa, menos xixi de vaca), começou a pressão “das forças ocultas” e o projeto foi pro beleléu ou foi comprado para ficar engavetado em alguma arca secreta. Nunca mais se ouviu falar do dito, mas que funcionava, funcionava.

"Japoneis"
"Japoneis"
17 anos atrás

Correção tem dois farois na frente e nao um so… hehehe

"Japoenis"
"Japoenis"
17 anos atrás

Aqui na minha cidade tem uma unico dono!!!!! inteiramente original…
ela e incrivel… unico porem é a pintura um pouco desbotada…
ela e marron e tem um farol so na frente, mas e antigona… acho que 74-75…
Winer, eu lembro desse motor ai, tenho uma quatro rodas com um teste num santana…
sumiu do mesmo jeito que apareceu… de repente!!!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Taí um carro que sempre gostei, desde criança, mas nunca tivemos aqui em casa. Atualmente, o máximo que possuo é o emblema da Chevrolet que vinha no capõ dos modelos mais antigos (1964? Esqueci…), que comprei baratinho na feira de antiguidades da Praça XV…

Será que sobrou alguma da PM do RJ em operação, em alguma cidadezinha pacata do interior?

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Excelente carro.
Me lembra até um amigo meu falecido que aprendeu a dirigir neste carro em Cabo Frio, que era do avô.
Muito confortável.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Embora a suspensão traseira seja basicamente a mesma, é impressionante como o conforto aos passageiros do banco traseiro é muito superior na Veraneio, qdo comparado as cabines duplas existentes hoje.

PS: Karen
Se sua primeira vez foi numa Veraneio, não deve ter faltado espaço pra manobra…

1GT
1GT
17 anos atrás

Eu tive uma!
Só que em plástico injetado…lá pelos idos de 1982…
Ao vivo vi poucas, até pq a preferência do pessoal da região eram as picapes…e os jipes.

Rogue
Rogue
17 anos atrás

Uma vez, ainda na universidade, fiz um trabalho sobre ergonomia e nosso estudo se concentrou nos carros da Policia Militar de Minas Gerais… O objetivo era propor algo que melhorasse as condicoes de trabalho dos policias…

Para tal, fizemos várias entrevistas com policiais que passavam o dia sofrendo dentro de Palio, Uno e tal…

Muitos nao entendiam, achando que estvamos desenvolvendo um carro específico para a polícia e logo diziam: É só voltar com a Veraneio… Aquele sim… Além de espaco, impunha respeito… Segundo os policias, quando o pessoal ouvia o barulho do carro, ja levantavam a mao e encostavam na parede…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Caro Winer , eu me lembro das reportagens sobre este motor, mais ou menos em 1982, só não lembrava do nome. Tinha uma história que seria feito uma fábrica no Brasil para exportação. Seria uma boa opção nestes tempos de petróleo caro e tendencias “verdes”.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Gostaria de ter uma das últimas baseadas no chassi longo da D-20, com o motor Maxion 4ST Plus de 150 cavalos e muito torque, com a direção Servotronic dos Opalas 92 – aumentava o peso com a velocidade e não com a rotação (Bmw série 7) – rodas de liga da série Champ 1 e sem a última fila de bancos para abrigar mais bagagem…claro, uma tampa sanfonada em tecido ao melhor estilo chevrolet caravam diplomata também daria um um toque a mais em um literalmente grande carro.

Karen
Karen
17 anos atrás

Hum, minha primeira vez foi numa dessas…

walter
walter
17 anos atrás

Belo carro, bom demais, tinha espaço prá lotar de gente e de malas.
Essa foto foi tirada onde hoje, ironicamente, é um quartel da PM, na avenida da USP, em São Paulo, no sentido USP para Jockey.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

Putz, aqui em Cps ainda tem uns legítimos camburões rodando na mão da PM, fazendo serviços administrativos…
Minha lembrança desse monstrengo é de quando arregacei um golzinho do meu pai numa veraneio dessas, num sabadão à noite… O golzinho ficou acabado (longarina e tudo), foi pro conserto e dois dias depois de voltar foi roubado… O diabo da perua fez só um ovo na porta… Ô carro ruim até pra bater… Por isso que a ROTA usava…

Claudio
Claudio
17 anos atrás

oi amigos eu também sou fã deste carro,nestas férias estive no interior do Paraná na cidade de Aropoti tem uma Veraneio que acredito ser rara,trata-se de um modelo SS ano 79,na cor laranja e preto,realmente muito bonita.
Infelizmente este carro esta sendo utilizado como veículo de entrega de um pequena supermercado da cidade. Nesta mesma cidade cidade tem um Candango (verde claro)totalmente preservado muito bonito mesmo o carrinho.

MARCOS ANDRÉ
MARCOS ANDRÉ
17 anos atrás

FG E AMIGOS DO BLOG….

REALMENTE ESSA VERANEIO É UM DOS CARROS QUE GOSTO…TENHO UMA PAIXÃO PELA RURAL ACHO MUITO LEGAL…..UMA RURAL BRANCA E VERDE TODA ORIGINAL…É O MEU SONHO DE CONSUMO, ONDE VEJO UMA FICO NAMORANDO……E POR FALAR NISSO FG, VOU TE MANDAR UMA FOTO DE UMA PICAPE FORD AMARELINHA UMA BELEZURA….

UMA ABRAÇO A TODOS

Emerson
Emerson
17 anos atrás

Bela Veraneio. Tenho um tio que foi tenente da PM do Rio de Janeiro, nos idos anos 70/80. Os PATAMO’s da PM/RJ naquela época eram Veraneio, azuis e brancos.
Eu lembro dos motores ELKO. Aqui no Brasil, se não me engano, os direitos de comercialização do mesmo foram adquiridos pelo falido grupo Garavelo. Não sei que fim levou.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Dodge D-100, é isso mesmo Christian, obrigado pela lembrança.
Eu me lembro de uma dessas em Guarulhos-SP equipada com talas imensas na traseira e pneus Dunny Bug (deve estar escrito errado).
Era linda, na côr verde escuro e as rodas de aço pintadas de preto. Bandida total.
Aliás, esqueci de comentar que umas de minhas “brigas” automobilísticas com o meu pai eram, além dos carros, que ele só comprava Aero-Wilys e eu queria Sinca, também as peruas, pois ele comprou uma Rural Wilys De Luxe para irmos ao sítio e eu queria uma Veraneio como essa da foto.
Deve ter sido duro ser meu pai….

Benê
Benê
17 anos atrás

Andei em uma Veraneio não faz muito tempo e fiquei encantado!
Voltando de uma formatura, pedi carona a um amigo meu. Ele disse que estava voltando com um primo, mas que tinha carona. Quando eu vi nós estávamos em uns oito!
Fui obrigado a perguntar de novo se ia todo mundo junto e que carro era. Ele só me apontou pra Veraneio. Coube todos e ainda sobrou muito espaço.

Isso sim é carro com espaço interno!!!

Abraço

Winer Augusto da Fon
Winer Augusto da Fon
17 anos atrás

Boa tarde,por acaso alguém lembra dos motores ELKO,que funcionavam com banha de porco e frituras?
Nesses tempos de biodiesel,flex fuel, ninguém lembra este motor.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Putz, meu tio e padrinho (casado com uma irmã do meu pai) tinha uma Veraneio dessas, só que marrom, quando eu era bem pequeno, coisa de 3, 4, 5 anos de idade. Era linda… ele botava toda a família dentro e chegava imponente na casa da minha avó, chamava a atenção mesmo… sem contar que era macia para andar… pena que não sobrou alguma foto dela para mandar…

christian - do niva
christian - do niva
17 anos atrás

Prezado Veloz

A picape Dodge a que você se referiu chamava-se Dogde D-100.

Tivemos uma Veraneio 79, azul, que fora do Senado, excelente carro, motor Chevrolet Brasil 4,3l, câmbio de 3 marchas na coluna, consumo médio razoável para o tamanho do carro (padrão Brasília – 6,5 km/l) sem nenhuma “modernidade” a não ser um rádio AM/FM. Tirando seu crônico vazamento de óleo (como todo motor Chevrolet pela tampa superior, pela lateral e graxeta traseira), não deu trabalho algum, só era meio “enjoada” com gasolina e um tanque pequeno (65l ante os 85 da F100) que era complicado de encher pois dava muito refluxo.

Estou a procura de outra, já que o Niva se foi e está faltando um carro “exótico” lá em casa.

Na minha lista constam a Veraneio M (baseada na D20 Cabine simples), a Clássica (parecida com a da foto mas com o capô “alto”, grade plástica de elementos quadrados e faróis simples), e por último a “ônibus leito”, derivada da D-20 cabine dupla.

A. ROQUE
A. ROQUE
17 anos atrás

Era o carro dos “homi” e até virou musica… (Veraneio Vascaina – Capital Inicial)…

Mas que ela é linda…ela é!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Bela caranga, apesar de eu gostar mais da C-10, a caminhonete.
Quando eu tinha meus distantes 14 anos de idade um dos meus carros desejados era uma C-10 equipada com o motor preparado do Uirapuru e talas largas. Com ela eu iria para Interlagos todos os dias levando meus karts para treinar o dia inteiro no kartódromo.
Ah, os sonhos juvenis…
Quando dirigi uma no posto de gasolina do meu avô não gostei da direção, muito desmultiplicada.
Mudei então o sonho para a caminhonete da Dodge, que esqueci o nome, e tinham acabado de lançar.
No fim das contas montei um Opala-El Camino para levar as motos e os karts.
Nada dá certo na minha vida….

Thomas Visani
Thomas Visani
17 anos atrás

Sempre adorei Veraneio, nesse mesmo modelo, mas com a outra frente, de farol único.

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Boa, Mto bonita….

Dirigi uma com motor a alcool – nota 10, excelente em todos os sentidos. O curioso fica pela facilidade de manobrar apesar do tamanho monstruoso.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Taí!! Também gosto!!!

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Sabe o que me deixa irritado ao extremo??? Qualquer carro velho que esteja com um pouco de massa plástica e limpo já é motivo prá ser chamado de “raridade”. Aqui em Curitiba isso é uma praga. Pô, respeitem nossa história, caramba!!! Carro antigo é uma coisa. Aquele todinho original, placa preta, lata lisa. Aquele carro em que se bate o olho e já sabe: é um clássico, uma raridade efetivamente.
Mas não o que os caras tem feito. Vendo essa beleza de Veraneio fui catar umas na net, pois também acho bacaninha. Tem um louco aqui em Ctba que tem uma com “bancos de couro”, que é um vinilzão da pior qualidade, manopla de câmbio de opala, volante de Kadett e faixas externas da Silverado que pede R$. 50.000,00 da joça. Ah, tenha paciência. O cara deu uma tunada nas coxas no carro e diz ser de “fino trato”.
Tô meio cheio disso. Ir em feiras de carros antigos e ver uns lixos que não serviriam nem prá base de carro alegórico.
Carro clássico é carro clássico, não esse monte de massa plástica que roda por aí.
Abs.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Era muito bonita, eu não diria um SUV, mas uma bela perua.

Abraços.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Claro que junto tem que vir um posto de gasolina…