Duas paixões

SÃO PAULO (farei um desses) – A série de fotos, já nem sei como chegou a mim. Foi há anos, e quando fui atrás da história, o caro amigo Alan Magalhães a contou, texto que reproduzi em uma coluna em 2001.

Sim, a gloriosa Portuguesa já teve uma equipe de automobilismo. Toninho Pedro era o cara. E se nos lê, ou se alguém o conhece, apresente-se!

E vocês, que viram essa caranga correr (a configuração das Mil Milhas está linda!), contem tudo.

Sim, ainda farei um Corcel II para a Superclassic. Mas só a partir de 2009, se mantida a regra dos 30 anos de fabricação. Até lá tem tempo.

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Nathann
Nathann
5 anos atrás

Esse era meu pai amo muito ele

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

É… acho que uma reedição desse Corcelão seria bacana.

Gabriel Martin Ibañez
9 anos atrás

Oi Flavio. ( bom dia )
Caso ainda esteja a procura de fotos da época do ‘Torneio Philco Corcel II’, estou divulgando diariamente fotos dos trabalhos realizados pelo meu pai, Juan Gregório Ibañez, que esteve presente naquela época trabalhando como preparador.
Grande abraço e parabéns pelo blog!

adilson rodrigues
adilson rodrigues
13 anos atrás

gostei de saber notiçias sobre o corcel 2 tambem participei das corridas, um abraço para o olicio, e p da veigaara o Antonio

fernando candia
14 anos atrás

já que o papo é Corcel II
Aceleração 0 a 100 km/h: 18,1 s
Velocidade máxima: 144 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 35,2 metros
Consumo: 11,5 km/l (média)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 1555 cm3, carburador de corpo simples, álcool
Diâmetro x curso: 76,9 x 83,5 mm
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 90 cv a 5 600 rpm
Torque máximo: 12,4 mkgf a 3500 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração dianteira
Carroceria: monobloco
Dimensões: comprimento, 447 cm; largura, 166 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 244 cm
Peso: 970 quilos
Suspensão: Dianteira: independente, braços triangulares. Traseira: eixo rígido, braços tensores
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: pinhão e cremalheira

se o papo for Lusa…
Pra cima do Fluminense !!!!

Herman Sales
Herman Sales
14 anos atrás

Nossa cara!! Já trabalhei de projetista na Filtros Nasa que estampa a caranga!!

A empresa fica em Diadema, e foi meu primeiro trampo durante a facul, bacana ver que ela era ligada ao automobilismo ;)

Fabio Salvador
14 anos atrás

Ô tchê, tu sabes que eu tenho um vizinho, que possui um Corcel II, todo inteiro (a pintura precisaria puxar um brilho, mas só).

Eu TINHA um Corsa, que me deixou na mão duas vezes. O vizinho do Corcel me socorreu em ambas. Até que mandei Corsa pastar, comprei um Fiat Premio e um Lada Laika e agora sou feliz. O Laika ainda não está pronto, mas vai ficar.

Mas o Corcelzinho não é de se desprezar. Interior imitando madeira e couro, coisa e tal. Baita carro.

André, o Amaral
André, o Amaral
14 anos atrás

E não é que era um meianov?

Felipe Olivani
Felipe Olivani
14 anos atrás

E olha só o número!

Toninho Gouveia Pedro
Toninho Gouveia Pedro
14 anos atrás

Um abraço ao irmão em Cristo Olicio Dos Santos e familia. Hoje resido em Curitiba, aguardo noticias suas.

olicio dos santos filho
Reply to  Toninho Gouveia Pedro
14 anos atrás

OLA. meu Querido amigo e Irmao em Cristo,Antonio Gouveia Pedro, na APDD. Fiquei muito feliz em saber que voce esta morando em Curitiba, e ainda mais por voce me chamar de Irmao em Cristo. eu e Minha esposa a 30 dias estamos morando em Foz do Iguaçu, Gostaria de receber noticias tuas pelo me email, [email protected], Abraço……..

Matheus pedro
Matheus pedro
14 anos atrás

so para responder a minha própria pergunta, ele está aqui do meu lado, pq ele é meu pai

matheus pedro
matheus pedro
14 anos atrás

gostaria de saber por onde anda toninho pedro, e se alguem souber me responda

Olicio  dos Santos Filho
15 anos atrás

Abraços para o Toninho Gouveia Pedro, e sua familha!

Toninho Gouveia Pedro
Toninho Gouveia Pedro
Reply to  Olicio dos Santos Filho
14 anos atrás

Um abraço ao irmão em cristo Olicio Dos Santos e sua familia ,hoje eu resido em Curitiba, aguardo noticias

Olicio  dos Santos Filho
15 anos atrás

OLA, Lucas Pedro! Gostei dos comentarios sobre os Torneios Corcel II e seus respectivos personagens, dentro e fora das pistas, Hoje pela graça de Deus, sou OCTA Campeao, e Recordista Mundial de Levantamentos de Pesos, dentre os divesos trofeus de Melhor atleta em Mundiais de powerlifting, tambem tive o privilagio de Conquistar 02 Super trofeos de OWOLD, CHAMPION OF CHAMPIONS, o ultimo em 03/10/2008 em Palm Springs Ca EUA, com 03 Medalias de OURO e o Trofeu de Campao dos Campeos do Mundial de Masters 2008 nos EUA, e boa parte de meu conhecimento que Hoje aplico em minha estrategia de preparaçao tecnica aprendi no automobilismo, Atualmente 25 Titulos de Campeao-Brasileiro, 08 Sul Americano, e 08 Titulos de Campao-Mundial, de powerlifting, e unico Recordista Mundial da America Latina, pela IPF Intenational Powerlifting Federation, http://www.powerlfting-ipf.com e http://www.olicio.com.br

Lucas Pedro
Lucas Pedro
17 anos atrás

Boa noite. mto legal a reportagem sobre o corcel II
O Sr antonio “toninho”
é meu avo, e até hoje pilota pra caraca.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
17 anos atrás

Olá pessoal. Um pouco atrasado mas desfaço aqui algumas dúvidas. O “mecânico” encostado na última foto não é o saudoso Joel Queiróz. Sou eu mesmo, que na época fazia qualquer serviço para ganhar uma credencial. As fotos são de 1981. O torneio Corcel foi um monomarca organizado pela Ford, para fazer preliminar da Fórmula Ford, onde o bicho papão da época era o gaúcho Egon Herzfeldt, que sempre chegava na frente do Luiz Fernando Cruz, “Baguncinha” e Afonso Rangel. No 1o ano do torneio Corcel (1980), o campeão foi o Aloysio Andrade Filho, depois quem deu as cartas foi mesmo o paranaense Olício dos Santos, um dentista de Assis Chateubriand, PR, que preperarava o próprio carro, utilizando a broca odontológica para trabalhar o carburador. Os carros tinham preparação bem limitada, permitindo-se apenas o aumento da taxa de compressão e balanceamento das peças móveis dos motores. O câmbio era original do carro de rua. Na suspensão era tudo nacional, permitindo-se apenas a recalibragem de molas e amortecedores. Tudo era ancorado com buchas de borracha originais. As rodas eram aro 13, de liga leve e os pneus Pirelli CN36. Mas mesmo assim era um festival de “mandrakes” que andavam fora do regulamento. Houve sim em 1983 uma corrida promocional no GP Brasil de F1 em Jacarepaguá com pilotos da época (vou mandar umas fotos) e jornalistas internacionais, os brasileiros foram barrados! Foi uma pancadaria doida, arrebentaram os carros, dessa eu lembro bem, pois nesse ano eu já trabalhava na área de competições da Ford e fui eu quem preparou essa frota. Abraço a todos.

Luis Antonio S Santo
Luis Antonio S Santo
17 anos atrás

Muito bom mesmo!!!, o agasalho escrito nas costas ” A. Portuguesa de desportos Automobilismo ” foi o máximo.

Ronaldo
Ronaldo
17 anos atrás

Só para lembrar, Olício dos Santos Filho foi Bi-Campeão Brasileiro do Torneio Philco Corcel II, 1981 e 1982.

Gargalhada
Gargalhada
17 anos atrás

O mecânico encostado no carro, na última foto parece o Joel Queiroz, que mais tarde construiu os JQ-Reynard de F-Ford

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Onde se lê adesivo do Corinthians, leia-se ESCUDO.

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Flávio,
anote, procure e se possível publique:

• Divisão 3, 1979, piloto J. Antonio Melkan de SP -VW 1600 – Fusca todo preto, meio opaco e no vidro traseiro um adesivo do Corinthians.

• Stock Car – 2002 – Cacá Bueno – Carro prata e azul – um escudo bem grande do Flusão nas laterais .

BURGÃO
BURGÃO
17 anos atrás

o corcel II não saiu em 78 ??? no ano que vem ja pode andar.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

O nome correto do piloto é Olício dos Sntos, paranaenese de Assis Chateaubriand, cidade próxima a Cascavel. Bom tempos do Cmpeonato Brasileiro de Corcel II, que fazia preliminar da Fórmula Ford, da época de Clóvis Moraes, Rafaele Rosito e mitos outros botas daquela época.

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

O 36 que aparece na última foto se não me engano era do Ocílio dos Santos que era um dos feras do campeonato. (essa foto seria de 1981?).

Adrianno
Adrianno
17 anos atrás

O único que vi patrocinado pela Madute, antiga fábrica de válvulas de descarga.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Ao Franciso Neiva.
É isso mesmo, eram da cor preta com detalhes em dourado, patrocínio JPS. Só não me lembro se foi em 79 ou início da década de 80.

wtf dude
wtf dude
17 anos atrás

que tipo de preparação tinha esse corcel na mecanica?

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Lembro de ter visto umas fotos de uma corrida de Corcel II com pilotos de F1, que ocorreu no início da década de 80. Será que foi aqui mesmo??!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Corrigido! Foi ato-falho.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
17 anos atrás

Só um comentário Flávio, pra não ser chato: como já foi dito abaixo, o Corcell II é um Coupé ou Cupê, e não um Sedan (ou sedã). Isso por ele se tratar de um três-volumes com duas portas. Veículo sedan, nesse caso, seria o Del Rey (aliás, ia dar um belo carro na SC.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

FG, então esse é o famoso carro patrocinado pela Portuguesa? Lembro que, certa vez, na saída de um jogo no Canindé, estava você e seus filhos, eu e o Roberto Gouveia (da ONG Pró Lusa) descendo a escada de saída da arquibancada (acho que vocês estavam falando de corridas) quando você lembrou desse carro e disse que qualquer dia ia descolar a foto, lembrando dos tempos que a Lusa tinha cacife para patrocinar carro de corrida.

Que baita história… e show de bola o Corcel II… aliás, #69, o inverso do mítico #96… bem que esse carro poderia estar exposto em uns próximos Clássicos de Competição…

Isso é para ver que nossa Portuguesa não é fraca não… sem contar nessa última foto o uniforme da galera ao lado, verdadeira Leões da Fabulosa para apoiar o possante rubro-verde…

Daniel Frazão
Daniel Frazão
17 anos atrás

enquete na Gazeta dello Sport pergunta qual foi a melhor ultrapassagem da F-1 nos últimos 30 anos: http://www.gazzetta.it/appsSondaggi/votazioneDispatch.do?method=risultati&idSondaggio=596 vale a pena ver o equilíbrio entre as três opções mais votadas.

jovino
jovino
17 anos atrás

Me lembro do campeonato brasileiro de Formula Ford com o Corcel II e o Aluisio Andrade Filho era o bicho papão. Mas os carros eram lentos, mas bem competitivos.

Jovino

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

È só acho que não seria sedâ e sim um coupê…

MOZART
MOZART
17 anos atrás

Uma pergunta que não que calar…
O Flavio Gomes poderia dizer se ele usa óleo de rícino no combustível de sua Dekavê.
A melhor lembrança que eu tenho de Interlagos ( antigo ) é pelo olfato.
Eu e a turma chegava cedinho, para assistir a parte final das corridas longas. ( todos na faixa de 15 a 18 anos )
Acocorados nos barrancos, pra vêr bem de perto.
E aquele cheiro de rícino dos 2 tempos impregnado no ar.
Aquilo me pegou pra sempre…..

3=6
3=6
17 anos atrás

corcel II e portuguesa. combinação perfeita.

Bugre
Bugre
17 anos atrás

Só não inclinava mais que o 2CV…

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Lendo os “gentis comentários” sobre o Sr. Antonio Pedro na coluna do WarmUp, duvido um pouco que ele tenha coragem de aparecer por aqui… : )

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Uma vez, quando pequeno, andei de corcel preto com dourado (estilo JPS), que a ford cedeu às equipes de F1.
Foi sentado ao lado do mestre Marazzi, no traçado antigo de interlagos. Lembro que a sua escola de pilotagem utilizou esses carros.
Foi uma sensação inesquecível sentir o carro sendo jogado de um lado para outro. Só não vomitei ao sair, de vergonha.

adonis
adonis
17 anos atrás

E pode?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Pronto, tava demorando para o meu amigo kamarada voador ter uma recaida.
Correr de Corcel 2 com esse time de futebol pintado na carroceria…

Campes
Campes
17 anos atrás

FG,

Providencie o seu Corcel para a Superclassic, será legal observa-lo no meio do “bolo”.
Abraço,

RC*

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


c estas rodinhas originais e pneus radiais, e com este corpanzil todo, este corcel II devia ‘envergar’ q é uma ‘disgrama’ nas curvas![rs]

Abraço,