Duas paixões
SÃO PAULO (farei um desses) – A série de fotos, já nem sei como chegou a mim. Foi há anos, e quando fui atrás da história, o caro amigo Alan Magalhães a contou, texto que reproduzi em uma coluna em 2001.
Sim, a gloriosa Portuguesa já teve uma equipe de automobilismo. Toninho Pedro era o cara. E se nos lê, ou se alguém o conhece, apresente-se!
E vocês, que viram essa caranga correr (a configuração das Mil Milhas está linda!), contem tudo.
Sim, ainda farei um Corcel II para a Superclassic. Mas só a partir de 2009, se mantida a regra dos 30 anos de fabricação. Até lá tem tempo.
Esse era meu pai amo muito ele
É… acho que uma reedição desse Corcelão seria bacana.
Oi Flavio. ( bom dia )
Caso ainda esteja a procura de fotos da época do ‘Torneio Philco Corcel II’, estou divulgando diariamente fotos dos trabalhos realizados pelo meu pai, Juan Gregório Ibañez, que esteve presente naquela época trabalhando como preparador.
Grande abraço e parabéns pelo blog!
gostei de saber notiçias sobre o corcel 2 tambem participei das corridas, um abraço para o olicio, e p da veigaara o Antonio
já que o papo é Corcel II
Aceleração 0 a 100 km/h: 18,1 s
Velocidade máxima: 144 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 35,2 metros
Consumo: 11,5 km/l (média)
Ficha técnica
Motor: dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 1555 cm3, carburador de corpo simples, álcool
Diâmetro x curso: 76,9 x 83,5 mm
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 90 cv a 5 600 rpm
Torque máximo: 12,4 mkgf a 3500 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração dianteira
Carroceria: monobloco
Dimensões: comprimento, 447 cm; largura, 166 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 244 cm
Peso: 970 quilos
Suspensão: Dianteira: independente, braços triangulares. Traseira: eixo rígido, braços tensores
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: pinhão e cremalheira
se o papo for Lusa…
Pra cima do Fluminense !!!!
Nossa cara!! Já trabalhei de projetista na Filtros Nasa que estampa a caranga!!
A empresa fica em Diadema, e foi meu primeiro trampo durante a facul, bacana ver que ela era ligada ao automobilismo ;)
Ô tchê, tu sabes que eu tenho um vizinho, que possui um Corcel II, todo inteiro (a pintura precisaria puxar um brilho, mas só).
Eu TINHA um Corsa, que me deixou na mão duas vezes. O vizinho do Corcel me socorreu em ambas. Até que mandei Corsa pastar, comprei um Fiat Premio e um Lada Laika e agora sou feliz. O Laika ainda não está pronto, mas vai ficar.
Mas o Corcelzinho não é de se desprezar. Interior imitando madeira e couro, coisa e tal. Baita carro.
E não é que era um meianov?
E olha só o número!
Um abraço ao irmão em Cristo Olicio Dos Santos e familia. Hoje resido em Curitiba, aguardo noticias suas.
OLA. meu Querido amigo e Irmao em Cristo,Antonio Gouveia Pedro, na APDD. Fiquei muito feliz em saber que voce esta morando em Curitiba, e ainda mais por voce me chamar de Irmao em Cristo. eu e Minha esposa a 30 dias estamos morando em Foz do Iguaçu, Gostaria de receber noticias tuas pelo me email, [email protected], Abraço……..
so para responder a minha própria pergunta, ele está aqui do meu lado, pq ele é meu pai
gostaria de saber por onde anda toninho pedro, e se alguem souber me responda
Abraços para o Toninho Gouveia Pedro, e sua familha!
Um abraço ao irmão em cristo Olicio Dos Santos e sua familia ,hoje eu resido em Curitiba, aguardo noticias
OLA, Lucas Pedro! Gostei dos comentarios sobre os Torneios Corcel II e seus respectivos personagens, dentro e fora das pistas, Hoje pela graça de Deus, sou OCTA Campeao, e Recordista Mundial de Levantamentos de Pesos, dentre os divesos trofeus de Melhor atleta em Mundiais de powerlifting, tambem tive o privilagio de Conquistar 02 Super trofeos de OWOLD, CHAMPION OF CHAMPIONS, o ultimo em 03/10/2008 em Palm Springs Ca EUA, com 03 Medalias de OURO e o Trofeu de Campao dos Campeos do Mundial de Masters 2008 nos EUA, e boa parte de meu conhecimento que Hoje aplico em minha estrategia de preparaçao tecnica aprendi no automobilismo, Atualmente 25 Titulos de Campeao-Brasileiro, 08 Sul Americano, e 08 Titulos de Campao-Mundial, de powerlifting, e unico Recordista Mundial da America Latina, pela IPF Intenational Powerlifting Federation, http://www.powerlfting-ipf.com e http://www.olicio.com.br
Boa noite. mto legal a reportagem sobre o corcel II
O Sr antonio “toninho”
é meu avo, e até hoje pilota pra caraca.
Olá pessoal. Um pouco atrasado mas desfaço aqui algumas dúvidas. O “mecânico” encostado na última foto não é o saudoso Joel Queiróz. Sou eu mesmo, que na época fazia qualquer serviço para ganhar uma credencial. As fotos são de 1981. O torneio Corcel foi um monomarca organizado pela Ford, para fazer preliminar da Fórmula Ford, onde o bicho papão da época era o gaúcho Egon Herzfeldt, que sempre chegava na frente do Luiz Fernando Cruz, “Baguncinha” e Afonso Rangel. No 1o ano do torneio Corcel (1980), o campeão foi o Aloysio Andrade Filho, depois quem deu as cartas foi mesmo o paranaense Olício dos Santos, um dentista de Assis Chateubriand, PR, que preperarava o próprio carro, utilizando a broca odontológica para trabalhar o carburador. Os carros tinham preparação bem limitada, permitindo-se apenas o aumento da taxa de compressão e balanceamento das peças móveis dos motores. O câmbio era original do carro de rua. Na suspensão era tudo nacional, permitindo-se apenas a recalibragem de molas e amortecedores. Tudo era ancorado com buchas de borracha originais. As rodas eram aro 13, de liga leve e os pneus Pirelli CN36. Mas mesmo assim era um festival de “mandrakes” que andavam fora do regulamento. Houve sim em 1983 uma corrida promocional no GP Brasil de F1 em Jacarepaguá com pilotos da época (vou mandar umas fotos) e jornalistas internacionais, os brasileiros foram barrados! Foi uma pancadaria doida, arrebentaram os carros, dessa eu lembro bem, pois nesse ano eu já trabalhava na área de competições da Ford e fui eu quem preparou essa frota. Abraço a todos.
Muito bom mesmo!!!, o agasalho escrito nas costas ” A. Portuguesa de desportos Automobilismo ” foi o máximo.
Só para lembrar, Olício dos Santos Filho foi Bi-Campeão Brasileiro do Torneio Philco Corcel II, 1981 e 1982.
O mecânico encostado no carro, na última foto parece o Joel Queiroz, que mais tarde construiu os JQ-Reynard de F-Ford
Onde se lê adesivo do Corinthians, leia-se ESCUDO.
Flávio,
anote, procure e se possível publique:
Divisão 3, 1979, piloto J. Antonio Melkan de SP -VW 1600 – Fusca todo preto, meio opaco e no vidro traseiro um adesivo do Corinthians.
Stock Car – 2002 – Cacá Bueno – Carro prata e azul – um escudo bem grande do Flusão nas laterais .
o corcel II não saiu em 78 ??? no ano que vem ja pode andar.
O nome correto do piloto é Olício dos Sntos, paranaenese de Assis Chateaubriand, cidade próxima a Cascavel. Bom tempos do Cmpeonato Brasileiro de Corcel II, que fazia preliminar da Fórmula Ford, da época de Clóvis Moraes, Rafaele Rosito e mitos outros botas daquela época.
O 36 que aparece na última foto se não me engano era do Ocílio dos Santos que era um dos feras do campeonato. (essa foto seria de 1981?).
O único que vi patrocinado pela Madute, antiga fábrica de válvulas de descarga.
Ao Franciso Neiva.
É isso mesmo, eram da cor preta com detalhes em dourado, patrocínio JPS. Só não me lembro se foi em 79 ou início da década de 80.
que tipo de preparação tinha esse corcel na mecanica?
Lembro de ter visto umas fotos de uma corrida de Corcel II com pilotos de F1, que ocorreu no início da década de 80. Será que foi aqui mesmo??!
Corrigido! Foi ato-falho.
Só um comentário Flávio, pra não ser chato: como já foi dito abaixo, o Corcell II é um Coupé ou Cupê, e não um Sedan (ou sedã). Isso por ele se tratar de um três-volumes com duas portas. Veículo sedan, nesse caso, seria o Del Rey (aliás, ia dar um belo carro na SC.
FG, então esse é o famoso carro patrocinado pela Portuguesa? Lembro que, certa vez, na saída de um jogo no Canindé, estava você e seus filhos, eu e o Roberto Gouveia (da ONG Pró Lusa) descendo a escada de saída da arquibancada (acho que vocês estavam falando de corridas) quando você lembrou desse carro e disse que qualquer dia ia descolar a foto, lembrando dos tempos que a Lusa tinha cacife para patrocinar carro de corrida.
Que baita história… e show de bola o Corcel II… aliás, #69, o inverso do mítico #96… bem que esse carro poderia estar exposto em uns próximos Clássicos de Competição…
Isso é para ver que nossa Portuguesa não é fraca não… sem contar nessa última foto o uniforme da galera ao lado, verdadeira Leões da Fabulosa para apoiar o possante rubro-verde…
enquete na Gazeta dello Sport pergunta qual foi a melhor ultrapassagem da F-1 nos últimos 30 anos: http://www.gazzetta.it/appsSondaggi/votazioneDispatch.do?method=risultati&idSondaggio=596 vale a pena ver o equilíbrio entre as três opções mais votadas.
Me lembro do campeonato brasileiro de Formula Ford com o Corcel II e o Aluisio Andrade Filho era o bicho papão. Mas os carros eram lentos, mas bem competitivos.
Jovino
È só acho que não seria sedâ e sim um coupê…
Uma pergunta que não que calar…
O Flavio Gomes poderia dizer se ele usa óleo de rícino no combustível de sua Dekavê.
A melhor lembrança que eu tenho de Interlagos ( antigo ) é pelo olfato.
Eu e a turma chegava cedinho, para assistir a parte final das corridas longas. ( todos na faixa de 15 a 18 anos )
Acocorados nos barrancos, pra vêr bem de perto.
E aquele cheiro de rícino dos 2 tempos impregnado no ar.
Aquilo me pegou pra sempre…..
corcel II e portuguesa. combinação perfeita.
Só não inclinava mais que o 2CV…
Lendo os “gentis comentários” sobre o Sr. Antonio Pedro na coluna do WarmUp, duvido um pouco que ele tenha coragem de aparecer por aqui… : )
Uma vez, quando pequeno, andei de corcel preto com dourado (estilo JPS), que a ford cedeu às equipes de F1.
Foi sentado ao lado do mestre Marazzi, no traçado antigo de interlagos. Lembro que a sua escola de pilotagem utilizou esses carros.
Foi uma sensação inesquecível sentir o carro sendo jogado de um lado para outro. Só não vomitei ao sair, de vergonha.
E pode?
Pronto, tava demorando para o meu amigo kamarada voador ter uma recaida.
Correr de Corcel 2 com esse time de futebol pintado na carroceria…
FG,
Providencie o seu Corcel para a Superclassic, será legal observa-lo no meio do “bolo”.
Abraço,
RC*
…
c estas rodinhas originais e pneus radiais, e com este corpanzil todo, este corcel II devia ‘envergar’ q é uma ‘disgrama’ nas curvas![rs]
Abraço,