Dureza

SÃO PAULO (de dar dó) – Para o que foi essa equipe até apenas dez anos atrás, e depois no período BMW, de potencial tão grande, dá pena de ver a Williams. A equipe apresentou hoje o seu novo carro o FW29, com objetivo único de “esquecer” 2006, uma das piores temporadas de sua história.

Nada indica que será muito melhor, esta. A dupla de pilotos é esquisita: um que no ano passado mostrou-se promissor, Nico Rosberg, mas se afundou na mediocridade geral do time — tem a provar, portanto; o outro passou os últimos dois séculos como piloto de testes e de repente foi resgatado para correr, o pirulão Alexander Wurz.

O carro terá motor Toyota. É a maior novidade. Não quer dizer muito. Não se trata de uma parceria técnica levada às últimas, mas sim de fornecimento puro e simples de motor. Mal se vê a marca Toyota na carenagem. Os macacões dos pilotos estão cheios de espaços disponíveis. Sinal de desinteresse do mercado. A Williams está acabando, essa é a verdade.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Qual é o problema de motores movidos a água, com aproveitamento de energia de freadas? Até onde eu sei isso é solução, além de se tratar dos novos desafios da engenharia. Já ouviu falar em energia renovável? Redução da emissão de dióxido de carbono? Um dia, o motor a hidrogênio tem que chegar às ruas, senão cara… e cabe a F-1 desenvolver esse tipo de coisa. Nada disso interfere na emoção das disputas. Já é um erro deixar os carros gastando combustível na última parte do qualifying. E quanto a Williams, sejamos realistas: ninguém vai queimar a língua. Chegou a época das montadoras. Adeus, Frank. Já deu o que tinha que dar. Nada dura pra sempre.

Romald
Romald
17 anos atrás

Ei… peraí! Espero que todos mordam a língua e esse carro realmente seja a maior surpresa do campeonato… Não sei o que vocês esperam… A fórmula 1 com um monte de marcas de carro, fazendo motores movidos a água, comaproveitamento de energia de freadas, ou o time dos grandes engenheiros como esse que tantas coisas fez pelo esporte. O tio Max quer salvar o mundo com a F1… O negócio é muita gasolina e motorzão pra gastar!

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Esse lance da Toyota tá igualzinho aquele lance dos motores Ford, pra McLaren em 93. Era só um logo discretíssimo no começo da temporada. Depois do Senna fazer o improvavel com aquela Mc Laren, a Ford foi percebendo o potencial, e aí no fim do ano, o logo já tinha quase o dobro de tamanho. E era colorido.

Vai depender MUITO da performance do carro esse ano. Se essa barata começar a cismar de andar, a palavra Toyota vai ser mais citada pelas bandas de Grove..

Abraco.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Carro “meia boca”, mas está bonito.

1GT
1GT
17 anos atrás

Agora vai!
O motor toyota é bom, mesmo com a aerodinâmica de tijolo dos japoneses ano passado quando resolveram acertar, o carro andou bem…
Só quero ver como que vão explicar pros chefes quando a Wiliams começar a andar na frente da Toyota…

Mariela
Mariela
17 anos atrás

Olá, pessoal!!! Eu gostei do carro da Williams, mesmo não gostando da combinação azul e branco por questões futebolísticas. O meu preferido continua a McLaren. Agora, sobre pilotos… na minha modesta opinião, o Wurz merece pódio em todas as corridas. TODAS.

Agora… tenho que reproduzir o seguinte diálogo. A é minha amiga, E sou eu e P o meu pensamento:

A – Mariela, agora tenho que te acompanhar e ver F1.
E – Pq?
A – Vai dizer que vc não viu aquele piloto novo da Ferrari?
P – Piloto novo na Ferrari? Como assim? Quem? Como ela sabe disso e eu não?
E – Qual piloto novo da Ferrari?
A – Aquele loirinho, gato prá c…, que tem nome de mulher.
E – Ah, o Kimi Raikkonen. Bom, ele não é exatamento novo…
A – Como não? Ele entrou no lugar daquele alemão que saiu.
E – Mas ele já corria antes… Você perdeu tempo, poderia ter visto o cara muitas vezes….
A – Ai, Mariela, depois você fala que gosta de F1. Mas não entende nada!!! O cara é novo, entrou agora na Ferrari, vi no jornal.
P – Não explica que é pior, deixa quieto…
E – Ah, tá! Realmente, esse é o primeiro ano dele na Ferrari. Pena que os horários das corridas são tão complicados prá vermos juntas, né?
P – Isso, vc não vai ver corrida com essa menina, pelamor de Deus!!!

Bebeto
Bebeto
17 anos atrás

Bonito carro. Saiu HP e entrou Lenovo (IBM) A Williams tem crédito. Torço por ela embora ache que a dupla de pilotos realmente é fraca e o motor Toyota idem Não acho que esteja acabando. Mas falta muito para recuperar-se.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Não sei, não.
O desenho me parece simples, o que pode ser tanto um sinal de ser bem-nascido ou uma trapizonga.
E, por ser simples, mesmo um ferrarista como eu (que este ano apresentou um carro cheio de alegorias de mão), pode apreciá-lo. Gostei deste e da BMW.
A Williams já morreu algumas vezes, para depois renascer.
Teve a época áurea da Saudi, depois sumiu, renascendo somente com o motor Honda Turbo, depois sumiu, de novo, retornou com com a suspensão ativa, sumiu um pouco…

A morte, num esporte de risco é variável a ser considerada. Não sou favorável à corridas com acidentes.
Desafiar a vida é parte atraente das corridas, além de revelar a habilidade daqueles que o fazem.

The câmera eye.
The câmera eye.
17 anos atrás

O blog do capelli tem hoje uma foto que exprime um pouco tudo que foi dito aqui até agora. blogdocapelli.blogspot.com

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

A pintura é bonita sim, o problema é o local onde fizeram a apresentação dele, acho que no autódromo deve ficar mais visível…

De resto, pelo jeito é mais um caso de equipe “romântica” que tá indo para o buraco, para deleite dos analistas de mercado que só querem saber de números, índices e tal e nem sabem direito onde fica o contador de giros…

E pelo jeito, nem o combustível Petrobras está sendo suficiente para fazer os péssimos motores andarem…

Christian S
17 anos atrás

(sou ferrarista desde criancinha) mas este caro tá com pinta de fazer a dobradinha já na primeira corrida do ano.

André Dias
André Dias
17 anos atrás

Acho que tem muita gente aqui magoada com a Williams por causa do Senna. Deixem o cara trabalhar em paz.

Dizer que a carreira do Pizzonia e do Junqueira se acabou por culpa no Frank é demais.

Imagine se para o próximo ano contratam um piloto brasileiro? Serão só comentarios bacanas, Petrobras, lembranças boas…..

Rodrigo Lara
Rodrigo Lara
17 anos atrás

Alexandre Ozório:

Acho que justamente por morrer “3, 4 por temporada” pode ser considerada “romântica”. Afinal, é receita de bons romances heróis que enfrentam a morte, enquanto alguns de seus companheiros tombam no campo de batalha.

Abraço!

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Me parece que o Rosberg mudou a cor do topo do capacete, 2006 era azul, agora está totalmente amarelo, de longe tá parecendo do massa.rsrrrs

O Capacete do Wurz é o melhor da F-1

Será que teremos mais surpresas.rs

Um Abraço
Guilherme

Pedro Paiva
Pedro Paiva
17 anos atrás

Esse ano não vi o S do Senna no bico. Mas é bonito, melhor do que um certo Renault que é hors-concours em qualquer carnaval de cidade do interior.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
17 anos atrás

Não gosto de ver desgraça alheia, mesmo a dupla Frank-Patrick terem feito algumas lambanças vida afora e estarem colhendo seus frutos agora. Mas não podemos negar que o Frank Willians é o último dos representantes oriundos dos tempos “românticos” da fórmula 1 (não sei pq chamam de “era romântica”, morria 3 ou 4 pilotos por temporada..tudo bem…), em que o cara que montava equipe tinha uma garagem, gasolina no sangue e vontade de ganhar dinheiro com automobilismo. Hoje os caras entram na fórmula 1 para ganhar dinheiro mas sem saber o que é gasolina!!! Não deixem a Willians morrer, ela é muito importante para o espirito da fórmula 1, histórica.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

…uma pena ver a Williams bamba das pernas. Ou das rodas? No site da escuderia, http://www.williamsf1.com/, não há nenhuma foto ou destaque especial sobre o lançamento. Aliás, não tem nada. Uma pena. Em contrapartida, é um dos mais bonitos que há até agora. Eu não sei quem está pior: a Williams ou o Edmundo… ambos não conseguem dar um pico de 30 metros sem se cansar.
( perdoe, FG, torcedor da Lusa, a comparação )

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Cassio Souza:
Pegou pesado heim amigo?…mas, concordo com vc. A única coisa certinha que o Patrick fez, foi casar com uma brasileira….o resto, típ.ico de ingles babaca…

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Frank WILLIAMS quase inerte nesta cadeira de rodas é mais uma ave de rapina do circo, ainda tem P.Head, mais parece um Cel.da gestapo, o cara tem semblante de dar pavor, num da pra esquecer os infelizes épisodios com o Piquet, Senna, B.Junqueira,Pizzonia, quatro brasucas meu; pô ai já é demais! e ainda tem grana brasileira naquela %!$&# se esses caras são gente boa,(ali ninguem é fiee, nas devidas proporção ) então o capeta é santinho. Williams, fucky you shit.

Felipe Maciel
Felipe Maciel
17 anos atrás

Carro feio como sempre. Que asa dianteira é essa?!

dy
dy
17 anos atrás

é verdade…
Williams, sei não.. na verdade não gosto dessa equipe.

Engate
Engate
17 anos atrás

Seu Creysson, é ADRIAN Newey.

Jonny'O
17 anos atrás

É ,parece que o Frank não é muito popular por aqui.
É aquela historia ,quando estava por cima nunca se lembrou que era um independente.
O ultimo que sair apgue a luz!

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Podre de horrivel este carro escuro demais, a Williams se perdeu.
Bem feito, ta pagando por ter matado tanta gente boa.

CASSIO SOUZA
– Concordo em grau e gênero com voçê.
Só não entendo como a “nossa” PETROBRAS continua, ainda assim sem força nenhuma pra termos um bom Piloto por lá.
Destruiram carreira do BRUNO JUNQUEIRA, sem falar o ANTONIO
PIZZONIA tadinho,” aqui se faz, aqui se paga.”

JR Pé Vermelho
JR Pé Vermelho
17 anos atrás

Sei não, mas com aquele micro-logo da Toyota, esse ano será igual a 2006.
Como no fundo torço pela Williams e, tendo em vista que é a última independente (fora a Spyker que entrou agora que pelo histórico de competições deve ficar um bom tempo) quem sabe para 2008 ou 2009 ela não seja a porta de entrada do grupo VW (Audi, Lambo ou até Bugatti) na F1?
Só que daí não vai ser no esquema que havia com a BMW, mas deve ser vendida mesmo.

Cassio Souza
Cassio Souza
17 anos atrás

Valerio você esqueceu de que temos de avisar a Lotus também

valerio paiva
valerio paiva
17 anos atrás

é bom avisar a Brabham, Tyrrel e Jordan que eles vão ter companhia em breve.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Poxa achei o carro novo meio decpcionante, é igualzinho ao do ano passado ! achei que eles seriam mais ousados.
será que eles acham que o ponto fraco do carro do ano passado era só o motor ? e a aerodinâmica ? era tão boa assim ?

não sei não, posso estar enganado mas acho que os temores de ficar atrás da Toro e da Aguri , para mim agora, ficam mais do que justificaveis.

Cassio Souza
Cassio Souza
17 anos atrás

Gomes , não que eu goste de ver a desgraç….. dos outros , mas em se tratando de Patrick Head e Frank Williams, acho que tudo que eles estão passando nestes dois úlitmos anos é merecido .
Apenas para lembrar algumas das c-a-g-a-d-a-s que a dupla fez juntos no ultimos anos :
1 – Dava prioridade para Nigel Mansell ao invés do já bi-campeão Nelson Piquet ( este acabou consquitando o tri lá , mas talvez se a equipe tivesse trabalhado direito , poderia ter conquistado 86 e seria ttetra )

2 – Devido a esta prioridade ( burrice ) do Mansell perdeu a Honda para Lotus

3 – O Mansell foi embora para Ferrari um ano depois ( bem feitos para eles, ficaram sem a Honda , sem o Piquet e sem o Mansell )

4 – Perderam Andrian Newey ( está escrito certo ) para a Mclaren por puro pão-durismo crônico

5 – Perderam a BMW por burrice total dos dois parceiros mais burros que eu já na F-1

6 – Deram status para o Ralf Shumacher de primeiro piloto

7 – afundaram a carreira do Alex Zanardi

Isto sem falar na quantidade de pilotos que eles “queimaram” ao longo destes anos : Montoya , Pizzonia apenas para citar !

Torço para Williams .
Torço para ela ficar atrás da Toro Rosso , Red Bull , Super Aguri , Spyker , Prodrive , DKW 96 e etc !!!!

Velhão
Velhão
17 anos atrás

Pirulão?!
Tá parecendo a Brabham na fase decadente que só chamava mesmo atenção com a linda Giovanna, pena que por pouco tempo.
E a Petrobrás? Associou-se ao time numa época promissora e agora tá afundando junto.

Kilim
Kilim
17 anos atrás

Quem acompanha a F1 a mais de 10 anos sabe que isso iria acontecer. Pelo que li ,até o Senna foi tratado com descaso em alguns momentos pelos engenheiros. eles se achavam deuses. Lembram do Patrick Head na época do Piquet ?
É a lei de causa e efeito !

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Pirulão?

Felipe
Felipe
17 anos atrás

sei não, mas com esse fundo preto aí ficou parecendo a Brabham da época do Piquet…

Kako
Kako
17 anos atrás

E considerando a performance da Toyota, com a dinheirama que ela enterra, melhor mesmo que seja SÓ fornecimento de motores…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

É bom notar que a Williams tem dois patrocinadores que valem por seis: AT&T e Lenovo.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

E triste mas tenho q concordar, a Willians está afundando, está muito parecido com o final da Jordan.

pedro
pedro
17 anos atrás

que tá mal das pernas, tá!
mas verdade seja dita, é o carro mais bonito e limpo da temporada. pena que não tem piloto que preste ali….

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Uma pena essa fase da Williams. Que, assim como você FG, temo ser insuperável. É uma pena, pois a equipe é uma das remanescentes da época dos “garagistas”, algo bem romãntico para a frieza da F-1 atual.

Eu, com 23 anos de idade, não preciso me esforçar muito para lembrar das “Williams de outro mundo”, como o Senna definiu esse carro nos anos de 92 e 93.

Suspensão ativa, câmbio por borboletas, motorzão violento, aerodinâmica perfeita…triste uma equipe que tem um legado tão legal na categoria chegar a esse ponto….

MOHRA
MOHRA
17 anos atrás

ÉÉÉÉÉ O CARRO EH MTO BONITO GOSTEI MESMO.. E TO TORCENDO PRA QUE FUNCIONE …

Humberto
Humberto
17 anos atrás

É de dar dó sim. Mas vamos lembrar que Tio Frank e Patrick Head fizeram de tudo, em termos administrativos, para levar a equipe para o brejo.
Com a teimosia deles perderam vários campeonatos ganhos, e parceiros importantes.
A história cobra a sua conta, e a Williams está pagando a dela.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Saiu um artigo não lembro onde, confirmando o que o “jungle boy” falou ao GP, que a equipe tá com muita gente nova e sem experiencia, foi em algum site de fora que li isso, é uma pena, mais uma equipe que ta ficando pra tras

Askjao
Askjao
17 anos atrás

A escuderia que mais me identifico na F1 é com certeza a Willians… mas tenho que concordar que em algum momento do passado os caras perderam a mão do próprio negócio. Talvez pelo fato de não abrirem o bolso para contratarem bons profissionais…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Tem que saber agora se vai andar minimamente bem

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Até que o carro não é tão feio….

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Bonito o carro, resta saber como vai andar

FG, no texto do link aí ta estravagante com S e creio que é com X

Valeu

Bruno
Bruno
17 anos atrás

e pelo jeito tá falida até pra comprar uns refletores pra apresentar o carro.
Como em nome dos Deuses das pistas, os caras me apresentam um carro AZUL MARINHO num local com o fundo PRETO e sem luzde verdade nele?
ou será que isso é mensagem subliminar pra temporada? “não vejam direito o carro na apresentação, mal vai aparer na TV mesmo.”